O Que São Ferramentas de Vendas Dentro do Marketing? Conheça 6 delas!

ferramentas de vendas

As ferramentas de vendas são recursos muito importantes para as empresas que querem melhorar seus resultados e os lucros. Confira neste artigo 6 ferramentas muito importantes para o seu marketing!

Os dispositivos móveis, como no caso dos tablets e smartphones, trouxeram várias ferramentas do dia a dia para a palma da mão, está cada vez mais difícil viver sem os aplicativos que facilitam várias atividades do dia a dia.

Pode-se dizer que a mesma coisa acontece com as ferramentas de vendas, pois é difícil encontrar um vendedor que ainda use a agenda de papel, pastas com várias fichas de clientes, entre outros recursos usados antigamente.

As empresas que usam essas ferramentas têm mais agilidade nos processos comerciais e conseguem se relacionar com potenciais clientes de maneira mais próxima.

Vender é o objetivo de qualquer negócio, afinal, a comercialização de produtos e serviços é a fonte de renda das companhias e a base para que elas possam crescer, trazer soluções para a sociedade e se manterem competitivas.

Mas, com o avanço tecnológico, não dá para fazer isso manualmente. Pensando nisso, vamos explicar o conceito de ferramenta de vendas, explicar sua importância para o marketing e falar sobre as principais.

Leia também:

Entenda o que são ferramentas de vendas

O mercado mudou muito e junto com a evolução tecnológica trouxe para os negócios as ferramentas de vendas.

Antigamente, o executivo de vendas era focado em reuniões comerciais para conseguir se relacionar com clientes, e carregava consigo uma papelada que precisava de um assistente e de uma secretária para organizar.

Tudo isso mudou, e essas mudanças são provenientes de várias circunstâncias que impactaram o mercado, como:

  • Aumento da concorrência;
  • Margens apertadas;
  • Autocontratação de produtos e serviços;
  • Mudanças estruturais no departamento;
  • Clientes mais independentes.

Se uma empresa de coberturas para festas quiser atrair mais pessoas e garantir o sucesso da equipe de vendas, precisa mapear o mercado, aprimorar o discurso de vendas, divulgar seu produto ou serviço e construir um relacionamento de confiança com as pessoas.

As ferramentas de vendas servem justamente para colocar em prática essas atividades, e cada vez mais elas ganham força no cotidiano dos negócios, sendo aliadas para um trabalho ágil e preciso.

Mas, existem diversas ferramentas disponíveis e que podem transformar de maneira positiva a rotina comercial.

Importância das ferramentas de vendas para o marketing

As ferramentas de vendas são importantes porque podem ser usadas nos diferentes estágios de compra dos prospects. Elas também fazem a captação de leads e ajudam a criar formulários de conversão.

Para um fabricante de portões e móveis metálicos, é uma forma de gerar oportunidades, acelerar o processo de vendas e centralizar as informações sobre a base de contato.

Independentemente do porte ou segmento da empresa, suas estratégias de marketing vão se beneficiar muito com essas ferramentas.

Por meio delas, é possível automatizar a geração de leads e oportunidades, e isso ocorre por meio de landing pages, que ajudam a captar leads, gerencia a base de contatos e faz disparos de e-mails, para uma lista de contatos específica.

A marca também consegue criar layouts diferentes, campanhas, listas segmentadas, dentre outras possibilidades, mas a maior vantagem é a automação de processos.

Depois que a empresa configura as automações, os leads podem se transformar em oportunidades em pouco tempo, além de ser possível criar fluxos de comunicação com uma base segmentada.

Essas ferramentas também são muito importantes para as empresas que querem unir os times de vendas e marketing, dois setores que costumam entrar em conflito por falta de planejamento e alinhamento.

Quando isso acontece, a empresa pode ter muitos prejuízos e perder oportunidades, visto que não existem expectativas e as equipes não trabalham com os mesmos objetivos.

Mas, ao usar uma ferramenta de vendas, uma empresa de aluguel de coberturas transparentes para eventos consegue integrar as tarefas de marketing e vendas, o que vai ajudar a nutrir os leads e amadurecê-los para a compra.

As estratégias de marketing se tornam mais assertivas e isso acaba por reduzir o tempo e o ciclo de vendas. Isso acontece porque essas plataformas ajudam a administrar os leads com facilidade e identifica aqueles que estão prontos para comprar.

Todo o processo de vendas é humanizado e a organização consegue ativar gatilhos que aceleram o processo e reduzem a jornada.

Principais ferramentas de vendas

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância das ferramentas de vendas para o marketing e para o próprio setor comercial, está pronto para conhecer as principais. São elas:

Agendor

Agendor é uma ferramenta CRM muito simples e fácil de usar, que entrega a máxima eficiência e atua em todo o funil de vendas. Pode ser usada como software de computador ou aplicativo.

Com ela, um estúdio de gravação de convite em vídeo tem acesso há um painel de funil de vendas, que mostra o volume de vendas em tempo real e o nível de negociação com cada cliente.

Também faz um registro e notifica visitas e tarefas que alertam os vendedores sobre os próximos passos. A ferramenta faz uma análise da interação com os clientes e produz relatórios sobre as métricas de vendas em tempo real.

Com ela, é possível visualizar os negócios em andamento, qual é o valor da negociação, se a oportunidade é quente ou fria, em que etapa do funil de vendas o lead se encontra, dentre outras informações.

Whereby

Whereby é uma ferramenta indicada para chamadas de vídeos que envolvem mais de duas pessoas, e sua maior vantagem é a usabilidade.

Um fabricante de scanner nacional não precisa criar login e senha para começar a usar, tudo o que precisa fazer é criar um link e compartilhar com as pessoas que vão se reunir.

Cada sala permite reuniões de até 4 participantes, se a empresa usar a versão gratuita, mas, na versão paga, as reuniões podem ser realizadas com 12 pessoas. É possível usar recursos de vídeo, compartilhamento de arquivos, chat e voz.

Prestus

A Prestus é uma ferramenta muito valiosa para vendedores que passam muito tempo na rua mas que precisam fazer ligações. Quando a empresa assina o produto Número Mágico, ganha um número fixo para usar com os seus contatos, divulgações e prospecções.

Quando o cliente entra em contato com esse número, a chamada é direcionada para o celular, mas o grande diferencial é que se o vendedor não puder atender ou estiver ocupado, o contato é direcionado para uma equipe da ferramenta que faz o atendimento.

Por exemplo, se alguém ligou para o vendedor de um fabricante de letreiro luminoso personalizado, mas ele estava em outra ligação, a equipe da Prestus faz o atendimento, seguindo um script e encaminha o assunto para o vendedor.

Esse serviço funciona 24 horas por dia, e evita que os negócios percam suas oportunidades de vendas.

Help Scout

A equipe comercial de uma empresa precisa se preocupar com o sucesso do cliente, pois isso faz toda a diferença no relacionamento. Se a sua empresa se atenta a esse fator, pode contar com a ajuda do Help Scout.

Esse recurso organiza diferentes interações e demandas por parte de clientes e prospects, por meio de tickets que são gerenciados dentro da plataforma.

Com isso, uma gráfica, por exemplo, saberá as perguntas respondidas, clientes que estão esperando o retorno e o tempo médio do atendimento.

Google Trends é uma ferramenta para conhecer melhor o cliente e as tendências de buscas em diferentes termos. Ao utilizá-la, podemos filtrar a localização e a data e fazer algumas comparações entre os tópicos.

Com isso, o gestor descobre como o próprio negócio pode ser impulsionado pelas tendências de busca. Para qualquer tipo de empresa, sempre vale a pena saber o que as pessoas estão pesquisando e encontrar oportunidades de mercado.

Por meio dessa ferramenta oferecida pelo Google, um serviço de publicidades para negócios locais consegue acompanhar relatórios produzidos pelo Google, sobre diferentes temas.

Zendesk

Essa ferramenta de vendas é muito conhecida por conta do chat online e do chatbot, mas ela também oferece outros recursos.

Alguns exemplos são autoatendimento, mensagens em tempo real, software de central telefônica, campanhas proativas, além de relatórios e análises.

A empresa pode adquirir essas funcionalidades isoladamente ou combiná-las para melhorar seu próprio atendimento.

Considerações finais

Como você pode conferir, existem inúmeras ferramentas de vendas e as empresas podem aproveitá-las para melhorar a produtividade e a performance de seus vendedores.

Para escolher a mais adequada ao seu negócio, basta avaliar as necessidades dele e o tipo de público com o qual trabalha. Automatizar o processo de vendas é a melhor forma de aumentar os retornos e melhorar os lucros.

Importante lembrar que independente das ferramentas que venha utilizar, aproveite também os serviços de marketing e vendas que auxiliam no crescimento de negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: