O que é SEO Local? – Conheça 2 vantagens!

seo local

Chegamos a um ponto em que já não é possível ignorar o papel dos motores de busca, com suas funções como no caso do SEO local que eles permitem a um site.

De fato, plataformas de pesquisa como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil, que são as mais utilizadas em nosso país, já fazem parte da rotina de muitos. 

Inclusive, as pesquisas podem ser feitas pelo PC, pelo smartphone ou até mesmo pelo relógio inteligente.

Neste último caso, a pessoa aciona a função de comando de voz do seu smartwatch, pronunciando uma palavra-chave como cadeira de jantar moderna, e centenas ou milhares de resultados aparecem em sua tela.

Além disso, pesquisas comprovam que o maior desses buscadores, que é o Google, já conta com mais de 3 bilhões de buscas por dia. 

O que equivale a dizer que, na média, metade das pessoas do planeta Terra inteiro faz ao menos uma pesquisa por dia.

Os dados são da Global Research Management, que é uma referência na área. 

Lembrando que o Brasil também é um dos países que mais tempo passam conectados na internet, utilizando plataformas de todos os tipos, inclusive essas de busca.

É justamente aí que aparece a função do SEO, sigla para Search Engine Optimization, essa Otimização para Motores de Busca permite que um site de locação de sala por hora seja bem ranqueado nos resultados, quando alguém buscar essa palavra-chave.

Afinal, aparecer nas primeiras páginas ou no topo da primeira página, é algo que pode fazer toda diferença para uma empresa, já que ela depende de tráfego e de visitantes para poder aumentar suas chances de vender e negociar.

No caso da otimização local, a assertividade tende a ser ainda maior, pois a concorrência se dá entre poucos, não em um nível nacional. 

Daí que tenhamos decidido tratar deste assunto, para detalhar o que é SEO local e suas vantagens.

Ademais, para não ficar apenas em abstrações genéricas, damos vários exemplos concretos, que ajudam qualquer empresa a colocar em prática a estratégia. 

Isso também implica falar dos impactos que podem surgir no curto e longo prazo.

Um ponto interessante é que hoje esse recurso evoluiu tanto, que já é possível aplicá-lo a qualquer nicho do mercado, seja para serviços como instalação de letreiro luminoso para fachada de loja ou então para vendas, como lojas de bairro.

Deste modo, se você deseja entender de uma vez por todas como o SEO local pode mudar a história comercial da sua empresa, fortalecendo sua marca e ainda por cima aumentando suas vendas, basta seguir adiante até o fim deste artigo.

Do que se trata o recurso?

Os buscadores surgiram ainda em meados de 1990, mais para o fim da década, um pouco antes da virada do século e do milênio. 

O primeiro deles foi o Yahoo, mas hoje o mais forte do mundo é o Google, ao lado do Bing e do Ask.

O grande diferencial do Google foi que ele revolucionou o modo de indexar os sites que aparecem nas pesquisas. 

Em vez de usar critérios que pareciam as antigas listas de empresas, eles criaram os algoritmos, que são baseados em inteligência artificial.

Assim, os resultados começam a aparecer de modo cada vez mais personalizado, sempre levando em conta o que a pessoa quer dizer com determinada palavra-chave. 

Por exemplo, quem procura por uma empresa de entrega expressa está atrás de um serviço.

Isso quer dizer que essa pessoa não prioriza receber páginas teóricas sobre a história das entregas e dos Correios, mas sim alguma firma que preste esse serviço.

Ademais, a palavra-chave indica que a pessoa está em momento de compra, pronta para contratar o serviço ou passar o cartão de crédito. 

Portanto, é preciso que o buscador indique uma solução que fique perto da localização do usuário.

Aí é que entra o SEO local, que leva em conta esse fator geográfico, tudo de modo interativo e dinâmico, sempre com base na experiência de quem utiliza o buscador.

Obviamente, essa tecnologia logo revolucionou nosso modo de comprar, bem como a maneira com que as empresas anunciam e fazem seu próprio marketing.

Com o tempo, vários pontos comprovaram a assertividade desse mecanismo.

Por exemplo, hoje há palavras-chave secundárias que indicam esse tipo de demanda, como o acréscimo do termo “perto de mim”, ou ainda “em SP”, caso a pessoa esteja em São Paulo.

Os avanços que ele promete

O mais bacana é que, em função disso tudo que dissemos acima, a própria plataforma do Google já integrou o recurso de geolocalização, dispensando a necessidade de digitar “perto de mim” ou “em SP”, ao menos para quem informa sua localização.

Deste modo, já não é preciso mais escrever isso, pois o algoritmo geográfico é capaz de identificar onde a pessoa está, pelo IP da internet, e customizar sozinho a pesquisa que ela está fazendo, sempre indicando resultados mais próximos.

Assim, ao procurar por lavagem de sofás, não viram resultados de outro país ou de outra cidade, mas sim os estabelecimentos que estejam no seu município, no seu bairro e até mesmo na mesma rua onde você realiza a pesquisa.

Outro fator que mudou drasticamente essa relação foi o crescimento da tecnologia mobile e a conexão 5G. 

Essas duas frentes lidam com o uso da internet em movimento, fora de casa ou do trabalho, como no celular, no tablet e nos celulares inteligentes.

Como o Google está sempre saindo na frente, hoje já existem algoritmos voltados especificamente para isso, como os de geolocalização ou de pesquisa por comando de voz, que é como as pessoas fazem quando não estão com um PC na frente.

Google Meu Negócio

Há um recurso simples que ajuda qualquer empresa a aparecer com destaque no SEO local, o Google Meu Negócio, criado especificamente para isso.

Ao contrário do que alguns pensam, você não precisa pagar por isso, embora haja funcionalidades mais avançadas que podem ser impulsionadas com crédito.

Tal como no caso do Link Patrocinado, que é o pacote Ads (Advertising, termo em inglês para Propaganda) que o Google já oferecia desde que surgiu.

Para fazer parte da plataforma Meu Negócio basta uma loja que vende jaleco enfermagem criar uma conta no Gmail, entrar no domínio Google Meu Negócio e se cadastrar.

Tanto a implementação quanto a usabilidade do site são bem intuitivas. As perguntas que serão feitas têm tudo a ver com a função, como essas:

  • O nome da sua empresa;
  • O endereço completo do local;
  • A geolocalização no mapa;
  • A categoria do seu negócio;
  • Os telefones de contato;
  • O site ou o blog da marca.

Além disso, há as famosas listagens, das quais falaremos adiante. 

O fato é que o próprio Google investe em toda essa tecnologia, justamente para tornar-se a maior referência em seu segmento, fortalecendo a própria marca.

Otimizando as listagens

As listagens que citamos acima são outros algoritmos ou parâmetros cuja função principal é ajudar uma firma a se destacar no Google Meu Negócio.

Afinal, se duas empresas da área de rótulos adesivos se inscrevem em uma mesma região, qual aparecerá primeiro? 

Aí é que entra o valor da otimização, como neste caso, em que a empresa pode fornecer fotos detalhadas do local, bem como dos seus produtos.

Outra listagem bacana é a dos serviços prestados, quando a empresa foca nisso e não na venda. Quanto mais detalhes sobre isso, melhor será.

Também podemos falar em horário de funcionamento atualizado, pois não tem nada pior do que deixar esse campo descuidado. 

Afinal, se o cliente for até você baseado nessa informação, e der com a cara na porta, certamente você perderá uma venda.

Faça a otimização padrão

Por fim, alguns pensam que falar em SEO local é uma desculpa para deixar de lado o SEO padrão, os demais algoritmos da plataforma, não necessariamente baseados na geolocalização, porém, isso é um grande erro.

É extremamente importante que seu site siga as demais diretrizes em termos de algoritmos.

Por exemplo, a assertividade da palavra-chave, bem como sua distribuição.

Assim, se a página trata de um produto como letreiro acrílico, esse termo precisa aparecer no título das fotos, no H1 e nos H2 ou H3, além do primeiro parágrafo, da meta description e daí em diante.

Outros parâmetros fundamentais incluem, por exemplo, a escaneabilidade da página, a velocidade com que as informações abrem e até a compatibilidade com dispositivos mobile.

Considerações finais

Em resumo, tratar da estratégia de otimização local é o mesmo que falar de uma tática que ajuda sua empresa a aparecer na maior vitrine do mundo, que é o Google.

Com os conceitos fundamentais e os conselhos práticos que trouxemos aqui, certamente ficará mais fácil de você entender o que é o SEO local, bem como as boas práticas da área, que realmente podem ajudar você a crescer na sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: