Como implantar a jornada de inovação em uma empresa?

No mundo inteiro, a jornada de inovação ocorre a todo momento, itens entram e saem do mercado a cada minuto, assim como esses produtos fazem um sucesso enorme quando lançados, eles também podem perder seu status rapidamente.

Os ciclos econômicos estão cada dia mais curtos, o que aumentou muito a necessidade de criar soluções diferentes e inovadoras.

Por isso a jornada da inovação passou a ser um pré-requisito para as empresas que desejam continuar fazendo sucesso nos seus segmentos.

Para uma empresa que vende móveis ter maior vantagem competitiva sobre os demais, ela precisa desenvolver um bom modelo de inovação organizacional.

Mas é preciso ter algum conhecimento para entender este processo.

Com isso, o artigo a seguir apresentará aos leitores algumas informações que os ajudarão a entender tudo sobre como implementar a jornada de inovação em seus negócios.

O que é jornada de inovação?

A jornada de inovação é um tipo de guia para as empresas que decidem começar esse processo dentro de sua organização.

Ela ajuda os negócios a não ficarem obsoletos, além de apresentar uma melhor noção de como iniciar essa jornada e como lidar com cada etapa e dificuldades que possam aparecer durante o processo.

Não existe uma fórmula mágica para fazer uma inovação, mas alguns passos podem ajudar muito o caminho de uma empresa de transporte de resíduo para a inovação.

Até porque, esperar para inovar e ficar por dentro das novidades do mercado pode acabar custando muito mais caro aos negócios.

Quando alguém elabora uma jornada de inovação, gera uma vantagem competitiva ao negócio mostrando ao público que a empresa prioriza a inovação e também está preocupada em se tornar mais eficiente.

Para tanto, é fundamental criar etapas bem elaboradas e claras, deixando mais fácil o alinhamento entre os setores da empresa que buscam atingir a mesma meta.

Como implementá-la no meu negócio?

A inovação precisa ser uma realização muito bem planejada e precisa contar com processos seguros em todos os níveis. Algumas etapas que podem ser aplicadas são:

Defina bem a estratégia e o modelo de gestão

Uma estratégia é criada para descobrir qual o melhor caminho para encontrar a inovação que a empresa busca e, consequentemente, melhorar os seus resultados.

É preciso responder a si mesmo porque esse processo é essencial para o negócio e quais as outras fases da inovação serão necessárias.

Para ajudar nessa etapa de inovação, é possível e também importante usar itens que darão suporte a essa ação, assim como algumas ferramentas e processos.

Antes da ideia ser lançada, ela deve passar por um processo que selecionará as melhores propostas e transformá-las em bons projetos.

 

Busque recursos e use métricas

Os recursos financeiros são a base para que um negócio de pintura de fachada comercial, por exemplo, possa dar início ao seu processo de inovação.

Mas além da boa base financeira, é preciso encontrar profissionais com algumas capacitações e experiências, que se engajem no projeto e que tenham um amplo conhecimento para aplicar na companhia.

Use sempre indicadores que podem ajudar a medir o valor que essa inovação está gerando para a empresa, isso ajuda a saber se ela foi bem implementada ou não.

Quando os gestores ficam a par dessa rentabilidade, eles se abrem mais para que novos projetos possam surgir e impressioná-los.

Trabalhe com a cultura da inovação

Ambientes livres de julgamento são os mais propensos a contar com boas ideias, elas acabam surgindo com muito mais facilidade.

Também é necessário tirar da cabeça que a inovação só funciona para produtos tecnológicos, e entender que ela pode ser realizada tanto nos serviços prestados como em processos na empresa.

Para que essa inovação ocorra, todos os colaboradores devem estar motivados com ela, pois ela aplicará metodologias mais ágeis em seus processos de criação que os farão se perguntar como melhorar cada vez mais esse processo.

O ambiente para que essa jornada seja estabelecida deve ser estar pronto para isso, se a empresa já trabalha com a cultura da inovação, essa mudança será mais fácil.

Conte com líderes aptos para a inovação

Um dos pontos mais importantes para que a inovação seja bem implementada na empresa que vende plotters de recorte, por exemplo, é contar com uma gestão apta para a inovação.

Os líderes têm o papel principal de engajar e motivar os seus colaboradores, e por isso eles devem contar também com competências alinhadas à cultura da inovação e do negócio.

Ter um ou mais gestores que passam confiança na equipe e os engajam a estarem sempre inovando é uma das principais maneiras de garantir que a inovação seja um sucesso em sua fase de implementação.

Invista em novas tecnologias para facilitar a inovação

Um ponto muito importante para facilitar a jornada de inovação de uma organização, é contar com ferramentas tecnológicas que ajudem neste processo.

Essas tecnologias podem ajudar muito na jornada de inovação com seus softwares modernos e plataformas intuitivas que ajudam a alcançar o sucesso das estratégias.

Além disso, podem também ajudar a fazer com que o controle de uma série de processos seja feito de maneira totalmente automatizada.

Fazer essa mudança drástica pode estar sendo um desafio enorme para muitas empresas, mas os resultados positivos que são obtidos fazem valer a pena para todos os envolvidos.

Conte com parceiros que já passaram por esse processo

Não há como negar que o processo de inovação pode ser altamente complexo e desafiador, ainda mais para empresas mais antigas e tradicionais.

Uma dica que pode ajudar muito na agilização de processos é ir atrás de parcerias que contem com a cultura da inovação em seus processos.

Muitas empresas estão buscando esse tipo de parceria principalmente com as startups (organizações novas que surgem com o modelo de inovação já estabelecido em seus processos).

Essas parcerias podem ser tanto para a contratação dos serviços de uma empresa  fabricante de películas jateadas, por exemplo, quanto para a realização de outros projetos internos e estratégicos do negócio.

Mantenha o foco no consumidor

Muitas empresas podem não estar de acordo com esse pensamento, mas ninguém entende mais sobre inovação de produtos do que os próprios consumidores.

Por isso, tente manter o negócio sempre no futuro, atrás das tendências e entregando produtos e serviços que podem ser úteis para o público a todo momento.

Muitas empresas fizeram sucesso justamente por focar na dor de seus clientes e por fazer de tudo para achar a melhor forma de amenizá-lá, um bom ponto de partida para essa implementação é responder questões como:

  • Por que o serviço ou produto é importante para ele?
  • Quais problemas do cliente eu ajudo a resolver?
  • Por que o cliente precisa dessa solução?
  • Qual o prazo para ele solucionar essa dor?

Esse pensamento fundamental da inovação levará o negócio a perceber que o foco do produto ou serviço sempre foi e sempre será o cliente.

Mostrar que se importa e trabalhar para resolver as necessidades dos clientes ajudará muitos negócios a se destacarem em seus segmentos, seja uma empresa sobre coworking perto de mim ou qualquer outro comércio.

Conheça alguns tipos de inovações

A gestão da inovação ocorre em todos os setores de uma empresa, isso através de uma série de processos realizados com a ajuda de profissionais capacitados e de ferramentas de desenvolvimento.

Alguns tipos de inovações podem ser facilmente entendidos e aplicados em seu negócio, conheça alguns deles e entenda seus conceitos.

  1. Produto

Para que a inovação de um produto ocorra, é preciso mostrar quais serão as melhorias e por qual motivo elas serão importantes para o desenvolvimento do negócio.

Se, por exemplo, melhorias na produção forem feitas, as características funcionais do produto agregarão muito mais valor a ele do que o de costume.

  1. Processo

A inovação de processo sugere a implementação de novos métodos de produção e até mesmo de distribuição, que sejam totalmente novos ou melhorados.

Esse tipo de ação também ajuda a agregar muito mais valor para os serviços de uma empresa que trabalha com telemetrias veiculares.

  1. Marketing e organizacional

A inovação no marketing tem relação com uma série de questões que vão desde a concepção dos produtos e serviços, até a maneira de divulgar cada um deles.

Já a inovação organizacional está mais relacionada com as práticas que uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pode adotar.

Considerações finais

Começar uma nova jornada de inovação em um negócio pode não ser uma tarefa fácil, mas ela vem se mostrando fundamental para todo negócio que deseja continuar relevante e estável.

As dicas apresentadas neste conteúdo podem ajudar novos empreendedores que desejam implementar essa inovação em seu negócio mas ainda não sabem por onde começar. 

No entanto, é importante lembrar que esse não é um modelo específico e que o ideal é adequar essas dicas à realidade de seu negócio.

Como cada negócio tem suas diferenças, uma estratégia única para ele deve ser criada a fim de melhorar cada dia mais os processos de uma imobiliária que vende apartamento planejado 50m2, por exemplo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conheça nossas ofertas!




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Matheus Carvalho

Recent Posts

Como‌ ‌Trabalhar‌ ‌o‌ ‌Conceito‌ ‌Criativo‌ ‌de‌ ‌uma‌ Campanha

Neste artigo, você vai ver muitas dicas sobre como desenvolver um conceito criativo além de… Read More

2 dias ago

5 dicas de como aumentar a visibilidade da sua empresa

Ter visibilidade online é uma necessidade hoje em dia, tendo em vista que as estratégias… Read More

5 dias ago

Comunicação e marketing: conheça quais são suas diferenças

O mundo empresarial pode passar por uma série de modificações e evoluções importantes, mas algumas… Read More

5 dias ago

Canais de marketing: 6 dicas para escolher o melhor

Os canais de marketing referem-se aos métodos e plataformas que uma empresa utiliza para alcançar… Read More

6 dias ago

Network Marketing: 4 dicas de como pôr em prática

Além de network marketing essa estratégia pode contar com vários nomes diferentes como marketing multinível… Read More

6 dias ago

Marketing de Hotelaria: Entenda como fazer

Apesar de que tenha havido, recentemente, uma grande crise sanitária de dimensões globais, ocasionada, não… Read More

6 dias ago