Ícone do site Marketing Digital para empresas e negócios – Blog do Convidar

Como o vídeo marketing pode ajudar na conversão de novos leads?

Vídeo marketing é uma estratégia fundamental para qualquer empresa que investe na produção de conteúdos. Contudo, para obter todos os resultados almejados, é necessário saber aplicar essa ação.

Não é de hoje que as pessoas já perceberam todas as transformações digitais no cotidiano e o modo como elas impactam a vida. Diariamente, os indivíduos lidam com uma grande quantidade de informações, muito maior do que são capazes de absorver.

Para ficar apenas com aquilo que importa e realmente interessa, é necessário filtrar o conteúdo. No entanto, todos os dias são recebidos estímulos que levam as pessoas a procurarem aquilo que possibilita uma maior interatividade.

Nesse contexto, o vídeo se apresenta como uma excelente alternativa, principalmente se comparado a materiais estáticos que podem apenas ser lidos.

Os vídeos não apresentam uma ameaça ao conteúdo escrito, pelo contrário: eles podem ser usados como complementos aos textos. Lembre-se de que a internet não eliminou a TV e a TV não eliminou o rádio.

Tudo se trata de uma evolução, por isso, vamos explicar o que é vídeo marketing, como ele ajuda a converter leads, além de mostrar algumas razões para investir nessa estratégia.

Entenda o conceito de vídeo marketing

Qualquer tipo de conteúdo audiovisual usado para atrair e reter clientes pode ser considerado como vídeo marketing. Esse formato costuma ser usado em campanhas publicitárias, vídeos institucionais e vídeos educacionais.

Pode ser compartilhado em diferentes canais, o que traz mais flexibilidade para escolher de que modo ele vai se encaixar na promoção do negócio.

Um exemplo de vídeo marketing é uma propaganda de persiana painel tela solar exibida no YouTube, antes da exibição do vídeo que o usuário deseja assistir. Mas, independentemente do canal, esse tipo de conteúdo ajuda a converter leads.

Como os vídeos ajudam na conversão?

Muitas empresas já perceberam que está cada vez mais difícil conquistar leads qualificados e, quando isso acontece, é o momento de descobrir novas ferramentas.

Um dos caminhos para fazer isso é investir nos vídeos, contudo, esse formato de material tem uma capacidade impressionante de alavancar os resultados.

Na verdade, já faz mais de um século que as pessoas preferem conteúdos audiovisuais, e uma prova disso é a popularização do cinema, da televisão e do YouTube.

As pessoas consomem vídeos o tempo todo e isso mostra o quanto ele pode ser vantajoso para negócios que querem conquistar leads em pouco tempo.

Além disso, esse tipo de material é capaz de aumentar os acessos por meio do Google, o que favorece as estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Logo, uma empresa de lavagem de tapetes residenciais pode investir nessa ação para otimizar suas páginas e aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

Para se ter uma ideia do quanto os vídeos são eficazes, dados apontam que eles conseguem aumentar o tráfego em 41% dentro dos mecanismos de busca, algo fundamental para converter mais leads.

Esse tipo de conteúdo também ajuda a aumentar a taxa de cliques, algo necessário porque, se os usuários não clicam nas chamadas para ação (CTAs), é impossível conquistar potenciais clientes.

Inclusive, o vídeo marketing aumenta em 300% as taxas de cliques, e isso faz toda a diferença nos investimentos em marketing e nos resultados de vendas.

Eles também podem ser compartilhados nas redes sociais, pois essas plataformas ajudam a atrair um público maior, que, futuramente, será transformado em lead.

A visibilidade aumenta porque os vídeos ajudam a obter uma taxa de compartilhamento de 1.200%, principalmente se comparados às imagens e textos. Portanto, toda empresa deveria compartilhar conteúdos audiovisuais nas redes sociais.

O engajamento com o público está muito além de curtidas, comentários e compartilhamentos. Na verdade, a marca precisa atrair a atenção dessas pessoas por mais tempo e assim conquistar leads qualificados.

Por fim, cerca de 80% dos usuários conseguem lembrar de um anúncio em vídeo que assistiram nos últimos 30 dias, ou seja, ao trabalhar com esse tipo de conteúdo, um fabricante de piso industrial polido consegue se fixar na mente das pessoas.

O objetivo de muitas organizações é levar um grande público para a sua página de conversão, mas é necessário saber como fazer isso, e os vídeos também são excelentes opções nesses casos.

Isso acontece porque o formato aumenta em 86% o número de conversões, quando é utilizado em uma landing page.

Por que investir em vídeo marketing?

Existem tantos motivos para uma organização investir em vídeo marketing que é impossível listar todos eles em um único conteúdo. Mas, para te convencer, selecionamos algumas das principais vantagens. São elas:

 

1 – Formato favorito entre os consumidores

O vídeo é a primeira opção das pessoas na hora de consumir um conteúdo, ainda que na internet seja possível encontrar materiais em vários formatos, como:

Ou seja, uma empresa de passeador cães pode criar vídeos para dar dicas de cuidados com os animais, ensinar a usar determinada coleira, dentre outras possibilidades.

Sempre que alguém quiser tirar uma dúvida, aprender a usar uma ferramenta ou instruir-se sobre qualquer tipo de assunto, o vídeo aparece como uma maneira mais didática de falar sobre ele.

Para se ter uma ideia, cerca de 68,2% das pessoas preferem esse formato, portanto, já é considerado como o tipo de conteúdo mais consumido na web. A tendência é que ele se popularize cada vez mais, tanto no YouTube quanto em outras plataformas.

2 – Aumenta o engajamento

Este formato é de fácil compreensão e, consequentemente, gera mais engajamento por parte das pessoas em relação à marca.

Estamos falando do formato favorito pelo público, pois ele estimula a interação, facilita a compreensão e pode ser veiculado nas principais plataformas, como no caso das redes sociais.

Por meio dele, um fabricante de meias personalizadas transmite a mensagem que deseja e consegue impactar as emoções das pessoas de uma maneira diferente. Isso faz com que elas curtam, compartilhem e comentem a produção.

3 – Excelente custo-benefício

A maioria dos empreendedores procuram soluções que cabem no bolso, e a boa notícia é que não é necessário desembolsar uma fortuna para produzir um vídeo de qualidade.

Na verdade, não é preciso ter equipamento profissional e caro ou contratar toda uma equipe de produção para fazer esse conteúdo. Um exemplo de sucesso com vídeos produzidos com elementos simples são os influenciadores digitais.

Uma produção fácil, mas que fale sobre assuntos do interesse do público, é o suficiente para alcançar o sucesso.

As empresas podem fazer lives no Instagram, procurar temas para gravar vídeos rápidos, encontrar ferramentas de edição e ainda usar aplicativos para editar o conteúdo pelo próprio celular.

4 – Melhora o SEO

Ao investir na criação de vídeos, uma empresa de serviço de limpeza de telhado consegue melhorar sua otimização nos mecanismos de busca e aparecer entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Isso acontece porque esse formato tem 53 vezes mais chances de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores do que qualquer outro tipo de material.

Esses números são muito relevantes porque 95% dos usuários não partem para a segunda página de resultados, ou seja, seu negócio só vai receber acesso, se estiver na primeira página.

5 – Aumenta o alcance da marca

As empresas podem simplesmente viralizar nas redes sociais, o que gera mais engajamento e aumenta o tráfego orgânico nas páginas. Como consequência, o alcance também será maior.

Isso é muito importante porque, quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos por meio dos vídeos, mais pessoas vão acessar o conteúdo e assimilar a mensagem da marca.

5 – Aumenta o retorno sobre os investimentos

Uma lavanderia de uniformes esportivos também obtém como vantagem o aumento das vendas, que acabam por impactar uma melhoria significativa no retorno sobre investimento, ou ROI.

A combinação de investimentos baixos e a alta conversão traz excelentes resultados para o negócio, fazendo essa estratégia de marketing valer a pena.

6 – Melhora o e-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma estratégia essencial porque, por meio dele, é possível estabelecer uma comunicação mais próxima e exclusiva com os consumidores.

Se a organização incluir vídeos, se torna capaz de aumentar em 300% a taxa de cliques e o uso desse formato com outras práticas de e-mail marketing pode melhorar ainda mais os resultados.

7 – Melhora a comunicação interna

Uma empresa de conserto de ar condicionado residencial precisa investir em comunicação interna, para melhorar a produtividade dos colaboradores, motivá-los, melhorar os processos internos, dentre outras finalidades.

O vídeo marketing é uma excelente ferramenta para treinar e capacitar o time e fazer com que esses profissionais se sintam valorizados.

Como resultado, eles vão trabalhar de maneira mais alinhada e comprometida com os objetivos da organização, o que vai gerar impactos positivos na satisfação dos clientes.

Considerações finais

O vídeo marketing se mostra como uma estratégia promissora e que pode mudar completamente os resultados do negócio, independentemente de seu porte ou segmento.

Neste artigo, você conheceu algumas das principais vantagens dessa prática e tudo o que ela pode fazer por uma empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Sair da versão mobile