Como fazer conteúdo para vender mais?
  • Save

Como fazer conteúdo para vender mais?


Interagir com um mercado pode trazer alguns elementos que acabam convergindo em um aumento significativo de vendas. Por isso, é preciso ter em mente alguns elementos que podem contribuir para isso. A produção de conteúdo é um desses casos.

É fato que o mercado digital é repleto de ferramentas que visam auxiliar nessa conexão entre empresa e público.

Contudo, nem sempre fica claro como efetuar essa escolha de forma a garantir que os objetivos sejam atingidos de forma amplificada.

O marketing digital surge como uma forma de garantir que algumas realizações nesse sentido sejam efetuadas.

Afinal de contas, é nele que reside a capacidade de se vender mais câmera de rua dentro do ambiente online.

Por essa razão, torna-se imperativo efetuar alguns esclarecimentos a respeito de algumas estratégias que podem sustentar uma política de vendas a partir do marketing de conteúdo.

Inbound marketing e o lead como elemento central

Garantir a manutenção de estratégias de marketing digital pode ser uma perspectiva um tanto ampla demais.

Por esse motivo, saber como especificá-la pode ser um elemento essencial para garantir uma perspectiva de ação dentro do mercado.

A assertividade, sobretudo diante das perspectivas digitais, acaba sendo primordial para a manutenção dessa relação..

Entender o que o inbound marketing pode significar diante desse conjunto de ferramentas estratégicas pode ser essencial.

Afinal, sob a perspectiva de vender rede de proteção esportiva sob medida, uma loja do segmento pode precisar lidar com uma série de possibilidades.

Diante disso, o inbound marketing aparece como uma perspectiva que visa aglutinar uma série de perspectivas digitais.

Isso é fundamental porque cada um desses elementos tem a capacidade de efetuar alguns objetivos específicos.

Nesse caso, para explicar essa estratégia é preciso recorrer a um elemento um pouco mais tradicional do marketing: o outbound marketing.

Essa perspectiva tem relação com uma estratégia que se baseia na interrupção como modalidades comunicacionais.

Ou seja, um anúncio sobre pintura de interior automotivo poderia ser efetuado dentro de um intervalo comercial de um programa correlato ao assunto.

A interrupção surge a partir do fato de haver uma ruptura do conteúdo elaborado. Ou seja, um intervalo ou, até mesmo, uma página em uma revista. Seja como for, essa estratégia está fundamentada em uma perspectiva de impacto direto ao cliente.

Isso, por sua vez, acaba remontando alguns aspectos importantes da revolução industrial, uma vez que foi a partir de seu excedente que surgiu a necessidade de se produzir desejo.

O outbound é, portanto, um mecanismo tradicional da publicidade que visa produzir vontade nos clientes. Já o inbound marketing tem como objetivo efetuar o caminho oposto dessa perspectiva mais tradicional.

Essa estratégia, na verdade, tem o objetivo de se utilizar de elementos de consumo que já estão presentes no cotidiano do cliente.

Sendo assim, parte-se da vontade ou necessidade que ele possui a respeito de algum elemento para efetuar uma comunicação.

Ou seja, se ele pesquisou por teleconsulta de psiquiatria e, eventualmente, conseguiu ter seu clique atraído por alguma empresa, essa é uma realização do inbound marketing.

O cliente, portanto, tomou conhecimento de alguma falta específica e, nesse caso, agiu para resolvê-la procurando uma resposta no ambiente digital. Esse é o momento em que as empresas precisam agir para garantir uma sustentação nesse meio.

Jornada do cliente: a chave para o sucesso

Antes de qualquer coisa, é preciso apontar para um dos elementos mais importantes que fundamentam as relações comerciais no mercado digital: o lead.

Essa categoria de mercado tem a ver com o possível cliente que entrou em uma plataforma empresarial, mas ainda não obteve nenhuma ação de compra.

Ele é importante, uma vez que é dele que parte toda capacidade daquela plataforma converter uma potencialidades em realização.

Em outras palavras, é o lead que acaba dando a possibilidade da empresa obter mais clientes.

Para que isso ocorra, não basta apenas trazê-lo para dentro de uma plataforma empresarial. É preciso ir além e levar em consideração alguns elementos primordiais para esse tipo de consolidação estratégica.

O ponto mais essencial, nesse caso, acaba sendo a consideração pela jornada do cliente que, em grande medida, é o que vai informar a empresa a respeito de certas posturas a serem tomadas.

No caso de um usuário que pesquisou por drywall montagem e entrou em um site de casa e construção, é preciso entender quais serão seus caminhos.

Para que isso ocorra, é imprescindível apontar para as etapas da jornada do cliente dentro de uma plataforma. São elas:

  • Aprendizado;
  • Reconhecimento;
  • Consideração;
  • Decisão.

Esses são elementos cruciais que acabam fundamentando toda a jornada do cliente dentro de uma plataforma.

O primeiro ponto diz respeito ao aprendizado que ele terá dentro de uma perspectiva relacionada a sua própria vida.

Sendo assim, esses são elementos pessoais que o cliente vai considerar para partir para o próximo ponto de realização.

O reconhecimento é, portanto, a hora em que a pessoa toma conhecimento de seu problema e sai em busca de uma solução.

Já com relação a consideração, esse é o momento em que ele começa a tomar contato com algumas empresas a fim de obter respostas.

Isso, dentro da perspectiva digital, pode ser descrito como uma pesquisa por estrutura de aluminio para telhado de vidro em um mecanismo de busca.

Por fim, o último elemento a ser considerado tem relação com a decisão que esse tipo de orientação pode trazer para o cliente.

Afinal de contas, é nesse ponto que reside a capacidade de efetuar uma compra ou não dentro do ambiente digital.

E-commerce e inbound: como vender mais?

Diante dos pontos mencionados anteriormente , torna-se bastante importante entender como unir essa perspectiva ao e-commerce.

Essa dinâmica, na verdade, tem relação com uma adaptação do ambiente comercial analógico para o meio digital.

Por isso, torna-se essencial entender quais são os mecanismos desse ambiente que podem contribuir com o dia a dia das empresas.

Nesse caso, unir os dois elementos acaba sendo essencial para atrair novos clientes para uma plataforma e ter o controle dessa venda.

Isso é possibilitado porque o inbound marketing não faz a venda de uma forma escancarada, mas, sim, partindo de questões do próprio cliente.

Por essa razão, há uma sensação de autonomia muito maior dentro do ambiente do comércio digital.

Se, por exemplo, um curso de motorista de ambulância online tiver um grande número de clique por conta de seu conteúdo, isso pode representar uma orientação mais qualificada para vendas.

Marketing de conteúdo: um ponto de atração

O marketing de conteúdo é um dos elementos que acabam baseando uma série de posturas empresariais importantes dentro de um mercado.

É a partir dele que é possível gerar algumas identificações importantes dentro de um segmento. Por isso, ele pode ser o elo fundamental entre uma perspectiva de e-commerce bem fundamentada e o inbound marketing.

Logicamente, é preciso ter em mente alguns mecanismos intrínseco à jornada do cliente para que isso seja bem efetuado.

Diante disso, já é possível seguir com algumas perspectivas que podem ajudar a melhorar a venda a partir de um bom conteúdo.

Dicas para um bom marketing de conteúdo

Existem alguns critérios que acabam fundamentando uma boa prática de marketing de conteúdo e que, portanto, precisam ser considerados.

1. Conhecer o público

Esse é um dos primeiros elementos que o marketing solicita quando uma estratégia vai começar a ser aplicada.

No caso do conteúdo, isso é importante, uma vez que há a necessidade de falar a linguagem que aquelas pessoas estão inseridas.

Isso vai desde memes até, em outras instâncias, eixos temáticos relevantes que possam conectar a empresa e o público.

2. Criar um blog

O blog, nesse caso, aparece como um elemento primordial para a manutenção de boas práticas de conteúdo.

Por exemplo, uma companhia de cosméticos pode utilizar essa estratégia para anunciar um frasco de pump em um conteúdo relacionado.

Essa é uma forma de realizar o inbound marketing e já direcionar para uma ação de compra compreendendo a jornada do cliente.

3. Apostar em SEO

O SEO é um dos elementos mais importantes quando se fala de marketing de conteúdo, uma vez que é ele que garante um resultado orgânico que mencione a empresa em questão.

Ele consiste em uma adaptação dos elementos do site para uma perspectiva de pesquisa e acesso orgânico a ele.

Considerações finais

Os avanços das tecnologias digitais trouxeram alguns novos paradigmas para o meio empresarial que precisam ser considerados.

Diante disso, as lógicas comerciais passaram a fazer parte, também, desse novo meio de interação.

Por esse motivo, há um horizonte estratégico importante a ser considerado quando o assunto é atração de leads e conversão em vendas.

O marketing de conteúdo, nesse caso, aparece como um elemento decisivo para começar uma relação de mercado.

Dessa forma, considerá-lo pode ser essencial para a manutenção de boas práticas dentro desse ambiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#marketingdeconteudo #blogdoconvidar

Como fazer conteúdo para vender mais? via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link