4 formas de utilizar a internet como ferramenta de marketing
  • Save

4 formas de utilizar a internet como ferramenta de marketing


A internet faz parte da vida das pessoas e das empresas, e nos últimos anos trouxe muitas mudanças na maneira como as marcas divulgam seus produtos e serviços.

O marketing, por sua vez, sempre foi uma ferramenta fundamental para os negócios, e por meio dos canais digitais ficou muito mais fácil fazer com que as soluções cheguem ao conhecimento das pessoas.

A maior prova disso é que os consumidores adquiriram o hábito de pesquisar produtos e serviços na internet antes de comprar, e o fato de que as compras online também aumentaram muito nos últimos anos.

Estar presente na internet também é uma necessidade porque as pessoas realizam todo tipo de tarefa online. Elas compram, pagam contas, leem notícias, se comunicam, estudam, trabalham e realizam diversas outras atividades.

Isso só é possível porque a internet evoluiu muito ao longo dos anos e atualmente é parte indiscutível do cotidiano da sociedade. Tendo isso em vista, as empresas precisam usá-la como ferramenta de marketing e existem muitas formas de fazer isso.

Para entender um pouco mais sobre este assunto, o presente artigo vai mostrar como usar a internet como ferramenta de marketing, sua importância para impulsionar os negócios e quais são as principais ferramentas.

Usando a internet como ferramenta de marketing

A internet é uma verdadeira ferramenta de marketing e existem diversas estratégias que são provas disso. Para usá-la dessa forma, algumas das principais ações são:

Marketing de busca

As empresas precisam investir em publicidade por meio dos mecanismos de busca, ou seja, usar a pesquisa para atrair tráfego para o site institucional.

As plataformas de busca podem ser usadas por meio de estratégias orgânicas (SEO) e pagas (SEM). Assim sendo, uma oficina especializada em alinhamento 3D Bosch pode veicular anúncios pagos direcionados para atingir quem deseja.

As campanhas são criadas considerando características importantes do público e funcionam muito bem em qualquer período, principalmente durante épocas comemorativas, como:

  • Natal;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Black Friday.

Independentemente disso, os negócios podem investir nos anúncios pagos nos mecanismos de busca porque os resultados são praticamente imediatos e ajudam a aumentar o tráfego nas plataformas da empresa.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste na criação e distribuição de materiais relevantes e valiosos que ajudam a se comunicar com os clientes e a atingir os objetivos de vendas.

É um recurso muito importante para se comunicar com os consumidores, abordando assuntos interessantes para eles ao invés de simplesmente tentar vender.

O conteúdo é capaz de educar e agregar valor para as pessoas de maneira consistente, ao mesmo tempo em que a organização consegue atrair e reter o público que deseja.

Os materiais produzidos por um fabricante de telas para campo society podem assumir diferentes formatos, como podcast, blog post, infográficos, eBooks, vídeos, entre outros.

E-mail marketing

Fazer publicidade por e-mail é crucial porque oferece um excelente custo benefício. O e-mail é considerado como um substituto eficaz para o envio de mala direta, uma vez que permite que a organização alcance uma grande quantidade de pessoas.

Por meio dele, é possível enviar boletim informativo, lembretes, confirmação de compra, anúncios, conteúdos, entre outras possibilidades.

Tudo é feito de maneira direcionada, ou seja, a mensagem é enviada de acordo com o interesse do contato, por isso, é fundamental que a lista seja devidamente segmentada.

Marketing de reputação

Essa estratégia consiste no uso de comunicados à imprensa, plataformas de avaliação e outros canais para criar uma percepção positiva em relação ao negócio.

Referências e avaliações online são fundamentais para diversos setores e é justamente por isso que tantas organizações investem na distribuição de brindes para agradar os clientes.

Por meio do marketing de reputação, o negócio consegue desenvolver uma marca distinta e ainda incentiva seus clientes a postarem avaliações para resolver preocupações ou reclamações nas redes sociais e outras plataformas.

Importância da internet para impulsionar o negócio

Um fabricante de furadeira vidro consegue impulsionar seu negócio por meio da internet porque quando a organização está online ela se mantém próxima de seu público.

É uma forma de se aproximar das vendas e mostrar para as pessoas que a empresa está disponível. A internet deve ser vista pelas organizações como um shopping center, ou seja, um lugar cheio de oportunidades de vender.

Qualquer negócio que anuncie suas soluções têm mais possibilidades de gerar vendas, além do mais, consegue trabalhar a marca por meio de posicionamento adequado e criar a imagem ideal na mente do consumidor.

Marcas conectadas são sempre aquelas que estão mais próximas do público e conseguem oferecer o suporte necessário antes e após as vendas.

Uma loja de móveis para home office planejado pequeno precisa disputar espaço com outras empresas, tendo em vista que a concorrência se posiciona rapidamente.

Ao pesquisar sobre qualquer tipo de produto na internet, é possível encontrar marcas de várias partes do mundo. Outra vantagem de estar conectado é que os pequenos negócios conseguem competir com empresas maiores.

Se eles tiverem uma boa estratégia, será possível alcançar clientes que dificilmente saberiam sobre sua existência fora das plataformas digitais.

Manter a competitividade é crucial para aumentar a quantidade de potenciais compradores e ter a oportunidade de falar com mais pessoas.

Hoje em dia, é praticamente impossível não comunicar a marca de maneira mais econômica, e a internet também ajuda a impulsionar os negócios justamente porque suas estratégias são mais acessíveis do ponto de vista financeiro.

Ao mesmo tempo em que é mais barato trabalhar as estratégias nos canais digitais, o retorno sobre os investimentos também é muito melhor, portanto, ações que trazem um excelente custo-benefício para uma empresa de limpeza e portaria.

O fato é que a internet é um meio econômico para anunciar o negócio, uma vez que com poucos investimentos é possível patrocinar publicações e fazer com que elas alcancem um público pré-definido no país todo.

Outra possibilidade é produzir conteúdos para o blog institucional, entre outras práticas, desde que a empresa utilize as melhores ferramentas para isso.

Melhores ferramentas de marketing

Existem várias ferramentas que ajudam a impulsionar as estratégias de marketing e o próprio negócio, e dentre as mais vantajosas estão:

RD Station

RD Station é uma ferramenta de automação completa e o usuário pode fazer até mesmo cursos básicos de iniciação dentro da plataforma.

Ela ajuda a aumentar o tráfego para o site, é excelente para prospectar leads e ainda ajuda a aumentar o número de vendas.

Google Analytics

Um fabricante de poltrona para auditório com prancheta escamoteável precisa analisar suas estratégias de marketing para se certificar de que estão trazendo os resultados esperados.

O Google oferece uma plataforma de análise completa onde é possível identificar os artigos bem-sucedidos do blog, quais foram as páginas mais visitadas, a origem do tráfego, tempo de permanência do visitante, entre outras informações.

Usar o recurso é fundamental para saber quais melhorias precisam ser realizadas no site ou blog institucional, identificar assuntos mais interessantes para o público, por onde eles acessam a plataforma e as melhorias que precisam ser realizadas no conteúdo.

Canva

As redes sociais precisam fazer parte das estratégias de marketing, tendo em vista que favorecem a comunicação e a aproximação entre as marcas e os públicos, mas a maioria é extremamente visual.

O Instagram, por exemplo, é uma plataforma completamente visual e as imagens e vídeos compartilhados pelas empresas precisam ser bem produzidos e caprichados.

Uma lavanderia industrial de uniformes, por exemplo, precisa de boas imagens das roupas lavadas para mostrar aos seus clientes e seguidores os cuidados na hora de lavar as peças.

Para os pequenos negócios que estão começando agora, pode ser muito difícil cuidar de vários aspectos sozinhos, por isso, devem contar com o Canva, uma ferramenta que ajuda a criar peças com design moderno e profissional, tudo de maneira rápida e prática.

MailChimp

O e-mail marketing também é uma estratégia crucial para qualquer negócio e visando potencializar o alcance das mensagens e automatizar o processo de envio, é indispensável contar com uma boa ferramenta de automação.

Com a ajuda do MailChimp, uma confecção de uniforme de trabalho feminino encontra modelos de e-mails prontos para disparar, personaliza sua lista de contatos e envia as mensagens de acordo com o perfil dos clientes.

Considerações finais

Investir em marketing na web é uma necessidade para qualquer negócio que queira crescer, conquistar clientes e fazer com que o nome da sua marca chegue ao conhecimento de mais pessoas.

A internet oferece diversos canais, estratégias e possibilidades para fazer essa divulgação e as empresas ainda podem contar com ferramentas de automação que fazem toda a diferença na execução do planejamento de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#ferramentasdemarketing #marketing #blogdoconvidar

4 formas de utilizar a internet como ferramenta de marketing via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link