Mobile marketing: 4 dicas para aplicar uma boa estratégia

Mobile marketing
  • Save

O mobile marketing é a nova sensação do momento, devido ao aumento crescente do uso de dispositivos móveis voltados para a comunicação e entretenimento. Veja como funciona e as suas vantagens!

A internet abriu diversas portas para as empresas, que atualmente podem recorrer a uma série de canais de comunicação para vender os seus produtos e serviços. 

Uma grande parcela da população mundial é conectada a internet, não apenas por computadores, mas principalmente por dispositivos móveis, como smartphones, tablets, dentre outros. 

Inclusive, os celulares são os dispositivos mais utilizados pelas pessoas, pois além de facilitar a comunicação, sendo um dispositivo essencial para o dia a dia, e já substituindo até mesmo os blocos de notas, ele possui acesso à internet. 

Os dispositivos móveis geralmente possuem um custo mais baixo do que um computador, assim como um adesivo automotivo esportivo, portanto, até mesmo às classes mais desfavorecidas possuem um em suas casas. 

Portanto, investir no marketing digital, mas especificamente, no marketing voltado para esse tipo de dispositivo é uma alternativa promissora para fazer com que um negócio prospere. 

O marketing digital possui uma série de opções de plataforma para veicular as informações da sua empresa e campanhas, gerando uma impossibilidade de investimento em todas elas. 

Saber escolher a plataforma digital ideal, que é voltada para o seu público-alvo e aliar isso a facilidade e comodidade dos dispositivos mobile auxiliando no desenvolvimento e aumento do faturamento da empresa. 

Portanto, o objetivo deste texto é apresentar o conceito de marketing mobile, a importância de realizá-lo e algumas dicas para aplicar em sua empresa. 


O que é mobile marketing?

Mobile é uma palavra em inglês que ao ser traduzida para o português significa móvel, ou seja, é um marketing voltado para os dispositivos móveis, como smartphones, tablets, smartwatch, notebooks, dentre outros exemplos. 

Mais especificamente, o mobile marketing é qualquer atividade de marketing realizada através de uma rede que mantém os consumidores sempre conectados, a internet, utilizando os dispositivos móveis como ferramentas. 

O que esses dispositivos possuem em comum é o acesso à internet e a utilização de sistemas operacionais, como o Android ou o IOS.

O mobile marketing é um termo recente, que surgiu na década de 90 e início dos anos 2000, ou seja, é algo novo, mas que já vem tomando proporções gigantescas no marketing digital, devido ao aumento do uso de celulares. 

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais apaixonadas pelos celulares, elas estão sempre buscando substituir seus celulares antigos e comprar aquele mais atualizado no mercado. 

Portanto, utilizar essa ferramenta como um canal de comunicação sobre os seus produtos e serviços é uma estratégia inteligente e que garante que seu negócio seja próspero, seja qual for o seu ramo, até mesmo de limpeza de fachada comercial.

Por que mobile marketing é tão importante?

O mobile marketing é importante para atualizar o seu negócio e atingir mais pessoas, pois essa estratégia é uma das mais atuais dentro do marketing digital. 

Se manter constantemente atualizado é o que irá garantir a permanência de uma empresa no mercado e uma boa competitividade. 

Ao utilizar o mobile marketing a empresa automaticamente se torna uma das mais atualizadas do mercado, tendo em vista a vastidão de empresas que nem sequer possuem estratégias de marketing digital. 

Além do ponto positivo de ser uma empresa atualizada, o mobile marketing pode trazer os seguintes benefícios para as empresas que aderem: 

  • Aumento de vendas; 
  • Maior alcance do marketing de produtos e serviços; 
  • Segmentação de anúncios; 
  • Maior comunicação com o público. 

Todos esses benefícios são atrativos para qualquer empreendedor, até aqueles que possuem empresa de limpeza pesada.

Aumento de vendas

Com o mobile marketing o número de pessoas que comprar online aumentou, pois, agora é possível escolher produtos e finalizar uma compra através de um celular, em qualquer localidade. 

Essa ação cria a possibilidade de o cliente fazer compras nos mais diversos momentos de ócio, seja dentro do ônibus ou deitado no sofá de sua sala.

O faturamento gerado por meio de compras realizadas usando os dispositivos móveis está aumentando a cada ano. Portanto, investir pesado em um marketing mobile é o segredo para o aumento de vendas.  

E a expectativa para os próximos anos é de um aumento crescente, tendo em vista o crescente número de pessoas adquirindo celulares e utilizando em seu cotidiano. 

Maior alcance

O alcance gerado pela utilização dos dispositivos móveis é inimaginável, pois uma campanha atrelada a esse tipo de dispositivo pode atingir diversas partes do planeta, fazendo a sua empresa ser popular como uma embalagem papel kraft personalizado.

Isso porque esses dispositivos possuem uma série de plataformas próprias que os usuários rotineiramente e que podem ser veiculadas ao marketing digital. 

Segmentação dos anúncios

A segmentação do público é importante para um determinado tipo de empresa, aquelas que buscam atingir preferencialmente pessoas que estejam próximas de seu estabelecimento, como os bares e restaurantes. 

E até mesmo clínicas que realizam exame de audiometria para admissão e geralmente atendem pessoas das proximidades. 

Lembrando que atualmente ter uma fama que abrangem para além da sua região é também muito bem-visto, pois seu estabelecimento foi famoso e as pessoas se deslocaram para lá. 

Porém, o público-alvo não deve ser deixado de lado, ou seja, focar em anúncios para as pessoas das proximidades é o ideal e pelo incrível que pareça é algo difícil de ser realizado no marketing digital. 

O mobile marketing surgiu para revolucionar isso, por meio dos dispositivos móveis é possível acompanhar a onde o cliente está, devido ao sistema de GPS. 

Dessa forma, com a localização constante do usuário, anúncios específicos são disparados para ele, dependendo de sua localidade. 

A funcionalidade do GPS possibilita que as empresas exibam anúncios apenas para localidades específicas, próximas ao seu negócio e que são clientes em potencial.  

Maior comunicação com o público

Quando falamos de mobile marketing também nos referimos a facilidade entre a comunicação da empresa versus clientes, tanto na coleta de feedbacks e dicas, quanto na resolução de problemas. 

Atualmente diversas empresas já utilizam chats, dentro de seus aplicativos, para se comunicar com seus clientes, de uma forma prática e rápida.  

Dicas para implementar um mobile marketing na sua empresa

Dentre essa série de benefícios que o mobile marketing traz a uma empresa, com certeza qualquer empreendedor vai querer aplicá-lo em seu plano de marketing digital, para aumentar o seu alcance, faturamento e se manter atualizado. 

Portanto, seguem 4 dicas para colocar essa estratégia em prática de maneira simples: 

  • Ter um site responsivo;
  • Utilizar o QR Code marketing;
  • Criar um perfil nas redes sociais; 
  • Utilizar SMS marketing. 

Todas essas 4 dicas alinhadas possibilitam que qualquer negócio prospere e seja extremamente moderno. 

Dica 1: Ter um site responsivo

O principal dessas dicas é ter um site com páginas responsivo, ou seja, páginas que se adaptam aos dispositivos mobile, principalmente os celulares, que possuem suas peculiaridades. 

Com o carregamento das páginas, que precisam ser leves para que seja rápido, e o tamanho e disposição dos ícones, que devem ser reposicionados, devido ao tamanho reduzido das telas desses dispositivos. 

Dica 2: Utilizar o QR Code marketing

Uma das funcionalidades mais modernas é a utilização do QR Code, um código acionado por meio de leitura com câmeras, principalmente, as de celulares. 

Esse código quando acionado apresenta às pessoas páginas na web, que podem ser direcionados para a venda de produtos, apresentação de campanhas, cardápios vegs, vídeos, textos, imagens e até mesmo cupons. 

Por ser algo tão novo, é uma estratégia de marketing que desperta a atenção e curiosidade do público. 

Dica 3: Criar um perfil nas redes sociais

A maior parte das pessoas que utilizam a internet possuem um perfil em ao menos uma rede social. Atualmente as redes sociais são os principais veículos de informação e troca de mensagens. 

Portanto, crie ao menos um perfil social nas redes para veicular a sua campanha de marketing e apresentar a sua marca. 

Dica 4: Utilizar SMS marketing

Às pessoas não utilizam mais o SMS como veículo de comunicação, entretanto, essa ferramenta ainda é muito utilizada pelas empresas para veicular as suas campanhas de marketing, lembrar de pagamentos de faturas e apresentar cupons de desconto. 

Pois, apesar das pessoas não utilizarem o SMS para comunicação, ainda é uma funcionalidade de celular que todo mundo tem, assim como o serviço de locução, pouco falados, mas muito utilizados. 

Considerações finais

Sendo assim, se manter atualizado sobre as tecnologias do mercado é um dos tópicos que garante a competitividade de empresas no mercado, apenas a mais preparada sairá na frente. 

Portanto, o mobile marketing é um tópico que qualquer empreendedor deve compreender e colocar em prática, assim como um sistema de exaustão de fumaça.

Sendo um braço do marketing digital que traz diversos benefícios para uma empresa, incluindo a facilidade e praticidade nas compras, e o aumento do faturamento, fidelização e conquista de novos clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mobile marketing: 4 dicas para aplicar uma boa estratégia via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link