05 ferramentas que serão tendências no marketing digital em 2023

5 ferramentas de marketing digital para 2022
  • Save

O marketing digital tem se tornado popular nos últimos anos, graças ao avanço da tecnologia, e possibilitando que estratégias anti-convencionais sejam aprimoradas com o uso de ferramentas tecnológicas.

O marketing, aliás, é toda a estratégia e planejamento de uma empresa para dar aos seus clientes a necessidade de se ter um produto, ou serviço.

O pior é que, muitas vezes eles nem sequer sabem que possuem o desejo de obter.

Higienização e hidratação de bancos de couro, por exemplo, uma estrutura de marketing pode ser bem planejada ao ponto de despertar o desejo do dono do veículo de contratar os serviços da empresa que está oferecendo.

Nesse artigo, você confere outros exemplos e tendências de ferramentas a serem utilizadas na área do marketing em 2023

Acompanhe!


Leia também:


O marketing digital

Embora tenha as mesmas bases do marketing tradicional, o formato digital tem como maneira de fazer as estratégias e planejamentos de um produto ou serviço com inclusão de ambientes onlines para se conquistar o público-alvo.

Citando, por exemplo, uma loja de bateria para carros, a estratégia para atrair novos clientes pode ser a abertura de contas nas redes sociais, o que permite que a visibilidade aumente ainda mais do que se não houver.

Assim como a abertura de uma página na web, que pode até mesmo ser a extensão da loja com a venda de produtos ou o modelo de venda e retirada no estabelecimento, o que pode ser uma boa técnica para vender bateria de carro 60 amp.

O início do marketing digital

O modelo do que se conhece hoje como marketing digital surgiu nos anos 90, quando a população começou a ter mais acesso a internet tanto no serviço quanto em suas residências.

O que fez com que as empresas, vendo que o ambiente online estava começando a ser bastante utilizado, criassem estratégias que poderiam chegar a alguns públicos-alvos, prática que ao longo dos anos foi aumentando cada vez mais.

O que se iniciou como estratégias apenas como anúncios ou páginas na web, logo foram se expandindo para as plataformas digitais que surgiam até se tornarem a principal ferramenta de divulgação de um produto como, por exemplo, placa de identificaçao.

Os P do marketing na era digital

Por ainda se tratar de estratégias de marketing mesmo sendo no âmbito digital, pode-se incluir os quatro P básicos na composição, sendo eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Contudo, com a ampliação na possibilidades de estratégias, outros P foram incluídos para facilitar, sendo eles:

  • Pessoas;
  • Processos;
  • Posicionamentos;
  • Performance.

Algumas ferramentas de software como o CRM (Customer Relationship Management), auxiliam na gestão de relacionamento com o cliente, armazenando os seus dados para se montar estratégias que sejam atrativas para ele.

Por meio dos métodos onlines de marketing que um empreendimento pode ter um conhecimento do feedback dos clientes por plataformas onlines, o que permite saber um avaliamento de performance da empresa.

Vantagens de se adotar o marketing digital

A era tecnológica está cada dia mais presente no mercado, e por essa presença constante em áreas até mesmo de funerária 24 horas, o marketing digital possibilita estreitamento de laços entre empresa e consumidor, assim como o modo empresa para empresa.

E o meio para haver esse estreitamento de laços é a facilidade de interações.

Empreendimentos passaram a transformar alguns métodos do marketing e não restringi-los somente ao ato da compra, mas no processo de experiência que o usuário teve ao longo do caminho e o posterior a aquisição do produto ou serviço.

Pois, quanto mais contato se é estabelecido, melhor as relações e podendo incluir até, um marketing de recomendação do cliente para seus familiares e amigos.

O marketing digital também incluiu em suas estratégias a criação de métricas, sistemas que fazem a análise e levantamentos de dados dos quais um negócio deseja focar, seja na área financeira de investimentos ou como estão sendo recebidos os anúncios onlines.

Análises de métricas como de Retorno Sobre Investimento (ROI), Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e outras que podem ser importantes para um empreendimento, graças a tecnologia, podem ser acompanhadas em tempo real.

O que permite que um planejamento errado seja previamente visto e alterado ou então, alguns investimentos que não estejam dando certo sejam cancelados.

Uma vantagem que o marketing digital trouxe foi a possibilidade de atrair mais clientes de diversas partes de um país, não ficando restrito somente a uma determinada área. 

O fato de um empreendimento pode ser alcançar novos consumidores que estão mais distantes, torna-se um desafio criar estratégias das quais eles sejam conquistados, da mesma maneira que os consumidores podem ganhar mais opções.

Asfalto ensacado, levando como hipótese, a venda de uma marca ser expandida para outras áreas que ainda não foi explorada, pode torná-la uma referência e aumentar o número de vendas, pois o seu direcionamento será específico para aquela expansão. 

O direcionamento no marketing digital pode ser uma forma de economia que uma empresa pode praticar, visto que o que se é gasto em uma área que não lhe traz retorno, pode ser redirecionada para outra, que permite conquistar ainda mais o público. 

As tendências do marketing digital para 2023

Se reinventando ano após ano, o mercado acaba criando tendências das quais sempre se ganham destaque por sua popularidade ou por seus avanços serem ainda melhores que a versão anterior.

E a área de marketing digital não fica de fora quando se trata de sofrer adaptações tecnológicas que auxiliam ainda mais o andamento de uma empresa.

  1. A prática mais forte de SEO

O SEO é uma estratégia que permite que, com o uso de determinadas palavras-chave, uma página na web seja achada de uma maneira orgânica quando se digita o conteúdo relacionado nas páginas de busca.

Exemplificando, se alguém buscar por modelos de bateria, a página irá trazer resultados que tenham haver com o assunto, como bateria heliar 60.

Por ser um meio que não é necessário pagamentos, e que muitas empresas não querem gastos exorbitantes na área de marketing, a tendência do SEO ser cada vez mais utilizado é bastante alta.

Principalmente, com as atualizações constantes nas páginas de busca, que permitem os algoritmos relacionados à palavra serem facilmente encontrados.

  1. O destaque do marketing de conteúdo

Em conjunto com as estratégias de SEO para atrair clientes, o marketing de conteúdo nas páginas da web se tornarão ainda mais fortes, pois os clientes buscam entender mais como a empresa da qual irá se adquirir um produto funciona.

E para isso, buscarão blogs ou redes sociais que demonstram que o empreendimento não está querendo somente vender, mas sim, construir algum vínculo afetivo com o seu público-alvo.

  1. Sofisticação em redes sociais

Com o aumento de pessoas na internet, e a criação de novas redes sociais, os recursos que essas plataformas irão oferecer serão ainda mais benéficas para um empreendimento.

Algumas delas já adotaram o modo profissional, conhecido como business, que permite que além de fazer as tradicionais postagens para demonstrar o produto, possa também saber a localidade dos usuários, criar anúncios e dar engajamento a determinada postagem.

Para se alcançar um público-alvo ainda maior por intermédio das mídias sociais, que podem ser mais criteriosas, será necessário uma variedade de conteúdos no que se refere ao produto, além do layout que deva ser atrativo e marcante para se destacar na internet.

  1. Uso de Inteligência Artificial 

O investimento em tecnologia de uma empresa pode ser em diversas áreas, e estão sendo adotadas principalmente nas que se referem em uma interação mais direta com o cliente, como mensagens prontas em atendimento pela internet ou gravações das ligações.

Também conhecidas como assistente virtual, o aumento do uso de inteligência artificial será uma forte tendência ao longo dos próximos anos.

Levando em conta que o relacionamento de clientes com bots, está sendo cada vez mais comum para identificar, primeiramente, o que eles desejam falar com a empresa.

Por exemplo, uma ligação que utiliza a assistente virtual pode fazer o agendamento de consulta psiquiátrica online do cliente, sem a necessidade de haver outra pessoa do outro lado da linha.

Assim, será economizado o tempo do consumidor e os gastos da empresa com funcionário.

  1. Marketing por conta própria 

Com ferramentas sendo cada vez mais fáceis de serem monitoradas, e principalmente, administradas, uma tendência do marketing digital será o planejamento por conta própria sem a ajuda de profissionais.

Como uma forma de cortar os custos de uma empresa, a propensão para que os donos dos negócios façam suas próprias estratégias e monitorem por conta própria será ainda mais forte.

Especialmente, com a ajuda de cursos voltados a área de marketing, sejam eles gratuitos ou pagos, que permitem uma imersão neste mundo para conquistar o consumidor.

Considerações finais

Resumindo, o marketing digital se torna cada vez mais forte e mais utilizado quando se trata de montar estratégias para atrair, cativar e fidelizar o consumidor. 

As tendências de ferramentas a serem utilizadas na área do marketing prometem ser aprimoradas nos próximos anos, e cada vez mais, permitindo estratégias definidas para a consolidação de um empreendimento no segmento que atua. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

05 ferramentas que serão tendências no marketing digital em 2023 via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link