6 passos para escolher a faculdade certa
  • Save

6 passos para escolher a faculdade certa


De acordo com levantamentos realizados em 2019, atualmente, apenas 21% dos brasileiros com idades entre 25 e 34 anos possuem um diploma de faculdade. Surpreso(a)?

Esse número é o pior quando comparado aos países vizinhos, como Colômbia (30%), Chile (34%) e Argentina (40%).

O estudo, que foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mostra ainda que a população mais pobre foi a que mais sofreu com o retrocesso no acesso a esse tipo de formação especializada.

Assim, enquanto em 2015 a cada 100 vagas de graduação, ao menos 6 eram pertencentes a minorias, oriundas de escolas públicas ou estaduais. 

Em 2019, esse número caiu para 5 em cada 100, fazendo com que a educação qualificada ainda seja exclusividade de pequenos grupos.

Os dados mais recentes também demonstram que o método de ensino mais procurado também foi se alterando com o tempo. 

Se em 2002 o número de pessoas que procuravam a graduação à distância era equivalente a 1,2% do total de estudantes, em 2019 a procura por cursos EAD, como o curso gestão de pessoas e liderança, chegou a bater 28,5%.

A importância da graduação para a vida profissional

A educação superior pode incluir os cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo, especialização, MBA, Mestrado, Doutorado ou pós-dourado. 

Em qualquer um desses casos, o investimento nesse tipo de educação é bastante atrativo para os alunos, pois pode resultar em um aumento de renda de, aproximadamente, 162%.

Deste modo, pesquisas realizadas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, sugerem que os cursos de graduação – como o de gestão de recursos humanos presencial, são fundamentais para permitir a redução da desigualdade social.

Além disso, a formação superior formal é essencial para o desenvolvimento individual, para a ampliação dos horizontes, a formação de um pensamento crítico e a troca de experiências com pessoas cuja origem é completamente diferente.

Em uma faculdade gestao financeira a distancia, por exemplo, o aluno aprende conceitos complexos e variados sobre o desenvolvimento social e político, as disparidades econômicas e os efeitos que o acesso econômico tem em grupos distintos do país.

Enquanto isso, devido à escassez da mão de obra qualificada, muitos contratantes procuram por profissionais que possuam o estudo superior – como um MBA em gestão hospitalar EAD –, experiência com o conhecimento teórico da área e habilidade com a gestão de pessoas.

Como escolher o curso que melhor se encaixa com o seu perfil

Em meio a tantas opções de cursos, profissões e carreiras a seguir, escolher o tipo que melhor se encaixa com o perfil individual, com as projeções de futuro e com o gosto pessoal, pode ser bastante desafiador e cansativo.

Especialmente quanto pensamos que, apenas no Brasil, cerca de 56% dos estudantes matriculados em universidades acabam desistindo do curso ou mudando para outra área, antes da conclusão da graduação.

Essa estatística é ainda mais relevante, pois aproximadamente 85% dessas pessoas frequentam instituições particulares. Ou seja, escolher bem o curso e a área de atuação é fundamental para economizar tempo e, principalmente, dinheiro.

Assim, algumas formas de escolher o curso ideal é através do:

  1. Teste vocacional

O teste vocacional é uma ótima ferramenta para os candidatos indecisos ou que realmente não sabem em qual especialidade investir. 

Isso porque, às vezes o aluno deseja um curso de gestão financeira empresarial, mas os atributos individuais apontam para uma área oposta.

Assim, esse teste auxilia com a percepção quanto às aptidões naturais e o desenvolvimento de um autoconhecimento mais amplo. 

Para isso, o conjunto de perguntas pode incluir uma avaliação geral quanto à personalidade e o talento de cada pessoa, bem como, dinâmicas e exercícios que explorem essas características mais a fundo.

No fim, o teste vocacional irá indicar uma lista de profissões e carreiras que se encaixam melhor com cada indivíduo, ajudando com a construção de um planejamento de carreira e propiciando a escolha de uma área que traga mais satisfação pessoal.

  1. Teste de personalidade

Como o teste vocacional, esse tipo de questionário também avalia as aptidões do indivíduo e as suas tendências profissionais. No entanto, o objetivo dessa pesquisa de personalidade não é definir um curso ideal, como o de gestão de pessoas faculdade ou administração.

Aqui serão avaliados os padrões de pensamento e de ação, a fim de determinar se o candidato é:

  • Extrovertido ou introvertido;
  • Racional ou sentimental;
  • Julgador ou perceptivo;
  • Sensorial ou instintivo.

Essas classificações mostram as habilidades e vulnerabilidades de cada pessoa, assim como quais são suas preferências e padrões comportamentais ou sociais. Isso pode ser bastante útil para o processo de escolha da profissão ideal.

  1. Interesses pessoais

Além das ambições profissionais, salariais e o conhecimento quanto ao padrão de pensamento e formas de agir, é crucial estar sempre atento com os gostos e interesses pessoais. 

Isso por que, essas preferências podem ser completamente opostas a essas sugestões racionais e também devem ser levadas em consideração.

Assim, avalie quais são as suas matérias favoritas na escola, em quais assuntos você tinha mais facilidade e quais despertavam a sua curiosidade. 

Você é um bom comunicador? Gosta de fazer pesquisas? Tem facilidade com a escrita? Todas essas características devem ser consideradas.

Procurando as melhores faculdades

Depois de o curso ser escolhido, a pesquisa sobre a melhor instituição de ensino é o próximo passo para se conquistar uma carreira acadêmica e profissional bem sucedida. 

Isso porque, a qualidade da universidade e da infraestrutura disponibilizada, são fundamentais para o aprendizado.

Esse investimento é refletido nas aulas teóricas, no desenvolvimento prático do conteúdo aprendido em sala, na familiarização com os equipamentos e tecnologias da área e no auxílio à inserção do aluno no mercado de trabalho.

Assim, as universidades que prezam pelo investimento na qualidade acadêmica, acabam proporcionando um suporte maior à formação profissional e desfrutando do reconhecimento do mercado de trabalho.

Por isso, a escolha de uma instituição ideal, além de agregar qualidade à sua formação, também torna o seu currículo mais interessante. Mas para isso, é preciso estar atento aos aspectos que fazem da faculdade, uma boa escola.

Entre as características que merecem uma atenção redobrada no momento de decisão, estão:

  1. Avaliação do MEC

Um bom ensino superior – seja por meio do curso de gestão de pessoas graduação ou do tecnólogo em comunicação social – precisa de um alvará e de uma sua avaliação quanto à grade curricular e a qualidade dos cursos, por meio do Ministério da Educação (MEC).

Essa fiscalização é fundamental para o funcionamento da instituição e para a expedição de um diploma válido, ao final da graduação. Além disso, o órgão público também dá notas a essas instituições e aos cursos disponibilizados.

Assim, os alunos podem comparar os melhores estabelecimentos de ensino e investir naquele que trará melhores resultados na construção da carreira profissional. 

Por isso, é muito importante verificar no site do MEC se a escola está apta e se o curso tem um bom ranqueamento – sendo que as notas a partir de 3 são consideradas satisfatórias. 

  1. Grade curricular

A construção de uma boa grade curricular é fundamental para um conhecimento mais amplo quanto à área de atuação e quanto ao mercado de trabalho em que se inserirão os alunos, no futuro.

Desta forma, é crucial que os candidatos comparem a grade curricular disponibilizada pelas faculdades de interesse e se atentem a:

  • Flexibilização dos horários das aulas;
  • Modernização dos conteúdos e das matérias ensinadas;
  • Multidisciplinaridade com matérias de outros cursos de interesse;
  • As disciplinas que são disponibilizadas nas matérias optativas;
  • Realização do ensino prático;
  •  Viabilização do aluguel de materiais tecnológicos e de materiais técnicos;
  • Acesso a uma biblioteca equipada com toda a bibliografia necessária.

Normalmente, a maioria das matérias serão similares entre as instituições, mas essas diferenças podem representar uma vantagem importante na qualidade da educação. 

Além disso, a carga horária de cada aula também é determinante para o aprofundamento do assunto.

  1. Infraestrutura dos laboratórios

As visitas de conhecimento das instituições de ensino são fundamentais para o conhecimento quanto à qualidade da estrutura física da faculdade, dos laboratórios disponíveis, das ferramentas tecnológicas e das salas de aula.

Essas estruturas são muito importantes para o desenvolvimento de projetos, pesquisas e como complemento do próprio aprendizado. 

Mas, essas visitas também são relevantes para conhecer um pouco mais sobre os funcionários e os professores, bem como sobre o suporte que o aluno terá da instituição, durante a sua formação.

Assim, é possível comparar os valores cobrados – como quanto custa o curso de gestão financeira –, com a modernidade tecnológica e a disponibilidade de materiais que estará sendo oferecido, a fim de analisar o custo-benefício daquele investimento.

Escolher um curso superior e a faculdade certa para estudá-lo pode ser uma tarefa cansativa e um pouco assustadora, devido à diversa quantidade de opções no mercado. 

No entanto, seguindo as dicas que foram disponibilizadas, você pode encontrar na área que mais te interessa e a melhor forma de começar a construir sua carreira profissional de sucesso. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

6 passos para escolher a faculdade certa via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link