Inbound x Outbound: saiba como unir 2 estratégias

inbound x outbound
  • Save

Muitas empresas tiveram que se adaptar a táticas e estratégias para conquistar clientes e se divulgar, aumentando a importância do marketing para elas, além de se fazer necessário compreender o inbound x outbound.

Além disso, eles precisam estar por dentro de todos os aspectos desenvolvidos no uso das estratégias de marketing.

Isto tudo com o  objetivo de aumentar as vendas de uma empresa de lavagem cortina rolo, por exemplo. 

Iniciamos com o conceito real de cada uma delas, em separado, para maior compreensão e a tomada de decisão de qual deve ser escolhida, de acordo com a necessidade de cada instituição.

O que é inbound marketing?

Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é um conjunto de estratégias de marketing realizadas em forma de publicidade online, visando atrair, converter e encantar clientes de aula de 7 cordas, por exemplo.

Nesse caso, a empresa se promove por meio de blogs, vídeos ou e-books, e diferentemente do marketing tradicional, não vai atrás de clientes, mas procura explorar canais como mecanismos de busca, para que eles sejam localizados.

As redes sociais são um desses canais, no qual é fornecido um conteúdo relevante que possa chamar a atenção do cliente e desta forma trazê-lo para a empresa, no intuito de que vendas sejam realizadas.

O que é outbound marketing?

Outbound marketing ou também chamado de marketing tradicional é a forma como uma empresa promove produtos e serviços por meio de publicidade, com o objetivo de prospectar clientes de piso elevado para data center.

Essa estratégia visa abordar os clientes de forma ativa e pode ser que eles não sejam atraídos para a empresa de forma genuína, mas o intuito é ir atrás deles oferecendo produtos ou serviços.

São duas formas diferentes de trabalho que conduz ao mesmo objetivo, que são as vendas. Porém, cada uma delas tem suas metodologias específicas, assunto esse que será abordado na sequência deste artigo.

Quais são as metodologias do inbound marketing?

A metodologia do inbound marketing é a maneira como uma empresa cresce ao construir um relacionamento significativo e duradouro com os clientes, consumidores e prospects, fazendo com que eles se sintam valorizados.

Os prospects são clientes em potencial, que estão interessados em realizar uma compra de semente de braquiarão ou assinar um contrato com uma empresa que oferece esse produto.

Essa estratégia trabalha com cinco métodos bem específicos:

  • Atrair clientes;
  • Converter;
  • Relacionar-se;
  • Vender;
  • Analisar.

O inbound favorece a interação com o público e promove a personalização dos conteúdos oferecidos, fazendo com que as vendas sejam mais assertivas, reduzindo os custos de publicidade na empresa de buffet festa formatura.

Nas fases pelas quais o inbound passa, como atrair o cliente, convertê-lo, fechar uma venda e manter esse cliente, a empresa não conhece o possível cliente e ele também desconhece quem é a instituição.

Quais são as metodologias do outbound marketing?

Como essa estratégia tem como objetivo promover serviços e produtos por meio de propagandas, elas podem ser realizadas por meio dos seguintes métodos, para um serviço de criolipólise para emagrecer:

  • Comerciais de TV;
  • Rádio;
  • Internet;
  • Telemarketing;
  • Mala direta;
  • Links patrocinados.

Para captar os clientes, essa estratégia, por ser tradicional, busca o possível consumidor por meio de pequenas interrupções no dia a dia, como ocorre nas propagandas pela televisão ou nas ligações de telemarketing.

Os canais utilizados possuem público bem definido e querem atingir o maior número de pessoas que estão relacionadas com os negócios de aluguel por hora de sala e que estão ligadas de alguma forma a esses canais digitais.

Os custos dessas ações são mais caras, mas por alguns anos dominaram os métodos de propaganda e com a chegada da internet, o cenário mudou para as empresas. Foram métodos importantes, de uma época que ficou no passado.

Como unir inbound x outbound e aumentar as vendas?

Para que as duas estratégias funcionem é preciso alinhar a área de vendas e de marketing, onde o maior desafio da empresa é determinar quando os leads precisam migrar de uma para outra.

Para isso, determinar uma garantia de serviço (SLA) entre ambas as áreas é fundamental. Isso permite que os processos funcionem simultaneamente de forma adequada e utilizar ferramentas de marketing auxilia na caminhada. 

A migração de uma estratégia para a outra acontece de duas maneiras, para que o processo seja eficaz e promova mais vendas.

Inbound para outbound

O inbound marketing tem como objetivo final fazer com que o lead solicite um contato comercial de táxi aéreo preço, e para acelerar e otimizar a conversão desse lead é preciso incluir e-mails e CTA no final do fluxo da estratégia.

CTA são ativações comerciais que solicitam uma ação imediata dos visitantes de um site, com o propósito de fazer uma interação após terem visualizado algum tipo de conteúdo.

Pode ser algo como Compartilhe a sua opinião, por exemplo, que possa aumentar as chances de transformar o visitante em oportunidade de venda, e a equipe estará trabalhando de forma ativa, com as abordagens de Outbound.

Uma vez solicitado o contato com o time de vendas, o retorno precisa ser rápido e o lead deve ser abordado até uma hora depois da solicitação, aumentando a chance de conexão sete vezes mais.  

Faça fishing de leads, ou seja, pescar leads, ficando atento na base de contatos, para identificar quais que possuem interesse e têm perfil adequado, mas que por alguma razão nunca solicitaram um contato.

Quando eles forem identificados, cabe à equipe comercial trabalhá-los ativamente, personalizando as abordagens de vendas, que é a melhor forma de obter uma conexão bem-sucedida, através de mensagens personalizadas. 

Outbound para inbound

Nem todos os leads de outbound estão prontos para comprar e eles devem ser cultivados, para que o momento certo da compra aconteça, avançando, então, para uma possível negociação.

A partir do momento em que o lead identificar que a solução da empresa faz sentido para ele, vai lembrar dela quando decidir comprar algum produto ou serviço.

A forma mais adequada para que isso aconteça é encaminhar os leads imaturos de outbound, para a etapa da nutrição de Inbound.

Dessa maneira, ao passarem a receber e-mails informativos, ficarão prontos para a aquisição dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Portanto, chegamos à conclusão, com base nas informações desse artigo que a diferença mais proeminente entre os dois tipos de estratégias, é que no inbound o cliente é que chega até a empresa. Portanto, no outbound, é a empresa que vai até ele. 

Ambas divulgam seus produtos e serviços, o que nunca pode deixar de ser realizado. Contudo, cada uma dessas estratégias o fazem de modos diferenciados.

Enquanto que uma caminha pelos moldes mais antigos e tradicionais, como TV, rádio ou malas diretas, a outra se apoia no uso de mídias digitais, que devem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada empresa.

Como resultado final, o objetivo é atrair potenciais clientes, que possam se identificar com o que está sendo oferecido, proporcionado oportunidades de efetivação de vendas, impactando nos lucros.

Ambas as estratégias são complementares e trabalhar com essa mescla os resultados são potencializados e eles são atingidos de forma mais rápida e expressiva.  

Com o inbound os resultados são colhidos em médio e longo prazo, com o outbound os objetivos serão alcançados mais aceleradamente e o retorno sobre o investimento (ROI), em curto prazo.

Há diversas maneiras de trabalhar unindo as duas estratégias, por exemplo, realizar parcerias que possibilitam a captação de leads de forma offline, trabalhando com eles de forma online.

A equipe de vendas e de marketing devem elaborar ações para que as duas estratégias sejam complementares, para que a empresa usufrua do potencial que cada uma delas oferece.

Considerações finais

Sendo assim, ao utilizar o inbound marketing, as chances de alcançar um público ideal, para uma empresa, aumenta, assim como o relacionamento entre ela e o cliente passa a ser muito mais próximo.

O poder de persuasão também aumenta, pois as referências dos produtos e serviços são positivas diante do olhar dos clientes, mesmo que o investimento seja a longo prazo.

Com a estratégia do outbound, as coisas acontecem mais rapidamente e é possível atrair consumidores até a empresa de forma mais acelerada.

O tempo de venda que ocorre em cada uma delas depende do ciclo de vendas da empresa e não de qual estratégia de marketing foi utilizada.

Por todas essas razões é que unir as duas formas de trabalho é uma forma de complementação de tudo o que ocorre na busca ou na espera desses clientes.

Algumas empresas optam apenas por uma delas, mas sai na frente aquelas que integram ambas as metodologias e fazem com que a diferença entre elas não seja uma diferença no momento dos lucros aumentarem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Inbound x Outbound: saiba como unir 2 estratégias via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link