O que é brand voice? – Entenda 4 conceitos desta técnica e mude o tom de voz da sua marca!
  • Save

O que é brand voice? – Entenda 4 conceitos desta técnica e mude o tom de voz da sua marca!


Você sabe o que é Brand voice e qual a sua importância nas estratégias de fidelização de clientes? Saiba que para tornar sua marca relevante no meio digital você pode depender dessa informação.

Brand voice é um conceito importante que toda marca deve se atentar, pois hoje em dia, o que empresas mais querem é fidelizar clientes e tornar sua marca relevante no meio digital.

Um dos maiores desafios das companhias com a globalização e o avanço da tecnologia é conseguir destaque em meio a um mercado tão concorrido.

Além disso, o consumidor moderno está cada vez mais exigente e quer ter contato apenas com produtos e serviços que realmente lhe interessam. 

Sendo assim, tudo isso faz com que a fidelização se torne um processo ainda mais complexo.

Entretanto, podemos contar com algumas estratégias que ajudam a criar uma aproximação maior com o público-alvo.

Uma delas é o inbound marketing, que se baseia na produção de conteúdo rico e do interesse do público, para fazer com que as pessoas vejam a marca como autoridade no assunto.

Para modernizar ainda mais o conceito e as ideias do inbound marketing, surgiu o brand voice

Por meio dele, a empresa define um tom de voz da marca e que será usado em seus pontos de contato.

Dito isso, aqui vamos explicar o que é brand voice, como desenvolvê-lo e sua importância. Acompanhe conosco.


Leia também:


Entendendo o conceito de brand voice

A empresa deve conhecer bem o seu público-alvo, para que assim saiba como se comunicar com ele, usando o tom de voz mais adequado.

O brand voice é uma estratégia que estrutura a maneira como uma marca vai se comunicar com o público e se relacionar com as pessoas nas redes sociais e nas demais plataformas que utiliza.

Portanto, se um fabricante de portas de aço vai investir em marketing de conteúdo, ele também pode usar o brand voice nos materiais que pretende criar, adotando determinado estilo de escrita.

Com isso, a marca consegue aumentar o engajamento e transmitir seus valores de maneira mais natural.

São ações que ajudam a fidelizar o cliente, pois ele vai entender qual é o comportamento da marca e se identificar com a maneira como ela se comunica.

O consumidor também deseja saber mais sobre o posicionamento e os valores defendidos pelas empresas e isso ajuda a atender às demandas das pessoas.

Se a sua marca tem um tom de linguagem bem definido e sabe transmitir sua personalidade nas redes sociais e outros canais de comunicação, o público consegue conhecer melhor o seu negócio.

Ao planejar bem o brand voice, a companhia tem mais chances de conquistar a confiança do cliente, e consequentemente, de vender para ele.

Portanto, se uma empresa deseja que suas estratégias sejam mais precisas e quer investir melhor seus recursos em marketing, deve estabelecer seu brand voice.

Quando esse conceito é devidamente aplicado, a empresa tem acesso a uma série de vantagens e se destaca no mercado em que atua.

Isto posto, agora que você já sabe que se trata essa estratégia, no próximo tópico, vamos mostrar como colocá-la em prática.

Acompanhe a leitura.

Leia também: 18 Táticas de Marketing Online Para Pequenas Empresas

Como trabalhar o brand voice do seu negócio

Existem alguns passos importantes para as empresas que querem trabalhar bem o seu brand voice. E dentre eles temos os seguintes:

Conhecer o público-alvo

O primeiro passo é saber quem são os seus clientes, para isso, recomenda-se fazer uma pesquisa de público-alvo, com foco em características, como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Interesses.

Procure saber quais são suas necessidades, nível socioeconômico, dentre outras informações que julgar necessárias para o seu negócio. 

Com base nesses dados, você terá uma ideia do melhor tom de voz para usar.

Criar uma persona

A persona é um personagem que representa o seu perfil de cliente ideal, ou seja, aquela pessoa que realmente tem potencial para se tornar seu cliente.

Ela é diferente do público-alvo porque é mais específica, ou seja, ela possui características mais pessoais, como nome, estado civil, profissão, problemas, necessidades, sonhos e por aí vai.

Se uma gráfica de Banner Tcc conhece bem a sua persona, ela consegue direcionar e personalizar ainda mais seus conteúdos, o que ajuda a alcançar resultados ainda mais efetivos.

Usar uma tabela para definir o tom de voz

Para não errar no tom de voz, escolha o estilo de linguagem da sua marca. 

Por exemplo, pense em três palavras que representem a sua marca e monte uma tabela que contenha o que fazer e o que não fazer.

Na hora de falar sobre um produto ou serviço, a empresa saberá quais são as melhores palavras que podem ser usadas, de modo a transmitir todo o valor da sua marca.

Humanizar o tom de voz

O consumidor moderno não quer apenas comprar, baseado na qualidade e no preço, ele deseja estabelecer uma relação com a empresa. 

Assim sendo, vai mostrar que tem sentimentos, comportamentos e valores.

Isso vai se refletir na forma como a pessoa enxerga a empresa, fazendo com que ela se identifique e reconheça tais características.

É dessa forma que você humaniza seus conteúdos e a maneira como se comunica, e consegue aproximar o público do seu negócio.

Crie um “rosto” para ele, ou seja, estabeleça de que forma seus colaboradores devem atender seus clientes, para que assim fique mais fácil conquistar clientes novos e fidelizá-los.

Optar por bons canais de comunicação

Quando falamos sobre marketing digital, as organizações não podem querer investir em todas as práticas. 

As campanhas precisam ser segmentadas, assim como as ações, quando escolher os canais pelos quais vai se comunicar.

Por exemplo, enquanto uma propaganda pelo Facebook funciona melhor com um público, pelo Instagram pode ser melhor com outra.

Importância do brand voice para os negócios

Portanto, agora que você já sabe algumas regras para usar essa estratégia, precisa entender um pouco mais sobre a sua importância.

Em primeiro lugar, investir nessa prática é uma maneira de diferenciar a sua marca no mercado. 

Hoje em dia, vemos muitas ferramentas e estratégias se tornando cada vez mais populares. Uma vez que muitos negócios começam a usar os mesmos recursos, fica difícil se destacar. 

E dentre os principais objetivos das companhias estão gerar engajamento e fortalecer o reconhecimento da marca.

Se uma confecção de camisa com logo bordado aplicar corretamente o brand voice, consegue se destacar mais perante os consumidores, já que ela consegue estabelecer uma comunicação exclusiva com eles.

Ao adotar um estilo de linguagem compatível com aquilo que o consumidor procura, a empresa se torna mais relevante em seu mercado de atuação.

E a maneira como uma organização se comunica com seus consumidores é um fato que tem se tornado cada vez mais relevante. 

Não se pode produzir um post no blog se a linguagem não estiver adequada àquilo que o usuário espera.

Por exemplo, uma gráfica de banner com foto que atende empresas, ou seja, um negócio B2B, precisa adotar uma linguagem mais formal do que uma loja de roupas para bebês.

Quando você estabelece o tom de voz correto para a sua marca, suas estratégias de comunicação tendem a ser mais eficientes, já que você sabe que maneira deve se dirigir ao consumidor.

Com isso, de fato, as suas ações serão mais direcionadas e precisas, para que você possa ir de encontro aos objetivos do negócio.

Por fim, por meio do brand voice, você tem a certeza de que o consumidor confia na sua marca e pode priorizá-la, mesmo tendo em vista uma grande concorrência.

Isso acontece porque uma vai saber como estabelecer uma relação mais próxima com os consumidores. 

Assim, o cliente sabe que pode confiar naquilo que a empresa fala e oferece.

É com isso que aumentamos as chances de fidelização, já que existe uma relação de confiança recíproca. 

A marca não cria simplesmente seus conteúdos e publica em seus canais, ela garante que, com esses materiais, os consumidores tenham a melhor experiência.

Conclusão

Por meio do brand voice, uma empresa consegue aprimorar ainda mais suas estratégias de inbound marketing.

Quando investimos em métodos para aumentar o engajamento, descobrimos qual linguagem adotar para falar com o consumidor, sempre considerando seu perfil e seu comportamento.

Com isso, naturalmente, a empresa expõe a sua credibilidade e a capacidade que possui de resolver os problemas de seus clientes. 

É dessa forma que ela conquista a confiança das pessoas e melhora seus resultados.

O objetivo de tudo isso é fazer com que a sua empresa se destaque em meio à uma concorrência cada vez mais agressiva no mercado. 

Por esse motivo, se seguir as dicas que passamos aqui, poderá usufruir de todos os benefícios do brand voice.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe nas suas redes sociais, isso nos ajuda a divulgar conteúdos de interesse das pessoas.

Aproveite para deixar um comentário.

O que é brand voice? – Entenda 4 conceitos desta técnica e mude o tom de voz da sua marca! via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link