Saiba o Que é Inbound Marketing: Conheça 9 vantagens dessa tática

Inbound Marketing - brainstorm-de-equipe-de-negocios-lampada-declaracao-de-visao-missao-empresarial-e-empresarial-conceito-de-planejamento-de-negocios
  • Save

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, surgiu quase de forma paradoxal à forma de fazer publicidade até então conhecida. Quer saber como foi?

Antes de Tudo…

Que tal conhecer solução de marketing ideal para o seu negócio? Um plano de publicidades que cabe no seu bolso.

Oras!

Obtendo como resultado, um grande diferencial competitivo para qualquer empresa. 

Portanto, se esse conceito é novidade para você, está na hora de atualizar seus conhecimentos e conseguir melhores resultados para seu negócio.

O marketing tradicional, também chamado de outbound marketing, em síntese, parte da ação de interromper o público ao longo de suas tarefas diárias para mostrar as vantagens em adquirir o produto ou serviço de uma marca. 

A acao de marketing promocional costuma ser marcada por propagandas exageradas, muitas vezes exaltando características que não equivalem necessariamente à realidade, também conhecida como propaganda enganosa, o que fere os direitos do consumidor.

O inbound marketing, o novo marketing, vem tanto como solução para o próprio cliente, uma vez que se baseia em fornecer informações úteis e relevantes ao consumidor, não havendo mais espaço para enganação ou meias palavras, quanto para o empresário.

O cliente avalia e opina publicamente em tempo real, na internet, sobre a cobertura para eventos sociais e empresariais que acaba de alugar da sua empresa, por exemplo. 

Esse fato é característico do novo perfil de consumidor que mudou as regras do mercado para sempre.

O seu cliente não tem mais apenas o papel final clássico de consumidor do produto e do serviço, afinal, não é só o adesivo que está sendo avaliado nessa venda. 

Visto que tudo que envolve o cliente em sua jornada de compra está sendo avaliado ali.

Desde a forma com que esse cliente descobriu o seu negócio, como ele foi recebido e atendido, as impressões visuais do local ou site, até o seu atendimento após a venda, todos esses detalhes contam e fazem a diferença. 

Para ter uma visão mais simples sobre isso, coloque-se no lugar do seu cliente e se pergunte o que falaria a respeito do seu próprio produto ou do seu serviço.

Essa reflexão pode ser a luz que faltava para seu negócio, que precisou de tanto investimento, comece a dar lucro.

Perceba que agora cada um, até mesmo os que ainda são apenas clientes potenciais, se tornaram peças fundamentais em toda a jornada de venda do seu serviço, desde o pré ao pós-venda.

Dentro do espectro do seu público-alvo, a opinião de cada indivíduo e até mesmo as impressões visuais e sensoriais, como cheiros e temperatura do local, é importante.

Portanto, deve ser levada em conta e certamente será o fator decisivo entre o sucesso ou fracasso do seu novo negócio, assim como de qualquer outro empreendimento. 


Leia também:


Inbound Marketing x Outbound Marketing diferença e importância para os negócios
  • Save

Como fazer o desenvolvimento dessa técnica

Tendo em mente o que já foi abordado até então, e sabendo a importância dessa estratégia, é preciso também saber como colocá-la em prática. 

A atratividade do inbound marketing

Face a este cenário, em que o consumidor é a peça-chave para o sucesso de qualquer empreendimento, a solução mais lógica encontrada pelo mercado do marketing para se adequar foi se aproximar do consumidor.

Literalmente criando uma relação próxima com cada um, sendo exatamente dessa humanização que estamos falando.

O inbound marketing possibilita a conexão com o público-alvo por intermédio de 3 pilares, que são o marketing de conteúdo, o SEO, e as estratégias nas redes sociais.

Para que tenha mais clareza sobre esses temas, eles serão melhor elucidados ao longo desse artigo, para que possa explicar cada integrante de sua equipe ao elaborarem a nova estratégia de marketing da sua empresa.

Como o novo marketing tem como pilar a atração de novos clientes para uma marca, ao contrário do antigo, é necessário oferecer o que ele está procurando dentro da rotina natural de seu dia a dia.

O marketing baseado na elaboração conteúdo

Para que seja possível entender melhor o marketing de conteúdo, é importante ter claro o que o ato de fazer marketing, portanto, se o que vem à sua cabeça se restringe a:

  • Oferta ativa por telefone ou e-mail; 
  • Cold Calls;
  • PAP (Porta a Porta) ou PDV (Ponto de Venda);
  • Estandes de vendas em eventos;
  • Práticas de comunicação unilateral.

O conceito de marketing de conteúdo vai gerar uma mudança de mindset, abrindo os horizontes para outras formas de estabelecer essa comunicação.

Em vez de gastar seu orçamento para publicidade, anunciando um portão de chapa residencial, ele pode investir em um blog para serralheria. Existem campanhas de inbound marketing direcionadas com excelentes resultados.

Um outro exemplo, um dono de um salão de beleza, pensando em como pode aplicar uma estratégia de inbound marketing.

Em vez de gastar com publicidade, anunciando o preço do corte de cabelos ou de tratamentos capilares, ele pode investir em um blog para seu salão. 

Com artigos dos mais diversos temas que são úteis e relevantes ao seu público-alvo, como as ideias selecionadas a seguir:

  • A beleza de cabelos cacheados;
  • Como cuidar dos cachos;
  • O que é um banho de verniz;
  • Como é o procedimento em detalhes;
  • Quais os benefícios de um banho de verniz para cachos.

Vale destacar a importância de nunca plagiar. Isso é crime e pode tirar toda a credibilidade de seu negócio. 

Portanto, cite fontes, dê o devido crédito à origem de sua informação ou ofereça algo único, sendo esses o seu produto de valor.

Com o tempo, você verá na prática que o custo final do inbound marketing é menor que se comparado ao marketing tradicional, já seu retorno é muito maior, ou seja, inbound marketing é igual a custo-benefício. 

O conhecido Search Engine Optimization

Na prática, SEO ou Search Engine Optimization é toda estratégia para otimização de resultados em mecanismos de buscas.

É a compreensão dessas 3 letras que vão garantir que o site da sua clínica de fisioterapia seja o primeiro resultado quando um usuário do país digitar “RPG fisioterapia” em qualquer tipo de buscador da web.

São essas estratégias que “conversam” com os algoritmos desses softwares para que essa mágica aconteça. 

Vale destacar que isso não depende de um prévio entendimento sobre programação.

Sendo assim, algumas dicas são o uso de palavras-chave certas, o seguimento da regra-chave: conteúdo original, útil e criativo, e o investimento em anúncios pagos em algumas redes sociais.

Caso seu orçamento ainda esteja apertado, você não precisa necessariamente pagar pelos anúncios logo no começo das estratégias. 

Entretanto, isso potencializa os resultados, sendo proporcional ao investimento. Mas, não será funcional se não houver investimento no principal ponto: a qualidade do conteúdo.

Mais artigos sobre SEO Marketing:

Seja tático nas redes sociais

As redes sociais, juntamente com blogs e sites oficiais, são as ferramentas mais eficientes do marketing digital. No entanto, só será eficaz se sua atuação for estratégica.

Do que adiantaria a rede social de negócio que aluga cobertura transparente para eventos direcionar seu marketing de conteúdo para idosos, por exemplo.

Certamente haverá maior receptividade e retorno, ao direcionar para empresas produtoras de eventos, ou mesmo para o público jovem.

Também não adiantará muito se você não manter certa frequência em suas postagens, pois isso é um fator de grande peso para os algoritmos das redes sociais decidirem sobre o alcance de suas postagens. 

Seguir um cronograma, até mesmo diário, é uma boa opção. Portanto, considere com total atenção os seguintes pontos na elaboração de sua estratégia nas redes:

  • Persona (com quem você fala);
  • Etapa do Funil de Vendas (o que o cliente busca);
  • Linguagem (como fala);
  • Frequência de postagens;
  • Automação do marketing;
  • Relevância;
  • Melhores dias e horários para postagens.

E sempre interaja com seu público. Além de não deixar o público sem conteúdo, responda todas as mensagens, curta postagens, mostre que seus seguidores são importantes para você. Interação é o que gera engajamento.

Imagine que um potencial cliente quer agendar a instalação de um portão. No nosso exemplo, você é esse profissional, que investiu muito em inbound marketing. 

No entanto, não retorna às mensagens do usuário com dúvidas pontuais. Isso não vai gerar os resultados almejados durante a estratégia.

Os melhores benefícios que o inbound marketing tem

Para ajudar ainda mais a compreender os benefícios das táticas inbound marketing, além dos que já foram citados segue como bônus segue um resumo das principais vantagens, que são:

  • Traz o cliente até seu negócio;
  • Custo-benefício alto;
  • Menor custo de investimento quando comparado ao tradicional;
  • Geração contínua de leads qualificados;
  • Educa o consumidor quanto ao seu negócio;
  • Formulação de autoridade da marca;
  • Cria um canal de diálogo personalizado com o público-alvo;
  • Expande seu alcance no mercado;
  • Resultados constantes (pois o conteúdo se mantém na web). 

Portanto, se entendeu como aplicar o novo marketing em sua realidade e quais são os caminhos que deve seguir, está pronto para arrasar no marketing digital e ter ótimos resultados na internet.

Sem qualquer sombra de dúvida, o inbound marketing veio para revolucionar o mercado, é uma tendência inerente e só traz vantagens de maneira bilateral, e potencializa os resultados do marketing digital. Não há discussão quanto a esses pontos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba o Que é Inbound Marketing: Conheça 9 vantagens dessa tática via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link