O que é sale enablement? A parte de 2 processos que se complementam e suas vantagens

O que é sale enablement

O que é sale enablement


Se para uns o sale enablement é um cargo a ser ocupado, para outros, esse é um processo metódico de acompanhamento de equipes de vendas. 

Primeiro de tudo, comecemos pela definição da palavra. Enquanto que, sale enablement ou habilitação de venda se refere ao cargo, sales enablement ou capacitação de vendas ela se refere a técnica de orientação.

Em ambos os casos, há uma metodologia que envolve a compreensão do negócio e orientação das melhores estratégias.

Essa estratégia é necessária porque, na maioria dos casos, as equipes de vendas não possuem técnicas e nem ao menos profissionais que estejam fortemente capacitados para trazer os resultados.

Isso acontece tanto pelo alinhamento com os objetivos, uso das fórmulas de venda que melhor se encaixam no que a empresa oferece, nem ao menos o uso adequado das ferramentas necessárias dentro desse tipo de trabalho.

Dessa forma, com um profissional dedicado a esse assunto, é possível determinar os melhores caminhos, começando antes mesmo de uma pessoa para a equipe de sales.

No artigo de hoje, vamos entender um pouco mais sobre o que de fato é o sale enablement, apresentando as melhores formas de trabalhar essa estratégia em uma empresa de venda de bateria heliar 60 amperes e quais as vantagens que esse esforço traz para as equipes.

Sales enablement: conceito

O sales enablement é considerado um tipo de metodologia ligada a estruturação de uma equipe de vendas, se preocupando não apenas com os profissionais que integram esse grupo, mas com seus treinamentos, ferramentas e estratégias a serem desenvolvidas.

Essa preocupação surgiu a partir da concepção dos formatos mais tradicionais de vendas dos negócios, que vão desde multinacionais até lojas de venda de mangueira de silicone flexível.

Afinal, antes dessa metodologia, grande parte dos negócios colocava em prática uma espécie de modo de operação onde a contratação e a descoberta dos formatos assertivos de oferta de um produto para um cliente acontecia no dia a dia de um trabalho normal.

Ainda que a inserção nas rotinas consiga trazer um entendimento melhor sobre os caminhos a serem percorridos, é mais do que essencial que tudo seja bem-feito.

Pensando nisso, o sales, seja a técnica ou um profissional que é responsável especialmente por esse setor em uma empresa, primeiro conhece qual é o objetivo da marca, entende as prioridades relacionadas às vendas e estrutura as formas de trabalho.

Em meio a isso, inicia-se a compreensão e seleção dos profissionais que podem auxiliar a companhia nesse sentido, entendendo quais os melhores para cada tipo de cargo.

Em seguida, com a elaboração de um quadro de funcionários perfeiro, uma empresa de lavagem e higienização de estofados, juntamente com os profissionais responsáveis por esse acompanhamento, passam a treinar a equipe em relação à:

  • Rotinas de trabalho;
  • Ferramentas essenciais;
  • Métodos de vendas;
  • Comunicação em relatórios.

Esses são alguns dos pontos mais relevantes nesse sentido, todos repassados às pessoas importantes no processo, a partir de capacitações e treinamentos, que também são elaboradores dentro do plano de sale eneblement construído no contexto do negócio.

Neste caso, iniciam-se testes sobre as melhores estratégias de vendas, buscando o que melhor se adequa a uma realidade de uma empresa e de acordo com os clientes que ela possui, como compradores interessados em telas de proteção.

Por ser um modo de acompanhamento em que esforços não são reduzidos para entender completamente as falhas nas equipes, entregando soluções à altura e integrando-as para cada membro – sem esquecer dos funcionários – é uma maneira de potencializar vendas.

Na verdade, o grande intuito é pensar no colaborador, que de fato é a pessoa mais envolvida dentro de um processo empresarial, empoderando-o ao máximo e dando a ele todos os meios de alcançar um cliente sem muitas dificuldades.

Leia também: Como Otimizar os Resultados de Marketing e Vendas

Quais as vantagens de quem o utiliza?

A própria explicação sobre sale enablement já é capaz de apresentar uma relevância interessante desse recurso para os negócios, tendo em vista que acompanha todos os seus pontos de valor e ainda viabiliza a melhor compreensão por quem trabalha com vendas.

Assim, podemos citar algumas das principais vantagens que empresas de Exame clínico admissional que investem nestes profissionais de sale ou em métodos como este:

1 – Aprendizado contínuo

O aprendizado contínuo dentro da empresa é um ponto que deve estar sempre em alinhamento. Afinal, é bem comum que um método de trabalho ou as principais estratégias utilizadas pelos profissionais durante um período acabem sendo modificadas.

Essa mudança ocorre, sobretudo, pelo reconhecimento de pontos de ajuste, que podem colocar um novo formato de trabalho com base em um entendimento da situação.

Com essa técnica, existe uma fórmula para inserir novidades e meios de entendimento sobre algo que surge de novo, mas sem deixar que os profissionais estejam sendo bem acompanhados para que entendam mudanças e se aperfeiçoem a elas.

2 – Melhor eficiência de processos

Implantar um novo processo pode não ser uma tarefa fácil. Além da resistência natural da compreensão por parte de quem está na prática dessas ações, nem sempre as empresas sabem transmitir essas mudanças e outras melhorias com propriedade.

Em meio a isso, uma dos principais benefícios de apostar no sale enablement é a forma correta de transmitir melhorias, agregando um aprimoramento nos processos.

Em outras palavras, a equipe de vendas em uma fábrica de ar condicionado tri split acaba tendo muito mais chances de trabalhar com congruência, ressaltando as mudanças em meio a suas rotinas com o mínimo de dúvidas e o máximo de resultados positivos.

Leia também: Processo de vendas: Quais etapas requerem uma atenção maior do vendedor

3 – Relacionamentos mais saudáveis

Um dos pontos mais importantes dentro dessa técnica é a maneira como os relacionamentos mudam conforme novas práticas e técnicas vão sendo mudadas dentro da equipe, em especial com prospects, como clientes, parceiros e até mesmo concorrentes.

O ideal nesse cenário é que exista uma comunicação muito mais integrada, ressaltando os pontos que são essenciais para uma empresa por meio de seus funcionários.

4 – Agrega produtividade

A produtividade é um ponto que move até mesmo empresas de banho e tosa pequeno, tendo em vista que a aprendizagem sobre um determinado trabalho se torna muito mais prática e as tarefas diárias fluem com a máxima facilidade, sem dificuldades.

Além disso, a companhia ganha muito em questão da satisfação do próprio profissional, que consegue ter em mãos maneiras de trabalho que não são cansativas e fazem todo sentido.

5 – Forma um processo de crescimento

Dependendo do andamento dessas mudanças estruturais na empresa, o seu processo de crescimento passa a ser muito mais rápido, ainda mais em relação com a entrada de formas de venda que são adequadas para o negócio e para seus públicos.

É como se depois de um intensivo de sale enablement houvesse uma melhoria em relação às próprias vendas, alcançando mais clientes e, como resultado, arrecadando maior receita.

Esse, de fato, é o objetivo de todos os empreendedores, o que agrega uma excelente oportunidade para aqueles que trabalham com essa área.

De que forma é possível trabalhar o sale enablement?

O primeiro ponto para executar o sale enablement é a estruturação e reestruturação de métodos de trabalho, entendendo de perto de que maneira as formas tradicionais conseguiam ou não chegar nos resultados mais assertivos em tempo hábil.

Por exemplo, uma escola que disponibiliza treinamento admissional nr 18, o profissional que vai fazer esse acompanhamento deve entender plenamente as etapas corretas de trabalho. 

A partir desse entendimento e do desenvolvimento de um plano de ação que possa mostrar de fato o que é adequado no processo de uma venda para o profissional, inicia-se a fase de recrutamento, que visa trazer à companhia as pessoas corretas para o serviço.

Nesse sentido, para o sale enablement, é interessante que entrem na empresa pessoas que são realmente corretas para a função e que venham a desenvolver as melhores estratégias.

Em seguida, depois da escolha de profissionais adequados para o setor, nada melhor do que aplicar treinamentos e capacitações, seja em questão de integração, de entendimento do processo, de reconhecimento das principais ferramentas e de lideranças.

Essa é uma das partes que melhor agrega o que a metodologia oferece que, no caso, é o empoderamento do próprio colaborador.

Por fim, é essencial introduzir às equipes a importância dos dados e informações, seja em relatórios ou sistemas como CRM, de modo a acompanhar resultados e fazer uma análise frequente do andamento dessas novas estratégias de vendas.

Conheça os: 3 Passos Para uma Campanha de Anúncios na Internet Bem Sucedida

Considerações finais

O sale enablement é um modo de acompanhamento, análise e projeção das melhores estratégias de vendas dentro das equipes destinadas a esse serviço, tendo como base a concentração de poder do profissional diante suas formas de trabalho.

Para tal, esse acompanhamento começa desde o processo de seleção e vai até a verificação dos resultados do sale separadamente, bem como das vendas da empresa depois desse período.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: