Ícone do site Marketing Digital para empresas e negócios – Blog do Convidar

Marketing de Relacionamento: o que é e como aplicar

Marketing de relacionamento é uma estratégia usada pelas empresas para fidelizar os clientes. Isso acontece por meio de benefícios, que garantem a satisfação do público e fortalecem uma relação de proximidade entre eles e a marca.

Cada vez mais as marcas percebem a importância das estratégias de marketing para os negócios, de modo a conquistar mais espaço em um mercado cheio de oportunidades de compra para o mesmo produto ou serviço.

O consumidor moderno pode comprar a mesma solução com inúmeras empresas, o que aumenta a concorrência entre os negócios. Assim, as organizações precisam encontrar maneiras de se fortalecerem e se destacarem.

A competitividade está cada vez mais acirrada, então conquistar clientes e, mais do que isso, fidelizá-los, é um desafio cada vez maior para os negócios. É justamente nesse cenário que o marketing de relacionamento entra.

São estratégias compatíveis com a luta diária das empresas para conquistar espaço, e se bem trabalhadas, trazem resultados únicos.

Neste artigo, vamos explicar o que é marketing de relacionamento, como deve ser aplicado, além de mostrar algumas vantagens dessa estratégia para o seu negócio. Confira!

Entendendo o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que ajudam a criar e a manter um vínculo positivo entre empresa e consumidores.

Para fortalecer uma relação de proximidade, a marca oferece alguns benefícios que fidelizam os clientes. O objetivo é fazer com que se tornem fãs da marca e de suas soluções.

No entanto, se um fabricante de carimbo grande personalizado quiser aproveitar todas as vantagens trazidas por essa estratégia, é necessário saber de que forma aplicá-la.

Como investir no marketing de relacionamento?

Atualmente, existem algumas estratégias que são capazes de destacar o negócio perante os clientes, e dentre as principais estão:

1 – Conhecer o público-alvo

Toda empresa, independentemente do tipo de estratégia que deseja aplicar, precisa conhecer seus clientes. Essas informações formam um banco de dados completo e atualizado que facilita a comunicação entre a marca e seu público.

Uma das melhores maneiras de conhecer os clientes é verificar os dados cadastrais e atualizá-los em todas as oportunidades, como por exemplo, quando ele entra em contato ou faz uma compra.

Outra maneira é enviar pesquisas de satisfação e oferecer um brinde para aqueles que participarem. Também existem pessoas que fazem avaliações espontaneamente durante o atendimento.

Portanto, os atendentes precisam estar preparados para registrá-las, pois é uma maneira de criar um histórico do relacionamento entre o consumidor e a empresa.

 

2 – Segmentar o público

Formar um banco de dados é muito importante, mas ele precisa ser bem utilizado, ou seja, a companhia deve fazer algo útil com as informações que possui.

Em outras palavras, um fabricante de suporte de extintor deve segmentar seus clientes, levando em conta alguns critérios e a partir disso criar abordagens mais assertivas para cada segmento.

Um exemplo é separar de acordo com o gênero de cada um, e após isso, criar campanhas focadas nas necessidades de cada público.

Esse tipo de segmentação é bem simples, mas é possível fazer outras mais complexas e ricas em detalhes, que tornam as campanhas mais assertivas e personalizadas.

3 – Incentivar o retorno

Existem algumas ações que incentivam o retorno e elas facilitam as relações com o público em longo prazo.

Um exemplo disso são os programas de fidelidade, em que toda vez que o cliente faz uma compra, ganha benefícios para comprar novamente.

A empresa consegue vender mais e ainda compreende melhor seu cliente, encontrando maneiras de cativá-lo e interagir com ele.

As pesquisas de satisfação também incentivam o retorno, principalmente se o consumidor ganhar um brinde na próxima visita.

Uma situação que bem descreve isso são salões de beleza que entregam um cartão para o cliente, e toda vez que completá-lo, ganha um procedimento grátis.

4 – Investir em estratégias sistemáticas

Uma empresa de serviço de copeira aproveita melhor o marketing de relacionamento se desenvolver algo sólido e sistemático. Tenha em mente que essa prática é de longo prazo, portanto, não basta satisfazer o cliente apenas no momento da compra.

Da mesma forma como cultivamos os relacionamentos em nosso círculo social, a companhia precisa cultivar os relacionamentos com seus clientes pensando no longo prazo.

É necessário investir em campanhas frequentes e estabelecer um contato contínuo. Se isso não for feito, dificilmente a marca conseguirá fidelizar quem compra com ela e sempre vai precisar investir em estratégias para conquistar novos consumidores.

Para trabalhar do jeito certo, uma dica é criar um cronograma com os detalhes de cada ação, incluindo o envio de e-mails, como no caso do aniversário do cliente, datas comemorativas, entre outras oportunidades.

Por meio do cronograma, um fabricante de crachá de identificação funcional consegue visualizar e controlar melhor as estratégias de marketing de relacionamento dentro de um período, que pode ser mensal, trimestral e assim por diante.

5 – Monitorar os resultados

O marketing de relacionamento só acontece por meio de um contato contínuo entre a empresa e os clientes, mas tudo depende do segmento de mercado em que a empresa atua.

Ninguém se incomoda em receber e-mails sobre produtos de seu interesse, mas quando o contato não deseja receber essas informações, a insistência pode desgastar o relacionamento.

Para saber qual é a abordagem adequada com seu público, é necessário fazer alguns testes e monitorar seus resultados. Por exemplo, se a estratégia aplicada for o e-mail marketing, é necessário analisar as taxas de abertura e cliques.

Apesar de monitorar a frequência de envios ser importante, o ideal é medir os resultados das ações, tentando compreender o que funcionou ou não e basear as próximas ações nos dados coletados.

6 – Saber ouvir o cliente

Uma empresa de Adestramento para cão de guarda consegue treinar os animais porque compreende as necessidades deles, e isso ajuda a estabelecer um relacionamento entre o adestrador e o cão.

Com as pessoas é a mesma coisa: um relacionamento só acontece quando as duas partes se compreendem e se ouvem mutuamente.

O maior erro das empresas é não ter uma comunicação adequada para receber perguntas e reclamações. Também existem companhias que dispõem desses canais, mas eles não são funcionais como deveriam.

Tanto é que existem muitos clientes que ficam horas esperando para resolver o problema e muitos não conseguem.

Para reverter essa situação, busque fazer com que a ouvidoria seja menos burocrática e saiba dialogar com os clientes, e a primeira coisa para melhorar esse canal é saber ouvir o que eles têm a dizer.

Vantagens do marketing de relacionamento

Ao investir em marketing de relacionamento, uma empresa de conserto ar condicionado e diversas outras de variados segmentos de atuação têm acesso a muitas vantagens, como:

Quando existe uma conexão entre a companhia e os consumidores, fica mais fácil fidelizar essas pessoas. Os clientes começam a frequentar o local e a recomendá-lo para seus amigos.

Eles se tornam defensores da marca e se sentem parte dela naturalmente, além de que sempre vão voltar quando precisarem de algum produto ou serviço que ela ofereça.

Se as pessoas voltam constantemente para comprar, é natural que as vendas aumentem, sem falar naqueles consumidores que vão procurar o seu negócio por conta das indicações.

Se o cliente tiver uma boa experiência com um escritório de projetos arquitetônicos, vai compartilhar essa situação nas redes sociais e por outros meios.

Eles acabam influenciando seu ciclo de amigos, o que gera oportunidades para o negócio. Ao conseguir aumentar suas vendas e receber clientes por meio da propaganda boca a boca, a marca também consegue reduzir seus custos de aquisição de novos leads.

Um dos objetivos do marketing de relacionamento é aumentar a satisfação dos consumidores, uma vez que suas estratégias proporcionam uma experiência positiva, por meio de atendimento diferenciado.

Tudo isso faz com que o cliente se sinta mais satisfeito com as ofertas de seu negócio e mais confiante para comprar com ele.

Com essas ações, uma empresa de cerca elétrica industrial transmite cordialidade, se mostra mais atenciosa, se torna mais proativa e tenta resolver os problemas de seus clientes com facilidade, demonstrando a sua autoridade no mercado.

Além disso, são ações que facilitam a comunicação entre as duas partes, pois melhoram consideravelmente os pontos de contato da companhia.

Considerações finais

O marketing de relacionamento é trabalhado por meio de estratégias inteligentes e bem elaboradas, com foco total na satisfação e nas necessidades do público-alvo da sua marca.

Ele pode ser trabalhado por meio de diferentes canais, tanto online quanto offline, cercando o cliente de possibilidades positivas de se comunicar com a empresa e fazê-lo perceber que a companhia é capaz de compreender suas necessidades.

Isso faz com que ele se sinta mais confiante e volte a comprar mais vezes, pois sabe que existe um relacionamento promissor e muito positivo entre ele e a companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Sair da versão mobile