Educação de lead: Como realizar esta prática?
  • Save

Educação de lead: Como realizar esta prática?


A educação de leads pode ser reconhecida como uma etapa extremamente importante dentro do processo de vendas, mais especificamente dentro do funil de vendas, estratégia própria para a captação de leads e preparação destes para algum tipo de ação.

Essa etapa tem grande significado para todo o contexto relacionado à uma venda, por exemplo, já que este é o momento onde o cliente passa a se relacionar com a marca.

Por isso, não é à toa que grande parte das ações que envolvem a educação são feitas a partir de materiais ricos de conteúdos.

Materiais criados justamente com o intuito de entregar informação de qualidade para alguém que não conhece o produto ou serviço.

Tome como exemplo uma empresa especializada em placa de gesso drywall.

Em outras palavras, é dentro dessa esfera de ensino que surge não apenas a compreensão sobre o que é um produto, um serviço e até mesmo a empresa que oferece isso.

Todavia, também a importância dele, guiando as possíveis escolhas de compra e até mesmo de indicação.

A seguir vemos um pouco mais sobre educação de leads, pontuando tudo o que sua empresa deve fazer para alcançar suas vantagens.


Leia também outros artigos sobre marketing e estratégias de marketing:


Educação de leads O QUE É?

A educação de leads é uma etapa importante no processo de funil de vendas.

Uma tática utilizada por muitas empresas para criar oportunidades de negócios com potenciais clientes e trabalhar todo o processo de escolha deles, até o momento da compra.

De uma forma resumida, podemos entender que o funil possui:

  • o topo (onde está a concentração de leads),
  • o meio (onde já começa a existir um tipo de interesse) e
  • o fundo (onde estão as pessoas que só precisam de uma oportunidade para uma compra).

A educação em si se inicia a partir do momento onde os leads já são captados, podendo ser integrada a praticamente todos os níveis, sempre com focos diferenciados em conteúdos. 

Um exemplo que traz um pouco mais sobre aquilo que engloba a educação de leads é a criação de conteúdos para topo de funil em uma clínica de endoscopia em cachorro.

O melhor na empresa é começar a fazer com que os leads, pessoas que já tiveram algum tipo de interesse no que a empresa oferece, mas ainda não tiveram uma relação direta de consumo, entendam sobre o que se trata o serviço e saiba a sua importância.

Porém, diferente de uma ação onde um representante da marca apenas fala sobre isso por algum canal, reiterando o porquê do seu serviço ou produto ser excelente, essa disseminação de informações relevantes ocorrem também por outros meios.

O ideal é criar fontes de informações ricas, com conteúdos feitos ou com participação de autoridades na área, utilização de dados e principalmente: inovação e criatividade.

Tudo o que for considerado eficiente para repassar a um lead o que uma empresa apresenta e pode ser interessante para ele cabe nas estratégias de educação, algo que vamos ver mais a seguir.

De que forma começar essa etapa?

A seguir vamos entender um pouco mais sobre os possíveis espaços de criação de conteúdo, e também algumas estratégias utilizadas por marcas na etapa de educação de leads, incentivando potenciais clientes a uma ação desejada.

  1. Conteúdos em blog

Os conteúdos em blogs são excelentes formas de educação de leads.

Justamente pelos conteúdos mais acessíveis a todos que estão na internet.

Conteúdos informativos, que podem ser lidos com a facilidade de um link compartilhado, até mesmo por promoção em redes sociais.

Nestes espaços o ideal é contar com pautas que sejam consideradas inéditas dentro de web, potencializando o poder da marca naquele ambiente em relação à informação.

Essa também se torna uma boa oportunidade para empresas tirarem dúvidas e proporcionar uma visão completa sobre um assunto.

Tendo em vista que o blog exibe uma possibilidade de criação de posts maiores e totalmente completos sobre um assunto.

  1. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação que trabalha com o envio de comunicações por meio do e-mail dos leads.

Geralmente, dentro de uma determinação feita por um fluxo, que acompanha as evoluções de cada uma das pessoas envolvidas.

A partir desses envios as pessoas que recebem informações de uma marca de moda íntima conseguem acessar informações muitas vezes exclusivas, e até mesmo oportunidades de experimentar produtos que são oferecidos.

Essa é uma excelente forma, inclusive, para começar relacionamos com consumidores, tendo em vista que a abordagem do e-mail marketing é muito mais pessoal, e consegue ser recorrente dentro dos meios de comunicação utilizados por todos.

  1. E-books

Os e-books são formatos de livros, porém virtuais, geralmente criados dentro de um assunto particular pautado por uma marca no processo de educação de leads, servindo como guia completo para este possível consumidor entender mais sobre a empresa.

Por exemplo, um negócio de teste de audição frequência pode elaborar esse material para falar um pouco mais sobre o serviço, como ele ocorre e quais seus benefícios.

Essa é uma das principais ferramentas educativas, justamente pela maneira como consegue ser completa e se torna altamente funcional para quem o utiliza.

  1. Eventos e Webinars

Os eventos e webinars são oportunidade para uma empresa falar mais sobre seu produto/serviço, ainda que indiretamente, por meio de temáticas e convidados especiais que possam discutir um assunto em voga dentro da área de atuação.

Essa é uma forma de chamar potenciais clientes para que eles possam tirar suas dúvidas, mas sobretudo para discutir alguns direcionamentos dentro do setor.

A funcionalidade dessa oportunidade é alta tanto dentro do processo de captação de leads, em uma fase inicial, quanto para a educação daqueles que já tem um contato com a empresa, sendo uma das formas mais importantes no processo de vendas nas empresas.

  1. Personalização

Apesar de não ser estritamente uma forma de conteúdo ou até mesmo um canal que pode ser utilizado pelas empresas no processo de educação de leads, a personalização faz parte de uma maneira de lidar com o cliente potencial, criando uma relação com ele.

Isso pode ser feito dentro dos espaços de comunicação, em lugares de exibição de conteúdos, mas sobretudo no momento de envios e conversas pelo meio digital.

Uma boa dica é chamar os leads pelo nome, lembrar de quando eles entram em contato para falar sobre um assunto específico de total importância a eles, e sobretudo ter em mente que aquela pessoa é única, tendo dúvidas e desejos exclusivos.

Algumas das vantagens na educação de leads

Trabalhar com a educação de leads pode agregar boas vantagens para uma empresa de corte e dobra de chapa, principalmente, para o processo de vendas ou em alguma ação relacionada a produção de conteúdos esperada pela marca.

Abaixo vamos mostrar algumas delas, e como elas podem ser importantes para qualquer tipo de negócio.

Resultados mais rápidos

Os resultados certamente serão os pontos mais importantes dentro da utilização da educação de leads.

Isto porque, é a partir deste ponto que os possíveis consumidores passam a optar pela empresa, já que entendem o porquê dela ser importante.

Isso também torna todo o processo de jornada do cliente mais rápido, tendo em vista que o tempo relacionado ao convencimento sobre um produto se torna cada vez menor.

Valorização do mercado

Uma boa vantagem vinda na utilização da educação de leads é o aumento da relevância da empresa dentro do mercado onde ela atua.

Isso porque, ainda que a principal atitude de um possível consumidor não seja a compra de fato, acaba sendo criado um entendimento maior sobre as soluções vindas por parte da empresa, entregando então uma importância necessária para a valorização dela.

Relacionamentos duradouros

A criação de relacionamentos duradouros pode facilmente ser vista como a base dentro da educação de leads.

Tendo em vista que além da marca de distribuidora de açaí informar sobre seus serviços, ela também se torna cada vez mais próxima daquele lead.

Isso se torna um ponto importante para que ocorram vendas no futuro, bem como um acompanhamento da empresa em todos os seus passos e escolhas.

Maior produtividade da equipe

A produtividade das equipes que trabalham com venda dentro de uma empresa acaba aumentando exponencialmente, tendo em vista que elas:

  • Economizam tempo;
  • Focam em atendimentos rápidos;
  • Repassam com facilidade materiais ricos;
  • Falam com pessoas bem informadas.

Dessa forma, podemos ver que trabalhar com a educação nada mais é do que uma maneira de retirar uma carga maior de trabalho e foco de vendedores.

Considerações finais

A educação de leads tem uma alta importância dentro de um processo de venda ou em qualquer tipo de ação que seja esperada de um potencial cliente.

Isso porque, a partir de materiais e canais de comunicação próximos com o cliente, a marca consegue criar uma ponte eficaz para potencializar a importância e o desejo de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Educação de lead: Como realizar esta prática? via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link