Conheça as 7 ferramentas mais populares do marketing digital!
  • Save

Conheça as 7 ferramentas mais populares do marketing digital!


As ferramentas de marketing digital estão cada vez mais importantes, posto que potencializam as estratégias e ajudam a trazer mais oportunidades de negócios.

Além disso, tentar dar conta de todas as ações necessárias em um planejamento de marketing é impossível porque muitos pontos precisam ser trabalhados ao mesmo tempo, como envio de e-mails, produção de conteúdos, criação de anúncios, entre outros.

Muitas companhias já perceberam o grau de complexidade, e isso faz com que cada vez mais os negócios procurem ferramentas que conseguem automatizar as tarefas e reduzir o tempo de execução.

Elas também mostram país são as prioridades e ajudam a companhia a lidar com um grande volume de informações, aceleram processos e alavancam resultados.

As ferramentas de marketing digital são verdadeiras soluções que ajudam a reduzir os custos de aquisição de clientes, implementação de estratégias e ainda podem ser usadas em diferentes tipos de negócios.

Só que para aproveitar todo o potencial oferecido por elas, é necessário entender seu conceito, saber quais são as mais famosas e identificar as vantagens trazidas por elas, e é justamente sobre isso que vamos falar aqui. Confira!


Leia também:


O que é ferramenta de marketing digital?

As ferramentas de marketing digital reúnem várias funcionalidades, como criação de landing pages, envio de e-mail marketing e fluxos de automação de e-mail, o que ajuda a escalar a geração de leads e a amadurecê-los no funil de vendas.

Consequentemente, a marca consegue aumentar o volume de leads para criar uma abordagem de vendas, aumentar a produtividade da equipe e automatizar o processo, por meio de gatilhos pré-definidos.

Existem aquelas que são mais famosas, por isso são usadas por diferentes tipos de empresa. Vamos conhecer as mais famosas.

Principais ferramentas de marketing digital

Existem algumas ferramentas de marketing digital que são mais famosas do que outras, E as que mais se destacam são:

1 – Ferramenta de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias fundamentais da atualidade e forma um verdadeiro canal de relacionamento entre as marcas e os clientes.

Depois que o usuário tem seu primeiro contato com a marca e se transforma em lead, a empresa vai usar o e-mail marketing para se comunicar com essa pessoa, oferecendo conteúdos compatíveis com sua etapa no funil de vendas.

Cerca de 80,4% das empresas usam algum tipo de ferramenta de marketing digital para enviar e-mails, como no caso da RD Station Marketing e da MailChimp.

2 – Ferramenta de marketing de conteúdo

Ao contrário do que acontece com o e-mail marketing, não existem muitas empresas que utilizam ferramentas para controlar e documentar o planejamento e a produção de conteúdos para o blog e outros canais.

No entanto, com a ajuda desse recurso, um fabricante de uniformes profissionais restaurante consegue utilizar esse processo, cuidando da administração do blog, criação de demandas, além de poupar o tempo e aumentar a eficiência.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes do marketing digital, e consiste na criação de materiais que sejam capazes de atrair e encantar os clientes, em diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens;
  • Infográficos.

De acordo com outra pesquisa, a ferramenta de marketing de conteúdo mais popular é um software desenvolvido pela Rock Content.

3 – Ferramentas de análise de desempenho

Mensurar o desempenho das estratégias de marketing digital é fundamental para obter os melhores resultados, e existem várias plataformas Analytics disponíveis.

Por meio delas, é possível avaliar e compreender o nível de engajamento dos visitantes que acessam o site da empresa. Também são elas que mostram como está o Retorno Sobre o Investimento (ROI) e ajudam a detectar estratégias que trazem bons resultados.

Uma empresa de lavagem de cadeiras pode usar diferentes opções de plataformas desse tipo para fazer suas análises, mas a mais conhecida, sem dúvidas, é o Google Analytics.

4 – Ferramentas para monitorar as redes sociais

Existem ferramentas que ajudam a monitorar as redes sociais da marca, capazes de estimular o ganho de produtividade, por meio do agendamento de publicações.

Elas também fazem o acompanhamento de menções nessas plataformas e avaliam o engajamento do público em relação aos conteúdos postados.

Apesar de ser um sistema muito importante para o desempenho das estratégias de marketing digital nas redes sociais, são poucas as empresas que investem nesse tipo de ferramenta, e a mais usada é a RD Station.

5 – Ferramenta para construir landing page

A landing page é um recurso muito importante porque recebe os visitantes e trata de convertê-los em leads. É por conta dessa conversão que a empresa consegue manter contato com potenciais clientes e identificar oportunidades de negócio.

É dessa forma que um fabricante de bateria de 150 amperes para caminhão oferece materiais relevantes e outros conteúdos em troca de informações sobre as pessoas, como o nome, e-mail e telefone.

A partir disso, a companhia estabelece um relacionamento com o lead e pode enviar a ele conteúdos compatíveis com suas necessidades e perfil. A ferramenta mais usada para essa finalidade é a RD Station.

6 – Ferramenta para SEO

SEO (Search Engine Optimization), otimização para motores de busca, em português, possibilita que a empresa apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Para isso, é necessário saber usar as palavras-chave corretas, dentre outras ações que vão otimizar as páginas do site. Existem ferramentas que sabem fazer isso e elas funcionam por meio de logins e análises.

É uma das melhores maneiras de melhorar o desempenho das estratégias de SEO, e a ferramenta mais usada é a Google Search Console.

7 – Sistemas para gerenciar conteúdos

Para gerenciar ainda mais os conteúdos publicados no blog, é fundamental usar uma ferramenta de gerenciamento, mais conhecida como CMS.

Por meio dela, uma empresa de limpeza de colchão consegue criar, editar e publicar seus conteúdos, além de poder anexar arquivos publicados em outras plataformas, como no caso de podcasts e vídeos no YouTube.

A ferramenta mais usada para isso é o WordPress, mas existem várias outras opções que você pode pesquisar.

Vantagens das ferramentas de marketing

As ferramentas de marketing trazem muitos benefícios para as empresas. Um deles é o fato de que a base de leads aumenta consideravelmente.

Isso acontece porque, por meio de uma jornada de compras, a companhia consegue criar estratégias que vão atrair a atenção dos consumidores.

Nesse sentido, é fundamental ter a jornada de compra em mente, analisar os caminhos que as pessoas percorrem e identificar as oportunidades existentes em cada etapa.

Ao usar essas ferramentas, um fabricante de disco de corte pequeno também otimiza o tempo da equipe de vendas e orienta o lead em relação ao momento da compra.

Dessa forma, ele pode ter todas as informações que precisa em mãos, de modo a fazer com que o ciclo de vendas seja mais simples e ágil, dentro do tempo de conversão necessário.

O gestor precisa se lembrar do funil de vendas e de todas as etapas pelas quais o consumidor atravessa até que realmente se torne cliente da marca.

O ideal é segmentar a base, considerando a etapa em que o lead se encontra e identificar assuntos que despertam a necessidade de compra, para que finalmente ele chegue ao fundo do funil de vendas.

Um lead só estará no fundo do funil de um fabricante de portões residenciais, quando tiver todas as informações que precisa e o processo de vendas seja mais simples.

Essas ferramentas também aumentam o ticket médio do cliente, e isso acontece porque quando ele está mais maduro, também tem mais chances de comprar, assim sendo, o papel da marca é manter essas pessoas bem-informadas.

Esses recursos também automatizam o primeiro contato com o cliente, fazendo com que todo o processo de comunicação seja mais ágil.

A primeira vez que uma pessoa entra em contato com uma marca é muito importante e a velocidade do atendimento prestado vai gerar muitos impactos no nível de satisfação.

Uma empresa de fechamento de sacada com vidro de correr deve mostrar para esses usuários que é capaz de ajudá-los.

A melhor maneira de fazer isso é criar conteúdo relevante que instrua e ensine essas pessoas, e por meio das ferramentas de automação de marketing, é possível criar gatilhos mentais e até e-mail de atendimento automático.

Só que para trazer resultados satisfatórios, a elaboração desse e-mail requer tempo e dedicação, afinal, ele vai transmitir a credibilidade da sua marca para os potenciais clientes.

Considerações finais

Fazer marketing digital não é uma tarefa simples porque existem muitas estratégias que precisam ser colocadas em prática, e tentar fazer isso manualmente é impossível.

Qualquer empresa que tenha um planejamento de marketing completo, para manter a qualidade de todas as ações, precisa contar com ferramentas de automação.

Elas não se esquecem de nenhuma ação importante e otimizam os resultados, fazendo valer a pena cada esforço investido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conheça as 7 ferramentas mais populares do marketing digital! via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link