Estratégia de marketing digital no Instagram: Vale a pena? [Confira 5 dicas para você se dar bem]

Marketing digital no Instagram

Marketing digital no Instagram


O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo, sendo ainda uma verdadeira ferramenta de comunicação e também de lançamento de tendências tanto mercadológicas quanto comportamentais, influenciando pessoas, empresas e a própria sociedade.

Tendo em vista toda essa sua importância em meio a diferentes contextos de análise, é mais do que provado que utilizar essa rede dentro de uma estratégia é uma ótima escolha.

Isso porque, para uma marca conseguir chegar em seus consumidores de modo que eles comprem com ela, e ao mesmo tempo criar a importância de sua empresa dentro do mercado, sobretudo no ambiente digital, o melhor espaço é aquele que melhor é usado.

Hoje em dia todas as principais funcionalidades vistas em um aplicativo ou em uma plataforma na internet podem ser vistas no Instagram.

No texto a seguir entendemos um pouco mais sobre o quanto é benéfica uma estratégia empresarial dentro do Instagram.

Pontuando os melhores caminhos a serem seguidos e algumas de suas principais vantagens para empresas.


Leia também:


O Instagram como estratégia digital

O Instagram surgiu em meados dos anos 2000 como uma proposta de rede social voltada exclusivamente para pessoas e seus conhecidos. 

Desde seu início, seu foco era apenas o compartilhamento de momentos pessoais por meio de fotos e suas legendas.

Em meio às mudanças na web, sobretudo a partir do uso de novas tecnologias, incluindo os smartphones, o Instagram foi se modificando, entendendo seus usuários e entregando-lhes novas possibilidades de interação, através de ferramentas e usabilidades.

Não demorou muito para que logo as primeiras atualizações chegassem à plataforma, que começou a trazer possibilidades de produção de conteúdo até antes desconhecidas.

Por exemplo, a rede passou a incorporar:

  • Boomerangs;
  • Vídeos longos;
  • Vídeos curtos;
  • Vídeos instantâneos;
  • Lives.

Tudo o que qualquer pessoa ou produtor de conteúdo mais deseja em meio à uma ferramenta digital pode ser encontrado hoje dentro do Instagram.

Por essas e outras a plataforma logo se tornou a queridinha de todos, mantendo um público alto, que passou a conviver por meio da rede e criar seus próprios comportamentos digitais.

Dito isso, não custou muito para que as primeiras empresas aparecessem dentro desses espaços.

Tendo em vista que este seria o melhor canal para estar em contato direto com potenciais clientes, produzindo conteúdos interessantes e chamando a atenção deles.

A maior parte das grandes marcas do mundo e até as pequenas e médias empresas de pão artesanal se encontram hoje produzindo no Instagram.

Porém, além de entregarem conteúdos para seus consumidores, personalizados e focados na informação e na interação, muitas empresas conseguem utilizar essa oportunidade de relacionamento virtual para aumentar a valorização da sua marca.

E aí entra então a importância da utilização do Instagram dentro de uma estratégia digital, impulsionando não apenas os desejos de compra, mas também a própria marca.

De que forma começar a criar uma estratégia?

Agora que você já sabe mais sobre a criação de conteúdo dentro do Instagram, é hora de saber um pouco mais sobre como colocar isso em prática.

Ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas criar postagens aleatoriamente dentro da rede. 

Portanto, é preciso entender como utilizar a ferramenta a favor da sua marca, mantendo um olhar estratégico e altamente profissional.

A seguir vamos entender mais sobre como colocar isso em prática.

Entender o seu público

O primeiro passo dentro do trabalho com o Instagram é começar a entender o público da sua empresa de distribuidora de açaí procurando estabelecer um contato certo com ele, em uma ligação que faça sentido e possa gerar os frutos desejados.

Comece entendendo quem é o cliente ideal da sua empresa, perguntando mais sobre:

  • Gênero;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Localização.

A partir dessa compreensão, procure entender se o Instagram é de fato a melhor ferramenta para esse tipo de público.

Tendo em vista que algumas redes sociais podem ser melhores que outras dentro de uma estratégia de marketing para uma clínica de fisioterapia.

Depois de uma confirmação que este é o lugar ideal, quase sempre voltado para pessoas mais jovens, é o momento de entender a linguagem para se comunicar com eles, bem como os tipos de conteúdos que melhor poderão ser compartilhados.

Reconhecer o seu nicho

Reconhecer o seu nicho de atuação também é importante dentro de uma estratégia no Instagram, tanto para entender o tipo de público quanto para analisar os concorrentes, e de que forma eles estão produzindo dentro daquele espaço.

Isso deve servir para basear a forma como o conteúdo é produzido para a sua marca, sobretudo para evitar que ele se pareça com aquele que é feito por outra.

Além disso, saber onde melhor sua empresa se encaixa dentro do Instagram serve ainda para potencializar a utilização de outras ferramentas na rede, como o caso de anúncios, que agregam públicos de outras páginas.

Criar conteúdos criativos

O mais interessante no Instagram nos dias de hoje são os conteúdos criativos. 

Qualquer produtor de conteúdo ou marca que se sobressai fazendo algum tipo de criação interessante e inédita consegue uma alta viralização, e pode se tornar bastante reconhecida.

Sendo assim, o ideal então é começar a pensar em formatos que possam agregar algo aos seguidores e outras pessoas na internet, de modo que pareça único e interessante.

Uma boa dica é entender o que já é feito na internet, quais as principais empresas e balão personalizado com nome referências em conteúdos e quais as formas de começar dentro dessa área, potencializando a produção do seu conteúdo com entretenimento novo.

Utilizar todas as ferramentas disponíveis

Um ponto importante, que qualquer produtor de conteúdo no Instagram afirmaria, é a utilização inteligente e recorrente de todas as ferramentas que o Instagram possibilita para seus usuários, tendo em vista que essa é a maior diferenciação para outras redes sociais.

Hoje em dia é possível criar um conteúdo informativo sobre a vistoria de carros utilizando entre outras maneiras que o Instagram permite:

  • Vídeos;
  • Stories;
  • Lives;
  • Postagens em carrossel.

O melhor então é utilizar a seu favor todas as possibilidades existentes, sobretudo para atrair o seu consumidor para uma produção e estratégia de marketing que possa soar necessária e interessante, começando então uma relação importante.

Fazer um bom planejamento editorial

Nenhum tipo de conteúdo pode ser feito sem um bom planejamento editora. 

Essa é uma forma de entender qual a linha estratégica que deve ser seguida na empresa, e incorporar essa ação dentro de uma boa divisão de postagens e utilizações da plataforma.

Neste momento, a sua equipe de marketing pode pensar nos principais posts a serem feitos, os dias de postagem, as interações nas redes e até mesmo eventos e conteúdos quentes.

Toda essa delimitação também é necessária para provocar uma periodicidade no conteúdo, algo extremamente importante dentro do Instagram para haver sempre uma entrada de público na sua página, e não o contrário disso.

As vantagens que ela agrega

Trabalhar estratégias de marketing dentro do Instagram ajuda a promover sua marca de qualificação de operação e entrar em contato com o cliente por meio de um novo relacionamento, cada vez mais próximo e necessário para as vendas.

Porém, algumas boas vantagens podem vir agregadas a esse objetivos empresariais, começando pela criação de uma relevância dentro da rede.

Hoje em dia muitas marcas estão tendo esse tipo de resultados justamente por se tornarem criadores de conteúdos, pontos de consumo de informação de qualidade, que acaba em muitos casos atingindo até mesmo pessoas fora da bolha de clientes ideais.

Outro ponto importante é a criação de oportunidades, como parcerias com outras empresas e até mesmo a potencialização de vozes, como embaixadores e influenciadores.

Como dito ao longo do texto, além de ser utilizado como uma ferramenta de marketing digital, o Instagram hoje consegue ser uma verdadeira funcionalidade para fazer com que qualquer empresa possa estar em meio a um convívio tecnológico.

É a partir dessa rede que muitas vezes surgem comportamentos e mudanças sociais, e estar dentro daquele espaço, estando claramente ligado em preceitos importantes para o público e para a marca, pode vir a trazer excelentes pontos positivos.

Considerações finais

O Instagram é de longe uma das melhores redes sociais em todo o mundo, altamente popular entre empresas, que cada vez mais tem utilizado essa ferramenta como parte de um estratégia de marketing, fortalecendo a marca e a relação com clientes.

Para isso, o ideal é utilizar não apenas as funcionalidades a favor da empresa, mas sobretudo entender o modo de operação na plataforma, conseguindo se destacar a partir da produção de conteúdos criativos  necessários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: