Marketing de Conteúdo: Vale a pena investir nas redes sociais além do blog?

Marketing de conteúdo: Vale a pena investir nas redes sociais além do blog
  • Save

Está em dúvida sobre uso do marketing de conteúdo ou o marketing nas redes sociais, e qual deles pode trazer mais resultados para o seu blog? Nesse artigo você vai tirar suas dúvidas e ainda ganhar algumas dicas valiosas para o seu marketing na internet.

Tendo em vista o avanço das redes sociais no ambiente digital, fica evidente que o investimento em marketing de conteúdo nas mais diversas plataformas disponíveis se torna primordial dentro de um planejamento publicitário abrangente e diversificado. 

Internautas das mais diversas nacionalidades, faixas etárias, gêneros e com um acervo cultural múltiplo utilizam as redes sociais diariamente.

E isso mostra um número impressionante, na casa de 4,2 bilhões de pessoas, em todo o mundo. 

Apenas no Brasil, esse número chega a 150 milhões de usuários, ou seja, 70% das pessoas que contam com acesso à internet. 

Dessa forma, as empresas devem preparar estratégias voltadas para as redes sociais, com postagens diversificadas em plataformas digitais como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Linkedin;
  • Twitter.

As postagens são feitas dentro de um planejamento, com o uso do calendário para ajudar a agendar todas as campanhas voltadas para as redes sociais com antecedência. 

No entanto, é possível somar a estratégia de marketing de conteúdo, com um calendário editorial para nutrir um blog corporativo especializado em câmera de segurança residencial, ou atualização do site voltado para o e-commerce.

Assim, ao aliar os canais, é possível otimizar ainda mais os resultados.

Quem sabe que tipo de tópicos abordar, como vídeos, infográficos, conteúdos interativos, ou postagens de texto, entende a importância da prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, com a inclusão de palavras-chave e hashtags apropriadas, conforme o canal utilizado.


Leia também:


Redes sociais versus marketing de conteúdo

Uma equipe que trabalha na área de marketing digital precisa otimizar tanto a estratégia para ampliação de seguidores nas redes sociais, quanto a implementação do marketing de conteúdo. 

Entretanto, como garantir que as redes sociais de um fabricante de amaciante, ou qualquer outra empresa do ramo fabril, entre outros empreendimentos, e o marketing de conteúdo funcionem em conjunto?

Para responder a essa questão, é preciso entender do que se trata o marketing proposto para as redes sociais e o marketing de conteúdo, e como isso pode se mesclar para alcançar um objetivo em comum.

  1. Marketing para redes sociais

De acordo com Neil Patel, um dos principais entusiastas e profissionais de marketing digital, o marketing pode ser definido como um “processo de criação de conteúdo adaptado ao contexto de cada plataforma voltada para as redes sociais”.

E continua: “Isso para impulsionar o envolvimento e o compartilhamento do usuário com pessoas próximas, como familiares e amigos, mas também com colegas de trabalho e outras pessoas que acompanham, de alguma forma, as redes sociais”.

De forma mais abrangente, o marketing voltado para as redes sociais não trata de uma simples postagem de um link para um produto ou que direciona para uma empresa de engenharia civil.

Na verdade, a estratégia trata de um esforço de marketing estratégico que, como Patel menciona, deve ser adaptado ao público-alvo, em cada plataforma social individual e, então, otimizado para o direcionar o envolvimento de cada usuário, os compartilhamentos e o tráfego de volta ao site empresarial.

  1. Marketing de Conteúdo

Quando se fala em marketing de conteúdo, ele é definido como uma abordagem de distribuição estratégica focada na criação de material valioso, relevante e consistente.

O objetivo principal do marketing de conteúdo é atrair e reter um público devidamente definido e, em última análise, serve para impulsionar uma ação lucrativa do cliente, como a aquisição de um produto, assim como um médico precisa de aparelho de endoscopia para a rotina profissional.

É preciso se concentrar na distribuição estratégica, pois isso pode abranger desde a divulgação digital de material produzido para a área de relações públicas, até o e-mail marketing e, então, alcançar as redes sociais. 

Ações que aliam marketing de conteúdo e redes sociais

Embora as postagens nas redes sociais e o marketing de conteúdo se diferem de diversas formas, tanto o material produzido quanto às estratégias de alcance de público contam com a mesma estrutura e podem se complementar.

Isso torna mais fácil o alinhamento dos objetivos, do público-alvo e o calendário de conteúdo desde o princípio, visando informar e encantar os potenciais clientes.

A união das estratégias voltadas para o marketing de rede social e de conteúdo apresentarão vários elementos primordiais. 

Para isso, é preciso trabalhar para aliar e unir cada um desses aspectos, dentro de uma estratégia social e de conteúdo de forma integrada. 

Como planejar o marketing de conteúdo.

  1. Defina as metas e objetivos

O primeiro passo que um profissional de marketing de conteúdo ou rede social é definir e alinhar os objetivos, com um planejamento adequado para a empresa. 

Assim, é preciso estipular as necessidades de aumentar o reconhecimento da marca de secagem de alimentos por meio de compartilhamentos, curtidas ou angariar maior número de seguidores. 

Além disso, é possível direcionar o tráfego de volta para um e-commerce com a estratégia de marketing de conteúdo, traçando metas que podem aumentar a autoridade da marca, tornando- se mais visível e oferecendo valor à comunidade, ou setor ao qual está inserido. 

Isso permite a melhora no ranqueamento, pois agiliza a otimização do motor de busca, o que ajuda a obter mais clientes para os produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor. 

  1. Encontre o público-alvo ideal

Toda empresa precisa conhecer o público-alvo, e assim direcionar o marketing de conteúdo voltado para as redes sociais, respeitando as características de cada plataforma digital que conta com essa finalidade.

Dessa forma, o perfil nas redes sociais deve apresentar uma compatibilidade com o nicho ao qual a empresa está envolvida. 

Isso facilita a produção de conteúdo e, de alguma maneira, pode ser consumido e compartilhado com um maior número de pessoas. 

  1. Saiba o que a concorrência está fazendo

A identificação dos concorrentes permite otimizar o próprio conteúdo, podendo ser sobre acessórios para uma área de lazer, ou disponibilidade de mão de obra para o setor da construção civil. 

Nesse ponto, vale identificar e descartar o que não está funcionando, e certificar-se sobre a apresentação de propostas de valor exclusivas ao público-alvo. 

Sendo assim, é preciso apresentar o que diferencia a empresa da concorrência, e destacar nas redes sociais para alcançar de forma certeira os potenciais clientes, ou leads, como também são conhecidos. 

A prática de SEO, com palavras-chave adequadas, permite que se entenda melhor o público e a comunicação seja feita de maneira eficaz. 

  1. Estabeleça um calendário para publicação

Se for ter um perfil em cada rede social sem promover a interação, de nada vale o esforço produzido sobre o marketing de conteúdo. 

É preciso criar, selecionar e compartilhar postagens e atualizações com os seguidores com certa frequência. Por isso é válido desenvolver um planejamento utilizando um calendário de conteúdo. 

Seguindo as características de cada plataforma digital, é preciso respeitar:

  • Objetivo.
  • Formato;
  • Título e tópico;
  • Inclusão de palavras-chave.

O objetivo determina qual estágio da jornada de compra o lead se encontra, e como o conteúdo está relacionado ao esforço para que este possa finalizar a aquisição de modo satisfatório. 

O formato publicado vai depender da rede social em questão, podendo ser um texto dentro de um blog, a distribuição de e-book, um infográfico ou um vídeo inspirador. 

Um título chamativo e atraente, somado a uma descrição são ótimas ferramentas para garantir a atenção dos leads. Junte-se a isso a inclusão de palavras-chave que podem ajudar na classificação de ranqueamento e perceptível aos algoritmos das plataformas sociais e de busca.

  1. Faça promoção e distribuição de conteúdo

A integração entre marketing de conteúdo em conjunto com as redes sociais amplia as oportunidades de compartilhamento sobre saco valvulado, ou qualquer outro tópico, nas mais diversas plataformas digitais. 

A execução desse tipo de divulgação pode ampliar o reconhecimento de uma marca, aliado a criação de links e da confiança de editores terceirizados. 

  1. Acompanhe relatórios e análises

As métricas são diversas e as próprias redes sociais permitem identificar a evolução, por meio de relatórios, gráficos e análises para melhor otimização do que está em pleno funcionamento, e o que precisa ser ajustado, ou ganhar reforço.

Conclusão

O planejamento estratégico e inteligente sobre o uso de redes sociais e marketing de conteúdo pode ser benéfico para garantir os resultados almejados.

Isso se reflete no aumento de reconhecimento da marca, demonstrando toda a confiança e autoridade da empresa, elevando os leads e as vendas, e melhorando a classificação nos resultados de pesquisa e reforço no tráfego orgânico.

Por isso é imprescindível a mesclagem de marketing de conteúdo e redes sociais, seja de um especialista em troca de tela iphone, ou qualquer outro prestador de serviço, para que os materiais produzidos possam ser visualizados pelo público-alvo. 

O resultado final se mostra na colheita de todos os benefícios que todo o trabalho árduo pode render no amplo aspecto presente no marketing digital

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marketing de Conteúdo: Vale a pena investir nas redes sociais além do blog? via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link