Marketing digital: como utilizar este recurso para a captação de clientes [as 5 dicas que você precisa conhecer]

Marketing digital - como utilizar este recurso para a captação de clientes no digital marketing
  • Save

O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes para qualquer empresa nos dias de hoje, tendo em vista que utiliza canais digitais e plataformas de interação social para promover sua marca, gerar oportunidades e também aumentar seu valor no mercado.

Ainda que esta seja uma estratégia já utilizada por muitas empresas, seu conceito ainda pode ser uma grande incógnita para diversos negócios.

De modo geral, podemos dizer que se trata de uma maneira de tornar a comunicação entre marca e público a partir de ferramentas online.

Comunicações essas, potencializadas a partir de estratégias diversas, como anúncios, otimizações e até mesmo produção de conteúdo.

Diferente da forma tradicional de fazer o marketing, que quase sempre utiliza-se da interação com um possível comprador a partir de meios presenciais, o marketing digital ocorre apenas através da web, ainda que possa influenciar uma ação física.

É o caso do comparecimento de um cliente em um evento, ou até mesmo o impulsionamento de uma compra dentro de uma nova loja que acaba de inaugurar.

O ponto que difere o marketing digital de qualquer outro tipo de estratégia, principalmente as relacionadas à comunicação, é o fato desta incentivar a valorização da marca e estabelecer uma relação com o público nos canais de comunicação.

Essa condição é um item relevante na potencialização das vendas, sobretudo do crescimento de uma companhia, ainda mais nos dias de hoje, onde redes sociais e espaços virtuais têm grande impacto na sociedade.

Além dessas conquistas, existe ainda a criação e o aproveitamento de inúmeras oportunidades, que podem ser excelentes em relação às parcerias, por exemplo.


Leia também:


Os benefícios do marketing digital para as marcas

A seguir, acompanhe algumas das principais vantagens agregadas ao marketing digital, e entenda porque sua empresa deve começar a trabalhar com essa estratégia para a captação de clientes.

Interação com o consumidor

A interação com o cliente de uma marca, a partir do investimento em estratégias de marketing digital, sem dúvidas é uma das principais vantagens, em especial porque é nesse cenário que a relação entre ambos passa a surgir.

Para qualquer tipo de organização, essa é uma oportunidade de estar mais próximo daquele consumidor.

Em especial entendendo o que ele deseja e entregando isso da melhor forma.

Outro ponto que enfatiza a potência do marketing digital é o fato de que grande parte dos consumidores deseja ter um tipo de conectividade com a empresa.

Ainda mais porque isso agrega uma proximidade que muitas vezes não é tão possível fora da rede.

Valorização da marca

Hoje em dia, uma marca que não está na web e não utiliza as ferramentas de marketing digital pode ser considerada praticamente inexistente para o seu público, ainda mais por conta das novas formas de consumo, que acontecem por meio online.

Por isso, estar atuante na web é mais que uma forma de fortalecimento da empresa e potencialização das vendas, mas também uma valorização da sua marca.

Nesse sentido, a criação de conteúdos acaba tendo um grande significado.

Justamente por contribuir na absorção do modo que uma empresa de entrega rápida atua no mercado.

Ainda mais ao repassar informações utilizando a linguagem de seus clientes.

Maior credibilidade

Como dito acima, quem não trabalha com o marketing digital, certamente poderá ser considerado fora do páreo da concorrência.

Tendo em vista que hoje os consumidores tendem a confiar mais em quem está online que aqueles apenas no offline.

É pensando nisso que a credibilidade torna-se um ponto de importância que pode ser transmitido a partir de diferentes formas de visibilidade, como em uma página de comércio, um site e uma rede social.

A criação de conteúdos, o número de pessoas que seguem a empresa e até mesmo a qualidade de anúncios e outras estratégias digitais utilizadas pela marca também fazem parte de uma construção de credibilidade, o que enfatiza o seu uso por parte dos negócios.

Oportunidades de negócios

No ambiente online, o que mais são ofertadas são as oportunidades.

Seja de encontrar novos clientes, de fechar parcerias, na criação de conteúdos que possam ser viralizados, justamente pela alta qualidade de sua criação, ou até mesmo na atração de leads.

Ou seja, um negócio que não foca em trabalhar com marketing digital está deixando de lado grandes chances de ter maior lucratividade e de aumentar sua companhia.

Sendo assim, o mais correto é entender as prioridades de sua marca e trabalhar na construção de estratégias que levem a boa captação.

Aproveitando ao máximo todas as chances que sua empresa de rótulos adesivos tem em meio a web.

Como começar a utilizar esse recurso?

Agora que você já compreendeu os benefícios do marketing digital, entenda algumas das principais maneiras de começar a trabalhar com essa estratégia em sua empresa, alcançando os melhores resultados possíveis. Confira:

1. Entender a persona

A primeira preocupação que sua marca deve ter, antes mesmo de iniciar qualquer ação online é a compreensão a respeito da persona que envolve o público-alvo, sendo esta um modo mais caracterizado e personificado do consumidor ideal.

Algumas formas de descobrir esse cliente é utilizar informações básicas, como gênero, idade, localização e profissão, e unificar com outros pontos, como:

  • Classe social;
  • Estilo de vida;
  • Estado civil;
  • Número de filhos;
  • Acesso a tecnologias;
  • Preferência política.

Esses e tantos outros tópicos vão ajudar você a compor uma compreensão mais aproximada do seu cliente ideal, ou persona.

A partir disso, as formas de linguagem, escolhas de canais de comunicação, conteúdos e até mesmo direcionamento de campanhas passam a ser cada vez mais certeiras, evitando qualquer tipo de erro, ruído ou até mesmo resultados negativos. 

2. Saber os canais de utilização

Como dito acima, é a partir da compreensão de quem é de fato a persona do seu negócio é que será possível determinar os canais de comunicação, bem como, ferramentas do marketing digital que podem servir como guia para toda a sua estratégia.

Os canais, apesar de estarem inseridos em um mesmo espaço da web, são totalmente diferentes entre si, tanto em relação ao público que trabalha, quanto em função deles.

Neste sentido, o ideal é que seu negócio de festa de aniversário infantil escolha se o melhor é utilizar o Instagram, produzir conteúdos em um blog, trabalhar o e-mail marketing a partir de contatos do lead, entre outras formas que melhor se assemelham à marca.

3. Criar conteúdos ricos

A criação de conteúdos ricos, onde quer que seja o canal e toda a estratégia de marketing digital, deve ser sempre uma prioridade, tendo em vista que essa modalidade de informação é a que mais vai trazer a relevância necessária para a sua empresa.

Uma ótima maneira de começar a determinar esse conteúdo é entender que eles devem ser tão raros, em razão de ofertarem informações inéditas, e também devem ser criados dentro de um aspecto inovador, utilizando a criatividade como principal argumento.

Muitas empresas e marcas de rótulos adesivos para cosméticos que se destacam na web seguem essa tática, e conseguem conquistar muitas vantagens com sua audiência.

4. Optar pelo uso dos anúncios

Os anúncios são verdadeiras ferramentas de potencialização de estratégias de marketing digital. 

Estas são publicidades pagas, que, ao contrário de formatos convencionais, podem ser facilmente orquestradas por profissionais da marca a partir de plataformas do tipo.

Assim, uma gráfica de letreiro luminoso para fachada de loja rapidamente consegue criar uma campanha e elaborar a sua distribuição a partir das ferramentas de marketing.

Uma atenção deve ser dada à forma de comunicar, prezando sempre pela linguagem do público-alvo, uma comunicação visual de qualidade, principalmente na utilização eficaz do marketing digital na hora da distribuição de anúncios na internet, por exemplo.

5. Utilizar a otimização

A otimização nada mais é do que uma condição que melhora algo, onde quer que seja aplicada, potencializando os resultados obtidos. No marketing digital, existe o Search Engine Optimization (SEO) que otimiza páginas e estratégias digitais.

A partir do uso deste mecanismo, é possível atrelar as palavras-chaves mais utilizadas nos principais buscadores de pesquisas e conectar em sites e conteúdos do mesmo assunto.

Além de ser uma ferramenta que potencializa uma criação online, é considerada uma forte arma para o marketing digital, justamente por trabalhar condicionando resultados de pesquisas às pessoas que procuram por algum tipo de informação.

Considerações finais

O marketing digital tem uma funcionalidade comprovada nas estratégias empresariais.

Potencializando o reconhecimento de uma empresa e aumentando as chances de oportunidades, como vendas, valorização e, principalmente, na captação de clientes.

Veja um exemplo de estratégia de marketing digital com um Hotsite de anúncio para negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marketing digital: como utilizar este recurso para a captação de clientes [as 5 dicas que você precisa conhecer] via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link