As estratégias do marketing são ações praticadas pela empresa para que sejam atingidas as metas de divulgação, venda e construção da imagem positiva de uma marca ou de um produto.
Estas estratégias acabam por dar maior visibilidade ao negócio, elas atraem clientes e reconhecem que a organização é uma autoridade sobre o produto.
Por exemplo, no caso de um motoboy para entrega de documentos, que queria ser reconhecido como uma forma rápida, segura e barata de entrega.
Podendo, dessa forma, serem definidas como ações a longo prazo e tem como objetivo alcançar vantagens competitivas.
Com isso em mente, esse conteúdo tem como principal função explicar o que são as estratégias de marketing, trazendo exemplos do porque fazer uso delas, e listando as suas vantagens.
- Algumas estratégias gerais de marketing
Ressaltando, que a empresa deve utilizar estes recursos porque eles contribuem para o alavancar dos negócios, e quando adotadas a empresa se destaca no mercado em que atua.
Dito isso, algumas das táticas que auxiliam a conseguir bons resultados e com isso a fazer bons investimentos, são:
- Digital;
- De conteúdo;
- Inbound;
- Outbound;
- De relacionamento;
- De guerrilha;
- Viral;
- Endomarketing;
- Social;
- Pessoal;
- Humanizado.
Dentre essas, a mais conhecida é o inbound, que é traduzido do inglês, como “entrada” e outbound como “saída”.
O inbound marketing tem como objetivo despertar o interesse do cliente com conteúdo importante sobre o produto.
Ele que já divergente do outbound marketing, tão relevante quanto o primeiro, este utiliza propagandas físicas e digitais.
Essas estratégias são aplicadas até mesmo em empreendimentos no ramo de manutenção de câmara fria preventiva, que é primordial nos estabelecimentos comerciais que trabalham com câmaras frigoríficas.
Com a junção dessas táticas a empresa pode ganhar muitas vantagens, pois conseguirá expressar a relevância do seu produto, o que evitará a perda de dinheiro para ela.
- As estratégias funcionais
As estratégias funcionais são planos de ação que são adotados nas diversas áreas dentro da empresa para obtenção de resultados positivos.
Isto porque até mesmo os pequenos negócios precisam ser estruturados internamente, de uma maneira que as funções sejam divididas.
Sendo assim, o marketing também terá uma função diferenciada em cada parte da estrutura, sendo as mais conhecidas:
- Comercial;
- Financeira;
- De Recursos Humanos;
- De Tecnologia;
- De distribuição;
- De marketing;
- De produção.
Dessa forma, é possível elaborar planos que conseguiram abranger todas as necessidades de forma objetiva e focada.
Elas são tão necessárias quanto os documentos que uma empresa deve possuir, por exemplo, o laudo SPDA periodicidade que alguns prédios precisam para que possua a circulação de pessoas de forma segura.
- As estratégias de marketing para vendas
Dentro dos negócios, independente de seus segmentos, também são utilizadas, de uma forma geral, 4 caminhos voltados a venda dos produtos ou serviços, sendo eles:
- Inbound Marketing;
- Outbound Marketing;
- Redes Sociais;
- Anúncios Pagos.
As estratégias de marketing podem ajudar o seu negócio, pois estabelece um elo de relacionamento entre a empresa e o cliente (o público), tendo como responsabilidade conquistar e fidelizar ele.
Imagine no caso de um profissional da construção civil que é especializado na aplicação de parede de gesso para sala que tem sido muito utilizada nos últimos tempos.
Tendo em vista que esse é um mercado com um certo público específico, e que não tem a saída diária, como a de um e-commerce, por exemplo, pois ele depende de uma série de fatores, como a disponibilidade do próprio profissional.
Para manter essa carteira aquecida e sempre ter mais demanda, a diferença será o ganho da fidelidade dos clientes e outros contratantes, que irão indicar os serviços e sempre vão recorrer a ele quando precisarem.
Para que isso ocorra é necessário ações como atrair o cliente, converte-lo e retê-lo ações denominadas de atração, conversão e retenção.
Dessa forma, a empresa consegue, dentro do mercado, satisfazer as necessidades e desejos do público, por meio do produto ou do serviço que comercializa.
Por isso, montar este planejamento é fundamental para que atinja a satisfação do cliente.
Leia também
- Melhores Práticas Para Criar Uma Boa Impressão e Fidelizar Clientes
- Como construir uma landing page de sucesso?Confira 6 dicas
- Como Usar Inteligência Artificial em Marketing: 6 estratégias eficazes
- Como o vídeo marketing pode ajudar na conversão de novos leads?
- Palavras-chave Long tail e Head Tail: Saiba como diferenciar entre as 2
- Presença Online: por que um bom site é fundamental para o sucesso do seu marketing?
Vantagens de estruturar o processo de marketing
Definidas as estratégias a serem adotadas pela empresa, você encontra uma série de vantagens ao estruturar este processo, como:
- Fideliza o cliente;
- Reduz os custos;
- Fortalece a marca;
- Melhora as decisões a serem tomadas;
- Aumenta a motivação da equipe;
- Conhece o mercado;
- Fortalece a relação com os clientes;
- Ganha mais eficiência na aplicação das ações;
- Gera insights (ideias) para outras áreas;
- Melhora a vida financeira da empresa.
- Diminui possíveis erros nas tarefas adotadas.
Para que as estratégias de marketing ajudem o negócio, é preciso criar o perfil do seu cliente para o produto que você comercializa.
Isto, levando em consideração que as pessoas que procuram distribuidores de peças empilhadeira Toyota, não são as mesmas que procuram por novas linguagens de programação.
Visto que seu mercado de atuação e interesse são diferentes, então não faria sentido para uma distribuidora de peças realizar campanhas que vão ser destinadas a programadores.
Criando o perfil
Dito isso, a criação desse perfil depende de estudos do mercado e a personificação deste cliente deve conter informações como:
- Nome;
- Idade;
- Profissão;
- Objetivos de vida;
- Dores;
- Objeções para compra.
Essas informações são ideias para criar um perfil perfeito de cliente de acordo com a realidade e fazer com que ele interaja com a organização e aprove o produto.
Pois, é muito mais fácil agradar um indivíduo quando se sabe o que ele gosta e quer, do que simplesmente tentar oferecer algo que a pessoa não tem o menor interesse.
Usando o e-mail marketing
Ainda se tratando dessa estruturação, o e-mail marketing, como uma das estratégias deve ser focado no relacionamento com o cliente e não nas vendas em si, por isso, se deve gerenciar a base de contatos.
Redes sociais
Já as redes sociais ajudam a conhecer o cliente com mais profundidade pois elas oferecem informações importantes de idade, localização do público-alvo, gênero e outras.
Dentro deste tópico podemos incluir os influenciadores digitais que podem ajudar muito no processo fornecendo credibilidade à sua marca.
Inbound
O inbound marketing como já foi abordado brevemente no começo deste conteúdo é uma técnica já bem estruturada na área do marketing e com ele é possível atrair e conquistar clientes em potencial por meio de conteúdos de qualidade.
Quando aplicado com esperteza pelas equipes de marketing se torna um grande propulsor da empresa, auxiliando ela a chegar em grandes patamares.
SEO e outras táticas
Por fim, devemos abordar umas das táticas mais crescentes nos últimos anos, o SEO (Search Engine Optimization) traduzido como “Motor de Otimização de Busca” é mais um dos tipos de estratégias utilizadas.
Ele faz com que um site alcance uma posição melhor dentro das ferramentas destinadas a buscas, o que faz com que o estabelecimento, produto ou serviço alcance pessoas que não tinham sido captadas antes.
Os links patrocinados são anúncios pagos proporcionalmente ao número de cliques recebidos quando o site é acessado.
Estas estratégias podem ajudar o seu negócio a deslanchar e o seu produto ou marca a ser reconhecido e destacado no mercado. Tudo tem também como objetivo aproximar o cliente da marca.
Por exemplo, essas técnicas podem auxiliar um empresário na área de limpeza de fachada com hidrojateamento que é um método de limpeza da fachada dos prédios.
Ajudando a destacar os pontos fortes do serviço, como ele ser ecologicamente correto por não serem usados produtos químicos, apenas água, e isso garante a saúde de quem faz o trabalho e para os moradores do edifício.
Considerações finais
Sendo assim, se nota o quanto o marketing e suas táticas estão presentes, mesmo que de forma indireta, na vida das pessoas, sejam elas consumidores ou os prestadores de serviço.
Por esse motivo, todos os empreendedores que tenham o desejo de crescer no mercado e se tornarem a grande referência em seus ramos, precisam estar a par dos avanços dessas táticas.
Vale também ressaltar que o marketing consegue estar incluso em todos os tipos de empreendimento, desde uma diarista que usa álcool gel 70 antisséptico 500ml atacado até uma dona de floricultura.
Entretanto, é válido também deixar claro que as formas como ele será feito nos exemplos acima serão diferentes, pois cada uma das pessoas possui um nicho de mercado e um público-alvo diferente, que precisa ser impactado com o trabalho feito pelo marketing.
Por fim, por mais que o empreendimento seja pequeno e esteja no começo, reservar uma verba para a aplicação das estratégias fará de uma pequena auto elétrica de caminhão uma grande oficina no futuro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.