Ícone do site Marketing Digital para empresas e negócios – Blog do Convidar

​Por que é importante investir em remarketing?

remarketing

Remarketing é o nome dado à estratégia de conversões de vendas em canais de e-commerce. 

Ela funciona por meio da divulgação de propagandas para clientes que já demonstraram interesse em uma determinada marca ou produto.

Ao navegar por páginas da internet, principalmente, pelas mídias sociais, é comum ser invadido por uma série de anúncios de produtos que são ou já foram desejados em algum momento.

Todo esse processo é feito pelo monitoramento dos visitantes de um site que, a partir da primeira visita, são selecionados como clientes potenciais e passam a receber com maior frequência as promoções dos produtos de interesse.

De acordo com a 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online, realizada pelo SEBRAE, apenas 1,5% dos usuários que acessam um e-commerce realizam uma compra. Os outros 98,5% saem do site sem comprar e gastar nada.

Considerando esses dados, o remarketing torna-se essencial durante os processos de vendas online. 

Uma marca que utiliza esse recurso pode conquistar os seguintes benefícios:

A expressão “quem é visto não é lembrado” se encaixa perfeitamente a esse método de conversão de leads. Com ele, é possível manter-se perto do cliente que por algum motivo, desistiu de sua compra.

Essa presença constante em diversos canais da internet faz com que o visitante do site não se esqueça do produto ou da marca. Isso é essencial para aumentar o número de vendas.

Hoje, com o auxílio dos recursos tecnológicos e da internet, os comércios precisam, além de proporcionar satisfação e gerar fidelização, conquistar possíveis clientes que já demonstraram interesse pela marca.

A estratégia de marketing online pode ser aplicada a qualquer negócio, basta saber como aplicá-la de forma atraente e assertiva às diversas plataformas de mídias digitais.


Leia também:


Por que investir em remarketing?

A principal vantagem de investir na ferramenta de remarketing é o aumento de vendas por meio de clientes potenciais. 

Em decorrência, a marca conquista um aumento da lucratividade e diminuição dos custos em propagandas.

Com a presença em múltiplos canais da internet e segmentação direcionada a um público que já conhece a marca, as chances de vendas podem ser muito maiores, consequentemente, cobrir o investimento feito nos anúncios.

Campanhas de marketing custam caro e exigem tempo para sua criação, além disso, a taxa de conversão de usuários que visitam um e-commerce pela primeira vez é muito baixa. Portanto, o remarketing pode ser a alternativa ideal nesse processo de vendas.

A estratégia não funciona apenas para clientes que não efetuaram a compra na primeira visita, mas também para os que compraram algum produto. Nessa situação, os anúncios os acompanharão para persuadi-los a futuras compras.

Para uma melhor compreensão da importância desse método, pode-se usar como exemplo o caso de uma veterinária que acessou um e-commerce voltado ao segmento veterinário.

Sua primeira visita foi focada em encontrar uma vacina para gato v5, vacina para cachorro e alguns outros medicamentos direcionados a tratamentos e prevenção de doenças ocasionadas em pets.

Ao navegar pela plataforma de venda, ela finalmente encontrou todos os itens que estava procurando e finalmente efetuou a compra. 

Após dias da aquisição das mercadorias, a cliente começou a receber anúncios de outros produtos da mesma loja.

Entre as ofertas, encontrou uma que despertou a sua atenção e que, por coincidência, estava em falta no seu consultório, um armário de medicamentos. Então, com base na sua experiência positiva da última compra, resolveu adquirir o produto oferecido.

O mesmo poderia acontecer com um site de prestação de serviços. Ao entrar no site da empresa pela primeira vez, geralmente, os clientes buscam informações e pesquisam preços para fazer uma comparação em relação à concorrência.

Com a ferramenta de remarketing, essa primeira visita pode ser parte de uma estratégia de conversão, pois, a partir dela, os anúncios poderão ser direcionados especificamente a esse público potencial.

No caso de uma empresa que oferece serviços e produtos para reformas, por exemplo, os visitantes entram no site em busca de um serviço, em seguida avaliam seu preço e compram com a concorrência.

Ao sair do site e entrar em sites vizinhos ou navegar pelas mídias sociais, eles encontrarão o anúncio do mesmo serviço nessas páginas, com uma oferta atrativa e que, possivelmente, os atrairão de volta ao destino inicial.

Então, nessa segunda visita e após pesquisas, resolvem fechar negócio com a empresa e contratar o serviço, além de incluir os materiais necessários para a reforma, como resina de poliuretano para impermeabilização da laje onde as calhas serão colocadas.

Essa é exatamente a importância do investimento do remarketing em uma empresa, aumentar a visibilidade da marca, de suas ofertas, converter novas vendas e aumentar os lucros de um negócio.

Como criar campanhas de remarketing?

Existem várias formas de criar campanhas de remarketing e aumentar as conversões. É essencial conhecê-las, para que sejam elaborados anúncios atrativos e que despertem o interesse do cliente potencial.

Em todas as possibilidades, a intenção da estratégia é a mesma: tornar a marca lembrada pelo público. A meta é que a ferramenta de marketing trabalhe como um imã que o atraia novamente e o instigue a realizar uma compra.

Para uma melhor compreensão de como tornar um negócio atrativo e como elaborar propostas interessantes a novos leads, deve-se considerar as dicas que serão mencionadas a seguir.

1.    Criar uma lista de leads estratégicos

Ao contrário do que se imagina, uma lista de leads não deve conter somente pessoas que efetuaram uma compra. 

Elas devem ser bem atendidas e fidelizadas, porém, é essencial que o foco do negócio se expanda para novos horizontes.

É ideal criar uma lista estratégica de visitantes de um site. Para uma maior precisão e assertividade, o recomendável é que sejam selecionados apenas aqueles que visitarem a página mais de uma vez, em um prazo de uma semana a um mês.

Com uma segmentação mais precisa do público, será mais fácil conquistar um número maior de conversões. O contrário aconteceria se os critérios de separação dos visitantes fossem mais abrangentes e sem análise.

Para chegar em um lugar, é necessário saber para onde se quer ir, portanto, ter um alvo em mente é essencial para alcançar uma meta. Portanto, criar uma lista criteriosa e estratégica ajudará nessa trajetória de um e-commerce.

 

2.Criar listas de clientes relacionadas aos produtos

O comprador de uma telas de proteção para janelas de automóveis não necessariamente será o mesmo que realizará a compra de bancos novos ou calotas para pneus.

Com base nessa teoria, é essencial que a loja virtual crie listas de clientes de acordo com suas compras passadas ou para os visitantes, de acordo com seus interesses e cliques.

Dessa forma, será mais fácil realizar a conversão de novas vendas, de acordo com os interesses de cada um. 

Por exemplo, o cliente que efetuou a compra de proteção para janelas, possivelmente terá interesse em envelopamento para veículos.

A segunda compra será como um complemento para a segunda, por isso, é importante que as lojas virtuais criem listas precisas e que estudem a fundo o comportamento do consumidor, para conquistar um maior número de vendas.

3.Estudar o ciclo e o prazo estipulado de compra

Manter por meses um anúncio, em alguns casos, pode ser perda de dinheiro por parte da empresa. Geralmente, os clientes demoram no máximo uma semana para realizar uma compra online.

Se, dentro desse prazo, a compra de um produto não for efetuada, é recomendável que o anúncio de remarketing seja retirado das páginas do cliente potencial, pois, provavelmente, ele não será convertido.

Pode acontecer de um cliente que pesquisou sobre bomba hidráulica industrial em um determinado site só esteja fazendo uma comparação de preços entre diversas lojas. Não necessariamente significa que ele fechará negócio com o e-commerce.

Logo, não faz sentido continuar investindo em reter a sua atenção e interesse após o prazo de uma semana. 

Em contraponto, pode acontecer de um outro cliente revistar o site em busca de um forno de fusão, por exemplo, e comprá-lo na mesma hora.

4. Não cometer exageros

Clientes não costumam gostar de anúncios em excesso, a presença constante causa a impressão de perseguição ao internauta, por isso, é primordial que a aparição das propagandas seja sutil e amigável, caso contrário, terá um efeito reverso.

A ideia do remarketing é tornar um produto, uma marca memorável, despertando o interesse de um cliente e não a tornar desagradável e invasiva. Não cometer exageros é essencial nesse processo.

Considerações finais

Em meio à concorrência do ambiente digital, é primordial que os clientes sejam atraídos constantemente a uma determinada marca. Para isso, a ferramenta de remarketing é essencial.

Além do processo de fidelização do público que já realiza compras frequentes em um determinado site, é essencial considerar novas possibilidades, como os visitantes que, por algum motivo, desistiram de adquirir um produto.

O estudo do comportamento do consumidor será a bússola que guiará o caminho traçado por essa ferramenta de marketing, na missão de promover um aumento de conversões. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Sair da versão mobile