Saiba como criar conteúdos para redes sociais de uma empresa!


As mídias digitais assim como o e-mail são ferramentas de comunicação utilizadas por pessoas e empresas que investem no compartilhamento de conteúdo, sendo indicado para a divulgação de informação e também de produtos e serviços.

Conforme afirmam especialistas, o marketing digital é indicado para diversas linhas de negócio contemplando diferentes tamanhos, como um pequeno negócio local focado na higienização bancos automotivos e multinacionais.

Tamanha versatilidade é justificada pela alta quantidade de usuários encontrada nas redes sociais, considerando que a maior parte da população mundial está presente nos ambientes digitais, logo foi fundamental que o mercado encontrasse métodos para se adaptar.

O crescimento de usuários presentes nas redes sociais como o Instagram, tornou este um local propício para as empresas aplicarem as suas estratégias de comunicação e consequentemente aumentarem as taxas de conversão.

Para uma loja virtual especializada na comercialização de meias esportivas personalizadas, as vendas nada mais são do que uma extensão do relacionamento interpessoal, e as redes sociais são o veículo pelo qual esse relacionamento é viabilizado.

Essa integração permite maior dinamismo dentro dos negócios, mas cabe enfatizar que a análise de público e perfil é imprescindível.

Afinal, cada empresa possui particularidades e objetivos individuais, portanto, não é indicado trabalhar com estratégias generalizadas.

Especialistas em marketing digital ressaltam determinados aspectos que são essenciais para que uma estratégia feita dentro da internet consiga atingir os resultados esperados, como:

  • Identificar o público-alvo e seu comportamento;
  • Definir a linguagem adequada para lidar com o cliente;
  • Entender quais os canais de comunicação essenciais;
  • Ter clareza de qual o posicionamento desejado.

Tais tópicos devem ser considerados no momento de definição do projeto a ser aplicado para o marketing digital e farão com que o alcance das postagens e engajamento com o público culmine nos resultados esperados.

Engajamento em foco

Toda comunicação é embasada pela alternância da transmissão de uma mensagem e do seu recebimento, o mesmo é desejado dentro do ambiente digital. 

Seja por meio de mensagens diretas, postagens ou e-mails a interação com o público é essencial.

Aplicando ao contexto das redes sociais, o engajamento nada mais é do que a transmissão e recebimento de mensagens e o estabelecimento das relações entre clientes e empresas. 

Para uma empresa que deseja aumentar sua receita nas vendas de bandeja para mudas 200 células, tal engajamento deve ser com público que verdadeiramente se interessa e compra os seus produtos. 

Semelhante a um processo de prospecção, fomentar o engajamento e a interação com o público na internet demanda tempo, porque com a popularidade do marketing digital a disputa pelo espaço e visibilidade tem crescido a cada dia. 

Todavia, adotar as estratégias corretas fará com que negócios de diferentes portes e segmentos consigam atingir o público-alvo, chamando a atenção acerca das placas de sinalização de rodovia ou quaisquer produtos ou serviços que são oferecidos.

A contabilização do engajamento nas redes sociais vai além do que a consideração de curtidas, ainda que essas sejam importantes e motivam a continuidade nas publicações, porém os algoritmos consideram os cliques, visitas ao perfil e comentários.

Assim, as estratégias aplicadas nas redes sociais devem ser voltadas para chamar a atenção do público de forma que este desperte o interesse nos conteúdos publicados e demonstre com curtidas, cliques, comentários e visualizações.

Esteja atento ao conteúdo compartilhado

As redes sociais são usadas majoritariamente pelos usuários como uma forma de obter entretenimento, afinal, são a válvula de escape das pessoas que convivem em rotinas extremamente aceleradas e trabalhosas.

Por isso, embora um negócio deseje aumentar as taxas de conversão nas negociações de bateria Bosch 60 amperes, os conteúdos compartilhados não devem ser resumidos a tão somente promoções acerca do produto oferecido.

Isto é, nenhum cliente deseja ser abordado somente para falar de vendas, conforme observam os especialistas, é essencial alinhar as sinergias com a finalidade de promover um bom relacionamento com o cliente.

Assim, a principal e mais assertiva alternativa, é investir no marketing de conteúdo por intermédio do marketing digital, dessa forma as vendas de ladrilho hidráulico 20×20 podem ser potencializadas com o relacionamento humanizado.

Indo ao encontro das tendências de mercado, o marketing de conteúdo é a forma de humanizar o contato feito com o público-alvo, conferindo a possibilidade de marcas reforçarem o posicionamento no mercado com a divulgação de informações.

É válido enfatizar que os conteúdos publicados devem estar atrelados com o nicho atuante, para que assim o público desejado seja atingido com sucesso, não desperdiçando o tempo do time operacional com clientes em potencial que não estão no escopo almejado.

Como posso aumentar o engajamento nas redes sociais?

Essa é uma dúvida constante levantada por analistas de mídias digitais e empresários que investem no engajamento virtual para maximizar os resultados de venda, mas o primeiro ponto a ser trazido é que não existe receita mágica para atingir os objetivos.

As postagens acerca de um projeto de estação de trabalho L e os benefícios para um escritório dentro da pauta de produtividade foram fundamentais para que uma consultoria de arquitetura pudesse aumentar a visibilidade.

A ação foi tomada respaldada com as tendências identificadas no mercado, assegurando que as informações compartilhadas fossem verdadeiramente relevantes ao nicho em que a empresa está inserida.

Essa deve ser a diretriz delegada para a criação e postagens de conteúdos nas redes sociais, assegurando que estes vão ao encontro do interesse comum. Além disso, são observadas outras estratégias que maximizam o alcance. 

  1. Tenha a criatividade como aliada

Tal como dito anteriormente, a disputa por visibilidade nas redes tem aumentado como consequência da identificação das vantagens do marketing digital, por isso, a demanda dos conteúdos presentes é alta.

Semelhante ao ordenamento das relações presentes entre as organizações no mercado, durante a disputa por espaço nas mídias digitais é preciso apresentar as vantagens competitivas e comparativas aos usuários e clientes em potencial.

Seja para publicar sobre um produto de utilidade comum no cotidiano dos internautas ou até mesmo destacar a importância de obter LTA laudo técnico, a postagem será avaliada conforme a criatividade conferida na confecção.

Logo, para aumentar o engajamento nas redes sociais a criatividade deve ser a aliada indispensável das equipes de marketing, com o intuito de demonstrar os diferenciais daquele conteúdo produzido.

  1. Observe as tendências que estão em alta

O ditado popular que afirma o fato de que nada é criado mas sim copiado, quando aplicado ao contexto das tendências das redes sociais, é verídico. 

As tendências são essenciais porque ajudam no engajamento com o público e são uma forma de humanizar marcas.

As chamadas “trends” são encontradas principalmente no Instagram com a ferramenta Reels e na rede social concorrente que é o TikTok. Essas surgem inicialmente com os criadores de conteúdo e depois são espalhados aos usuários no geral.

Para aumentar o alcance permitindo que os conteúdos sejam entregues para um número maior de pessoas, é recomendado que as empresas produzam conteúdos de acordo com as trends e no formato de vídeo.

  1. Busque sempre interagir

Além de conquistar o público com a criatividade e informações relevantes sobre o nicho, é primordial também conferir ainda mais humanização no processo de engajamento. O Instagram, por exemplo, disponibiliza caixas de perguntas e enquetes.

Trazer conversas realistas para o público pode englobar esclarecer algumas dúvidas frequentes, mostrar o dia a dia nas empresas com o intermédio de vídeos, responder as mensagens enviadas diretamente e responder os comentários nas postagens.

Essa troca de conteúdo entre as partes envolvidas faz com que o cliente gere valor na marca, criando sinergia não só com os produtos e serviços oferecidos, mas sim analisando a missão, visão e valores que apontam para a cultura empresarial. 

Partindo do mesmo pressuposto, pode-se entender o motivo que motivou algumas marcas a criarem personas para expressar visualmente a cultura da empresa, tornando essa imagem reconhecida digitalmente.

A criação de um personagem para representar as comunicações feitas no ambiente digital é uma opção, mas não necessariamente fará com que o engajamento cresça. O importante é demonstrar espontaneidade na comunicação feita.

Considerações finais

Sendo assim, o marketing digital avançou nos últimos anos, tal crescimento está atrelado com os investimentos direcionados para a tecnologia, com a pandemia ocasionada pelo COVID-19 esse processo foi acelerado.

Assim, empresas de diferentes segmentos e tamanhos conseguem ter o acesso semelhante aos recursos na internet para se promoverem assertivamente no ambiente que mais tem crescido no número de usuários.

Contudo, pode-se concluir que não existem fórmulas e tampouco receitas mágicas para fazer com que o público interaja nas mídias.

Porquanto, com as estratégias aplicadas corretamente e as estratégias certeiras, o resultado será positivo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: