6 estratégias para aplicar o Marketing Emocional
  • Save

6 estratégias para aplicar o Marketing Emocional


Marketing emocional reúne estratégias que ajudam a criar campanhas que comovem as pessoas e mexem com seus sentimentos.

Ele pode desencadear diversas sensações diferentes, como raiva, tristeza, alegria, entre outros, e o objetivo é chamar a atenção do público para uma mensagem que a companhia quer transmitir.

No final das contas, o objetivo é criar uma conexão com as pessoas e influenciar suas tomadas de decisões por meio de sentimentos que falam mais alto do que a razão.

O consumidor costuma comprar produtos e serviços por impulso, principalmente quando a ação da empresa gera algum tipo de identificação. Quando alguém tem sentimentos positivos em relação a uma marca, vai comprar com ela.

Isso explica por que algumas pessoas preferem determinadas soluções em detrimento de outras que vendem exatamente a mesma coisa. São companhias que conseguem gerar uma conexão com o consumidor e trabalham muito bem o marketing emocional.

Mas para extrair todos os benefícios que esse conjunto de ações é capaz de trazer, é fundamental compreender a estratégia como um todo.

É justamente por isso que este artigo vai mostrar o conceito de marketing emocional, quais são as principais práticas e quais são as emoções mais poderosas que podem ser trabalhadas.

Entendendo o que é marketing emocional

Marketing emocional é o nome de uma estratégia que trabalha as emoções dos seres humanos, tendo como propósito persuadir inspirar os consumidores em suas tomadas de decisões. Ele estimula diversos sentimentos, como:

  • Raiva;
  • Tristeza;
  • Medo;
  • Alegria;
  • Amor.

O propósito por trás disso é trabalhar as emoções, porque elas são muito poderosas e atuam de maneira incisiva nas tomadas de decisões.

Quando uma empresa de fresagem cnc investe em marketing emocional, não vai apenas influenciar a tomada de decisão de compra do cliente, mas, também, criar uma conexão profunda com o público.

São práticas que ajudam a aumentar as vendas, melhoram a percepção da marca, fidelizam o cliente e geram engajamento.

A organização consegue se tornar mais humana perante os consumidores, uma vez que deixa de se comunicar de maneira unilateral. Trabalhar com campanhas que provocam emoções faz a companhia mostrar seu lado humano.

Empresas que instigam emoções são lembradas na hora da compra ou são indicadas de alguma forma. Elas também ajudam a conquistar fãs da marca e melhoram o marketing de identificação.

O conteúdo do negócio se torna compartilhável e é um processo que colabora muito com a decisão de compra. Mas para aproveitar todos esses benefícios, é fundamental entender como aplicar a estratégia.

Marketing emocional: como fazê-lo?

Para fazer marketing emocional, é necessário investir em algumas estratégias importantes para seu desenvolvimento. São elas:

1. Adotar narrativa significativa

O ser humano gosta de histórias, por isso, se um fabricante de persiana vertical para quarto souber contar boas histórias, ele vai mobilizar as emoções, incentivar a identificação e inspirar conexões.

As narrativas também são excelentes ferramentas para vincular a emoção ao produto ou serviço, e é possível fazer isso adicionando narrativas vividas ao conteúdo publicado na web.

Outra maneira inteligente é usar depoimentos de clientes nos materiais publicitários, além de contar um pouco sobre o início da empresa na sessão “sobre nós” do site.

2. Conhecer bem o público

Assim como em outras estratégias de marketing, é fundamental conhecer bem o público para alcançar as pessoas certas e nutrir crescimento sustentável.

A fidelidade do cliente é algo muito importante, mas não é possível fidelizar os consumidores se a organização estiver tentando ser tudo para seus clientes.

Muitos negócios que tentaram fazer isso acabaram parecendo inautênticos, portanto, é necessário estabelecer quem é o público da marca e trabalhar nas mensagens de maneira direcionada.

3. Ser autêntico

Mesmo quando as pessoas estão cientes de que estão assistindo a um anúncio, ainda assim preferem sentir que não são obrigadas a comprar nada.

Isso acontece porque o fornecedor, independentemente de estar interessado em comprar forno de temperatura de vidro horizontal ou um calçado, primeiro deseja estabelecer uma conexão genuína com a companhia.

Em outras palavras, as pessoas querem sentir que são mais do que uma venda em potencial e que podem confiar no negócio. Justamente por isso é tão importante ser autêntico nas estratégias de marketing para explorar as emoções.

As pessoas têm muita facilidade para identificar uma falsificação e isso pode prejudicar a imagem da companhia. A melhor forma de evitar isso é conhecendo os valores fundamentais da empresa.

4. Surpreender o público e despertar curiosidade

É mais provável que uma pessoa se lembre de uma experiência se ela foi vivenciada com surpresa. Sabendo disso, a marca deve desenvolver ideias ou abordar informações conhecidas de um ângulo que os clientes não teriam percebido antes.

Uma empresa de impermeabilização sobre piso cerâmico pode provocar as pessoas para que se questionem sobre o que achavam que sabiam.

Muitos podem procurar mais informações sobre o negócio ou a mensagem por conta própria e prestar mais atenção na empresa daqui em diante.

5. Atentar-se aos elementos criativos

Memória e emoção são duas coisas que estão intimamente ligadas aos sentidos e qualquer um que não tenha isso em mente ao desenvolver elementos criativos, pode prejudicar as estratégias de marketing.

Uma das coisas que mais interfere nesse sentido é a cor, visto que tem um poder muito grande sobre as emoções e sentidos. Por exemplo, o azul traz sensação de calma, segurança e relaxamento.

A organização deve ter esses fatores em mente para escolher as imagens que vão se destacar e qual é o impacto emocional que deseja provocar.

A mesma coisa pode ser feita com elementos como música e som, uma vez que músicas escritas em tom maior são mais felizes e otimistas, ao passo que melodias em tons menores despertam emoções como tristeza.

6. Recompensar a criatividade

Uma gráfica especializada em banner para festa personalizado tem mais facilidade de envolver os clientes dentro do estabelecimento físico.

Quando as pessoas entram em uma loja, os vendedores os cumprimentam e eles se sentem bem-vindos, mas isso não é tão fácil de conseguir em uma plataforma e-commerce.

Para tornar a campanha mais eficaz, o certo é devolver o entusiasmo do público por completo. A marca deve criar lealdade ao comentar, curtir e compartilhar fotos que os clientes publicam para divulgar uma compra feita com ela.

Também é muito importante responder a comentários sobre o conteúdo e esclarecer dúvidas, pois isso ajuda a construir e nutrir uma comunidade com a marca no centro.

Emoções mais poderosas para se trabalhar

Existem algumas emoções que são simplesmente muito poderosas para se trabalhar o mar que eu tinha emocional e dentre as que mais se destacam estão:

Senso de pertencimento

Assim como uma pessoa pode encontrar um escritório especializado em arquitetura fachada comercial na internet, também pode expressar seu lado mais íntimo.

Por meio das redes sociais, os indivíduos conseguem fazer identificações e estabelecer contatos com pessoas do mundo todo. Da mesma forma, conseguem se comunicar com as empresas e fortalecer o relacionamento com elas.

Pensando no modo com que a comunidade pode fortalecer um grupo de pessoas, diversas empresas começaram a trabalhar com essa estratégia.

Por exemplo, um fabricante de móveis para cozinha ampla planejada pode criar uma comunidade onde seus clientes interagem, fazem sugestões e travam ideias. Tudo isso acaba se transformando em dados para entender o comportamento das pessoas.

Alegria

A alegria é capaz de controlar o estresse bem e aliviar as tensões e as pessoas gostam tanto de se sentirem alegres que compartilham vídeos de humor para que os outros possam rir também.

Os jingles passam a fazer parte do dia a dia dos consumidores exatamente dessa forma, uma vez que são músicas fáceis de decorar e com leveza na melodia.

Quando o Natal está chegando, muitas marcas começam a tocar músicas criadas especialmente para esse período, trazendo lembranças agradáveis para as pessoas, como a sensação de família reunida.

Saudades

As pessoas adoram ter momentos de nostalgia e relembrar coisas que fizeram bem no passado. Se uma marca de mesa para escritório planejado estiver lançando uma coleção retrô, pode criar uma promoção que lembra épocas mais antigas.

Essas práticas ajudam a identificar gerações e a impactar o público certo, de acordo com suas preferências e características.

Considerações finais

O marketing emocional trabalha as emoções dos seres humanos, por isso, traz resultados que nenhuma outra estratégia consegue trazer.

Ele consegue impactar a audiência de maneira única e trabalha determinado sentimento que vai incentivar uma ação por parte dos consumidores.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação do negócio, é possível trabalhar com o marketing emocional e aproveitar todos os benefícios que só ele é capaz de trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

6 estratégias para aplicar o Marketing Emocional via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link