Publicidade e marketing: Entenda os benefícios de trabalhar com essas ferramentas

Publicidade e marketing: Entenda os benefícios de trabalhar com essas ferramentas
  • Save

Quando se ouve as palavras Publicidade e Marketing, muitas pessoas tendem a pensar serem a mesma atividade. Nesse artigo você compreenderá a diferença, e vai aproveitar bem os resultados!

Alguns profissionais da área usam essas palavras de forma intercambiável, referindo-se ao marketing como publicidade e vice-versa. 

No entanto, a verdade é que esses dois conceitos estão relacionados, mas são bem diferentes. 

Saber a diferença pode não parecer o mais importante para um profissional da área em primeiro momento, mas esse conhecimento se mostra útil quando um publicitário estiver falando com os clientes, ou gerentes de departamentos de uma agência de publicidade.

Além disso, crucial para integrar as ações e ter melhores resultados, já que um dos conceitos trata mais das estratégias e sua mensuração, enquanto outro diz respeito aos formatos e campanhas em dia.

Ao ser capaz de definir, de forma clara, o que é marketing, aliado ao fato de entender a diferença com a publicidade, pode-se criar conversas mais produtivas sobre tópicos diversos e ações mais efetivas.

Assim, quanto mais claro para todos sobre exatamente o que diferencia a publicidade e o marketing, as reuniões e conversas de trabalho podem ficar mais precisas e eficazes.


Leia também:


A definição para Marketing

No fundo, o marketing é um processo contínuo de garantir que um produto ou serviço de medicina do trabalho montes claros seja atraente para o mercado e consumidores em potencial. 

Devido a esse fato, o marketing é um processo que envolve relacionamentos, em que é preciso nutrir os usuários por meio de trabalhos que envolvem clientes e consumidores. 

Pode ser necessário se concentrar em dobrar as pontuações de satisfação do cliente, manter aqueles que são fiéis à marca e ser capaz de fornecer apoio e suporte pós-vendas de maneira eficaz. 

Pode-se até dizer que o marketing é o termo mais amplo entre os dois, e a publicidade se torna um subconjunto, um apêndice do marketing. 

Afinal, a publicidade, como será apresentado adiante, contém muitas atividades diferentes que, em última análise, dão suporte ao objetivo principal do marketing, ou seja, tornar a empresa mais visível e atraente para os clientes, aumentando a receita. 

No entanto, antes que se possa considerar fazer qualquer coisa do lado da publicidade, é preciso cobrir muitas atividades de marketing, entre as quais:

  • Branding;
  • Pesquisa de mercado;
  • Posicionamento da marca;
  • Preços.

Como marketing é um termo mais amplo, pode apontar para alguns aspectos fundamentais para a construção e crescimento de um negócio empresarial. 

Segundo o professor universitário Neil Borden, o mix de marketing é “uma matriz de tomada de decisão para decisões de marketing em qualquer negócio”. 

Inicialmente, o mix de marketing foi dividido em 4 Ps. Ao longo dos anos, no entanto, os 4 Ps se expandiram para os 7 Ps, principalmente para as empresas que fornecem serviços e não apenas produtos:

  1. Produtos

O serviço ou produto que uma empresa oferece, e que atende às necessidades e desejos específicos de clientes ideais. 

  1. Preço

Qual o custo que os clientes pagarão para a marca a fim de receber o produto ou serviço. O preço também ajuda a determinar quão lucrativo um negócio comercial pode ser. 

  1. Praça

Onde e como os clientes podem encontrar e acessar os produtos e serviços, incluindo varejo e revendedores, distribuição, franquia, comércio eletrônicos, entre outros. 

  1. Promoção

Como a empresa comunica os benefícios e usos de um produto ou serviço? É nesse ponto que entra a publicidade. 

  1. Pessoas

Quem está prestando o serviço no estabelecimento comercial. Toda empresa precisa contar com pessoas qualificadas e competentes para entregar serviços aos clientes. 

  1. Processo

O procedimento operacional padrão que o pessoal segue para mostrar aos clientes exatamente o que eles recebem quando contratam um serviço.

  1. Percepção

Trata-se do benefício tangível que o cliente recebe como parte do serviço de uma empresa. Por exemplo, um gerador de vapor poderia demonstrar a partir de planilhas e relatórios todo o trabalho feito para cuidar da saúde financeira corporativa.

Do que se trata a Publicidade?

É chegada a hora de ampliar a publicidade.

Como mencionado anteriormente, a publicidade pode ser considerada um subconjunto de marketing.

Isso porque todas as atividades, como anúncios pagos, postagens patrocinadas, entre outras ferramentas de divulgação, apoiam as metas do marketing em geral. 

Vale perceber que, dentre os exemplos indicados acima, a publicidade compreende, de forma indelével, as formas pagas de marketing. 

Esses anúncios, de forma específica, têm como objetivo promover as ofertas de uma empresa, ou a oferta de serviços de contabilidade preços compatíveis com o mercado, por meio de conteúdo pago. 

Vai além, pois a publicidade pode incluir atividades como criar novas campanhas criativas para coleções sazonais, descobrir em quais locais inserir anúncios e coletar informações e outros tipos de dados sobre os leads, ou seja, os clientes em potencial, e aqueles já fidelizados. 

Outras atividades da publicidade que valem a pena mencionar são:

  • Alcance maior de público via redes sociais;
  • Conscientização dos clientes;
  • Construção de marca;
  • Destaque sobre benefícios de produtos e serviços;
  • Geração de leads e vendas.

O marketing diz qual a mensagem da marca por meio de elementos como uma declaração de posicionamento ou visão, enquanto a publicidade faz essa mensagem ganhar vida e se mostrar para os consumidores. 

Muitas atividades criativas se enquadram na publicidade, como a criação de campanhas, recursos visuais (como banners, faixas e cartazes), jingles, vídeos, entre outros elementos de comunicação.

Publicidade e Marketing como combinação perfeita

As campanhas publicitárias devem estar alinhadas com os objetivos gerais do planejamento de marketing de qualquer negócio, demonstrando mensagens específicas e incentivando ações junto ao público-alvo.

Isso pode ser feito por meio de anúncios produzidos para campanhas publicitárias específicas para instalações elétricas prediais, por exemplo, e com direcionamento para as plataformas de publicidade que mais se encaixam no modelo de negócio e atinge o público-alvo de maneira certeira.

Sendo assim, os principais objetivos que podem ser alcançados por meio de anúncios produzidos para campanhas publicitárias demandam estudos de caso e do planejamento estratégico do marketing, resultando nos benefícios a seguir. 

  1. Aumento do reconhecimento da marca e produtos

Os clientes em potencial que buscam por manutenção industrial conhecem a empresa, ou mesmo os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado?

Ao longo do tempo, principalmente no século XXI, diferentes tipos de publicidade provaram ser eficientes em aumentar a conscientização sobre a existência de novas marcas e nichos de mercado. 

Isso permite divulgar o negócio de maneira pontual, em um curto espaço de tempo, para um grupo específico de consumidores. 

Não se trata apenas de aumentar a conscientização sobre instalação de gás encanado, porém, a publicidade é uma opção válida para aumentar a conscientização sobre produtos e serviços recém-lançados ou destacar a vantagem competitiva sobre a concorrência.

  1. Destacar-se perante a concorrência

Existem muitas alternativas para que uma empresa se destaque perante a concorrência, principalmente para chamar a atenção dos consumidores. 

Isso exige soluções inovadoras de Publicidade e Marketing para sair à frente em um mercado tão competitivo.

Anúncios personalizados podem ser muito eficazes e úteis, desde que a publicidade esteja concentrada em apresentar vantagens competitivas dos produtos, ou no valor agregado diferenciado no projeto preventivo contra incêndio disponível para os clientes em potencial. 

Até mesmo a adequação de preços aos orçamentos e no custo de produção, junto ao nível de profissionalismo e capacitação do serviço podem ser utilizados, assim como apresentar um suporte pós-venda e outras soluções disponíveis.

  1. Aumentar o volume de vendas e ROI

Os anúncios publicitários podem cumprir a missão mais difícil, que é gerar mais vendas para uma empresa e aumentar o ROI (Return Over Investiment), ou retorno sobre investimento, a partir do momento que segmenta clientes atuais e potenciais.

As campanhas de publicidade tradicionais, como anúncios em jornais e revistas, propagandas em rádio e TV, assim como busdoor e outdoor, aumentam a conscientização sobre as soluções de negócios. 

A publicidade digital, por meio do planejamento de marketing, pode emplacar anúncios em mecanismos de pesquisa, sendo otimizados para conversão via redes sociais, que visam segmentar os leads engajados que demonstraram interesse pela marca de alguma forma. 

  1. Apoio a outras operações comerciais

A publicidade faz parte de diferentes estratégias de marketing de uma empresa, e os anúncios são eficazes quando atingem os objetivos desejados.

No entanto, eles também apoiam operações de outros departamentos, como alcançar a conscientização desejada e necessária para campanhas de marketing de longo prazo e que, nem sempre, precisam ser remuneradas. 

Além disso, é possível estabelecer conhecimento prévio sobre os produtos e serviços para auxiliar os representantes comerciais na missão de apresentar os bens de consumo para parceiros comerciais.

Conclusão

Em um cenário comercial cada vez mais digital e sob demanda, o que se observa é que o marketing continua mudando e evoluindo. Por extensão, a forma como as empresas anunciam também segue o fluxo. 

No entanto, o que não vai mudar é a amplitude do marketing, o que inclui qualquer ação que busca divulgar produtos e serviços, ou apresentá-los, de forma habilidosa, ao mercado consumidor. 

Vale levar em consideração a publicidade como um apêndice do marketing, como forma de direcionar as mensagens ao público, seja um anúncio de pratica equipamentos tradicional exibido durante um jogo de futebol, ou uma campanha de marketing digital segmentada. 

Por fim, como reforço da explicação apresentada logo no início, não utilize os termos Publicidade e Marketing de forma intercambiável. Eles estão relacionados, mas com certeza não consistem em uma mesma ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade e marketing: Entenda os benefícios de trabalhar com essas ferramentas via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link