O Melhor Pós-Venda em 4 Dicas Infalíveis

Melhor pós-venda

Conheça 4 dicas imperdíveis para ter o melhor pós-venda.


Por que ter o melhor pós-venda? Resposta simples: para continuar vendendo mais. Essa etapa do processo é tão importante quanto a venda propriamente dita.

 

Porém, é interessante utilizar ferramentas de gestão, como um software gestão ERP, e de marketing eficientes para alcançar as metas pretendidas. Aqui vamos mostrar dicas imperdíveis que vão ajudar a compreender o processo de pós-venda.

 

Mas, o que é pós-venda?

 

O pós-venda é etapa do processo comercial que foca no período posterior a realização da venda de um produto ou término de um serviço.

 

Esse é realizado por um executivo do comercial, que analisará a satisfação do cliente, e se mostrará sempre a disposição para qualquer eventual problema.

 

Um melhor pós-venda não significa diretamente uma nova venda. Aqui é preciso ter uma visão mais ampla do negócio.

 

Sendo assim, o objetivo é manter uma relação duradoura com o consumidor, torna sua empresa uma referência permanente para ele.

 

Sua estratégia de pós-venda deve vincular-se a técnicas do marketing, sempre que possível.

 

A seguir vamos mostrar o que as empresas precisam conservar para ter plenitude na relação com seus clientes.

 

O melhor pós venda ajuda a preservar satisfação

O melhor pós-venda focará na satisfação do cliente, sem dúvidas. Para isso não deverá ser maçante, o trato tem de ser natural.

 

É comum visitas do gerente de pós-venda as instalações do cliente. São bem objetivas, focadas no funcionamento do produto vendido.

 

É importante que esse profissional conheça com detalhes o produto, pois ele fará sugestões do melhor uso.

 

A satisfação do cliente é o primeiro passo que o levará a escolher sua empresa novamente.

 

Mostrar seu diferencial

Dentro da estratégia comercial, o setor de pós-venda mostrará ao mercado o diferencial da empresa.

 

Ter sempre uma sugestão para solucionar problemas ou anseios de clientes, é importante. Formar parcerias, e sugerir como complemento de seus produtos, é válido.

 

Deixa claro ao cliente o quanto sua empresa é dinâmica, e disposta a manter uma saudável relação.

 

As inovações da marca são repassadas pelos profissionais de pós-vendas. Em suas várias visitas, já deixará a sugestão de atualizações dos produtos, por exemplo.

 

Preservar os valores

Um melhor pós-venda é guiado pelo compromisso das diretrizes éticas da empresa. O gerente desse setor não deve:

 

  • Ser bajulador; o cliente só está interessado na eficiência do produto ou serviço;
  • Falar mal de concorrentes; é um equívoco atingir outras empresas, não se ganha mercado com falatório. A visita do pós-venda é o momento de concentrar esforços para preservar a relação do cliente com sua empresa;
  • Não forçar vendas; o comprador sabe de suas necessidades, conhece a demanda, não adianta criar ambientes que preocupem seu cliente;

 

Para manter a fidelização do cliente o principal aspecto é ser honesto em seus processos, desde fabricação até a entrega do produto. Apelar para coisas diferente disso, será comprometedor.

 

Marketing e Pós-venda

Essa união é fundamental no pós-venda. Conhecer os clientes e elaborar estratégias específicas é certamente a forma mais concretar de permanecer fornecedor de produtos e serviços.

 

Os profissionais de pós-venda junto com o setor de marketing irão elaborar conteúdos voltados as necessidades reais de seus clientes.

 

É hoje uma das formas de impulsionar vendas mais usadas, e de muito sucesso.

 

Pensar conteúdos digitais que agradem seus clientes é outro recurso bem eficiente que surge do trabalho do marketing e pós-venda.

Gestão do Pós-venda

Aqui uma das mais importantes dicas para ter um melhor pós-venda: gestão. Os dados coletados pela equipe comercial precisam ser bem trabalhados.

 

Não estamos falando em planilhar números de venda, mas sim de utilizar softwares de gestão ERP que promovam integração das informações.

 

Os dados fornecidos pelo pós-venda deverão circular por toda empresa, do operacional ao financeiro. Todos devem conhecer o reflexo do trabalho que a empresa desenvolve.

 

Com uma ferramenta de gestão, além de integrar a empresa, certamente potencializará as vendas. Quando o setor comercial consegue visualizar informações de estoque, produção, financeiro, etc., A chance de concretizar vendas é real.

 

A Gestão Click tem um excelente programa de controle de vendas que ajudará sua empresa não somente na venda, como no processo de pós-venda. Conheça esse eficiente software.

 

Nós do Blog Convidar esperamos que suas atividades de pós-venda melhorem com nossas dicas. Um melhor pós-venda conservará de forma positiva sua relação com seu cliente.

 

GOSTOU DESSE POST?

Gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


Assine o Blog para receber as novidades!.
Victor Xavier: Aficionado por tecnologia, Fã incondicional do Google e uma grande paixão por Marketing e Vendas. Atualmente, consultor no Convidar.Net. Idealizador e Editor do Blog do Convidar Redator e consultor em Comunicação, Publicidade e Marketing Digital. O cara que escreve e faz de tudo um pouco, e o que sempre tenta lembrar o tema do último post. Sem sucesso, é claro.