6 Dicas Para Alavancar Seu Negócio com Marketing Digital
  • Save

6 Dicas Para Alavancar Seu Negócio com Marketing Digital


As configurações técnicas implementadas em um site ajudam no marketing digital de uma empresa. Para isso, é preciso empregar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para que a página esteja entre as primeiras opções em um site de busca.

Assim, é preciso desenvolver estratégias e ações que atuam no marketing digital para dar mais visibilidade para a empresa na internet.

Seja por meio das redes sociais, em buscadores ou ferramentas de vídeo, vale tudo para divulgar o empreendimento, uma marca ou a apresentação de novos produtos. 

As possibilidades proporcionadas pelo marketing digital são amplas, e podem ter um resultado satisfatório desde que seja feito um planejamento apropriado e o investimento correto. 

Isso significa que as ferramentas de marketing disponíveis, quando aplicadas de maneira adequada, direcionam o público pré-estabelecido, podendo centralizar em pontos específicos, entre os quais:

  • Localização;
  • Faixa etária;
  • Produto de interesse;
  • Serviço disponível;
  • Comparativo de preços.

Logo, o marketing tradicional está abrindo espaço para uma nova era na comunicação, e ela já está presente no dia a dia da população. 

Para percebê-la, basta olhar para os lados e observar quantos aparelhos eletrônicos estão à disposição das pessoas, como computadores, tablets e celulares.

Aumento do consumo via internet

Segundo estudos do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia), da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), os smartphones estão em número semelhante ao de habitantes em todo o território nacional.

Isso significa que 234 milhões de telefones celulares estão à disposição de Norte a Sul, e com acesso à internet.

Outras pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos têm demonstrado um aumento exponencial em compras online, já que pode-se adicionar equipamentos eletrônicos como tablets e computadores à essa marca que tende a crescer em curto espaço de tempo.

Isso significa que uma empresa que vende motores para portões em Fortaleza precisa estar presente nessas mídias para que possa aparecer para o público que consumirá seus produtos e serviços. 

Para alcançar a visitação nas páginas dos sites corporativos e, consequentemente no e-commerce, é preciso entender que o marketing de conteúdo deve fazer parte do planejamento estratégico de comunicação.

Marketing de atração garante mais clientes

Quer saber como manter clientes fidelizados com ações de marketing?

O inbound marketing no meio digital é uma forma de atrair os consumidores para uma página específica, utilizando “iscas” que possam servir de interesse para a captura de leads, ou recebimento de dados de usuários para aplicação em futuras campanhas.

Essas iscas podem ser as mais variadas, como vídeos explicativos, pesquisa de mercado, distribuição de assistência técnica eletrônica em forma de e-book ou um convite para conhecer novos produtos em primeira mão.

Basicamente, essa técnica se caracteriza – principalmente – por se tratar de materiais mais densos e complexos que trazem a experiência da marca e sanam dúvidas/dores dos usuários.

Aliás, você pode aproveitar para colocar publicidade no video online e assim, promover outras áreas do seu negócio.

A característica principal do inbound marketing é a gratuidade em todos os momentos, pois essa é uma forma de captar dados que são utilizados para estreitar as relações e inseri-lo na jornada de compra por meio da relevância que a empresa apresenta.

Assim, o primeiro contato é um momento em que podem ser solicitados informações como:

  • Nome completo;
  • E-mail;
  • Telefone para contato;
  • Redes sociais.

Com essas informações dentro de uma base de dados, é possível fazer uma apuração e identificar o público-alvo para cada situação. 

Inclusive, é preciso ressaltar que esses materiais oferecidos e as informações colhidas dependerão da estratégia adotada, objetivo da marca e perfil que se deseja alcançar, podendo ter perguntas que servirão como filtro no momento de classificar esses leads para futuros contatos.

Se for um novo cliente, é possível apresentar a empresa em um apanhado geral, e então apresentar os produtos e serviços disponíveis para compra. 

Os clientes fidelizados esperam o envio de catálogos em primeira mão, o que faz com que se sintam como parte do processo, inclusive se valendo do fato que podem enviar críticas, sugestões e reclamações de forma clara e direta.

Cuidado com as postagens nas redes sociais

A internet é um espaço aberto e que possui regras estabelecidas, inclusive em relação à justiça cível e criminal. Ainda assim, muitas pessoas desconhecem o limite, principalmente por existirem normas mais recentes e a sensação de um ambiente sem regras. Contudo, elas existem e devem ser seguidas.

Neste contexto, primeiramente, as empresas devem tomar todo o cuidado em relação às redes sociais, por exemplo, em que os debates sobre assuntos polêmicos podem ficar acalorados e se transformar em um marketing negativo.

Ainda assim, é um espaço democrático em que é possível falar sobre os benefícios proporcionados por uma clínica de tratamento de próstata até as novidades apresentadas pela medicina no combate ao câncer.

Inclusive, áreas como as de saúde e jurídicas demandam atenção especial, visto que há normas regulamentadas pelos setores de atuação que vedam a propaganda de forma direta. Portanto, vale a máxima de que é preciso ter bom senso. 

Para uma boa otimização, alcance do público e postagens adequadas, as redes sociais mais acessadas permitem o uso de SEO utilizando a hashtag em frente a uma palavra-chave, facilitando ao usuário quando busca um assunto específico e auxiliando nas estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo.

Produza conteúdos que sejam acessíveis

Uma empresa que procura uma parceria comercial para o serviços de enfermagem domiciliar pode encontrar o que procura com apenas alguns cliques no teclado e no mouse, mesmo que nunca tenha ouvido sequer falar dela. 

Isso porque a outra empresa faz o marketing digital de maneira correta, produzindo marketing de conteúdo com artigos e textos que contenham o SEO, que passa pelos algoritmos dos sites de busca. 

Esse conteúdos podem ser produzidos por redatores digitais, ou mesmo por especialistas da área que prepararão um material que pode ser compartilhado em diferentes meios digitais, como outros sites, blogs e as redes sociais, otimizando o alcance de públicos mais diversos.

Acompanhe a mensuração dos resultados

Quando se trata de marketing tradicional, em que são utilizados jornais, revistas, propagandas de rádio e TV, outdoor e busdoor, a mensuração pode ser por aproximação.

Já no marketing digital, os números são visíveis a olho nu, pois é possível acompanhar todo o caminho e interação do público, bem como o número de cliques em um site, identificando temas de mais atratividade, bem como estratégias que precisam ser otimizadas.

As próprias redes sociais disponibilizam planilhas e gráficos demonstrando quantas pessoas passaram ou interagiram com uma publicação, qual o nível de interatividade, se foram compartilhados, número de curtidas e comentários e quantos foram convertidos (seja a compra ou outra ação almejada).

Por isso é importante pensar que o valor dedicado ao marketing digital é um investimento que pode render muitos frutos e aproximar o público da marca.

Os clientes que fazem toda a jornada de compra, observado pelo funil de vendas, pode ser utilizado como apresentação no orçamento de assessoria contábil disponibilizado para a campanha de marketing, por exemplo, além de ter custos mais acessíveis e flexíveis que as mídias tradicionais.

Assim, é importante acompanhar esses números para saber o que está funcionando, o que precisa ser corrigido e os pontos fortes que podem ser repetidos/aprimorados.

Público-alvo atrai novos consumidores

Seguindo a ideia de que os próprios clientes podem reforçar os números de vendas de um e-commerce por meio da satisfação ou compartilhamento dos conteúdos, é preciso identificar e promover a divulgadores e, assim, atrair novos consumidores.

Desse modo, o fornecedor e distribuidor de esquadrias para o setor da construção civil pode apresentar uma loja de ferramentas direcionadas a profissionais que trabalham nessa área e criar materiais específicos para esse público.

Assim, é possível reunir mais e mais clientes de um mesmo segmento, reforçando até mesmo a identidade da marca em marketplaces, site que reúne informações de outras empresas para comparativo de preço ou disponibilidade imediata para o público, e outros meios.

Investimento de capital é menor que tradicional

O marketing tradicional exige o emprego de muitos materiais físicos e mão de obra especializada para a produção de materiais de divulgação.

O marketing digital permite utilizar muitas ferramentas que estão à disposição na internet, que vão desde algumas plataformas e técnicas gratuitas até as pagas.

Deste modo, pode ser utilizado um BPM software preço definitivamente mais baixo do que a locação de um outdoor, por exemplo, que proporcionará também uma visão mais ampla do negócio e das campanhas que precisam ser aperfeiçoadas.

O tempo de exposição na internet também é muito maior, pois além de todas as ferramentas apresentadas, uma marca ainda pode aparecer em banners, sites compartilhados e redes sociais diferenciadas, conforme informações especificadas no momento da criação da campanha.

Esteja sempre antenado às novidades

Com essas dicas é possível acompanhar diferentes indicadores de performance, entre os principais estão o volume de visitas e a taxa de conversão. 

No caso da prática de SEO, é possível verificar o ranking de keywords (palavra-chave), tanto a evolução em relação à aplicação em artigos e textos, quanto um comparativo com empresas concorrentes. 

Aliás, baixe gratuitamente o e-book O Poder das Palavras-chave e saiba como utilizá-las no seu conteúdo.

Isso por que, a busca de palavras-chave fará a diferença no seu texto.

A própria internet oferece plataformas digitais e ferramentas próprias que ajudam nas avaliações necessárias e demonstrativo de índice de performance.

Tudo isso de maneira profissional, permitindo ajustes ao longo da campanha.

Por fim, vale lembrar que o marketing digital não pode ser aplicado e dispensado no meio do caminho. 

Afinal, essa é uma construção evolutiva, em que o planejamento deve estar sempre em constante ajuste, acompanhando o próprio mercado e as novidades tecnológicas apresentadas, visto que envolve estratégias de curto, médio e longo prazo.

Por isso é preciso contratar uma locação de ambulância para manter as máquinas em pleno funcionamento para o atendimento aos clientes a todo instante, bem como mensurar todas as campanhas realizadas e adesão do público.

Isso significa que, aparecendo uma rede social nova, vale a pena fazer uma avaliação e decidir se o público-alvo desejado está inserido no contexto, demandando a inclusão no plano de marketing. 

Portanto, é preciso que o investimento em profissionais que trabalham com marketing digital também seja levado em consideração desde o início para uma construção sólida no ambiente virtual. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

6 Dicas Para Alavancar Seu Negócio com Marketing Digital via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link