Coworking: Por que adotar esta prática? Os 5 motivos mais chamativos
  • Save

Coworking: Por que adotar esta prática? Os 5 motivos mais chamativos


Quando falamos em trabalhar de forma autônoma ou fora do escritório da empresa, muitas pessoas pensam que precisarão alugar um espaço próprio ou conseguir um canto dedicado ao trabalho em casa. Mas se ao invés disso, você optasse pelo coworking?

Despontando há anos como uma das melhores opções para quem renuncia a um escritório próprio, o coworking é uma iniciativa que se coloca entre as mais modernas, sustentáveis e econômicas alternativas para garantir um bom espaço para trabalhar, com todos os recursos. 

Por isso, acompanhe a leitura deste artigo para saber mais detalhes de o que é e como funciona o coworking, bem como, porque este é o método mais escolhido para profissionais arrojados, em busca de modernidade e tranquilidade para trabalhar. 

Quando falamos em coworking, existem diversos contextos e conteúdos que podem ter relação com essa expressão. 

Em tradução livre, a palavra significa “trabalhar junto” ou “trabalhar em conjunto”, e pode ser desde um espaço até mesmo um evento, como um almoco em empresas.

Nos últimos anos, o coworking passou a significar um “espaço de coworking”, ou seja, um espaço que seja dotado de equipamentos e mobiliário como mesas, cadeiras ou bancos confortáveis, internet de qualidade, boa iluminação e ventilação. 

Nesse tipo de estrutura, há espaço também para realização de reuniões em salas separadas que podem ser alugadas ou reservadas e espaços como áreas externas, copa com máquinas de café, microondas e outras facilidades para alimentação.

Geralmente, o pagamento pode ser realizado tanto por horas, em diárias separadas ou até mesmo em pacotes mensais, que oferecem mais facilidade para o usuário optar pelo plano que seja mais vantajoso e esteja alinhado com as necessidades. 

Além de oferecer mais vantagens financeiras e benefícios profissionais, o coworking se apresenta como um espaço arrojado, com mobiliário moderno, conduite aparente e conta com a possibilidade de convivência entre profissionais da mesma área. 

Quando se trata de coworking, há mais que um compartilhamento puro de espaço, com custos inferiores e boa estrutura tanto de equipamentos e eletrônicos, quanto de móveis e ventilação. 

Trata-se de um fenômeno cultural de reinvenção do trabalho individual, com mentalidade própria. Consiste também em uma valorização da inspiração coletiva, da busca por soluções de forma compartilhada e da construção de networking.

Muitas pessoas pensam: qual a diferença de trabalhar em um café, por exemplo, ou em casa, em relação a pagar para trabalhar em um espaço compartilhado?

Antes de tudo, deve-se considerar o custo como um investimento em sua atividade. 

Nesse questionamento, é importante compreender que a estrutura faz toda a diferença, pois um café, por mais acolhedor que seja, não terá equipamentos e recursos adaptados para favorecer a produtividade. 

Além disso, em muitos estabelecimentos, há resistência por parte do local em receber trabalhadores, visto que ocuparão mesas e realizarão pouco, se é que algum, consumo. 

Em outros lugares, profissionais são bem-vindos, mas precisam enfrentar conversas e barulhos que podem atrapalhar seu rendimento. 

Trabalhar em casa também pode se apresentar como uma alternativa menos vantajosa, tanto por falta de boa estrutura, quanto por dividir a casa com outras pessoas, inclusive quando se tem filhos pequenos que podem causar interrupções, por exemplo. 

Nesses casos, o coworking oferece a possibilidade de concentração, contar com uma boa estrutura, favorecer a produtividade e a chance de conviver com outros profissionais, o que é apenas parte dos motivos que o tornam tão visado hoje em dia. 

Que tal usar um serviço classificados gratuitos para anunciar seu espaço de coworking

A popularidade dos espaços de coworking vem aumentando dia após dia, por diversos motivos, desde a compreensão de uso de espaços em cidades grandes, até mesmo por preferência de profissionais para socializar com outros usuários. 

Quando se fala em trabalho físico, deve-se ter em mente que os espaços para escritórios individuais têm ficado cada vez mais raros, menores e mais caros.

Além disso, ao se realizar uma locação, faz-se um compromisso com uma despesa fixa. 

Há também gastos com cartões com endereço, placas, banner impressao e todos os elementos de identificação do local para que se saiba que a empresa está lá fixada. 

Em relação a um profissional autônomo ou freelancer, pode ser complicado garantir que a renda seja estável o suficiente para fazer um compromisso por meses, como são realizados os contratos locatícios. 

Dessa forma, por mais que ofereça opções mensais e semestrais, o coworking se apresenta como uma alternativa menos engessada para poder trabalhar fora de casa, garantindo um espaço adequado sem um compromisso maior do que o possível. 

Outros motivos que explicam a popularidade desse tipo de espaço de trabalho são:

  • Ambientes que oferecem conforto para trabalhar;
  • Espaços diversos para diferentes tipos de profissionais;
  • Possibilidade de locação de salas para reunião;
  • Oportunidade de variar o local de trabalho;
  • Maior rentabilidade para proprietários dos imóveis. 

Quando se trata do coworking pela visão do proprietário do imóvel, é muito mais vantajoso do que tentar locar a propriedade para uma empresa ou trabalhador individual, pois as formas de pagamento garantem que sempre haja renda. 

Hoje em dia, é comum que construtoras, incorporadoras e até demolidora em sao paulo optem por lançar empreendimentos que sejam voltados para o uso coletivo, tanto moradias como espaços de coworking

Em diversas capitais, já se trabalha com espaços menores para moradia, compostos apenas de quarto, uma cozinha pequena e banheiro em um condomínio com espaços compartilhados, como lavanderias, espaços para visitas, piscinas e quadras. 

Assim, o compartilhamento de espaços já é uma realidade e tem sido a preferência entre os mais jovens, que buscam opções mais modernas e arrojadas, tanto para viver como para trabalhar. 

Entre esses públicos, quando há envolvimento com uma ideia, há popularização e esse tipo de profissional realmente veste a camisa de empresa bordada.

Com isso em mente, percebe-se claramente que o coworking é o escritório do futuro, sendo a escolha de profissionais de áreas criativas e que atuam com tecnologia, que valorizam a versatilidade e a convivência com outros profissionais. 

Leia também: Como Ampliar a Comunicação Com o Cliente nas Redes Sociais

Entre os pontos positivos que podemos elencar, estão os custos reduzidos, que podem chegar a um terço ou um quarto do valor que seria investido na locação, montagem de estrutura e manutenção de um escritório próprio. 

Outro aspecto que deve ser analisado é que é possível encontrar espaços de coworking em áreas nobres de capitais, que tem um custo muito elevado para alugar. Assim, o espaço de trabalho compartilhado é uma das formas mais baratas de ter boa localização. 

Isso se converte em inúmeros benefícios, tanto maior acessibilidade com uso de transporte público, facilidade para que clientes sejam recebidos e que possam realizar reuniões, bem como melhor localização para entrega de documento e outros serviços.

Podemos destacar também que estar em um ambiente propício pode favorecer a criatividade e a produtividade, assim como poder compartilhar com diversos outros profissionais da mesma área ou análoga. 

Isso pode proporcionar boas trocas de ideias e de conteúdos que podem criar parcerias, bem como potencializar o networking, criando ainda mais oportunidades para os profissionais, da mesma maneira que aumenta a boa convivência. 

Geralmente, quando profissionais não trabalham em escritórios, tanto por serem autônomos quanto por política da empresa, há uma sensação de falta de convivência diária e companhia de colegas, que é suprido quando se opta por um coworking

Além disso, ao escolher um escritório próprio, é necessário realizar a manutenção dos espaços e equipamentos. Se há um problema no Wi-Fi, ficará por conta do profissional o custo da assistencia tecnica de informatica computador. 

Outra vantagem clara é a versatilidade da escolha, que pode ser tanto por um dia, apenas quando se quer mudar de ambiente e trabalhar fora de casa, como parte de uma rotina diária, quando o profissional vai todos os dias para o espaço. 

Dessa forma, pode dar mais oportunidade de escolha para que o profissional se baseie na própria percepção de produtividade e qualidade de trabalho para decidir se prefere, naquele dia, estar no coworking, em um café ou em casa. 

Alguns espaços mantêm até mesmo armário aço escritório que podem ser alugados e trancados para que o profissional possa deixar pertences e não ter que carregar objetos pesados como carregadores e livros todos os dias quando forem ao trabalho no coworking

O coworking tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular desde o seu surgimento, no final dos anos 1990.

Entre profissionais de tecnologia e carreiras criativas, já é uma forma consolidada de trabalhar e fazer negócios. 

Sendo considerada uma das melhores opções, do ponto de vista financeiro, para obter a melhor estrutura com custos mais baixos, acaba se tornando uma alternativa atraente por outros aspectos, como possibilidade de networking e versatilidade para locação. 

Assim, quando se opta por esse método, deve-se ter em mente que consiste em uma opção mais segura quando não se tem uma estabilidade financeira, bem como pode tornar-se um aliado no aumento da produtividade e da inspiração coletiva. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Em tempo.

Ao considerar os aspectos do coworking e sua economia é bom lembrar também do marketing digital.

O Convidar.Net oferece para os usuários do serviço um Plano de marketing muito eficiente, embora todos os usuários possam começar gratuitamente.

Para tanto, basta se cadastrar no serviço e criar sua página de apresentação, ou perfil de usuário.

Depois disso, escolher as ferramentas de marketing que precisa para alavancar sua imagem e negócios.

Experimente começar pelo Painel do usuário Convidar.

Coworking: Por que adotar esta prática? Os 5 motivos mais chamativos via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link