Entenda o que é Geomarketing | Os 4 pontos de um estudo eficiente
  • Save

Entenda o que é Geomarketing | Os 4 pontos de um estudo eficiente


Ultimamente, temos ouvido falar muito sobre geomarketing, mas poucas pessoas entendem, de fato, o conceito por trás dessa estratégia.

O geomarketing também é reconhecido como inteligência geográfica, um termo em português traduzido de location intelligence

Por meio desta metodologia, conseguimos elaborar estratégias mais eficazes, que aumentam as vendas, reduzem os custos e elevam os resultados.

Tudo isso é feito através de informações georreferenciadas, e o papel do geomarketing é bastante amplo e pode ser direcionado a diferentes fatores.

Um deles é a possibilidade de ter uma visão espacial em escala, desde o espaço em torno da loja até oportunidades de consolidação em outros municípios.

Essa prática é muito interessante para os negócios que estão começando agora, já que começar a se estabelecer em seu próprio local de atuação é uma ótima maneira de expandir sua atuação.

A boa notícia é que essa estratégia pode ser colocada em prática mesmo por empreendedores que não têm muitos conhecimentos ou experiência com tais ações.

Para elucidar melhor essa questão e te ajudar nesse sentido, vamos esclarecer o conceito de geomarketing, porque as organizações devem investir nele e quais são as principais dicas para realizar esse estudo.

Entenda o conceito de geomarketing

Chamamos de geomarketing uma área que procura estudar as relações entre as políticas de negócios, as estratégias e o território onde a organização, fornecedores, consumidores, clientes e pontos de distribuição estão localizados.

Essa estratégia foi criada por William Applebaum, um professor acadêmico atuante na década de 1930. 

O início desse estudo se baseia no setor varejista e pode ser utilizado em vários outros segmentos, como:

  • Indústria;
  • Ensino;
  • Serviços;
  • Alimentício.

Ao fazer uma análise geográfica, uma distribuidora consegue entender melhor quem é o seu público, onde ele se encontra, qual é a sua renda, sua faixa etária, dentre outras informações relevantes.

São dados imprescindíveis e garantem o sucesso das estratégias de qualquer negócio.

A corporação pode definir melhor seus territórios de venda, selecionar os canais de distribuição, melhorar a precificação e conquistar novos clientes.

Também é com base nesse estudo que seu negócio define as estratégias de expansão, seleciona pontos comerciais e consegue reposicionar suas unidades.

Em vista disso, podemos começar a compreender as razões pelas quais uma organização deve investir nessa prática, mas vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto.

Leia também:

Por que investir em Geomarketing?

Trabalhar o geomarketing do seu negócio traz muitas vantagens possibilita o seu crescimento, mas dentre os principais benefícios podemos citar:

Aumento da rentabilidade

Aos poucos, uma empresa especializada em demolição e terraplanagem começa a notar um aumento considerável em seus lucros, uma vez que consegue diminuir os custos por conta de ações voltadas para um segmento mais específico e assertivo,

A companhia consegue eliminar os gastos para divulgar seus produtos e serviços a uma quantidade, por outro lado, ela direciona seus esforços para o público certo e que realmente possa se interessar pela sua oferta.

Essa prática permite que a corporação encontre com mais facilidade e menos custos, pessoas que realmente se interessam pelos seus produtos e serviços, e em momentos mais oportunos. 

Dessa maneira, você pode escolher uma estratégia boa o suficiente para o seu negócio.

Ajuda a conquistar novos clientes

O geomarketing possibilita encontrar novas informações relacionadas ao público da marca, como o comportamento dessas pessoas nas redes sociais, de acordo com a região em que elas estão.

Também é possível medir a popularidade do negócio, locais com mais taxas de abandono de carrinho e a possibilidade de encontrar o consumidor em tempo real.

Bom aproveitamento da base de dados

Esse estudo também permite que a organização avalie melhor o aumento nas vendas, de acordo com as características de sua base de clientes, de modo a analisar os locais e o comportamento dessas pessoas.

Uma empresa especializada em parcelamento de IPVA e multas entende melhor o tipo de pessoa que contrata seus serviços e de qual local elas são. Isso permite alterar as estratégias e criar estruturas que estimulam as vendas.

Também não podemos nos esquecer de que esse estudo também permite encontrar locais onde a companhia pode abrir filiais e obter sucesso.

Todavia, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental que você saiba como aplicar as estratégias de geomarketing e levantar um bom estudo.

Como realizar um estudo de geomarketing?

Hoje em dia, podemos contar com várias ferramentas tecnológicas e elas influenciam muito nas possibilidades de geomarketing. 

Por conta disso, o uso dessa estratégia se tornou cada vez mais necessário e eficiente para os negócio, e dentre as maneiras de realizar esse estudo estão:

Site personalizado

Muitas vezes, quando acessamos sites de diferentes empresas, como de um fabricante de scanner nacional, recebemos uma notificação informando que a plataforma deseja saber nossa localização.

O intuito desse recurso é impossibilitar que a organização passe a oferecer conteúdos personalizados. 

Por exemplo, se você está visitando o site de uma rede de supermercados, ele pode te indicar as lojas na cidade em que você está.

Para trabalhar no site personalizado, primeiro você precisa ter em mente que o usuário só vai compartilhar a localização dele se quiser. 

As pessoas podem simplesmente se negar a fazer isso, portanto, não é uma informação garantida.

Para influenciar a decisão do usuário, você pode enviar uma notificação, como no exemplo que mostramos aqui.

Entretanto, é necessário ter um conhecimento um pouco mais avançado sobre programação.

Check-ins

As redes sociais são plataformas que oferecem ótimos recursos para o levantamento de geomarketing, principalmente, se o objetivo da organização é engajar o seu público.

O check-in possibilita que um consultório de telepsiquiatria ofereça sua solução para pessoas que fizeram check-in dentro do estabelecimento. 

Além de oferecer o produto em si, também é possível trabalhar com ofertas, descontos, brindes, entre outras possibilidades.

Um exemplo clássico da importância dessa ferramenta são os restaurantes e bares que oferecem acesso gratuito à internet para os clientes que fizerem check-in no local.

Para trabalhar essa prática, no entanto, é preciso ter em mente que essa ação depende muito mais do usuário do que da marca, portanto, o ideal é investir em práticas que estimulem essa tarefa.

Uma boa forma de fazer isso é criar uma página no Facebook utilizando a categoria Negócios Locais, colocando informações completas e incorretas sobre o seu negócio, como no caso do endereço.

O aplicativo identifica o usuário que está dentro do estabelecimento e oferece a ele a opção de fazer o check-in.

Geofiltros

Um fabricante de painel solar 350w também pode trabalhar os geofiltros, que foram introduzidos pelo Snapchat. O usuário pode inserir filtros em suas fotos e vídeos para identificar sua localização no GPS.

É possível saber o nome da cidade e, muitas vezes, o bairro em que a pessoa está.

As organizações podem criar seus geofiltros para reforçar sua identidade de marca e possibilitar que os usuários a utilizem toda vez que estiverem em seu estabelecimento.

Para trabalhar com essa ferramenta, o Snapchat liberou os filtros sob demanda, permitindo que qualquer companhia pudesse criar seus próprios filtros, de acordo com as aprovações da plataforma.

Se optar por essa estratégia, uma empresa de laudo técnico de insalubridade paga um valor que custa, em média, 5 dólares. 

Hoje em dia, independentemente da localização da empresa, é possível atrair pessoas e criar estratégias relevantes e eficientes.

Geofencing

Por meio dessa estratégia, uma companhia consegue oferecer conteúdos em tempo real, a movimentação do usuário, de acordo com o que é mostrado pelo GPS.

A partir do momento em que dispositivo acesso a uma área determinada, o usuário recebe um conteúdo em seu celular, por SMS ou e-mail.

Uma fabricante de móveis industriais pode utilizar esse recurso, mas ele vem sendo bastante aplicado pelo Google. 

Os usuários do sistema Android têm acesso à informações relacionadas ao trânsito no local em que se encontram ou sobre o restaurante que estão visitando.

Para os negócios locais é uma ótima oportunidade de atrair novos clientes, visto que você pode identificar quando alguém está passando perto da sua loja e enviar uma notificação, como um cupom de desconto.

Para trabalhar com essa estratégia, em primeiro lugar, é necessário oferecer um aplicativo da sua marca, em que o consumidor baixa e compartilha sua localização para receber notificações e outras comunicações.

Você vai você marcar claro sem demora geográfica e definir o tipo de mensagem que deseja enviar. 

Lembre-se de ser criativo para que assim possa atrair a atenção dos consumidores.

Conclusão

Sendo assim, como vimos, o geomarketing oferece diferentes recursos que aumentam o alcance do seu negócio e permite que ele conquiste um número cada vez maior de clientes.

Você pode colocá-lo em prática de diferentes formas e todas elas trazem resultados surpreendentes que vão fazer a sua empresa crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Entenda o que é Geomarketing | Os 4 pontos de um estudo eficiente via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link