Entenda o porquê de desenvolver um press kit!

press kit

Já não existe muita novidade sobre a importância que o marketing digital assumiu na rotina das empresas nos últimos anos. O que poucos sabem é como aplicar algumas estratégias mais específicas, como o uso de press kit, que é fundamental.

Na verdade, podemos dizer que um divisor de águas em uma marca pode ser a implementação desse recurso.

Haja vista o fato de que ele realmente aumenta e muito o próprio alcance da marca, além de sua capacidade de impactar parceiros.

Basicamente, quando uma empresa investe em algo assim o que ela consegue é sintetizar uma apresentação de sua proposta principal, ou seja, da solução que ela traz ao mercado, seja um produto ou mesmo um serviço qualquer.

O bacana é que, mais do que apenas sintetizar ou resumir a proposta, com o press kit a marca consegue tornar sua apresentação muito mais amigável e atraente, aumentando incrivelmente seu poder de conversão de clientes e captação de oportunidades.

Até certo ponto isso é evidente, ou esse documento não passaria de um simples slide institucional ou mesmo de um panfleto ou folder. 

o diferencial de um press kit

Na verdade, ele lida com uma proposta bem diferenciada, que leva em conta toda uma estrutura e vários gatilhos.

Por outro lado, há muitas confusões em torno dessa estratégia, que exigem muito cuidado dos empresários, gestores ou marqueteiros que pretendam colocá-la em prática. 

Uma das principais é confundir o press kit com o mídia kit, que tem nome bem parecido.

Apesar da semelhança de nomes, porém, a estratégia é consideravelmente diferente, além de que os resultados que cada um dos recursos é capaz de obter também são drasticamente distintos, a começar pela relação com o objetivo.

No caso, quando uma empresa da área de manutenção de poço artesiano se propõe a fazer um mídia kit, o que ela espera é conseguir que outras marcas anunciem no seu espaço digital, como geradora de tráfego que ela é ou se considera.

Já o press kit vem na esteira do que se convencionou chamar de “mídia espontânea”, com um objetivo muito mais focado em conseguir tráfego para si mesmo, de modo bem otimizado, em vez de promover tráfego para outros e cobrar por isso.

Como se não bastasse, o press kit ainda tem alguns elementos fundamentais para a estratégia funcionar, que alguns amadores deixam em conta. O que pode reduzir consideravelmente o retorno e a empolgação da marca.

Ressaltando que o próprio press release (do inglês, “comunicado de imprensa”) é indispensável, por ser a própria apresentação mais empolgante. 

Porém, objetos e itens que traduzem o propósito da marca também são indispensáveis, como veremos.

Por isso, decidimos escrever este conteúdo especial, para que você entenda o porquê de desenvolver um press kit com foco nas boas práticas da área. O que implica trazer conceitos, características, vantagens e a importância do tema.

Além, é claro, de dar exemplos práticos e bastante ilustrativos, que ajudem a sair da simples teorização para realmente conseguir colocar a ideia em prática. Para tanto aplicamos o caso de empresas e negócios reais.

De fato, hoje o press kit é uma estratégia tão evoluída e atualizada para os tempos atuais que ela pode ser aplicada a qualquer negócio, seja para divulgar uma indústria química tradicional ou então uma clínica de psicoterapia.

Desta maneira, se o seu interesse mais urgente é mergulhar de cabeça em uma estratégia de marketing relativamente simples, que pode mudar drasticamente a relação da sua marca com o público, então basta ficar por aqui e seguir até o fim da leitura.

O que é o press kit?

Com base no que dissemos até aqui já é possível imaginar em boa medida do que se trata o press kit, sobretudo, enquanto objetivo de marketing.

Contudo, é preciso entrar em algumas definições técnicas que permitam compreender melhor a lógica e o funcionamento desse recurso, até mesmo como modo de evitar confusões que poderiam diminuir seu aproveitamento de 100%.

O primeiro de todos é a questão da praticidade e da tangibilidade, falando assim parece algo difícil e teórico, mas no fundo a ideia é ir justamente na contramão disso, tornando sua apresentação mais concreta e mais palpável.

Portanto, o press kit precisa ser desenhado de modo prático, para que a pessoa que vai recebê-lo tenha um apanhado geral de sua solução em poucos segundos, sem muita demora ou muita conceituação, já que hoje todo mundo vive na correria.

O desafio começa quando lembramos que ele pode e deve ser aplicado por qualquer modelo de negócio. 

Como uma empresa de serviços de pinturas prediais e residenciais, que pode mandar um brinde do seu produto principal e mostrar seu perfume.

Já outros segmentos são consideravelmente difíceis de traduzir em objetos ou itens, sobretudo soluções digitais, cujos produtos e soluções nem chegam a ser materiais. Nesses casos, a solução é utilizar a criatividade mesmo.

Daí que o press kit deva absorver vários elementos e recursos, tais como:

  • Carta de apresentação;
  • E-mail de confirmação de recebimento;
  • Ligação pessoal de confirmação;
  • Objetos que materializam a proposta;
  • Brindes e lembrancinhas que reforçam.

Enfim, esses elementos também já contribuem para ilustrar o que falamos acima sobre praticidade e da tangibilidade. 

No caso do brinde, por exemplo, seria perfeito que ele tivesse uma aplicação imediata, como uma caneca ou camiseta. 

Com a vantagem de que algo assim é compatível com qualquer marca, até uma empresa de grua de obra.

Ao mesmo tempo, isso cumpre com a questão de entrar com algo tangível, junto do objeto que materializa a proposta. 

Por fim, depois de levar tudo isso em conta, vêm os e-mails e ligações que você vai fazer para reforçar seu propósito.

Como já referido, o que você espera não é que alguém anuncie em seu espaço digital e ganhe tráfego, mas justamente que você ganhe tráfego e visibilidade por meio da pessoa ou marca que recebeu seu press kit.

Para quem enviar seu kit

Um modo ainda mais claro de compreender como o propósito de quem enviar o press kit deve ser encaminhado, é lembrar-se de que essa estratégia existe há décadas, inclusive bem antes do surgimento da internet e das plataformas digitais.

De fato, antes dos idos de 1990 o foco de todo e qualquer press kit era impactar jornalistas, celebridades, apresentadores de televisão ou rádio, e articulistas de jornais e de grandes revistas.

Assim, após receber o material aquela referência em sua área poderia explorá-la positivamente, gerando interesse na marca em questão. O único filtro era focar em destinatários ligados ao seu nicho de algum modo.

Por exemplo, uma empresa de ultrassom veterinário portátil poderia encontrar algum programa radiofônico que tivesse sinergia grande com veterinária e mundo pet em geral.

Hoje esse cenário mudou consideravelmente, graças à disseminação da internet e do universo digital como um todo. 

De modo que o foco já não se restringe a jornalistas de veículos impressos, indo muito além.

Você ainda pode obter um êxito notável ao enviar um press kit para um articulista de uma revista de bairro que tenha uma boa tiragem. Mas, certamente também vai precisar pensar nas mídias sociais e seus famosos digital influencers.

Uma dica de ouro para fazer isso é por meio de estudos de mercado, assim você consegue encontrar os nomes que se relacionam mais com você. Além disso, se estiver muito no começo, considere começar debaixo.

Sendo assim, faça contato com os chamados micro influenciadores, que têm de 10 mil seguidores para baixo, e isso trará um resultado mais factível.

Por que utilizar o press kit?

Das várias razões já exploradas aqui, uma das principais para utilizar o press kit é o fato de que muitas empresas e marcas ainda acham que ele é algo do passado.

Por isso, ao montar uma estratégia nos moldes que explicamos, trazendo a realidade do offline e do online junto, você tende a sair na frente e conseguir as melhores parcerias, enquanto outros continuam duvidando do método.

Assim, se a firma atua na área de corte a laser chapa de aço, ela pode acabar conseguindo um destaque que irá muito além da mera influência digital ou impressa, com o tempo tornando-se uma referência em sua área.

O que está em jogo é a famosa máxima do marketing, de que “aquele que não é visto não é lembrado”. Ao conseguir resultado com press kit você será visto, lembrado e associado a alguém que cresceu organicamente em seu nicho.

Vantagens e benefícios de um press kit bem elaborado

Antigamente a televisão era para poucos, hoje em dia o marketing digital democratizou muito o acesso, mas ocorre que alguns influencers continuam sendo bem caros.

Por isso, a maior vantagem ou benefício do press kit é você acabar conseguindo seu espaço sem ter de fazer altos investimentos.

Se a empresa trabalha com armário de medicamentos e faz algo diferenciado, ela pode atrair autoridades do setor médico e farmacêutico de maneira orgânica.

Naturalmente, além de economizar consideravelmente em termos de orçamento, isso também otimiza seu processo geral e amplia seus resultados de curto e longo prazo.

Considerações finais

Muitos empresários e gestores continuam pensando que o press kit é algo ultrapassado, que só faz sentido com o jornalismo impresso ou televisivo.

Com as dicas práticas e informações essenciais que trouxemos acima, fica fácil entender o porquê de desenvolver um press kit, bem como a atualidade vantajosa dessa estratégia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: