Qual rede social utilizar na sua empresa?

Qual rede social utilizar na sua empresa? 1

Qual rede social utilizar na sua empresa?


Com o avanço da tecnologia, é essencial que toda empresa marque presença no ambiente online, pois ele facilita de sobremaneira as vendas de produtos e serviços, além de tornar as propagandas mais direcionadas ao público-alvo, principalmente pelas redes sociais

As mídias sociais estão presentes no cotidiano dos clientes, porque é por elas que a grande maioria navega, a procura não apenas das melhores soluções para dúvidas e dificuldades, mas também para localizar um serviço jardinagem, por exemplo. 

Claro, é importante que as empresas escolham as redes sociais mais convenientes aos negócios e objetivos internos, mas nem sempre todas elas são utilizadas ao mesmo tempo, apesar de que todas elas são ferramentas que trazem imensos resultados. 

Conquistar mais clientes engajados, perfazer a entrada financeira maior, manter um bom relacionamento com o consumidor e veicular propagandas relevantes de letreiro em relevo são algumas das metas perseguidas pelas empresas. 

Ora, se a organização pretende que os negócios evoluam e espera continuar atuando por muito mais tempo no mercado e nicho em que trabalha, existem várias maneiras que podem fornecer informações para que a empresa escolha a rede social mais adequada.  

As redes sociais nas empresas

As redes sociais são veículos para que a conexão social ocorra entre as pessoas, grupos e empresas com os mesmos valores e ideias, e fazem com que seja possível uma melhor interação. 

As redes sociais nas empresas são importantes não apenas para o fortalecimento digital pela internet, mas também aos seguintes aspectos abordados abaixo: 

  • Aumentar a visibilidade;
  • Melhorar o posicionamento da marca;
  • Melhorar o engajamento das pessoas;
  • Construir uma base sólida de contatos;
  • Alavancar as vendas de móveis escritório planejados;
  • Veicular propagandas e publicidade;
  • Fornecer conteúdos relevantes;
  • Estabelecer maior quantidade de consumidores fiéis;
  • Melhorar os processos conversacionais com os clientes;
  • Divulgar serviços e produtos mais baratos.

Não há dúvidas de que com as redes sociais a empresa aumenta a visibilidade no mercado, fazendo com que as pessoas passem a procurá-la com muito mais frequência, ao pesquisarem produtos e serviços. 

A marca de uma prensa hidráulica grande, por exemplo, fica mais fortalecida, justamente por ser exposta na rede social, atraindo desta forma mais compradores interessados em investir nesse produto um tanto quanto caro, mas necessário para uma indústria. 

Independentemente do produto ou serviço oferecido pela empresa, a rede social consegue garantir um maior número de vendas, trazendo resultados financeiros excelentes para que uma empresa de zeladoria e portaria possa direcionar recursos em outras áreas.  

Por meio das redes sociais, as empresas podem veicular e fornecer conteúdos relevantes, necessários para prender a atenção do consumidor e direcioná-lo para um site ou uma página, locais onde vai encontrar informações mais específicas. 

Um consumidor não é fidelizado logo na primeira compra, existe um processo longo até chegar nesse objetivo e o relacionamento com ele acaba sendo muito mais próximo e humanizado por meio da rede social.   

No entanto, se a empresa marcar presença nas redes sociais, é muito mais fácil contatar um lead promissor para que mais a frente ele se torne um cliente fiel nas compras de tag de acesso por proximidade, por exemplo.  

Então, veja que os processos conversacionais estabelecidos entre empresa e cliente podem determinar o sucesso de pequenos ou grandes negócios e, nesse contexto, as redes sociais se movimentam o dia inteiro. Elas existem para isto: estimular e mobilizar. 

As redes sociais usadas nas empresas

As redes sociais movimentam as empresas, dando grande impulso na aquisição de maiores oportunidades de negociações, como também na veiculação de propagandas e publicidades, sem que seja necessário dispender recursos com anúncios pagos. 

Portanto, dependendo do objetivo a que se propõe uma empresa de serviço de limpeza geral, ela é quem vai determinar a preferência na escolha da rede social que lhe for mais vantajosa. 

As redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Youtube e LinkedIn são usadas frequentemente para conexão com o mundo, porque são amplamente conhecidas no aspecto global. 

Se a intenção é encontrar profissionais experientes no segmento educacional, por exemplo, sem sombra de dúvida que o LinkedIn se faz extremamente necessário, sendo o ambiente propício para agendar uma entrevista e conhecer o candidato com mais propriedade. 

Agora, para quem trabalha na produção de conteúdos e quer manter o blog atualizado, é um canal excelente para o compartilhamento de posts, sendo uma rede mais voltada para comentários a respeito de jogos de futebol e a atuação dos jogadores. 

O Facebook e o Instagram podem ser utilizados para enviar vídeos explicativos sobre o funcionamento do interfone ip sip, através de tutoriais que conseguem discernir as dúvidas dos consumidores, caso ele não esteja funcionando adequadamente. 

As propagandas e publicidades sempre são vistas pelo Youtube, que precisa ser muito bem editado, para que as falhas na produção não atrapalhem a visualização, como as distorções no som ou nas imagens mostradas. 

Aliás, em se tratando das imagens, elas podem ser adquiridas gratuitamente pelo Pixabay, Unsplash, Pexels e Freepik. É preciso estar atento para não utilizar fotos nas redes sociais que possuam direito autoral. Nesse caso, o crédito nas mesmas é fundamental. 

A empresa que se utiliza do Youtube, além de conseguir veicular anúncios, é uma plataforma social onde podem ser criados vídeos para serem assistidos pelos usuários e a movimentação nessa rede social é imensa. Portanto, atração de mais consumidores. 

Por parte dos usuários, atuar junto a estas redes sociais não é tão complicado: basta ter uma conta e às vezes nem é necessário. O acesso ao próprio Youtube, por exemplo, é gratuito, e os materiais veiculados pelas empresas não precisam de pagamento. 

Na realidade, sempre tem uma rede social que se encaixa perfeitamente naquilo que a empresa procura e, viver nesse ambiente é mais do que necessário nos últimos tempos, seja para um negócio próprio ou até mesmo para promover ações sociais. 

Dicas de atuação adequada nas redes sociais

Uma das verdades mais importantes do marketing é que a empresa precisa estar presente onde o público-alvo se encontra.  

No sentido online, é evidente que a marca de um produto vai sobressair e marcar presença, visto que as redes sociais são os locais de maior acessibilidade pelos usuários, principalmente para comprar produtos e serviços.    

Porém, para obter bons resultados com o marketing nas redes sociais é preciso atuar adequadamente nesse processo, sempre com bom senso.  

Não é sair postando no perfil empresarial sem sequer fazer um planejamento. Portanto, seguem dicas de uma atuação adequada nas redes sociais: 

  • Entenda exatamente quem é o público-alvo;
  • Identifique a rede social mais usada por este público;
  • Mantenha as mesmas informações nas redes escolhidas;
  • Produza e publique apenas conteúdos relevantes aos produtos e serviços;
  • Use imagens claras e direcionadas ao produto ou serviço;
  • Utilize a linguagem adequada para cada rede.

Para conhecer o público-alvo adequadamente, a melhor estratégia é criar a persona, baseando-se em pesquisas sobre o perfil do público-alvo. Esse trabalho vai definir a rede social mais usada por este público.  

Desta forma, a empresa pode identificar em qual rede ela vai direcionar os esforços, no sentido de não desperdiçar tempo com outras que não são tão necessárias.  

As redes sociais nem sempre são acionadas, a princípio, para efetuar alguma compra. Muitas vezes apenas para interagir e conversar. 

É por esta razão que os conteúdos devem ser bem produzidos e elaborados, para atrair a atenção do consumidor, levando-o a uma possível compra de um interfone ip sip no futuro. 

Uma estratégia para lá de significativa, é fazer uso de imagens claras e de qualidade. Elas enriquecem os conteúdos, tornando-os mais chamativos para os usuários das redes sociais.   

Normalmente as pessoas não possuem o hábito de ler muito e vão diretamente para as imagens e elas são os veículos principais para fornecer informações. Com elas a empresa garante um público maior. 

Cada rede social possui um formato de linguagem diferente e específico. Portanto, não replique o conteúdo do Facebook no Instagram. Os resultados não são iguais. É necessário atentar-se a esse ponto.   

Considerações finais

Cada rede social tem um objetivo que deve estar alinhado com o da própria empresa. É importante estar presente nas redes sociais. Elas são ferramentas importantes, seja para atrair mais clientes, vender mais ou manter um relacionamento mais assertivo. 

É sempre bom manter em mente que é necessário ter uma atuação adequada nesses ambientes sociais, que muitas vezes são acessados apenas para bater papo com amigos e familiares ou para manter uma melhor interação. 

A verdade é que elas auxiliam, sim, todo o processo de vendas e ainda são capazes de manter um grande engajamento entre as pessoas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: