Como Usar os Meios de Comunicação Para Alavancar Uma Startup?

Meios de comunicação para poder alavancar uma startup

Os meios de comunicação são essenciais para que uma empresa possa ter maior sucesso na sua atuação, seja para falar sobre um produto, para disseminar o seu negócio ou para veicular anúncios. Para uma startup isso não seria diferente. 

Que o marketing é um elemento indispensável para o crescimento de um negócio, disso ninguém duvida. Com o passar do tempo, e com várias formas de se comunicar com o público, investir em estratégias assim se tornou indispensável para ter um bom faturamento. 

No entanto, como não poderia deixar de ser, é comum surgirem dúvidas sobre quais as melhores ações para colocar em prática, justamente porque as formas de consumo de publicidade podem variar conforme o público-alvo de uma marca. 

De fato, assim como a panfletagem e as placas informativas para restaurantes fazem todo sentido para o estabelecimento, a criação de um site e a realização de anúncios nas redes sociais pode fazer toda a diferença no faturamento do local. 

Nesse sentido, é possível dizer que existem dois meios de comunicação principais para qualquer tipo de negócio: o online e o offline. Além disso, há a opção de combinar essas duas alternativas.

Para que essa decisão possa ser tomada com maior assertividade, é necessário desenvolver um planejamento que seja adequado para o seu momento, levando em conta o seu projeto de crescimento e o seu orçamento, para que tudo faça sentido. 

Entender qual é a diferença entre esses meios de comunicação, qual deles é o melhor e por que eles fazem mais sentido dentro de uma startup é essencial para que a tomada de decisão traga o retorno que se espera. 

Para compreender mais sobre esses aspectos, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto, de maneira que seja possível garantir o sucesso e o crescimento da sua startup.

Afinal, a comunicação é tudo.

As empresas de entregas, assim como várias outras de diferentes segmentos, precisam estar em constante contato com os seus potenciais e atuais clientes. 

Para tanto, elas podem utilizar de vários canais para isso, sendo que estes são divididos em duas categorias principais: o online e o offline

No online, podemos citar como alternativas de comunicação:

  • O e-mail marketing;
  • O site da empresa;
  • O blog;
  • As páginas de mídias sociais.

Exemplo de comunicação online, o perfil da Psiquiatria Dr Jefferson.

Ao utilizar esses canais, é possível que uma marca consiga se comunicar com o seu público de forma simples e eficaz, graças ao auxílio da internet e das suas ferramentas indispensáveis. 

No formato offline, há outras possibilidades, tais como:

  • Propagandas na televisão e rádio;
  • Anúncios em revistas, jornais e folders;
  • Participação em feiras do segmento;
  • Divulgação em outdoor e painéis.

Estes são considerados os canais offline, justamente porque não dependem do uso da internet para serem vistos pelo seu público. A entrega de um folder e de um cartão de visita fisioterapia são exemplos desse tipo de comunicação. 

Depois de conhecer algumas dessas opções, certamente a próxima pergunta que um empresário pode fazer é sobre quais são as diferentes efetivas entre elas, e qual pode ser a opção ideal para começar a linkar a imagem de uma empresa.

É importante lembrar que não existe uma fórmula única para os mais variados tipos de negócios que são encontrados no mercado hoje. Afinal, cada característica do negócio vai influenciar no sucesso dele. 

Porém, como não poderia deixar de ser, conhecer melhor as diferenças sobre os meios de comunicação online e offline é a melhor forma de entender mais aprofundadamente sobre o tema. 

É verdade que cada modalidade possui as suas vantagens e desvantagens. Mas entender o que muda de uma para a outra pode ser importante para que uma startup de gestão patrimonial, ou de qualquer outro setor, saiba por onde começar.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1. Comunicação online

Levando em conta que a tecnologia é um elemento presente na vida das pessoas, a comunicação online se mostra um caminho bastante eficiente. 

Diante disso, é possível dizer que uma das suas principais características é ter um custo acessível e personalizável, o que ajuda uma startup a começar a se apresentar no mercado. 

Enquanto isso, ela oferece métricas que podem ser acompanhadas mais de perto, graças às plataformas e os seus recursos mais atualizados. 

Outro ponto que merece destaque na comunicação online é a de que é possível segmentar os conteúdos produzidos de acordo com o público-alvo da startup. Campanhas podem ser divulgadas para pessoas de um determinado gênero, faixa etária ou região. 

Por fim, vale ressaltar que a modalidade online é feita via internet, que está em constante desenvolvimento e conquistando cada vez mais usuários. 

Nesse sentido, ela se torna uma forma promissora para que uma imobiliária possa divulgar uma sala comercial pequena para aluguel ou para que uma startup comece a linkar a sua imagem. 

Ps. Não deixe de ler nosso post sobre como escrever um anúncio de venda de imóvel.

2. Comunicação offline

É verdade que a comunicação online está em ascensão, mas isso não muda o fato de que a offline possui os seus atributos positivos e que eles devem ser considerados em diversas estratégias. 

Um ponto relevante dessa modalidade é justamente o fato de que tanto as emissoras de televisão quanto as de rádio impactam um número alto de pessoas todos os dias. 

Ao mesmo tempo, revistas e jornais também são bastante consumidos nos dias atuais, o que justifica perfeitamente o investimento em um anúncio de venda de notebook novo nesses canais de comunicação. 

Assim, pessoas com um perfil mais conservador, e que ainda preferem a credibilidade desses tipos de mídias em detrimento da internet, vão se deixar convencer muito mais ao ver uma startup em um canal de televisão do que no mundo virtual. 

É preciso ressaltar que essas diferenças não fazem com que uma seja melhor do que a outra, uma vez que elas possuem os seus próprios traços. 

Não à toa, é comum encontrar marcas que unificam as duas estratégias, conseguindo assim obter os resultados desejados. 

______

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

O retorno que uma marca pode ter com os meios de comunicação disponíveis atualmente vai depender de quais ela utiliza, em qual momento e para qual finalidade. 

Nesse sentido, não é possível dizer que uma startup vá ter mais sucesso com o formato online ou com o offline, justamente porque eles podem ser complementares, e não necessariamente opostos. 

Um exemplo claro disso é a empresa que quer vender uma sacola de tecido personalizada e que sabe que pode impactar os seus clientes ao distribuir panfletos na região, ao mesmo tempo em que decide anunciar o produto no seu site. 

Assim, nada mais coerente do que dizer que uma startup pode ter um ótimo resultado de vendas investindo nesses dois formatos de comunicação, seja virtual ou presencial. 

É verdade que o marketing digital vem crescendo de forma positiva e conquistando o seu espaço. 

Isso quer dizer que algumas ações se tornam fundamentais para que a startup consiga se comunicar com o seu público no meio virtual, tanto pela criação e postagem de conteúdos relevantes, quanto pelos anúncios e fechamento de parcerias. 

Do mesmo modo, no formato offline é fundamental que ela participe de eventos e feiras do seu segmento, que vão trazer mais visibilidade para ela e o ganho de autoridade indispensável para o seu negócio ser escalonado com eficiência. 

O trabalho com a imprensa, tanto de jornais quanto de revistas, também é um modo de fazer com que a marca cresça e atinja o seu potencial.

Levando em consideração que uma startup é uma empresa com perfil jovem e com alto grau de escalonamento e de crescimento, é preciso considerar as suas particularidades. 

Isso porque, apesar de ser considerada um modelo de negócio que prioriza a tecnologia e a inovação, isso não quer dizer que ela seja apenas digital, sendo possível encontrar uma startup de modelo tradicional, ou seja, em um estabelecimento físico. 

Por fim, se até mesmo um carimbo empresa hoje pode ser físico ou digital, é certo de que os meios de comunicação online e offline são indispensáveis para que uma empresa jovem e com traços de inovação desbrave o mercado de todas as formas possíveis. 

Considerações finais

Os meios de comunicação são fundamentais para o sucesso de uma startup, que deve levar em conta as particularidades e as aplicações de cada um deles para otimizar o seu trabalho e conquistar o seu espaço no seu setor. 

Por isso, é com o auxílio de anúncios virtuais e físicos, participação em eventos, publicações no site, atualização das mídias sociais, publicidade em outdoor, etc., que ela conseguirá se alavancar no mercado e atingir o seu público-alvo com sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

O que é Cross Selling - Blog do Convidar

O que é Cross Selling? Você Sabe?

Toda vez que você vai a algum lugar comprar um produto específico, mas acaba levando outros complementares, você está participando de uma ação de cross selling. A estratégia tem como objetivo explorar a pluralidade do…
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.