Principais erros e acertos na utilização de ferramentas do marketing digital!


As ferramentas de marketing são muito importantes para que as estratégias possam trazer resultados concretos para as empresas.

Muitos negócios já perceberam a necessidade de investir em marketing na internet, mas os processos precisam ser ágeis na hora de produzir conteúdos, gerar leads e se relacionar com consumidores e clientes.

Diante desse cenário, cresce a valorização e a necessidade das ferramentas de marketing, que automatizam as tarefas e reduzem o tempo necessário para executá-las.

Assim, as organizações conseguem lidar com um grande volume de informação e consequentemente alavancar os seus rendimentos.

As ferramentas de marketing digital reduzem o custo de aquisição de cliente (CAC) e podem ser usadas tanto em estratégias avançadas quanto as mais simples, independentemente do tipo de negócio e de seu porte.

Colocar essas ações em prática manualmente é inviável e praticamente impossível, principalmente diante de uma demanda que cresce continuamente. Mas, além de investir em ferramentas digitais, é necessário tomar alguns cuidados na hora de utilizá-las.

Nesse sentido, elaboramos este artigo para auxiliá-lo no conhecimento das principais ferramentas de marketing digital, além dos cuidados que precisamos ter ao operá-las. Confira!

As ferramentas de marketing digital indispensáveis

Organizações dos mais variados portes e tipos podem investir em diferentes ferramentas de marketing digital para as mais diversas estratégias. Dentre as mais usadas estão:

1 – Automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing ajudam na construção de landing pages, fluxos de e-mail, geração de leads e amadurecimento dentro do funil de vendas.

Dessa forma, os potenciais clientes estarão mais preparados para a abordagem de vendas e a própria equipe de vendedores consegue melhorar a sua produtividade.

2 – E-mail marketing

Um fabricante de relógio de ponto digital com comprovante pode encontrar no e-mail marketing a ferramenta perfeita para se relacionar com os clientes.

Depois de conquistar um lead, o e-mail serve para que a marca consiga se comunicar com ele e amadurecê-lo dentro do funil de vendas, até que esteja pronto para comprar.

Cerca de 80,4% das empresas utilizam alguma ferramenta para envio de e-mail marketing, e com isso conseguem potencializar seus resultados.

3 – Marketing de conteúdo

É muito importante controlar e documentar o planejamento e a produção de conteúdos que são publicados no blog ou no site da empresa.

Também existe uma ferramenta capaz de utilizar esse processo, cuidando da administração do blog e ajudando a criar demandas de publicação, o que economiza tempo e aumenta a eficiência.

Inclusive, aproximadamente 44,3% das empresas usam uma ferramenta desse tipo, pois elas entendem a importância de esclarecer as dúvidas dos usuários e amadurecê-los dentro do funil de vendas.

4 – Ferramenta de mensuração

Um fabricante de porta de correr automática precisa mensurar os resultados de suas estratégias para obter bons resultados para o negócio, e as ferramentas Analytics ajudam nesse processo.

Por meio delas, é possível avaliar e compreender o nível de engajamento dos visitantes de um site. Também fica mais fácil medir o retorno sobre os investimentos e detectar quais ações trazem mais resultados.

Cerca de 44,3% das empresas usam esse recurso, e destas, 93,3% utilizam o Google Analytics para mensurar seus resultados.

5 – Monitoramento de redes sociais

Monitorar as redes sociais é importante para otimizar as ações nessas plataformas, aumentando a produtividade por meio do agendamento de publicações.

A organização consegue acompanhar as menções à sua marca e avaliar o nível de engajamento do público com seus conteúdos.

6 – Construção de landing page

As landing pages são páginas que recebem os visitantes para serem convertidos em leads. Essa conversão é necessária para que o usuário se transforme em um contato, que futuramente será um cliente.

São páginas usadas para oferecer materiais relevantes e outros conteúdos em troca de informações sobre o visitante, como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Empresa.

A partir dessas informações, um fabricante de forro drywall sala estabelece um relacionamento com seus potenciais clientes, podendo enviar conteúdos compatíveis com o seu perfil e necessidades.

7 – Ferramenta de SEO

Também existem ferramentas que otimizam as estratégias para otimização dos mecanismos de busca (SEO), fazendo com que as empresas melhorem seu ranqueamento nos resultados de pesquisa.

Essas plataformas apresentam diferentes funções, como otimização do site e pesquisas de palavras-chave.

8 – Gerenciamento de conteúdo

Uma plataforma de gerenciamento de conteúdo ajuda a criar, editar e publicar diferentes tipos de materiais, além de anexar conteúdos em outras plataformas, como vídeos no YouTube.

Cerca de 63,1% das empresas utilizam algum tipo de ferramenta para gerenciar seus conteúdos e assim impactar as pessoas certas.

Embora esses recursos sejam inteligentes e realmente necessários para uma boa estratégia de marketing digital, é necessário ter cautela ao utilizá-los.

Cuidados ao usar ferramentas de marketing digital

Empresas dos mais variados tipos, como um fabricante de lavador de gases para caldeira, devem usar as ferramentas de marketing digital para otimizar o processo. Contudo, isso requer alguns cuidados importantes, como:

1 – Atenção com o setor de comunicação

A cada dia surgem novos negócios, mas muitos são gerenciados por pessoas mais velhas, que não compreendem as mudanças do mercado e que desacreditam das estratégias de marketing digital.

As ações tradicionais são importantes, mas o mundo passou por diversas transformações e é necessário acompanhar essas mudanças, para que assim o empreendimento possa crescer.

2 – Garantir a qualidade dos conteúdos

O papel dos conteúdos é aumentar a credibilidade da empresa, atrair pessoas e fazer com que os consumidores enxerguem o negócio como autoridade naquilo que fazem.

As companhias precisam cuidar de sua identidade visual, mas também devem se atentar ao que têm a dizer para o público.

Na hora de criar materiais dentro das estratégias de marketing de conteúdo, um fabricante de display expositor transparente precisa tomar algumas precauções, como erros de português.

Esse descuido desfavorece a imagem da empresa e afasta os consumidores. Portanto, além de usar uma ferramenta para otimizar esse processo, não se esqueça de fazer revisões antes de publicar os materiais.

Lembre-se de que o material precisa estar compreensível para o público, então evite termos técnicos que dificultam a interpretação do conteúdo.

3 – Saber quem é o público-alvo

De nada adianta escolher a melhor ferramenta de marketing digital se a empresa não tem a mínima ideia de quem é seu público-alvo.

Essas informações são pré-requisitos para ter sucesso com qualquer estratégia, tanto de marketing quanto de vendas.

É necessário saber exatamente para quem a organização oferece seus produtos e serviços, e mais do que isso, o tipo de ferramenta ideal e que realmente vai agilizar as ações.

4 – Cuidar do visual do negócio

Uma loja de persiana vertical para sala já sabe da importância de produzir bons conteúdos, mas a parte visual também deve ser considerada.

Muitas estratégias de marketing digital envolvem essa questão, como no caso do site, que precisa usar a paleta de cores correta, preferencialmente relacionada às cores usadas na identidade visual da marca.

A plataforma também precisa oferecer boa navegabilidade, ter links com o direcionamento correto, imagens suficientes, dentre outros aspectos fundamentais.

Depois de elaborar o visual do site, é necessário fazer com que páginas e perfis nas redes sociais remetem ao portal institucional.

Este é um dos cuidados mais importantes com marketing digital, principalmente em um mundo onde tudo está integrado.

Se o cliente visitou o site de uma empresa de limpeza de carpete empresarial, precisa ter a mesma impressão ao visitar o blog e os perfis nas redes sociais.

Em outras palavras, independentemente do ponto de contato, o consumidor precisa identificar a mesma empresa.

A imagem está totalmente relacionada ao conceito visual e objetivo do negócio, e isso acontece porque ao colocar a estratégia de marketing digital em prática, construir a imagem perfeita do negócio também ajuda a transmitir informações.

Um exemplo disso é o Facebook, que ajuda a divulgar um conteúdo sem imagem, entretanto, pode reduzir as chances de alcance da informação.

Em outras plataformas, a questão visual é ainda mais relevante, como no caso do Instagram. Para publicar nele, um fabricante de display para pdv precisa de, pelo menos, uma imagem e uma legenda que corresponda a ela.

É dessa forma que a publicação será bem ilustrada e os seguidores vão compreender o assunto em questão.

Enquanto o Facebook permite a publicação de textos em imagens, o Instagram possibilita a postagem de imagens sem texto. Mas, em qualquer situação, é necessário saber transmitir a informação corretamente.

Uma ferramenta para administrar as redes sociais pode ajudar nesse sentido, mas esses aspectos precisam ser considerados pelo gestor de marketing, se quiser obter bons resultados.

Considerações finais

O marketing digital conta com ferramentas inteligentes, que potencializam os resultados porque facilitam a implementação das estratégias essenciais para um negócio que deseja crescer no mundo da web.

No entanto, para usá-las corretamente e alcançar os objetivos propostos, é necessário tomar alguns cuidados na hora de executar as ações de marketing da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: