Apesar de ter ocorrido recentemente, uma grande crise sanitária de dimensões globais, ocasionada, não exclusivamente, pelo vírus da covid-19, o turismo e a hotelaria continuam sendo mercados altamente rentáveis e aproveitáveis.
Isso pode parecer evidente, haja vista que viajar e se hospedar, ainda que temporariamente, são ações comuns a uma quantidade infindável de pessoas.
Seja por mero prazer de fazê-lo, seja por necessidade, apesar disso tudo, é que viajar e se hospedar em outros lugares é algo que muitos anseiam fazer ou que muitos fazem.
Não obstante que tudo isso firme o caráter singular e forte do mercado de hotelaria e de viagens ante a outros segmentos do mercado, existe o lado negativo para os que empreendem nessa área, o que diz respeito à competitividade e à concorrência.
Se, a título de exemplo, um trabalhador realizar uma viagem para fazer um exame demissional, ele se aperceberá, já nos princípios do município em que vai residir, de uma imensurável quantidade de hotéis e locais em que ele se pode hospedar.
O que lhe restará, sem dúvidas, é hesitação em relação a qual hotel ou a qual local ele escolherá, uma vez que, a depender da cidade, existem muitas opções.
Leia também:
- Como construir uma landing page de sucesso?Confira 6 dicas
- Palavras-chave Long tail e Head Tail: Saiba como diferenciar entre as 2
- Presença Online: por que um bom site é fundamental para o sucesso do seu marketing?
Marketing Hoteleiro
O marketing hoteleiro, em si, envolve a promoção de serviços no setor hoteleiro, como hotéis, restaurantes e serviços de viagens, para atrair e reter clientes.
O marketing de hotelaria é essencial para construir o reconhecimento da marca, diferenciar-se dos concorrentes e impulsionar o crescimento dos negócios. O marketing eficaz neste setor concentra-se na experiência do cliente, apresentando ofertas exclusivas e adaptando-se às mudanças nas tendências e preferências do consumidor.
O Marketing de Hotelaria
Sob a outra perspectiva, a que diz respeito ao trabalho exercido pelos profissionais e empreendedores de hotéis, existirá um outro problema, que é o da angariar e trazer esse indivíduo para as suas instalações.
Por essa razão, é essencial fazer apelo ao marketing e, especialmente, ao marketing digital, tendo em vista que ele é, hoje em dia, uma das mais importantes ferramentas e um dos mais poderosos recursos que servem à promoção de um negócio.
E isso serve a hotéis que querem realizar negociações B2B tanto quanto àqueles que almejam realizar negociações B2C, por exemplo, realizando operações comerciais de troca ou venda com negócios.
Enfim, para que se possa conhecer por que razões fazer um marketing de hotelaria e, de igual maneira, como fazê-lo, este artigo abordará o tema em sua totalidade.
O que é o Marketing de Hotelaria?
Como o nome pode sugerir, o marketing digital de hotelaria ou marketing digital hoteleiro é, em breves linhas, estratégias de marketing digital que servem à promoção de um negócio que foca em, obviamente, hotéis.
Nesse sentido, o marketing na hotelaria é o conjunto total de ações que, a título de exemplo, um hotel, uma pousada, um hostel ou qualquer outro estabelecimento de hospitalidade ou de alojamento que serve para promovê-lo.
Com esse montante de táticas, além da obtenção de maior visibilidade e de notoriedade no mercado, o negócio consegue construir uma identidade visual e de marca perceptível aos olhos dos consumidores.
É possível, basicamente, ligando a televisão, perceber que existem franquias de hotelaria e de hospedagem que apelam ao marketing tradicional para fazer suas campanhas.
Essa via é rentável e extremamente conveniente àqueles negócios de hospitalidade que podem tirar proveito dele, mas, obviamente, não é o caso de todos os empreendimentos de franquias de hospedagem.
Portanto, parece mais apropriado recorrer à utilização dos canais digitais para realizar a promoção de um hotel, hostel ou de outro estabelecimento cuja finalidade é a mesma.
É possível, quando se sabe disso, apostar ou investir em muitos canais, entretanto existem aqueles que se sobressaem em termos de potencial. De entre eles, destacam-se estes:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- E-mail marketing;
- Website.
Se uma empresa precisa de investir em abordagens que contemplem uma pluralidade de canais, não há razão pela qual em um marketing de hotelaria se faria algo diferente.
Na verdade, o marketing de hotelaria segue, basicamente, os mesmos princípios de qualquer outro marketing, mas é preciso perscrutar as peculiaridades, que de fato fazem a diferença.
Leia mais sobre estratégias de marketing:
- Conheça a Estratégia de Marketing Por Traz de um Grande Negócio
- Como Comprar Backlinks Baratos: Dicas Essenciais e Eficazes
- Tendências de Marketing que Definirão 2025
- Melhores Práticas Para Criar Uma Boa Impressão e Fidelizar Clientes
- Como Usar Inteligência Artificial em Marketing: 6 estratégias eficazes
- Como o vídeo marketing pode ajudar na conversão de novos leads?
A importância de investir em Marketing de Hotelaria
Existem estatísticas que reafirmam a já conhecida necessidade de realizar uma estratégia convincente, persuasiva e bem estruturada de marketing de hotelaria.
Em conformidade com pesquisas realizadas por plataformas e mecanismos como PwC, TripAdvisor, HSMAI, WIHP e Google, obtiveram-se dados relativos a pessoas que se hospedam em hotéis e as suas preferências de serviço.
De acordo com ela, 52% dos usuários dos canais digitais nos quais se reservam vagas de hospedagem buscam, antes de realizar qualquer confirmação de aquisição do serviço, o site e informações suplementares do ofertador.
Esse número se eleva quando se trata de usuários de redes sociais, cuja porcentagem representa 76%.
Afora tudo isso, é possível que se cite também o fato de que 1 em 4 cada pessoas que se hospedam optam por reservar diretamente com o hotel e, especialmente, pelo website, local no qual já conseguem confirmar a sua hospedagem.
Assim como um negócio de chaveiro para personalizar atacado que aposta em marketing, um hotel ou uma pousada, a título de exemplo, que recorre à utilização dessas táticas consegue, também, passar uma imagem de mais credibilidade.
E, como se sabe, essa credibilidade é, em suma, essencial no meio digital. Portanto, renunciar a ela é um erro fatal, que pode, basicamente, custar o progresso financeiro e de sucesso de um negócio.
Isso porque confiança, segurança e visibilidade são os estandartes de quaisquer negócios hodiernos.
Marketing de Hotelaria: como fazê-lo?
Realizar o marketing de hotelaria na prática é uma tarefa árdua, e, por essa razão mesmo, é essencial, antes de fazer qualquer coisa, compreender que o básico é o primordial e o mais importante passo a ser dado.
Portanto, é mais do que recomendável que se preze a qualidade em vez da difusão aleatória e que seja mal-feita. Ademais, é preciso investir na qualidade do hotel; no conforto, na qualidade e na hospitalidade.
Estar presente na internet é uma dica polivalente e que, por essa razão, não serve somente a um negócio de vending machine refrigerante que quer sucesso de mercado.
É preciso estar, sobretudo, em todas as redes sociais e de comunicação possível a fim de maximizar as possibilidades de negócios e, também, a presença digital, que é um agente poderosíssimo em se tratando de publicidade.
- Anúncios classificados que vendem 10 vezes mais
- Campanhas sazonais: entenda essa potência no marketing digital
- Como Fazer um Anúncio de Venda de Celular Matador em 10 passos
A Publicidade no Marketing de Hotelaria
A criação de blogs, websites e a aposta em marketing de conteúdo digital são eficazes e extremamente funcionais, e por esse motivo não se pode negligenciar as táticas pertencentes a ele.
É essencial lembrar que, se um vendedor de coberturas para eventos precisa apostar na qualidade dos seus conteúdos, os empreendedores que fazem marketing digital de hotelaria precisam primar pela boa apresentação das suas produções de conteúdo digital.
Assim, fotografias, newsletters, artigos e vídeos devem seguir princípios calcados em SEO (Search Optimization Engine), escalabilidade, acessibilidade e, também, seriedade a depender do público.
Vídeos institucionais, postagens de blog e artigos escritos concernentes ao nicho de hotelaria conferem, passiva ou ativamente, credibilidade ao negócio, e dessa forma atraem-se mais clientes.
Ademais, é preciso permitir que o potencial cliente ou o atual cliente consigam contato com a hotelaria ou a pousada facilmente, a fim de que o relacionamento entre cliente e empreendimento seja otimizado e mais facilmente realizado.
Uma empresa que tem sucesso no marketing digital sabe de que precisa fazer isso, e isso é algo que vale a hotéis e a pousadas também.
Em última análise, é possível seguramente dizer que estratégias de tráfego pago podem, de igual maneira, ser convenientes à difusão da boa imagem do negócio e também à sua promoção.
Portanto, apostar em Google Ads (plataforma de anúncios do Google) ou em quaisquer outros mecanismos de busca que tenham suporte para anúncios é um ato extremamente bem-vindo.
Não se podem dispensar as métricas, especialmente aquelas que dizem respeito à avaliação do negócio. Dúvidas, críticas ou sugestões são aspectos aos quais um hotel que faz marketing digital não pode negligenciar, haja vista que os usuários ligam para notas.
Nesse sentido, responder maus comentários, postergar avaliações ou ser não cordial e respeitoso com os clientes faz com que o negócio incorra em má fama, o que é extremamente danoso não somente ao branding do negócio, mas a ele mesmo também.
- Faça Seu Perfil do Google Meu Negócio Brilhar Com 4 Dicas Matadoras
- Como Anunciar Grátis no Google | 2 maneiras Infalíveis de Tornar Sua Empresa Mais Visível Gratuitamente
- Sua Empresa no Google de Graça – Veja como fazer em 4 passos fáceis
As Principais Estratégias de Marketing Para Hotelaria
- Ênfase em Marketing Digital: Destacando a crescente importância dos canais digitais para um marketing eficaz.
- Personalização e Customização: Foco em experiências personalizadas e marketing sob medida para atender às preferências individuais.
- Marketing Sustentável e Responsável: Enfatizando a tendência à sustentabilidade e práticas responsáveis nos esforços de marketing.
- Aproveitando a mídia social: utilizando plataformas de mídia social para engajamento e promoção direta.
- Tecnologias inovadoras: incorporação de novas tecnologias como VR e IA para experiências de marketing aprimoradas.
- Foco em Marketing de Experiência: Enfatizando a comercialização de experiências únicas e memoráveis aos hóspedes.
- Email Marketing Estratégico: Implementação de campanhas de email direcionadas para envolver e reter clientes.
- Gerenciamento de reputação online: Gerenciar ativamente avaliações e feedback online para manter uma imagem de marca positiva.
- Colaborações e Parcerias: Formação de parcerias estratégicas para oportunidades promocionais cruzadas e alcance expandido.
Aproveite para cadastrar seu hotel, hostel, pousada e quaisquer estabelecimentos de hospedagem para uma
Página de publicidade gratuita de empresas e negócios
Considerações finais
O marketing digital é essencial a quaisquer tipos de negócio que querem obter notoriedade e visibilidade, seja on-line, seja off-line. Hoje em dia, mesmo empresas de tela para quadra de esporte não o negligenciam.
Desse modo, não há por que, de igual maneira, um hotel ou uma pousada fazê-lo. Na verdade, é ideal que estes se adequem e se façam uma estratégia de marketing, a fim de maximizar os seus ganhos.
Para isso, existe o marketing de hotelaria, um conjunto de estratégias de marketing digital para hotelaria que servem à promoção de hotéis, pousadas, hostels e demais estabelecimentos de hospedagem e hospitalidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.