Como Ranquear um Site Dentro dos Mecanismos de Busca? Confira 3 dicas!

ranquear
  • Save

As estratégias para ranquear os sites em bons lugares nos resultados de pesquisa são objeto de desejo de qualquer empresa. Veja nesse artigo como alcançar as primeiras posições nas buscas.

As pesquisas nos sites de buscas tornaram-se quase obrigatórias na vida das pessoas.

Aliás, é por meio delas que o site de uma marca vai aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.

Para entender a importância disso, vamos pensar por um momento no comportamento do consumidor moderno. 

Supondo que uma pessoa esteja em dúvida sobre qual cor de tinta usar na sala de casa, ela vai fazer uma pesquisa na internet.

Esse usuário pode pesquisar “melhores cores de tinta para sala”; “tons de tinta 2021”; “melhor tipo de tinta para a sala” dentre outras pesquisas do tipo.

O site que tiver melhores informações sobre o assunto, certamente irá ranquear melhor que os seus concorrentes.

Outra pessoa vem sentindo dores de cabeça constantes e não sabe mais o que fazer.

Ela vai até o Google e pesquisa “dor de cabeça constante o que pode ser”, acessando determinada pagina, ela pode ranquear no mecanismo.

Também temos outro indivíduo que está escutando um barulho estranho no carro há dias, mas antes de ir até o mecânico, ele vai pesquisar no Google.

Se as pessoas estão procurando tudo na internet, elas vão encontrar as empresas que aparecem entre os primeiros resultados. 

Pensando nisso, vamos explicar como ranquear no mecanismo de busca, a importância disso e dar algumas dicas.

Como ranquear o seu site nos mecanismos de busca

Conforme estávamos falando anteriormente, as pessoas procuram tudo que elas querem saber na internet, mas elas não vão olhar a segunda página de resultados. 

Em outras palavras, só vai falar com esse usuário quem aparece entre os primeiros resultados de pesquisa.

Não é fácil ocupar essa posição de maneira orgânica, mas existem algumas estratégias que podem ajudar seu site a ranquear mais facilmente as primeiras posições. 

Escolher boas palavras-chave ajuda a ranquear melhor

As palavras-chave são termos usados pelos usuários para fazer uma pesquisa no Google. 

Por exemplo, se o vidro da sacada de uma pessoa trincou, ela pode fazer a seguinte pesquisa: “assistência em vidros temperados”.

Veja que este foi o termo usado pelo usuário para pesquisar um serviço que ele precisa contratar. 

Para escolher as palavras que você vai utilizar em seu site, você pode acessar o Google Trends.

Por meio dele, você descobre os termos mais usados e que estão relacionados ao seu mercado de atuação. 

A partir disso, você pode empregar a palavra em seu site, blog e conteúdos, sempre de maneira que ela faça sentido no contexto.

Caso você deseje saber mais como funciona as palavras-chave, baixe nosso e-book gratuito: O Poder das Palavras-chave.

Fazer investimento em um site responsivo

Os usuários não acessam mais a internet apenas por meio de desktop e notebooks.

A internet está na palma da mão e seus conteúdos podem ser vistos pelos dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Só que o usuário só poderá acessar o site do seu negócio se ele for responsivo. O design responsivo se adapta a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar os conteúdos e garantindo uma boa navegabilidade.

A responsabilidade é um quesito básico, determinado pelo Google, para que as páginas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Em outras palavras, se alguém pesquisar por caldeiraria industrial, vai encontrar, primeiro, sites responsivos de empresas que oferecem esse serviço.

Criar conteúdos de qualidade para um site

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito importante porque entrega para as pessoas informações relevantes sobre assuntos de seu interesse. 

Esses materiais podem assumir diferentes formatos, como:

  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Textos;
  • Áudios;
  • Infográficos.

Mas, independentemente do formato que você queira produzir, é essencial que o conteúdo seja realmente rico e relevante, e entregue informações completas sobre assuntos relacionados ao seu mercado de atuação.

Você sabia que até para criar anúncios de venda você precisa usar estratégias na criação do conteúdo ideal?

Foi exatamente isso que nós abordamos no artigo Como escrever um anúncio de venda.

Vale a pena conferir!

Mensurar os resultados

Para saber se o seu site realmente tem chances de aparecer entre os primeiros resultados de busca, é fundamental mensurar sua performance.

Para isso, você deve utilizar o Google Analytics, uma ferramenta que disponibiliza dados de navegação em sua página.

Por meio dele, você descobre quais são as páginas de seu site mais visitadas, o tempo de permanência dos usuários, a fonte do tráfego, dentre outras informações relevantes.

Importância do ranqueamento

Se você parar para pensar na importância de estar bem posicionado no Google, vai entender porque tantas empresas investem em estratégias de ranqueamento.

Pense em você mesmo como usuário da internet, provavelmente, assim como as outras pessoas, você não chega a consultar a segunda página de resultados. Aliás, é muito difícil que alguém chegue até o final da primeira página.

Se isso acontece, é pouco provável que as marcas que não aparecem entre os primeiros resultados consigam conquistar oportunidades de negócio.

Para você ter uma ideia do que estamos falando, de acordo com uma pesquisa realizada, 75% das pessoas que utilizam buscadores não chegam a visitar a segunda página de resultados.

Não importa se elas estão pesquisando sobre atendimento psiquiátrico online na pandemia ou sobre algum sintoma físico relacionado a alguma doença.

Sendo assim, não importa qual é o objetivo da pesquisa, o usuário sabe que as melhores respostas sempre vão aparecer entre os primeiros resultados.

Além disso, 60% dos cliques se concentram nos 3 primeiros links que aparecem no resultado de pesquisa, e destes, 34% são destinados à primeira posição.

Isso significa que quem aparecer no primeiro resultado vai receber o maior número de cliques, consequentemente, vai conquistar mais oportunidades de negócio.

Indo um pouco mais além da importância do ranqueamento, as empresas que aparecem entre os 3 primeiros resultados transmitem mais confiança para os usuários da internet.

Coloque-se no lugar de um gestor que precisa encontrar um restaurante que ofereça refeição para empresa de qualidade.

Certamente, ele vai fazer orçamento com aquelas que encontrar primeiro no Google.

Em outras palavras, ele vinculou a qualidade do que é oferecido por esses restaurantes à posição que eles conquistaram nos resultados de pesquisa.

Se você quer conquistar mais credibilidade para a imagem do seu negócio, é fundamental investir em boas estratégias de ranqueamento para o seu site.

Ele funciona como o cartão de visitas do seu negócio, mas precisa ser visualizado pelas pessoas. Tirando aquelas que já conhecem a sua empresa, seu site só vai receber visitas se for encontrado nos buscadores.

Sugestões de ranqueamento para o seu site

Além das estratégias que mencionamos mais acima para garantir um bom ranqueamento ao seu site, existem mais algumas práticas que você pode adotar. 

Investir em arquivos multimídia

Se você pesquisar sobre materiais de construção em Embu das Artes no Google, vai encontrar conteúdos em formato de mídia.

O Google considera esse material como um sinal de qualidade, pois eles são didáticos e trazem mais informações.

Você pode investir em imagens, vídeos, conteúdo em formato de áudio, infográficos, dentre outros formatos do tipo. 

Eles são muito mais atraentes para os usuários e mostram para o Google que a sua página oferece uma boa experiência.

Fazer uso de recursos visuais de qualidade

Os algoritmos dos buscadores não enxergam a imagem como os usuários, mas eles são capazes de identificar pixels.

Por conta disso, toda empresa precisa indicar para os robôs do Google sobre o que a imagem se refere.

Você pode fazer isso utilizando um nome para o arquivo ou inserindo uma legenda logo abaixo da imagem. 

São maneiras de deixar o conteúdo mais completo e ainda impossibilitar que eu usuários com deficiência visual compreendam o seu material.

Vigie a velocidade de carregamento

O ideal é que a página demore, no máximo, 2 minutos para carregar. Se ela demorar mais do que isso, pode ser penalizada pelo Google, visto que a demora é prejudicial para a experiência do usuário.

Ao ser penalizada, a página deixa de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, portanto, é fundamental que você esteja atento a esse fator.

Para melhorar a velocidade de carregamento, você pode reduzir o tamanho das imagens e dos GIFs presentes no conteúdo.

Analisar o tamanho do conteúdo

Não existe uma quantidade padrão de palavras e caracteres que devem estar presentes nos seus conteúdos, mas, de acordo com o Google, quanto maior melhor.

A linha de raciocínio é muito simples, se você ler um conteúdo extenso sobre maquina de envase, vai obter mais informações sobre o assunto. Agora, se o texto for muito pequeno, o Google entende que o material é superficial.

Mas, tome cuidado com isso porque não é recomendável enrolar para falar sobre o assunto, só para deixar o texto maior. Pode ser que o Google não perceba isso, mas seus leitores vão perceber e isso pode prejudicar a imagem do negócio.

Conclusão

Resumindo, como vimos ao longo deste texto, existem várias maneiras de garantir que suas páginas sejam bem ranqueadas nos resultados de pesquisa.

Estar entre as primeiras posições do Google é motivo de orgulho, pois significa que você foi capaz de oferecer a melhor resposta dentre tantas que existem na internet.

Os usuários também sabem disso, por essa razão, vão confiar muito mais na sua empresa do que nas demais, o que torna o seu negócio mais competitivo e traz ótimas oportunidades de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como Ranquear um Site Dentro dos Mecanismos de Busca? Confira 3 dicas! via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link