Qual a Utilidade de um ERP e Como Ele Pode Ajudar Uma Frota Veicular?
  • Save

Qual a Utilidade de um ERP e Como Ele Pode Ajudar Uma Frota Veicular?


Qualquer empresa precisa contar com uma série de ferramentas e recursos que ajudam no seu funcionamento e permitem uma rotina mais dinâmica e preparada. Por isso, ter um ERP (Enterprise Resource Planning) pode ser fundamental para muitas delas. 

Você sabe qual é a utilidade do erp?

Um sistema de ERP é elaborado para integrar diferentes setores e funções, permitindo que a administração do estabelecimento se torne mais simplificada e dinâmica. 

Não é difícil imaginar que um estabelecimento que conta com vários softwares para gerenciar os diversos departamentos internos pode ter maiores dificuldades em relacionar dados e acessar um panorama do negócio. 

Justamente por isso, para que uma empresa especializada em automação residencial pelo celular possa ter controle total sobre o seu funcionamento, indo desde a fabricação de produtos até chegar aos setores de vendas, financeiro e de logística, é preciso integrá-la. 

Em geral, os ERPs são desenvolvidos de maneira personalizada, de modo que possam oferecer todo o suporte necessário para uma empresa conforme as demandas internas específicas que ela possui. 

Além de ser uma característica fundamental, ter um sistema desenvolvido especialmente para a companhia é a forma de garantir que cada um dos elementos que compõem o seu dia a dia poderão ser acompanhados de perto. 

Uma dúvida comum sobre esse tipo de recursos de gestão é a capacidade dele de atender a cada particularidade dos departamentos internos. 

Assim, um setor de logística que precisa abranger áreas como o estoque, a embalagem e a própria frota de veículos do estabelecimento pode ser beneficiado de maneira especial ao ter um sistema ERP.

Por isso, se você é empresário e estava se perguntando sobre a necessidade de implementar um ERP para ajudar na gestão da sua frota veicular, este conteúdo pode ser de grande importância para você.

Então, siga na leitura deste artigo e entenda de modo mais amplo sobre os benefícios de um sistema de gestão integrada para a sua empresa de veículos. 

Ao imaginarmos uma empresa que fabrica e instala cabeamento furukawa em diferentes tipos de imóveis, podemos ter uma ideia de quantos elementos estão presentes na sua rotina, e que dependem de um acompanhamento minucioso para ter sucesso. 

Nesse sentido, considerar cada departamento de modo isolado pode parecer fazer sentido a princípio. 

No entanto, quando se pensa na praticidade e na facilidade de acessar cada um desses setores diariamente, é possível prever pouca eficiência e uma gestão deficiente. 

Para tornar tudo isso mais simples e funcional, surgem os ERPs: sistemas capazes de unificar todos os componentes de um estabelecimento e simplificar a rotina, otimizando processos e automatizando tarefas. 

Sendo assim, ele integra várias áreas da empresa, tais como:

  • Administração;
  • Financeiro;
  • Vendas;
  • Estoque;
  • Logística;
  • Entre outros.

Essa integração traz benefícios práticos para qualquer tipo de negócio, permitindo uma gestão aprimorada de cada necessidade da empresa. 

Assim, um departamento que solicita a manutenção impressora laser para o setor de TI, por exemplo, pode registrar um pedido no sistema, o que vai possibilitar a programação financeira para a compra de peças e agilizar o reparo para que o setor receba o suporte. 

Dessa forma, o ERP se torna um recurso indispensável atualmente, sendo, inclusive, vantajoso para empresas que contam com uma frota de veículos, seja ela própria ou terceirizada. 

Pensando em otimizar custos no médio e no longo prazo, muitos estabelecimentos, tanto os voltados para entrega de jornal com moto quanto fábricas de autopeças, investem na compra de veículos, diminuindo custos com contratação de logística terceirizada. 

Até mesmo em casos onde ocorre a locação de automóveis, é possível desfrutar de serviços que tornam a necessidade de transporte de uma empresa muito mais econômica e vantajosa. 

Porém, como não poderia deixar de ser, qualquer veículo tem as suas necessidades básicas, como a manutenção e o abastecimento, que são ações essenciais para o bom funcionamento da frota. 

Independentemente se há poucos ou vários automóveis no local, é preciso gerenciar essas demandas de maneira prática e otimizada, justamente para evitar panes inesperadas que impeçam o uso da frota ou que prejudiquem uma entrega. 

Dessa forma, um ERP pode ser a solução perfeita para administrar uma frota, cuidando dos atuais veículos da empresa, programando futuras aquisições e até mesmo vendendo carros que não serão mais utilizados na logística do local. 

Dentro do sistema de gestão integrada, a frota veicular da empresa pode receber uma atenção especial, de forma que sejam registradas as diferentes necessidades de cada automóvel, tais como:

  • Controle de pneus e lubrificantes;
  • Agendamento de reparos;
  • Controle de veículos em manutenção;
  • Registro de consumo de combustível;
  • Controle de gastos extras por veículo;
  • Comparativo de custos de manutenção;
  • Emissão de relatórios de análise.

Com esse controle otimizado, é possível aprimorar a frota de veículos de qualquer empresa com facilidade, de maneira a manter os seus carros sempre em boas condições e aptos para rodar com segurança e tranquilidade. 

Nesse caso, seja para fazer entrega de uma impressora de banner roland, ou para enviar um profissional para serviços de reparo, a companhia estará pronta para prestar os seus serviços de modo rápido e sem atrasos. 

É cada vez mais comum que as frotas veiculares contem com computadores de bordo, que auxiliam os motoristas nas diversas entregas que precisam fazer, diminuindo erros e agilizando a programação diária. 

Para que o ERP possa ser utilizado pelos motoristas durante o trabalho, é fundamental que a empresa invista no desenvolvimento de um programa adaptado para o uso nos veículos, incluindo nele as funcionalidades necessárias para a rotina dos motoristas. 

Assim, é possível que o entregador acesse o software e desfrute dos recursos oferecidos por ele, conseguindo otimizar o seu trabalho e garantindo que toda a demanda do dia seja cumprida dentro do prazo estipulado. 

É fundamental que os motoristas passem por um treinamento em que possam aprender a utilizar todas as funções presentes no ERP.

Afinal, qualquer profissional, para estar habilitado para serviços de contabilidade ou de cópia de chave tetra, precisa conhecer a parte técnica do seu cargo para poder colocá-lo em prática. 

Com os motoristas que guiarão os veículos da frota veicular de um estabelecimento isso não é diferente. Até mesmo porque, com esse conhecimento, eles poderão facilitar o seu trabalho. 

Um exemplo prático disso é o uso de GPSs, que traçam as melhores rotas para a entrega de mercadorias, desviando de trânsitos intensos e de áreas de risco. 

Além disso, no ERP, o motorista poderá visualizar toda a sua agenda do dia, sabendo em qual ordem deve realizar o seu roteiro, garantindo que cada encomenda chegue no endereço dentro do prazo previsto. 

Por isso, é fundamental que a empresa implemente o ERP também dentro dos seus veículos, dando prioridade para uma versão compacta, que seja responsável por fornecer o suporte aos condutores sem que funcionalidades desnecessárias sejam incluídas. 

Ao se pensar em um ERP instalado em uma empresa fabricante de scanner 3d, uma dúvida comum que surge é sobre o funcionamento do software é a conexão dele, já que muitos sistemas funcionam apenas com o uso da internet. 

Há possibilidades práticas para isso. A primeira delas diz respeito ao uso de um chip de operadora, tal como nas máquinas de débito e crédito, que será acoplado ao computador de bordo do veículo e permitirá a conexão durante o tempo de percurso. 

Uma derivação dessa modalidade é o funcionamento via bluetooth, realizado a partir do aparelhamento entre um smartphone e o sistema ERP.

Além disso, do mesmo modo que em um sistema GPS, é possível contar com a conexão por satélite, que fornecerá as atualizações necessárias para o deslocamento do automóvel sem comprometer o uso do ERP. 

Por fim, também é possível utilizar o sistema sem conexão e, ao chegar no endereço da empresa, todos os dados são atualizados com a ajuda do sinal da área. 

Existem sistemas ERP capazes de funcionar de maneira offline mesmo na estrutura física da empresa, principalmente em casos onde há a necessidade de proteger os dados inseridos no software

Dessa forma, qualquer tipo de companhia pode desfrutar de um ERP, sendo ela um consultório de psiquiatria ou um escritório de advocacia, garantindo a integração do sistema sem comprometer a segurança das suas informações. 

Ter um ERP para ajudar na frota veicular de um estabelecimento pode ser uma solução prática e eficaz para a gestão dos veículos em paralelo ao controle da logística, o que gera uma série de vantagens no trabalho diário do local. 

Por isso, se você já pensava em buscar uma solução para gestão dos carros de entrega do seu estabelecimento, conhecer um pouco mais sobre o assunto certamente auxiliou no esclarecimento desse tema. 

Sendo assim, não deixe de considerar a implementação do ERP no seu negócio e colha benefícios na administração da sua empresa como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Qual a Utilidade de um ERP e Como Ele Pode Ajudar Uma Frota Veicular? via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link