Categories: Marketing

Conheça os impactos do marketing social

Muitas vezes, a ação de marketing é vista apenas como um conjunto de conceitos que visam aumentar o alcance e o faturamento de uma marca. Contudo, existe também uma função de estender as ações da empresa para a sociedade com o marketing social.

O marketing social pode ser definido como uma das categorias de ação de mercado que uma empresa pode aplicar dentro do seu leque de estratégias e iniciativas de marketing que visam garantir um impacto social positivo junto a imagem da marca.

Em geral, os objetivos dessa ação serão voltados para resolver ou mitigar problemas da área social em que a empresa está inserida. Alguns exemplos comuns são as ações que visam reduzir ou eliminar carências da sociedade nas áreas da saúde ou educação.

O grande ponto capaz de destacar uma estratégia de marketing digital diante de outras estratégias é criar uma marca positiva no mundo e na sociedade em que uma empresa está inserida, além da simples apresentação do seu trabalho.

Muitas vezes, esse trabalho social se inicia ao observar demandas sociais internas da empresa e isso deve estar bem claro ao desenvolver essa estratégia. Quando uma empresa de bateria 12v automotiva age socialmente, o primeiro alvo pode ser seus trabalhadores.

Esse olhar social para dentro das próprias empresas vai muito além de oferecer segurança e qualidade operacional, trabalhista e financeira para seus trabalhadores, mas garantir também que as vagas de emprego atendam a diversidade e a coletividade.

Outra possibilidade é expandir esse olhar social para um coletivo da sociedade maior, mas ainda relacionada ao interno da empresa, a criação de creches para os trabalhadores deixarem seus filhos ou ações de saúde e esporte.

Atuar no ambiente social pode ser extremamente positivo para as empresas nos dias de hoje, financeiramente esse valor se cobre por leis de abatimento de impostos. Como ação de marketing, ao investir na questão social a empresa ganha reconhecimento e admiração.

Continua depois da listagem

Como‌ ‌Trabalhar‌ ‌o‌ ‌Conceito‌ ‌Criativo‌ ‌de‌ ‌uma‌ Campanha

Neste artigo, você vai ver muitas dicas sobre como desenvolver um conceito criativo além de…
Leia mais

O que é marketing social?

Em linhas gerais, o marketing social é uma conceituação e um conjunto de ações estratégicas utilizadas por empresas com a finalidade de resolver ou reduzir problemas da sociedade ao seu redor por meio de intervenções de impacto direto.

Seja para atender carências sociais na área da limpeza urbana, higiene pessoal, social, saúde pública, educação, moradia, transporte, alimentação, acesso de minorias  e trabalho, essas ações refletem na imagem de uma creche de bebê diante da sociedade.

Essa estratégia se dá quando uma empresa foca seus processos de gestão, operação e inovação para ações focadas no cunho social, assim como a adoção de certas práticas coletivas orientadas a partir de ideais éticos relacionados ao social e aos direitos humanos.

Mesmo que tenha um caráter social, essa estratégia de marketing deve ser pensada sem perder seu foco mercadológico e estratégico visando que a empresa ganhe pontos nos interesses da marca através da promoção de causas e questões sociais.

Para essa campanha de foro social, é preciso desenvolver um trabalho focado em metas bem definidas, os processos devem ser focados em objetivos claros e baseados em ações tanto qualitativas quanto quantitativas.

Uma empresa de plataforma elevatória hidráulica para caminhão ou de qualquer outro meio social e econômico investe de forma estratégica em inovação e em ferramentas estratégicas para executar ações de comunicação e de impacto social sensível.

Dentro dos processos de marketing social está inserida uma série de elementos que são colocados como as partes constituintes dessa ação social de forma integral e além dos processos de venda, marketing ou produção.

Entre esses elementos estão a causa, a promoção da mudança, um segmento bem definido e um planejamento para gerar as mudanças.

Qual é o propósito do marketing social?

Diferente das outras propostas de marketing que visam seus objetivos, no marketing social de uma academia de personal trainers para emagrecimento esses objetivos ganham outra simbologia prática e conceitual e passam a ser tratados como propósitos.

Em concordância dos outros diversos fatores desse processo, o marketing social tem o seu olhar mercadológico além da filantropia, sua finalidade é o lucro, mas esse valor será obtido de forma indireta.

No mercado atual de marketing, essa vertente é considerada uma das ferramentas mais poderosas para conquistar novos compradores. Fidelizar pessoas mais conectadas com a marca, gerar empatia e ganhar mais valor para a imagem da empresa.

Em linhas gerais, qualquer processo de marketing é a ação de convencer um consumidor a tomar uma decisão de compra, seja de um alimento ou de uma injeção direta etanol para o seu carro, essa ação pode ser utilizado também para cativar pessoas a agir em coletivo.

Quando uma organização, dentro da sua rede de estratégias de marketing, coloca uma ação de venda junto a uma chamada para ação junto a sociedade, a empresa está destinando parte da sua persuasão a uma participação coletiva.

O principal ganho dessa estratégia está inserido dentro do contexto onde as empresas estão inseridas e em sua necessidade de ser vista como um ente da sociedade, ao colaborar com esse espaço a marca consegue se aproximar do seu consumidor.

Analisando de fora do ponto de vista mercadológico, deixando de lado sua função primária de lucrar e crescer, a empresa se torna uma organização coletiva, pois nesse ambiente muitas pessoas se conectam e agem em consonância para gerar um resultado.

Esse mecanismo coletivo é muito mais eficiente que ações isoladas de indivíduos separados e quando voltados ao marketing social, trabalhadores, gestores e clientes conectados podem se engajar por uma ação liderada pela marca de uma empresa.

Como implantar o marketing social em uma empresa 

Entendendo o conceito de marketing social, é importante saber como lidar com essa estratégia na prática. Por mais que as pessoas conheçam apenas as ações mais famosas, ela está presente no dia a dia de diversas formas diferentes.

Por mais complexo que qualquer empresa possa compreender o funcionamento do seu nicho é possível estabelecer uma conexão entre um trabalho de decoração uma ação social positiva que gere efeitos reais.

Para que esse funcionamento gere realmente esses impactos positivos e ainda agrega uma boa imagem para a empresa criadora desse processo é preciso seguir alguns passos, entre eles:

  • Planejar um início de planejamento e prático;
  • Identificar os problemas mais relevantes;
  • Avaliar os recursos disponíveis;
  • Planejar um modelo de ação;
  • Reunir equipe de ação;
  • Engajar seu público a ação;
  • Divulgar os resultados para a sociedade.

Uma das maiores lições que uma empresa de painel para TV quarto planejado deve aprender ao operar uma estratégia focada no marketing social é que, quanto mais focada for sua ação, mais reais e sensíveis serão os resultados desse projeto de ajuda social.

Isso acontece porque problemas como o racismo, a pobreza ou homofobia são questões muito maiores que uma marca e essa não tem o alcance necessário para solucionar essa questão em alcance global, fazendo com que o esforço não seja percebido.

O ideal é atuar de forma assertiva, podendo apresentar de forma clara a transformação gerada pela marca, assim como seja possível mobilizar o público para agir junto ou tomar conhecimento das ações da organização.

 

Considerações finais

O marketing é um dos mecanismos mais utilizados por uma empresa de fachada acm vazado ou de qualquer outro setor, isso acontece porque essa ferramenta é extremamente eficiente em aumentar as vendas e expandir as ações da empresa.

Entre as oportunidades oferecidas pelo marketing estão as geradas pelo marketing social, esse explora as diferentes formas que uma empresa pode agir junto a sociedade ao seu redor para gerar impactos positivos e ao mesmo tempo obter ganhos de mercado.

Para compreender o marketing social em sua plenitude é importante entender do próprio conceito de marketing em si, por mais que esteja muito associado à ideia de venda, essas duas questões não estão diretamente relacionadas.

O marketing é responsável por garantir mais visibilidade para uma empresa, essa visibilidade nos dias atuais precisa vir acompanhada de um ponto de vista positivo, este por sua vez pode ter várias razões diferentes, credibilidade, reconhecimento e identificação.

Por ter a venda como um fator indireto dentro das suas estratégias, o marketing permite que as empresas estejam presentes no dia a dia das pessoas apenas para apresentar a sua marca e posicionar ela dentro da sociedade.

O marketing social é uma dessas formas de ganho de visibilidade positiva a partir de uma ação geradora de benefícios para a comunidade relacionada a produção ou até ao seu produto final.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conheça nossas ofertas!




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Matheus Carvalho

Recent Posts

Como‌ ‌Trabalhar‌ ‌o‌ ‌Conceito‌ ‌Criativo‌ ‌de‌ ‌uma‌ Campanha

Neste artigo, você vai ver muitas dicas sobre como desenvolver um conceito criativo além de… Read More

2 dias ago

5 dicas de como aumentar a visibilidade da sua empresa

Ter visibilidade online é uma necessidade hoje em dia, tendo em vista que as estratégias… Read More

5 dias ago

Comunicação e marketing: conheça quais são suas diferenças

O mundo empresarial pode passar por uma série de modificações e evoluções importantes, mas algumas… Read More

5 dias ago

Canais de marketing: 6 dicas para escolher o melhor

Os canais de marketing referem-se aos métodos e plataformas que uma empresa utiliza para alcançar… Read More

6 dias ago

Network Marketing: 4 dicas de como pôr em prática

Além de network marketing essa estratégia pode contar com vários nomes diferentes como marketing multinível… Read More

6 dias ago

Marketing de Hotelaria: Entenda como fazer

Apesar de que tenha havido, recentemente, uma grande crise sanitária de dimensões globais, ocasionada, não… Read More

6 dias ago