Storytelling: entenda a importância para construção de sua marca
  • Save

Storytelling: entenda a importância para construção de sua marca


Antes mesmo da invenção do termo storytelling, as relações humanas já eram pautadas em histórias. As pessoas consomem e contam até hoje várias histórias com estruturas de começo, meio e fim.

Essas histórias podem estar em filmes, novelas, livros e até mesmo nas notórias, essas narrativas sempre compram com personagens ambientes, conflitos e reviravoltas chocantes.

E o storytelling é a prática em aplicar esse tipo de estrutura de narração no ambiente de uma empresa içamento, por exemplo, mas mais especificamente nos seus conteúdos de marketing.

A intenção do storytelling nas empresas é de contar uma história de maneira relevante, colocando emoção para se conectar com o público.

Com isso em mente, o artigo a seguir explicará um pouco mais sobre o que é o storytelling, e sua importância para uma empresa.

Por fim, listará também algumas dicas essenciais para a empresa fabricante de tapete demarcação extintor que deseja aplicar o storytelling no seu dia a dia.

Uma história de sucesso no trabalho

Joelson, um jovem prestador de serviços, terminou a tarefa pela qual foi contratado e começou a juntar suas ferramentas.

Antes de começar a guardá-las, o celular tocou.

Era uma de suas clientes avisando de que ele receberia uma ligação para um novo serviço, uma indicação que ela fizera.

Após agradecer muito, ele ficou de enviar um pequeno mimo pela gentileza e desligou.

Curioso, eu perguntei se era comum ele receber novas indicações e qual era o seu segredo, afinal, a maioria dos profissionais aposta nos anúncios classificados.

Sorrindo, ele disse que ao terminar um novo serviço, pergunta ao cliente se ficou satisfeito o suficiente para dar uma indicação para outras pessoas. Ele sempre brinca, pedindo no mínimo 3.

Se houver uma indicação nos próximos 7 dias o cliente ganha um brinde como presente, além de uma garantia de desconto no próximo serviço. E, se houver mais uma indicação dentro do mesmo mês, o brinde é uma pizza no sabor que o cliente escolher.

Ri muito dessa estratégia, e logo comecei a selecionar mentalmente as minhas indicações.

Então, gostou desse exemplo de storytelling?

O que é storytelling?

Como já mencionado, o storytelling é a capacidade que alguém tem de contar histórias que tenham narrativas envolventes para emocionar e prender a atenção do público.

O significado desse termo conta com a junção de duas palavras em inglês “story” (história) e “telling” (contar), em uma tradução livre para o português storytelling é “contar uma história”.

No meio empresarial, essa é uma técnica 100% focada no engajamento das pessoas, que têm tendência a se envolver mais com aqueles conteúdos que as cativam.

Portanto, a ideia de um negócio que vende uniforme social feminino vestido é buscar bons enredos e formatos narrativos que sejam capazes de prender a atenção das pessoas.

Muitas pessoas já se depararam com anúncios no YouTube ou em jogos no celular e quiseram continuar assistindo até o final.

E isso aconteceu porque a histórias despertou o interesse dessas pessoas, assim como ela foi planejada para fazer.

Isso acontece porque o ser humano desde sempre aprendeu a se comunicar por meio da citação de histórias, seja sobre a caça no tempo da pedra ou a viagem louca das últimas férias.

Uma narrativa é capaz de envolver seus ouvintes muito mais do que um relato sem uma curva dramática, como do tipo “o que será que houve a seguir?”, que faz as pessoas quererem descobrir o fim da história.

Qual a sua importância para uma empresa?

O storytelling é uma ferramenta essencial nos dias de hoje para aproximar e criar vínculos com os clientes, o que acaba humanizando a marca de serviços de polimento de piso granilite.

Tudo o que as pessoas consomem nos dias de hoje, mesmo que nenhuma delas imaginem, tem storytelling, assim como:

  • As séries;
  • As novelas;
  • Os livros;
  • As propagandas.

A maioria dos produtos nos dias atuais ladram por essa estrutura, tem suas histórias contadas para eles serem vendidos.

As histórias devem sempre passar algum tipo de emoção, mas nunca deixar a ética de lado, por isso, é essencial contá-las de maneira verdadeira, fazendo isso o sucesso dessa estratégia será garantido.

Crie um vínculo com o produto, e conta a história com simplicidade, pois isso pode levar um impacto muito interessante ao público que se identificará com a história.

Grandes empresas como as de refrigerantes, produtos de beleza e bancos adotam o storytelling em suas estratégias com frequência, fazendo com que seus clientes se identifiquem e humanizem mais a marca.

Na maioria das vezes, uma grande rede de oficinas especializadas em polimento de carros pretos contará uma história que tem a ver com o problema do público, oferecendo no final uma solução com seus serviços ou produtos para ele.

A importância dessa estratégia é grande.

Ao contar histórias, a marca atrai consumidores pela identificação, aumenta o tráfego nas páginas da Internet, vende mais, se torna autoridade, e melhor de tudo, alcança a fidelidade de seus clientes.

Dicas de aplicação no dia a dia de uma empresa

Por último, finalmente conheça a seguir algumas das melhores dicas para aplicar o storytelling no dia a dia de uma empresa, são elas:

  1. Entenda o seu ponto de vista

Toda história surge a partir de uma ideia, uma opinião ou um fato, por isso, todo filme tem a sua “moral da história”, assim como as fábulas.

Essa moral da história é o ponto de vista que o autor mostra através de sua obra, por isso, é preciso se perguntar qual o objetivo da história que será contada na empresa.

Isso permite a criação de argumentos para guiar o ouvinte ao entendimento do ponto de vista do narrador. Caso não se tome cuidado, nesse momento muitas questões irrelevantes serão colocadas na história 

Quanto mais mensagens têm uma peça narrativa, seja um anúncio ou um comercial, menos os espectadores e ouvintes entenderão elas.

Por isso, é essencial que a marca de curso higienização de estofados entenda seu ponto de vista, para explicá-lo da melhor forma e da maneira mais simples para as pessoas.

  1. Escolha o seu vilão

Toda hostiliza boa tem o mocinho lutando contra o vilão, e essa luta contra o bem e o mal pode ser representada de maneira abstrata ou até mesmo ser sobreposta.

Até porque as melhores histórias são as que fazem as pessoas passarem por uma série de emoções durante sua narrativa.

Defina quem será o vilão dela e qual o problema que irá ser atacado, na área corporativa isso pode ser um processo que esteja difícil de concluir, a concorrência alta e até mesmo o tempo de execução de uma atividade.

  1. Seja verdadeiro

É possível achar várias histórias de empresas que estragaram suas imagens ao usar a estratégia de storytelling com os seus clientes com inverdades.

Usar informações reais e verdadeiras na contação de histórias é uma das questões mais fundamentais, tornando- se muito mais importante do que necessariamente emocionar os ouvintes e ou espectadores.

É possível criar uma história com um ar mais fantasioso, com personagens, nomes e ações fictícias, mas deixe sempre isso claro logo antes de dar início a narrativa.

  1. Elabore uma narrativa que prenda os espectadores

Uma narrativa só prende as pessoas quando ela é interessante e construída para deixar os seus ouvintes interessados durante horas a fio.

Essa dinâmica é muito usada em filmes e séries atualmente, até porque se uma história fica sem graça, os espectadores desistem de prestar atenção nela e vão atrás de outras formas de se entreter, como as redes sociais.

Esse é o motivo da necessidade de entender bem a estrutura em que narrativas são criadas, essa sacada ajuda a melhorar muito a habilidade de contar uma história. 

A moral de uma história é o que está por trás da estrutura que foi criada para convencer e também para envolver as pessoas, provando que o ponto de vista do narrador é válido.

Nenhuma história deve correr de maneira aleatória, cada etapa dela acontece por uma razão que dá gancho para o próximo ponto ser contado.

Se o negócio que fabrica produto para limpar piscina muito suja usar storytelling para atrair seu público, deve elaborar narrativas que prendam os seus espectadores. 

  1. Mantenha sempre a simplicidade

Ideias muito difíceis, esquemas com muitas informações e siglas pouco conhecidas, dificultam o entendimento do público, que não se importará com as ideias do negócio.

As pessoas costumam confiar muito menos em coisas que não entendem, termos que parecem muito técnicos, elas preferem confiar naqueles que são mais simples e que vão direto ao que estão querendo dizer.

Por isso, dispense os termos técnicos, se preciso pesquise palavras mais simples que tem o mesmo significado pata favorita na compreensão do público.

Considerações finais

Como visto, saber como contar boas histórias é essencial para engajar o público da empresa de serviços de caldeiraria básica.

Isso também ajuda as pessoas a se identificarem mais com o negócio, o que faz muita diferença nos resultados de vendas de uma organização.

Por fim, mais dica seria contar histórias é fundamental, mas ouvir as que os clientes têm para contar também pode ajudar a transformar seus casos em vendas no futuro.

Escolha as melhores histórias para contar ao público baseando-se neles mesmos, explore sempre os conteúdos disponíveis e encontre a melhor maneira de explorá-los.

Isso ajuda a aumentar a criatividade do contador de história e sair fora da caixa para criar estratégias que ajudem a potencializar ainda mais as vendas.

Um storytelling jamais poderá cansar os espectadores, por isso, o tempo é sagrado, encontre um equilíbrio entre conseguir passar a mensagem desejada e não abusar da duração dela, saiba encaixá-lo da melhor forma que puder.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Storytelling: entenda a importância para construção de sua marca via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link