O Que é Lançamento Perpétuo? Conheça as 3 práticas que podem ser aplicadas ao lançamento

O que é lançamento perpétuo

O que é lançamento perpétuo


Com o avanço da internet e do meio digital, se tornou comum que diversas pessoas investissem nessa nova era que chegou, e com as empresas, não seria diferente. Hoje entenderemos o que é o lançamento perpétuo e como aplicá-lo.

A internet trouxe consigo uma verdadeira mudança na forma como agimos, pensamos e até mesmo nos comunicamos, abrindo uma porta cheia de possibilidades para qualquer pessoa que tente empreender ou mesmo criar uma carreira na internet.

Com a estabilização do e-commerce como uma das formas mais consolidadas de vendas, diversas pessoas começaram a se interessar em vender seus serviços ou produtos caseiros na internet, desde um armário arquivo para escritório até mesmo pratos de cerâmica.

Tivemos então aquela imagem de uma indústria gigantesca que produz muito como a única forma de comércio, podendo então uma empresa estar localizada em um pequeno quarto, dependendo do que é oferecido e comercializado pela mesma.

No entanto, com tantas pessoas empreendendo atualmente, se tornou cada vez mais difícil se tornar mais atraente para os clientes e vender algo que realmente crie destaque no mercado, mesmo que seja utilizado um flyer de divulgação.

Diversas táticas e estratégias foram desenvolvidas e são aplicadas ainda nos dias de hoje, entre elas estão o lançamento perpétuo, que é o tema desse texto e o tópico que abordaremos a seguir.


Últimos artigos sobre estratégias de marketing


Qual o impacto do lançamento perpétuo?

Antes de entender o que é o lançamento perpétuo, é importante entender o conceito por trás da Fórmula de Lançamento que serve de base para a sustentação dessa estratégia de marketing

Essa prática nada mais é do que um método que tem como objetivo atrair novos clientes e consumidores para o seu produto que é comercializado de forma digital por meio de um processo estruturado, seja uma cadeira para call center ou qualquer outro produto.

Atualmente, existem diversas formas de lançamento que podem ser úteis para o seu produto, mas com tantas opções fica difícil decidir qual é o melhor para apresentar a novos leads, e nesse caso, o lançamento perpétuo é o mais indicado.

De forma resumida, o lançamento perpétuo baseia-se no conceito de venda de um produto digital, porém, é como se estivesse continuamente sendo lançado. 

Conhecido também como evergreen, é ideal para ser utilizado após o tipo de Lançamento de Semente.

Assim como grandes fábricas precisam se atualizar e utilizar de um processo de automacao industrial empresas, as que buscam vender no marketing digital também precisam se atualizar e automatizar e deixar mais efetivos suas estratégias de marketing.

Quando falamos de lançamento perpétuo é bom imaginar um carrinho de compras que nunca é fechado e está sempre aberto para as próximas negociações. 

Isso significa que a prática tem como objetivo sempre se vender, porém, para um novo público.

Além de exigir um bom planejamento, fluxo e ferramentas atuais de automação de marketing, o lançamento perpétuo economiza tempo e outros recursos que teriam de ser disponibilizados toda vez que acontecesse um novo lançamento.

Pensemos, por exemplo, que o produto que você comercializará de forma digital seja um curso de paisagismo de jardim e piscina

Esse tipo de ideia é fantástica para a aplicação deste tipo de lançamento, afinal, você sempre terá de apresentá-lo para um novo público.

Com isso, o seu produto estará sempre disponível em alguma plataforma digital terceirizada ou por alguma criada pela própria empresa, fazendo com que novas pessoas na sua lista de contatos se interessem pelo produto e continuem consumindo.

Algumas das vantagens de se utilizar este tipo de técnica são:

  • Lucro obtido mais constante;
  • Marketing mais assertivo;
  • Aumenta o alcance e autoridade da marca;
  • Maior geração de leads a médio e longo prazo.

Existem algumas técnicas que envolvem vários estilos de lançamentos e que podem ser aplicados a esse caso, e vamos ver um pouco deles agora.

Práticas que podem ser aplicadas ao lançamento

Existem algumas estratégias que podem ajudar a emplacar e agilizar o processo de lançamento perpétuo.

Afinal, para que ele funcione, deve existir uma constante atração de novos leads para o produto.

Diferente de um produto mais comum onde existem picos de venda, como em lançamento, depois em épocas promocionais, e dependendo da utilidade do mesmo, continue gerando uma receita bastante confortável para a empresa, mesmo que seja difícil.

Como este é o principal objetivo do lançamento perpétuo, mesmo que os serviços disponibilizados sejam na área de construção civil em áreas sociais, separamos algumas táticas que podem te ajudar na geração constante de leads.

01 – Lista de e-mails

Um dos mais antigos métodos de comunicação, desde quando a internet não era tão popularizada e bem menos interativa e acessível do que é hoje. 

Esse é um método interessante de chamar atenção de possíveis contatos do seu site.

Uma alternativa é enviar e-mails também para pessoas que se cadastraram em seu site, e durante as configurações, mostraram interesse em receber novidades e outros possíveis produtos e serviços que estejam disponíveis para consumo.

02 – Gatilhos Mentais

Uma outra possibilidade para atrair os leads para o seu marketing de lançamento perpétuo é a utilização eficiente de gatilhos mentais, sejam eles relacionados a um produto ou a um serviço.

Caso você não saiba, os gatilhos mentais são formas de estimular o nosso cérebro com o intuito de tentar influenciar na hora de tomadas de decisão. 

Essa já é uma prática utilizada há vários anos, mesmo que de forma inconsciente por diversas empresas no mercado.

Criar toda uma ambientação para o lançamento de um produto, dar dicas e informações sobre como funcionará e como será realizada a venda ou marketing e que o cliente tem a ganhar ao adquirir o que é oferecido.

Quando pensamos nisso, é criado uma espécie de sistema de troca e recompensa, onde você oferece para o cliente algumas coisas que ele busca, e como recompensa, eles retribuem comprando ou seguindo e se tornando fiéis a marca.

Ao dizer a data de algo e alimentar a curiosidade e mostrar ao cliente o porque ele precisa comprar ou adquirir algo, é normal ficar ansioso e aguardando pelo lançamento, fazendo com que até mesmo o lead faça divulgação espontânea do seu produto.

Por fim, porém, não menos importante, é aumentar a confiança que o lead pode ter sobre a sua empresa, mostrando depoimentos de clientes que adquiriram o produto e como se sentem satisfeitos e felizes com a compra.

Quando vemos que alguém comprou, ocorreu tudo bem na entrega, seja ela física ou digital, ficamos menos receosos na compra e, a opinião de alguém sobre o assunto pode ser fundamental na hora de decidir se iremos ou não realizar a compra.

03 – Práticas de lançamento

Sempre que se realiza um lançamento, é bastante interessante parar e observar a reação do público e os comentários que surgem sobre o produto. 

Além de um feedback quase que instantâneo, é possível saber onde pode mudar algo em um futuro lançamento.

Uma estratégia bastante válida e que é bastante funcional é oferecer promoções que podem variar entre as primeiras 24h de lançamento a até 7 dias. Mas, porque oferecer uma promoção justo no lançamento que é onde deveria prospectar mais capital?

O motivo é causar um senso de urgência a todos aqueles que ainda estão cogitando em adquirir o produto, portanto, é interessante monitorar todo o processo desde o começo para que tudo ande conforme o planejado por você e pela sua equipe.

No entanto, para que todas as estratégias descritas neste texto funcionem é necessário oferecer um produto bom e de qualidade.

Afinal, investir tanto em todas essas formas de marketing e de lançamento tem de ter um bom retorno.

Considerações finais

Agora que já ficou um pouco mais claro sobre o que é o lançamento perpétuo e como ele funciona, é interessante analisar o momento atual e a realidade de sua empresa para que as práticas sejam adaptadas conforme forem necessárias.

Sente com a sua equipe e tente implementar o lançamento perpétuo em alguns produtos mais simples, e conforme for avançando e trazendo resultados, estude o que funciona melhor e comece a expandir a autoridade da sua marca baseado nesse sistema.

Também é interessante estudar um pouco outras formas de lançamento para complementar uma as outras, te dando grandes possibilidades de personalizar um estilo de lançamento próprio que utiliza referências já testadas no mercado de trabalho.

As dicas acima te ajudarão a se tornar cada vez mais relevante diante de um mercado de trabalho e empreendedorismo, que embora seja difícil, está cada vez mais aberto a um novo público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#lançamento #lançamentoperpetuo #marketingonline

Victor Xavier: Aficionado por tecnologia, Fã incondicional do Google e uma grande paixão por Marketing e Vendas. Atualmente, consultor no Convidar.Net. Idealizador e Editor do Blog do Convidar Redator e consultor em Comunicação, Publicidade e Marketing Digital. O cara que escreve e faz de tudo um pouco, e o que sempre tenta lembrar o tema do último post. Sem sucesso, é claro.