WordPress: 5 passos que não pode faltar na sua publicação

WordPress

Muita gente não sabe, mas o WordPress é fundamental para qualquer pessoa que deseja criar o seu próprio site nos dias de hoje. Quer ver como é fácil?

No WordPress, tanto os recursos gratuitos, quanto os intuitivos fazem com que essa ferramenta esteja no topo das mais usadas por grandes marcas do mundo inteiro.

Até o início do ano de 2022, por exemplo, ele era a plataforma responsável por mais de 40% dos sites ativos na Internet, segundo pesquisas.

A ferramenta em questão permite que qualquer pessoa, inclusive o dono de uma loja de cortina de tecido para porta de quarto, possa usá-la para fazer sua página, sem precisar ter conhecimentos técnicos de design ou programação.

Um profissional ou proprietário de um negócio que esteja disposto a aprender um pouco mais sobre o WordPress, e entender como ele funciona, só tem a ganhar com isso.

Sabendo da importância que a plataforma possui, este artigo trará informações para te explicar como ela funciona, suas vantagens, dicas para usá-la da melhor forma e muito mais.


Entenda o que é o WordPress

Quem está começando a criar conteúdo online, provavelmente não conhece o termo CMS (Content Management System), mas é importante saber que muitas ferramentas como o WordPress têm esse recurso.

Até porque, em tradução livre, a sigla CMS pode ser definida como “sistema de gerenciamento de conteúdo”, e este mecanismo é utilizado devido a suas variadas funções.

O nome foi o escolhido, pois auxilia os usuários a criarem e gerenciarem os conteúdos de seus sites de vendas de uniforme antichama Nr10 através dessa única plataforma.

Assim como a de outros CMSs, o principal objetivo do WordPress é facilitar e democratizar ainda mais a produção de websites por pessoas que não sejam especialistas em tecnologia.

Ou seja, não é necessário ter formação técnica em programação para poder criar o seu site pessoal ou o da sua empresa.

Um CMS significativo, como o WordPress, pode oferecer inúmeros artifícios necessários que ajudam a criar qualquer tipo de espaço, como:

  • Websites;
  • E-commerces;
  • Blogs;
  • Portais de notícias.

Com uma plataforma boa e centrada, é possível criar formulários para conversão, preparar textos para publicação, inserir imagens, além de vídeos e podcasts, entre outras possibilidades.

Por isso, é essencial que alguém que deseja montar um site para vender presilha de cortina sala, compreenda o que é o WordPress.

E investir nele, inclusive, é uma grande oportunidade de criar páginas com conteúdos mais profissionais que, aliados com estratégia de SEO, podem alavancar a posição de um site nos buscadores, o que aumentará a visibilidade da marca.

Saiba como o WordPress funciona

Entender como o WordPress opera vai depender muito do produto que você escolher porque existem duas maneiras de usar as funções, podendo ser através do WordPress.com ou WordPress.org.

O WordPress.com permite que o usuário adquira um serviço de hospedagem com o próprio domínio, que é oferecido pela plataforma.

Ele é totalmente gratuito, só que, em contrapartida, pode oferecer recursos um pouco mais limitados na hora de fazer a personalização do site.

Já no WordPress.Org, o usuário precisa baixar o open-source que é instalado no servidor de domínio de hospedagem já contratado.

Isso faz com que ele tenha mais liberdade para definir as informações do site de aluguel de tendas para eventos e faz com que ele tenha mais a ver com os objetivos da página.

Após entender a diferença entre essas duas opções, é possível perceber que a maneira como elas funcionam, na verdade, não é muito diferente.

Até porque tanto um, quanto o outro oferecem a plataforma com dashboard e um menu simples de editar para desenvolver e gerenciar um site.

Por isso, o WordPress funciona como uma espécie de painel que é muito intuitivo e que permite viabilizar os processos operacionais de qualquer site.

Seja ele um site sobre as maiores fofocas dos famosos, de uma empresa de vendas de bomba de água sapinho, ou de qualquer outro segmento.

As maiores vantagens de utilizar O WORDPRESS

Nos tópicos anteriores já foram abordadas algumas vantagens que a escolha do WordPress com CMS podem trazer para quem deseja criar e gerenciar um site.

No entanto, é importante aprofundar um pouco mais sobre os benefícios de ter acesso a esses mecanismos em um lugar só para que, assim, fiquem claros para todos que querem entender mais a respeito do WordPress.

É possível começar destacando o fato de que ele oferece um sistema de código aberto que oferece muitas possibilidades de configuração e aprimoração para os usuários.

Ele possui também um grande portfólio de plugins que podem ser usados de acordo com os objetivos de quem está montando o site.

Em síntese, ela é uma plataforma pronta para facilitar a maneira de gerenciar e desenvolver os sites, sem a necessidade de conhecer códigos ou ser um expert em programação.

Além de que oferece uma ótima versão para dispositivos móveis, e isso ajuda a edição das páginas através de qualquer lugar usando apenas um celular.

O aplicativo costuma ser atualizado constantemente, o que mostra como os seus desenvolvedores estão comprometidos em melhorar sempre os artifícios disponíveis.

Por fim, a ferramenta ajuda o usuário a mudar a interface e também os templates de uma página sem que isso cause grandes interferências no conteúdo.

O uso do WordPress pode trazer inúmeras vantagens em qualquer área, pois ele demonstra ser uma plataforma completa com muitas formas de produzir e gerenciar um site profissional de vendas de sacola tnt atacado, por exemplo.

Se quiser se aprofundar mais no assunto, confira o Curso WordPress elaborado pelo, Dicas e Tutoriais Jasa

O que não pode ficar de fora das publicações?

Depois de criar o site ideal para o seu negócio, é a hora de publicar conteúdos relevantes que chamem atenção do seu público-alvo.

Para te ajudar a saber o que não pode faltar nessas postagens, veja algumas dicas cruciais para começar a produzir de maneira eficiente.

1. Um título que chame atenção

O contato inicial que o leitor tem com o texto é o título, é ele quem vai aparecer nos buscadores, nas redes sociais, nos links e na lista de conteúdos do blog destinado.

Por isso é necessário saber que bons títulos podem atrair mais cliques, pois não adianta um bom conteúdo se o título não chamar atenção para ele.

Por isso, invista sempre em títulos interessantes para que a curiosidade do leitor seja despertada e para que as chances do conteúdo ser divulgado aumente.

2. Uma introdução cativante

O ditado popular que diz que a primeira impressão é a que prevalece, e isso é válido até mesmo para um texto. Tenha um cuidado extra na introdução das postagens, pois o texto que as acompanha deve fazer com que o leitor se interesse mais ainda pelo assunto.

Essa introdução tem o papel de convencê-lo de que o que ele está lendo é de grande relevância, e que ele deve ler o conteúdo até o final para garantir que não perderá nenhum detalhe.

Uma introdução bem elaborada desperta a curiosidade do leitor, ao mesmo tempo que traz informações relevantes sobre a cama articulada parede ideal para você, por exemplo.

3. Subtítulos para melhorar fluidez do texto

Os subtítulos, na maioria das vezes, são usados para deixar o texto mais dinâmico, mas também servem para organizar melhor as ideias e ajudar a otimizar o conteúdo.

Assim como o título, os subtítulos precisam ter relação com o assunto que será abordado e fazer com que as ideias se encaixem uma na outra.

Isso ajuda as pessoas a identificarem o tema central do texto, independente do leitor ser alguém com interesse naquilo ou até mesmo uma ferramenta de busca na Internet que vai avaliar o site.

4. Palavras-chave

Os termos mais importantes de uma página para os mecanismos de pesquisa são as palavras-chave. Elas facilitam o processo de busca por um conteúdo.

Ainda que não seja uma regra a quantidade de vezes que as palavras-chave devam aparecer em um texto, elas devem ser usadas de maneira natural e sem exagerar.

É importante ressaltar que palavras relacionadas a elas também podem aparecer nos resultados dos buscadores, ou até sinônimos.

5. Imagens de qualidade

O cérebro humano é capaz de processar estímulos visuais de maneira muito mais rápida do que lendo um texto simples. Por isso, assim como o título, as imagens de uma publicação precisam ser chamativas e resumir de alguma forma o tópico da postagem.

Além disso, um conteúdo de qualidade deve ter uma estética agradável, e as imagens escolhidas para serem usadas ao longo do texto são uma forma de torná-lo mais atrativo.

Por mais incrível que seja um conteúdo sobre como escolher o melhor sofá para recepção de salão de beleza, ele precisa de imagens com qualidade para ser mais interessante.

Considerações finais

O uso do WordPress, seja para criar um site ou para conseguir gerenciá-lo de uma boa maneira, é essencial para páginas de variados nichos e com todos os tipos de objetivos.

Além de trazer inúmeras vantagens para quem não entende muito bem sobre como se destacar no meio digital, ele pode fazer com que um negócio de qualquer segmento tenha suas chances de crescimento aumentadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: