O que é e como trabalhar o outbound marketing? – Confira 4 bonanças
  • Save

O que é e como trabalhar o outbound marketing? – Confira 4 bonanças


O outbound marketing é um processo ativo para conseguir encontrar clientes em potencial que correspondam ao perfil procurado pela sua empresa, identificados por uma série de parâmetros de adaptação para seu negócio.

O marketing tem passado por constantes evoluções desde sua criação, para que se adapte aos melhores modelos e estruturas de mercado.

A maioria das empresas entende hoje que sem marketing, não é possível prosperar com sua empresa. Desde uma loja de confecções, um depósito de materiais ou empresa de cosméticos, e outros mais.

Sejam quais forem os seguimentos, todos precisam de estratégias de marketing eficientes.

Por isso, é importante ter em mente que algumas estruturas acabam sendo criadas por conta da modernização e dos avanços tecnológicos apresentados pela sociedade. 

Este é o caso do marketing digital, um modelo relativamente recente.

O marketing digital aproveita os avanços relacionados à internet para criar estratégias de qualidade e identificar o público-alvo de uma empresa, procurando resultados mais efetivos e ações de forte impacto no mercado.

Para conseguir aplicar melhor suas estruturas, um dos pontos mais importantes é compreender para quem você está oferecendo seus serviços de vendas.

O foco das ações de marketing é criar uma estrutura adequada para uma boa experiência de seu cliente.

O outbound marketing surge com essa ideia, aproveitando a evolução do mercado para apresentar conceitos inovadores e interessantes para trabalhar. 

Essa tendência tem se popularizado cada vez mais no mercado, e tem um trabalho importante.

Leia também:
Business Intelligence: conheça 3 formas de implantar em uma organização
Como medir o sucesso de suas campanhas de marketing digital
O Tráfego Orgânico Para Anunciar Gratuitamente na Internet é Mais Eficiente
Consegue Enumerar 5 Vantagens de Ter um Chatbot?

Inbound versus o outbound marketing

O primeiro passo que você precisa tomar para compreender em plenitude como usar o Outbound marketing é separá-lo do inbound, que é uma confusão comum que muitos empresários fazem.

O inbound marketing se destacou durante um bom tempo por sua capacidade de gerar receita para as empresas com um custo muito baixo, principalmente, por conta de suas ações relacionadas à internet.

A ideia do inbound é conquistar os leads de maneira passiva, por meio da geração de conteúdo e do engajamento que apesar de lento, é muito funcional. 

O outbound é mais proativo neste quesito, fazendo um processo ativo de captação de leads.

Mesmo durante o auge do inbound, onde se questionava a efetividade de ações mais ativas como o outbound marketing, esse modelo prosperou e manteve-se no orçamento da maioria das empresas.

Enquanto especialistas anunciavam o fim da prospecção ativa, a maioria das empresas ainda tinha receio de parar de usar este modelo e o manteve em atividade.

O que fez com que as técnicas se aprimorassem e novas formas de utilização deste modelo tenham surgido.

Em sua essência, o outbound é uma estratégia para prospectar clientes de maneira ativa. 

Por esse motivo, aqui você identifica o perfil de seus clientes em potencial e inicia uma abordagem direta, ao invés de esperar que ele tome o primeiro passo.

As empresas B2B (Business to Business), particularmente aquelas de ticket médio alto e com longos ciclos de venda possuem um foco especial nesse tipo de ação.

Isso porque estas empresas acabam conquistando resultados muito mais positivos com a captação ativa.

O processo complexo de vendas desse tipo de corporação acaba dando muito mais espaço para uma negociação mais ativa.

O primeiro passo é identificar leads por meio de pesquisas, e depois iniciando algum tipo de contato para prospectar o cliente de sua grafica de impressao digital.

Depois de se conectar com o lead, a equipe de vendas faz todo um trabalho de segmentação para qualificar e conseguir compreender quais são as necessidades e desejos deste, e como a empresa pode ajudar a solucionar os problemas apresentados.

Se o lead apresenta o desejo de solução e se encontra em uma posição de efetivar a compra, a equipe de vendas começa a trabalhar a solução e inicia o processo de negociação, com o objetivo de converter a venda ainda nesse tipo de negociação direta.

Isso gera um processo programado, que segue alguns passos fixos como:

  • Pesquisa do cliente;
  • Prospecção e conexão com o lead;
  • Qualificação e negociação;
  • Fechamento de venda.

Dessa forma, você consegue ter toda a estrutura de negócios em suas mãos para conseguir guiar o lead criado em vários aspectos para vender mobiliario urbano em Sao Paulo.

Enquanto o mercado estava focado em criar ferramentas e plataformas para as ações de inbound, estas eram deixadas de lado.

Entretanto, esse tipo de ação acabou se mostrando de grande valor, sendo reintegrada e com muitas inovações.

Começando a agir de forma a aplicar conceitos de outbound em estratégias de marketing completas para diversos setores e empresas de vários portes diferentes.

Bonanças do outbound marketing

Dito isso, agora que você conhece um pouco mais sobre o outbound marketing e seu potencial de negócios, é importante ter em mente algumas das principais vantagens que este método de marketing tem a oferecer.

Entretanto, é importante frisar que cada empresa é única, e nem sempre as mesmas vantagens se apresentam para empresas diferentes.

Nesse contexto, uma clínica de psiquiatria com atendimento online pode obter os mesmos benefícios no outbound marketing que uma empresa de porte elevado.

Os elementos citados a seguir são exemplos de funcionalidades comuns encontradas em empresas que usam o outbound marketing como uma estratégia de negócios, garantindo assim a efetividade desse tipo de ação e formas de você explorar melhor esses recursos.

Melhorias no ROI

Uma das métricas mais importantes para uma empresa identificar se está apresentando resultados satisfatórios é o ROI, ou Return of Investment (Retorno sobre Investimento).

Este valor representa o quanto de lucro um consumidor oferece à empresa depois de fechado o contrato, eliminando todo o gasto que foi necessário para conquistá-lo. 

Por isso, é importante ter em mente que esse tipo de ação acaba sendo muito relevante.

O inbound marketing tem um grande demérito em relação ao outbound nesse aspecto. 

A necessidade de o conteúdo do inbound marketing ser espalhado antes de gerar efetividade coloca uma barreira de tempo sobre o ROI.

As ações de inbound marketing precisam de toda a estrutura em movimento para conseguir os resultados esperados, principalmente, por conta da execução de técnicas como o SEO (Search Engine Optimization) e outros recursos de engajamento.

Já o outbound consegue uma ação muito mais rápida, uma vez que está ativamente em busca de completar processos de venda.

Imagine uma ação de venda de cadeira para call center direcionando todo o foco para empresas do setor de call center.

Desde o primeiro momento de prospecção, a empresa já está sujeita a iniciar o processo de vendas e conquistar um bom ROI.

Dependendo de seu ciclo de vendas, na mesma semana que inicia seus processos já consegue iniciar o retorno de investimentos.

Por isso, é muito importante pensar nesse tipo de elemento quando estiver organizando sua estrutura de negócios.

Métrica de fácil acesso

O mercado de hoje depende muito da análise de dados para conseguir prosperar. 

É preciso identificar o quanto suas ações tiveram sucesso ou fracasso para que você consiga identificar pontos fortes e fracos de sua estratégia.

Quando você trabalha com efetividade estes elementos, principalmente, com relação ao comportamento de seu cliente e o momento de efetuar a compra, o discurso de sua equipe de vendas terá muito mais efetividade.

Dessa forma, uma ação ativa e direta pode acabar gerando resultados bastante satisfatórios, sobretudo para resultados mais rápidos. 

Esse tipo de análise também acaba se aprimorando de maneira mais rápida também.

Por isso, é importante que você sempre avalie sua situação e as possibilidades que tem a seguir, tomando decisões muito mais embasadas e com dados atualizados para gerar recursos muito mais satisfatórios para a empresa.

Uma empresa de coberturas para eventos tem que conhecer em profundidade o interesse do mercado de alimentação. Nisso incluso, restaurantes, lanchonetes e comércios afins.

Quanto mais você identificar as necessidades dos clientes, ainda que em análises de dados e de informações de relevância, mais tato sua equipe terá para conseguir prospectar melhor seus consumidores, gerando assim um interesse maior em sua empresa.

Dessa forma, você consegue validar seus processos e tomar decisões muito mais assertivas para conseguir bons resultados de vendas.

Velocidade de validação

A quantidade de clientes com a qual sua equipe de vendas entra em contato nas ações de outbound marketing são muito importantes para validar o quão bem estruturados estão seus discursos e o potencial de comunicação de sua empresa.

Até mesmo seu público-alvo e suas personas podem ser validadas dessa maneira, conseguindo uma estratégia muito mais bem estruturada para conseguir as prospecções ideais nesse tipo de recurso.

Dessa maneira, você consegue um resultado mais satisfatório e adequado para sua empresa e consegue uma taxa de conversão muito maior, uma vez que consegue adaptar toda a estrutura negocial de sua corporação para aumentar seu potencial de vendas.

Considerações finais

O trabalho com o outbound marketing possui inúmeras possibilidades para sua empresa.

Por se tratar de uma comunicação mais ativa, sua equipe de vendas tem muito mais argumentos para conseguir reverter quadros de insatisfação e apresentar seu material para novos clientes.

Por isso, é importante pensar que você terá muito mais assertividade quando entrar em contato com qualquer lead, garantindo assim uma comunicação mais direta e objetiva, oferecendo qualidade em serviços ou produtos para converter mais vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O que é e como trabalhar o outbound marketing? – Confira 4 bonanças via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link