Entenda a importância de flywheel marketing
  • Save

Entenda a importância de flywheel marketing


A popularidade do flywheel marketing aumentou devido à sua vantagem estratégica. Ele se caracteriza por ser uma organização estratégica que coloca o consumidor no centro de suas operações.

Por isso, é fundamental entender como funciona a estratégia de vendas por trás dessa estratégia de flywheel marketing, pois ela é grande parte do sucesso das campanhas de marketing que uma nova marca de medicamento manipulado para crescer cabelo.

Considerando os efeitos negativos dessa abordagem no mundo real dos negócios de vendas e marketing, será interessante compará-la com outras estratégias já conhecidas e comuns no mercado, como o funil de vendas.

Mesmo no fluxo comercial de uma grande empresa ou até mesmo um pequeno negócio, é fundamental compreender essa modalidade de marketing para garantir o sucesso dessa estratégia e assim atingir resultados mais positivos.

Foi assim que uma fabricante que fornece tela ondulada quadriculada para residências e empresas pode se destacar em seu mercado de atuação e dominar significativamente uma boa parcela da clientela.

É por isso que, para maximizar os benefícios do conceito, este texto tentará apresentar o conceito de flywheel marketing, explicando seu conceito, seu funcionamento e seu significado no atual ambiente de mercado.

Dessa forma, mesmo empresas que trabalham com serviços mais específicos como aluguel de retroescavadeira pequena, poderão atingir os resultados que esperam ao implementar essas estratégias da forma correta.

Qual a definição de flywheel marketing?

Esta estratégia assenta em um novo conceito que aborda o marketing e as vendas numa perspetiva diferente das tradicionais, o que conduz a uma maior ênfase na retenção de utilizadores.

Como resultado, a forma afunilada é substituída por uma forma circular, o que reforça a ideia de que o método é um ciclo que não tem fim.

Com isso, essa abordagem é de tamanha importância para as empresas que seria possível dizer que pensar em sua aplicação deve preceder a definição dos produtos ou serviços de cobertura para janela de vidro a serem comercializados pelo negócio.

Adicionalmente, o conceito também se espelha na imagem do significado literal do seu nome. O termo flywheel é sinônimo de roda rotativa.

É a engrenagem que alimenta a máquina. É justamente aqui que a analogia com um círculo é empregada para demonstrar que o ciclo é constante e sempre se renova.

Nessa teoria, o volante é composto por atração, engajamento e experiência do usuário e, como resultado, o foco principal está na fase de experiência do usuário.

Quando isso é considerado, é benéfico atrair clientes, interagir com eles e proporcionar uma experiência memorável que acabará por completar a função de atrair novos clientes e, assim, renovar o ciclo novamente.

Ao priorizar a fase de experiência, é possível para uma empresa que comercializa bomba hidráulica de alta pressão reter e atrair clientes simultaneamente.

Impactos do flywheel no inbound marketing e vendas

É importante considerar a relação entre flywheel e inbound marketing. Inicialmente, é importante reconhecer que está em constante evolução devido à sua estreita associação com a experiência do consumidor.

Nesse contexto, algumas alterações merecem destaque. A segunda é que não há mais uma meta a ser alcançada. Sem dúvida, essa é a alteração significativa que levou ao surgimento do volante nas estratégias de inbound marketing.

Antes, o objetivo era considerado quando um usuário conseguia comprar um determinado produto ou serviço, essa metodologia pretendia levar a uma conversão.

Agora, o Inbound tornou-se um ciclo contínuo que também tenta cativar os clientes existentes já alcançados.

A segunda alteração são as estratégias de retenção pró-ativas e proativas. Como um processo contínuo, esse tipo de marketing se preocupa principalmente com as etapas de pós-venda.

Esta estratégia pretende demonstrar que existe uma interação contínua e eficaz com os atuais consumidores que pretende fidelizá-los e, consequentemente, incentivá-los a voltar a comprar.

Além disso, o princípio do funil de vendas também serve para reter usuários, porém, o flywheel marketing é mais proativo nas iniciativas de retenção de consumidores.

Finalmente, a terceira alteração é que o poder se torna a oportunidade primária, já que anteriormente, a obtenção de leads era considerada o principal impulsionador das estratégias de inbound marketing.

Quando um usuário compartilha informações de contato, é muito mais fácil contatá-lo e incentivá-lo a fazer uma compra.

Eles também podem pesquisar informações sobre pingadeira de concreto para muro na internet e chegar até a página de um site que ofereça esse produto e assim efetuar uma compra de forma mais “natural”. Tudo depende do momento em que o usuário está.

No entanto, esse tipo de marketing é mais extenso. Essa estratégia se preocupa principalmente em gerar força suficiente para girar a roda que faz o processo avançar, a roda da interação entre o consumidor e a marca é a principal beneficiária desse processo.

Ações promovidas pelo flywheel marketing

Um dos princípios dessa tendência é que o atrito, que engloba tudo o que causa insatisfação no cliente, faz com que a potência seja perdida, o que resulta na parada da roda e que diminui a vida útil do cliente.

Com isso, as técnicas envolvidas no flywheel marketing oferecem alguns benefícios para as empresas que aplicam de forma consistente. São eles:

  • Abordagens diferenciais para captação de clientes;
  • A experiência do consumidor aumenta;
  • Os processos são bem mais eficientes;
  • A satisfação do cliente é priorizada;
  • Percepção de marca se torna mais positiva.

A proposta do marketing da roda é desenvolver estratégias para a indústria publicitária que foquem cada vez mais no que acontece após a conclusão da conversão ou venda, isto é chamado de tempo de vida do consumidor.

Elimina a noção de que a venda é o ápice de toda a atividade, e que a preocupação com o pós-venda, a satisfação e até a experiência do consumidor deve ser ignorada ou descartada.

Então com uma boa estratégia de flywheel, o marketing de uma empresa de plotagem A0 pode alavancar os resultados de maneira bem mais consistente. Para ajudar na compreensão, os pontos a seguir são as principais ações do flywheel marketing.

Atendimento automatizado

Nos dias de hoje, a automação é considerada uma das maiores aliadas do mundo dos negócios e o flywheel foi criado durante essa realidade.

Assim, esta estratégia pretende implementá-lo nos processos de atendimento ao cliente de forma a torná-los mais ágeis e precisos, evitando atritos e transtornos entre usuários e colaboradores.

Felizmente, existem muitas maneiras e mecanismos para fornecer atendimento automatizado ao cliente, incluindo chatbots, e-mails de pós-venda ou pesquisas que os clientes podem responder.

Isso é extremamente vantajoso, pois uma fabricante de cobertura de abrir pode ter a tranquilidade ao saber que todos os leads que chegarem a entrar em contato com o negócio serão atendidos de maneira rápida e eficiente 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Coleta de dados e informações constantes

Isso também é conhecido como marketing personalizado. A padronização pode afetar negativamente a experiência do cliente. O sistema usa dados em tempo real do cliente atual para melhorar a interação e a experiência geral.

Por isso, é comum nas estratégias de Inbound Marketing influenciadas pelo flywheel, coletar informações para customizar promoções, conteúdos e outras formas de comunicação.

Com isso, as empresas podem tomar decisões muito mais assertivas e que de fato impactam o negócio de uma forma positiva através das melhorias que são necessárias para atingir determinado objetivo.

Os dados são a base de qualquer estratégia e com essa ação, o marketing das empresas poderá ter resultados ainda maiores.

Proporcionar independência

O marketing flywheel procura entender os clientes para otimizar mecanismos e satisfazê-los, também se dedica a promover o autoatendimento.

Quando os usuários são capazes de especificar o produto ou serviço com base em seus requisitos, a probabilidade de atrito é reduzida.

Então, quando as objeções e dúvidas dos leads são sanadas, o aumento de vendas é muito maior, pois os prospects já sabem o que esperar daquele determinado produto ou serviço que estão adquirindo.

Este método facilita a extensão dos ciclos de vida do cliente e é sustentável. Além disso, facilita a distinção entre empresas e seus concorrentes, pois o processo de otimização da experiência do cliente envolve agregar valores que sirvam como diferencial para a marca.

Fidelizar mais clientes ativos

Ao contrário do funil, que normalmente encerra o contato com o cliente no ponto de compra, a abordagem do flywheel marketing enfatiza a continuidade.

Isso é conseguido proporcionando a satisfação que pode converter o comprador em um fiel defensor da marca. Isso porque facilita a previsão e antecipação de necessidades, além de fornecer mensagens personalizadas relevantes e oportunas.

Em resumo, essa estrutura é mais eficaz na identificação e eliminação de pontos problemáticos, o que leva a uma jornada mais suave e contínua.

Considerações finais

Este artigo foi capaz de descrever o conceito e a implementação da estratégia de marketing flywheel, bem como seu significado e contexto em diferentes setores hoje.

Por isso, é preciso reconhecer que essa ferramenta será fundamental no futuro e as empresas devem aprender a utilizá-la de verdade para se destacar e ter sucesso no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Entenda a importância de flywheel marketing via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link