Como Organizar Seu Anúncio e Alcançar Mais Leads Via Instagram CRM

Instagram Crm Mais Leads

Como vender pelo Instagram? Certamente, essa dúvida ainda é muito recorrente entre gestores que não sabem como aproveitar o potencial dessa rede para posicionar a sua marca no mercado e lucrar mais.

A boa notícia é que trouxemos neste artigo dicas bem úteis de como organizar seu anúncio e alcançar mais leads via Instagram CRM.

Faz algum tempo que o Instagram se tornou uma ferramenta importante nas estratégias de marketing digital para as marcas. Atualmente, a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários ativos.

E tem mais: segundo dados do próprio Instagram, mais de 90% das pessoas que utilizam a plataforma seguem uma empresa. Além disso, 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela na ferramenta.

Por esses e outros motivos que falaremos logo abaixo, é fundamental que o seu negócio saiba utilizar o Instagram de maneira eficiente para ganhar visibilidade e engajar o seu público-alvo. E para que isso dê certo, chegou a hora de aprender a criar campanhas incríveis! Vamos nessa?

Antes de tudo, é bom explicarmos a relação que existe entre a organização de um anúncio patrocinado e o alcance de mais leads via Instagram CRM.

Sem dúvida você já deve ter notado que não basta hoje ter bons conteúdos no Instagram e esperar que eles sejam entregues 100%, de forma orgânica, para os seguidores da sua marca. Pois é, infelizmente a plataforma tem dificultado a vida de empresas e influencers que divulgam suas ações por meio dela.

Isso quer dizer que, inevitavelmente, uma hora será preciso investir em anúncios patrocinados no Instagram para atingir resultados mais rápidos e colher os benefícios do Marketing para a sua empresa. No entanto, fazer um anúncio na ferramenta não pode ser de qualquer jeito, por isso a importância de conhecer as principais orientações para organizar uma campanha no Instagram.

Os anúncios pagos na plataforma também possuem algumas vantagens como:

● Configurações de testes A/B para comparar o conteúdo que dá mais retorno. Por exemplo: anúncios de vídeos ou anúncios de compras.

● Segmentação de público, bem direcionada para atingir as pessoas certas.

● Métricas que geram análises e insights sobre o desempenho da campanha e a reação do público.

Agora entramos no segundo ponto que é o alcance de mais leads. Uma vez que você cria um anúncio patrocinado de uma publicação, a sua marca poderá alcançar mais pessoas que não são suas seguidoras, aumentando as chances de torná-las clientes potenciais.

O último ponto está relacionado ao Instagram CRM. Resumidamente, CRM significa em inglês Customer Relationship Managment, ou seja, é um conjunto de práticas e estratégias focadas no relacionamento com o cliente.

Então, partindo do princípio que o Instagram é uma rede de relacionamento e que seus usuários a utilizam para se comunicar também com as marcas, é bom pensar no uso de uma ferramenta de CRM integrada ao Instagram.

Vamos supor que você promoveu um conteúdo pago no Instagram e alcançou muitas novas pessoas que começaram a seguir a sua marca. Nesse momento, para não perder nenhuma oportunidade de vendas, o Instagram CRM pode ajudar a sua marca nesses seguintes cenários:

● Responder às mensagens dos potenciais clientes diretamente na plataforma de CRM, em um único painel, sem ter o trabalho de abrir o aplicativo e ainda ficar perdido entre tantas interações.

● Toda conversa é registrada e possibilita uma segmentação do lead de acordo com o nível do funil de vendas em que ele está. Além disso, você pode mover esse cliente em potencial pelo processo de vendas customizado da sua empresa.

● As interações podem ser feitas via chatbots, com mensagens personalizadas e automáticas para elevar a eficiência do atendimento durante a campanha e após ela.

Configure sua conta

O primeiro passo para criar um anúncio na plataforma e gerenciá-lo de forma efetiva é configurar sua conta. Para isso, é preciso:

  1. Conectar sua conta com uma página do Facebook. Na conta do Instagram você pode tocar nas três linhas paralelas existentes no canto superior direito da tela para acessar as configurações. Nela você terá acesso às “Contas Vinculadas” e poderá selecionar a opção Facebook e fazer a vinculação.
  1. Migrar a sua conta para uma conta empresarial ou como criador de conteúdo.
  2. Cadastrar sua forma de pagamento antes de criar a campanha.

Escolha seu objetivo

Antes de criar um anúncio para alcançar mais leads via Instagram CRM é preciso saber qual a sua estratégia, o que você espera. Mais seguidores para a sua página com o objetivo de ampliar a consciência de marca? Obter mais cadastros para coletar informações sobre o público-alvo? Vendas diretas? Direcionar as pessoas para o seu site?

Logo, é possível anunciar diretamente no aplicativo do Instagram impulsionando publicações existentes. Em suma, você pode escolher um dos três destinos abaixo:

Seu Perfil: para obter mais engajamento e seguidores.

Seu Site: para uma campanha direta de venda.

Suas Mensagens diretas: para vender algo que as pessoas perguntam frequentemente sobre o valor e você quer que elas mandem mensagem por direct sem precisar sair da plataforma.

Conheça seu público

Aqui vamos bater na tecla sobre a importância de você conhecer bem o seu público-alvo para entregar ações de marketing certeiras a ele. Se você já possui uma boa base de seguidores, esse caminho é mais fácil porque com ela é possível entender suas preferências, gostos e necessidades.

Caso contrário, uma alternativa é criar a persona baseada em dados demográficos, pesquisas de mercado, entrevistas, estudo da concorrência para adaptar o anúncio para essas pessoas.

Até porque, o próximo passo para você organizar seu anúncio é segmentá-lo. Portanto, no aplicativo você tem as seguintes opções de segmentação:

Automático: para quem possui uma base de seguidores engajada e quer atrair mais pessoas

Nova segmentação: aqui você cria o nome do público, decide a localização (se é por região ou geolocalização), interesses do seu público, gênero e idade.

Defina seu orçamento e duração da campanha

Agora chegou outro ponto indispensável para que o anúncio alcance mais leads: o orçamento e a duração da campanha. Fique atento, então, ao primeiro detalhe: o orçamento é diário e o mínimo de duração recomendando é de 3 dias.

Nesse caso, sugerimos um valor de R$ 5,00/dia e uma duração de 5 dias para que o anúncio tenha mais resultados. Além do mais, o tamanho do público impacta diretamente no custo final do anúncio.

Analise o resultado do anúncio

Depois da campanha, não deixe de avaliar as métricas obtidas para saber o desempenho da mesma. Dentre as métricas que valem ser analisadas estão:

● Quantas pessoas seguiram o perfil.

● Visitas ao perfil.

● Aumento de interações (publicação salva, comentários, curtidas e mensagens diretas que são levadas automaticamente para uma plataforma de CRM integrado ao Instagram).

Aliás, você se lembra que foi preciso configurar sua conta com o Facebook? Isso tem um motivo. Pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, você consegue analisar a mesma campanha obtendo muito mais informações e insights.

Contudo, se você quer aprimorar a sua estratégia de alcance de mais leads via Instagram CRM ou busca um objetivo específico, o melhor é organizar seu anúncio pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Essa ferramenta é mais completa e oferece mais opções como, por exemplo, a escolha do objetivo da campanha. Logo, você pode optar por: reconhecimento da marca, alcance, tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastro, mensagens, conversão, vendas do catálogo, tráfego para o estabelecimento

Com isso, um anúncio voltado para a captação de leads tem mais eficácia durante o gerenciamento das interações via Instagram CRM.

A ferramenta também oferece muitas opções para delimitar o público-alvo, como dados comportamentais do usuário, idiomas, interesses etc.

Outra vantagem é definir o conteúdo e o formato da publicação que mais atrai clientes em potencial (vídeos, imagens únicas, carrossel de fotos), além da inserção de URL por meio da CTA (Call to Action).

Mais posts Instagram

Mais posts Marketing nas redes sociais

Victor Xavier: Aficionado por tecnologia, Fã incondicional do Google e uma grande paixão por Marketing e Vendas. Atualmente, consultor no Convidar.Net. Idealizador e Editor do Blog do Convidar Redator e consultor em Comunicação, Publicidade e Marketing Digital. O cara que escreve e faz de tudo um pouco, e o que sempre tenta lembrar o tema do último post. Sem sucesso, é claro.