Ícone do site Marketing Digital para empresas e negócios – Blog do Convidar

Perfil do cliente: Saiba como identificar os 4 tipos

perfil do cliente

A definição do perfil do cliente ideal de uma empresa se dá através do conhecimento de um conjunto de características, valores e comportamentos observados. Quer saber mais? Postamos tudo nesse artigo, acompanhe!

Alguns fatores pessoais, sociais, psicológicos e culturais também precisam ser considerados quando a análise do perfil do cliente que a empresa quer alcançar estiver sendo construída.

Além disso, o perfil do cliente nunca deve ser criado ou inventado na base do “achismo”.

Devem ser investidos muito trabalho, pesquisa e profissionais aptos a fazerem essa análise de observação tão importante para vender qualquer produto para um centro hospitalar veterinário.

Hoje em dia, se fala muito sobre os novos perfis de consumidores, que vem se modificando e sendo cada vez mais personalizados e diariamente devido ao crescente uso da internet.

Para ajudar, o presente artigo esclarecerá alguns pontos como a importância de saber o perfil dos clientes de uma marca de aluguel light sheer, mostrará como identificar as características desses clientes e listará os tipos de perfis que eles podem ter.

Confira!


Leia também:


Por que é importante saber o perfil do cliente?

A importância de conhecer e de poder analisar o perfil dos clientes de uma empresa se dá pelas possibilidades de otimização das estratégias de marketing, de vendas e também de atendimento.

O que quer dizer que conhecer o perfil do seu público pode auxiliar o empreendimento a criar as melhores estratégias para convencê-los a adquirir seus produtos.

Além do mais, quando a marca sabe qual o perfil dos seus consumidores, se torna muito mais fácil saber onde achá-lo e as melhores formas de entrar em contato com ele para oferecer seus serviços ou produtos.

Ter em mente o perfil do consumidor também é útil para evitar que coisas como o tempo, esforços, criatividade e recursos sejam gastos em um público que não tem interesse no que a marca tem a oferecer a eles.

Com isso em mente, é mais fácil entender que saber qual é o perfil do consumidor é importante para para que a marca consiga alinhar as suas estratégias e os seus objetivos com o público-alvo.

Como identificar as características do cliente ideal?

Existem alguns passos importantes que podem ajudar a identificar mais facilmente as características do cliente ideal para um negócio, seja ele de vendas de artigos para pesca ou de aluguel de sala de reunião pequena

Análise dos clientes atuais

O primeiro passo é analisar os clientes atuais da empresa, aqueles clientes que fazem questão de comprar os seus produtos ou serviços e que são declaradamente fiéis à marca.

Faça uma lista das preferências desse tipo de cliente, buscando sempre alinhar suas opiniões com os retornos financeiros que são gerados pelos consumidores.

Depois, faça uma análise completa desses clientes e procure quais são os padrões de consumo, de comportamento e as características deles.

 

Identificando as características do público

Após selecionar os perfis dos clientes fiéis a marca, é necessário ver como esses clientes se aproveitam das soluções que a empresa oferece.

É possível fazer essa identificação respondendo a perguntas como por que eles adquiriram aquele produto, como eles usam o produto, qual foi a finalidade e se os produtos foram comprados para uso pessoal, como presente ou para a criação de um negócio próprio.

Observando a necessidade de solução

Depois de responder a essas questões, será mais fácil continuar o processo de tirar conclusões completas sobre as características dos clientes ideais para o negócio.

Esse passo é pensado na hora que o cliente procura por uma solução para o seu problema e reconhece que o problema em questão precisa ser resolvido.

Entender e reconhecer o problema ajuda a empresa a se colocar no lugar do seu público e criar ações mais direcionadas e focadas em atender o mais rápido possível as suas necessidades que são mais urgentes.

Trabalhe nas informações coletadas

Depois de coletar todas as inflamações que foram levantadas acima, será mais fácil identificar as características do cliente ideal para a sua empresa de serviços de treinamento NR 33.

Além disso, com essas características bem definidas, será possível traçar planos mais estratégicos e focados para um público específico.

É necessário também sempre prezar por um bom atendimento, pois isso ajuda a conhecer melhor os clientes e aumenta as chances de fidelização.

Assim, entender cada dia mais as características deles é de grande importância para obter sucesso em qualquer uma das estratégias de venda de uniformes administrativos para empresas.

Para melhores resultados, colete e analise as informações junto com a sua equipe, para que eles possam mostrar suas percepções diferentes sobre os dados e agregar mais valor ainda aos resultados dessa análise.

Tipos de perfil de clientes

É mais do que óbvio que cada cliente tem seu jeito único de ser, mas segundo estudos, cada um se posiciona de uma forma em um diagrama de personalidades.

Essa ideia garante que a combinação de dois ou mais tipos de pessoas constroem inúmeros perfis de consumidores diferentes.

Mas mesmo que existam muitos, vamos mostrar aqui os quatro principais e mais comuns de se definir em uma estratégia para descobrir o perfil dos clientes de uma empresa de arquitetura que oferece serviços de projetos em estrutura metálica. São eles:

Apesar de existirem uma infinidade, como já dito, esses são os mais comuns e mais fáceis de identificar. Agora, vamos conhecer um pouco mais de cada um e como é possível identificá-los:

1 – Cliente pragmático

Os clientes que reúnem características mais racionais e rápidas, na maioria das vezes são chamados de clientes pragmáticos.

O que significa que ele analisa todas as questões do cotidiano da vida de forma objetiva, e busca as soluções que possam ser mais ágeis para a solução dos seus problemas.

Empresários no geral tem essa energia mais pragmática, trabalhem eles em pequenos, médios ou grandes negócios.

O cliente que tem esse perfil sempre trabalhará mais com afirmações, gestos e enfatizando o que deseja dizer, sem perder tempo.

Muitas vezes podem parecer curtos, grossos e pouco polidos, justamente por terem esse perfil tão objetivo e pragmático.

2 – Cliente analítico

Os clientes que reúnem características mais racionais e lentas, na maioria das vezes são chamados de clientes analíticos.

Como o nome mesmo já diz, os clientes que são caracterizados com essa personalidade gostam de analisar os detalhes nos seus mínimos detalhes para garantir de não se arrependerem por suas decisões.

É por isso que eles tendem a demorar um pouco mais que o normal para tomar a decisão de fechar o negócio de cadeira universitária com prancheta dobrável, pois precisam examinar cada possibilidade e situação que possa ocorrer.

Analistas financeiros costumam ter esse perfil mais analítico, e por isso são bons exemplos de um cliente deste perfil.

O cliente de perfil analítico é muito observador, e por esse motivo tem uma tendência maior de andar, por exemplo, com as suas mãos dentro do seu bolso.

Na hora de ser atendido, o cliente analítico é o que faz muitas perguntas técnicas e práticas sobre as grades para porta que a loja está vendendo.

3 – Cliente expressivo

Os clientes que reúnem características mais emocionais e rápidas, na maioria das vezes, são chamados de clientes expressivos.

Esse tipo de cliente costuma se relacionar bem e se expressar com muita facilidade, ele gosta de ter atenção na hora de comprar um produto.

Por isso, os vendedores tem que tentar ser o mais claro e direto possível com esses tipos de consumidores.

Os cdo tipo expressivo se orgulham em ter um bom relacionamento com a marca em que compram, ele busca, na maioria dos casos, ser brincalhão e estar sempre aproveitando qualquer oportunidade para soltar uma piadinha.

4 – Cliente afável

Por último, os clientes que reúnem características mais emocionais e lentas, e quase sempre são chamados de clientes afáveis.

Esse perfil é sempre amigável, e aparenta estar sempre disposto a ouvir as informações que o vendedor tem para passar e a trocar experiências sobre produtos já adquiridos.

No âmbito profissional, psicólogos têm essa energia mais afável, e na vida pessoal podem ser uma avó ou parente carinhoso, que preza pela atenção e cuidado com aqueles que ama.

Esse cliente é simpático e costuma ter uma expressão sempre amigável, gosta de conversar sobre assuntos do cotidiano também e se interessa em adquirir novas informações sobre vários assuntos.

Considerações finais

Conhecendo os diferentes tipos de perfil de clientes que existem é possível se preparar melhor para atendê-los e criar melhores estratégias de vendas, preparadas para abordar um público exato.

Por isso, além de conhecer os perfis de clientes que existem, é necessário saber a importância de identificar os perfis dos seus clientes e saber como identificar as características do cliente ideal para o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Sair da versão mobile