Agência de marketing digital: Conheça 6 serviços!                   
  • Save

Agência de marketing digital: Conheça 6 serviços!                   


Uma agência de marketing digital é uma empresa que presta serviços para outras companhias que necessitam de estratégias e conhecimento de mercado para um bom posicionamento e aumento da sua visibilidade no ambiente digital.

Para isso, utilizam recursos como o desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de vendas, criação de campanhas, gestão dos canais da web, além da produção de conteúdo e acompanhamento de resultados nos canais virtuais. 

Os serviços atrativos desses especialistas surgiram da evolução das agências de publicidade, que tinham como foco principal a criação de campanhas offline e propagandas em veículos como o rádio e a televisão.  

Com a forte presença da internet na vida das pessoas, os profissionais do marketing precisaram pensar em novas alternativas que atendessem a necessidade de promover uma comunicação eficiente também neste ambiente.

O antigo Marketing 1.0, que tinha como conceito central a produção de um portfólio de produtos atraentes, deu lugar ao atual Marketing 4.0, focado no comportamento, experiência e satisfação do cliente final.

A proximidade com os consumidores é o que rege esse novo segmento do mundo do marketing.

Uma relação empática e prestativa é construída através de estratégias como:

  • Marketing de conteúdo;
  • Gestão de mídias sociais;
  • Links e anúncios patrocinados;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Mídia display;
  • E-mail marketing;
  • Atendimento virtual aos clientes.  

Todos os serviços acima mencionados auxiliam na missão de colocar a empresa contratante em uma posição de destaque em meio a tantos concorrentes presentes no cenário digital.


Leia também:


Por que uma empresa deve apostar no marketing digital?

Agora que você tem uma noção básica do que é e o que faz uma agência de marketing digital, a sua origem e as principais estratégias utilizadas, é hora de finalmente compreender como ela funciona.

Imagine o caso de um empreendedor que acaba de abrir a sua loja virtual especializada na venda de uniforme de trabalho personalizado e feitos sob medida.

O negócio funciona da seguinte forma: o público-alvo, que neste caso são grandes organizações e pequenos negócios, acessa a plataforma e-commerce e, em um primeiro momento realiza a encomenda do uniforme para sua equipe.

Em seguida, envia um briefing com as orientações de como todas as peças de roupas devem ser produzidas, desde aventais, agasalhos da corporação e até as camisetas e calças.

Então a encomenda é produzida de acordo com o manual de identidade visual da marca, seguindo a aplicação das cores, tipografias e da logomarca corretas.

Esses detalhes são indispensáveis para a satisfação do cliente.

Com isso, as vendas têm tido um sucesso tão grande que o responsável pela loja resolveu expandir a oferta de produtos do mesmo segmento, oferecendo outros itens personalizados.

Com o tempo, essa nova opção também se torna alvo de muitas compras e boas avaliações dos clientes.

Porém, o empreendedor sente que pode ampliar o seu negócio virtual para outros estados brasileiros.

Para isso, pequenos avisos da ampliação nas mídias sociais da loja podem não ser suficientes para alcançar um maior número de pessoas. 

Caso a empresa não conte com uma equipe interna de marketing, será necessário buscar o auxílio de uma agência de marketing digital.

Ela proporcionará soluções como maior visibilidade nas ferramentas de pesquisa (com técnicas de SEO), aumento de engajamento, conteúdos estratégicos e patrocinados em diferentes canais.

Soluções para qualquer tipo de empresa ou negócio

Ainda no caso anterior, o dono da loja de produtos organizacionais feitos sob medida tinha como necessidade levar aos seus clientes a novidade de que, a partir daquele momento, as vendas poderiam ser realizadas em qualquer estado.

Essa necessidade de mudanças poderia se aplicar a diferentes negócios, por exemplo, a uma oficina mecânica que tem como especialidade o alinhamento balanceamento e cambagem.

Nesta situação, não ocorrem vendas de produtos, mas de prestação de serviços.

No entanto, o problema central que precisa de solução é semelhante ao exemplo mencionado anteriormente.

Ao invés de levar às pessoas a novidade de expansão de território, que é o alcance em todo país, o mecânico responsável por essa oficina virtual deseja comunicar a expansão de seus serviços ao seu público-alvo.

A decisão de oferecer outras soluções precisa, primeiramente, ser propagada em seu site.

Em seguida, comunicada nas mídias sociais da empresa, seguindo as mesmas técnicas utilizadas pela agência de marketing digital anteriormente.

O mesmo poderia ser aplicado a uma companhia especializada na instalação de motor portao, que deseja também ampliar a sua prestação de serviços.

Nesse exemplo, a necessidade é uma mistura dos dois casos anteriores.

Além de fazer os seus serviços crescerem, o empreendedor deseja expandir o território de atendimento.

Para isso, precisará de um auxílio de um profissional que o ajude a comunicar a novidade para o maior número de pessoas possível.

O novo serviço de instalação de motor para portão de correr será informado ao público, por meio do marketing digital e de ferramentas como a otimização de páginas, anúncios pagos e engajamento nas mídias sociais da empresa.

Principais serviços oferecidos pelas agências

Após compreender como uma agência de marketing digital pode aplicar os seus serviços, é fundamental conhecer com detalhes quais são as estratégias utilizadas por esse negócio e como elas funcionam.

1. Automação de marketing

Por meio da ferramenta de landing page, é possível transformar os visitantes do site em clientes potenciais e, consequentemente, aumentar o funil de vendas dos produtos ou serviços, gerando novos leads.

Ela permite a compreensão de quais são os gatilhos ativados nos clientes em potencial e o que as motivam a clicar em determinados anúncios, além de entender qual propaganda é mais atrativa.

2. E-mail marketing

Após a geração de novos leads no site, o cliente que antes era apenas um visitante, passa a ser uma oportunidade de negócio. Para melhor abordá-lo, a ferramenta de e-mail marketing é essencial.

Ela possibilita uma abordagem mais amena e atrativa, com a oferta de produtos, como mochila corporativa personalizada, promoções, condições especiais de compra e, em alguns casos, facilidade de pagamento, entre outros.

3. Marketing de conteúdo

Essa estratégia foi muito mencionada nos exemplos anteriores, portanto, é importante nos aprofundarmos.

O marketing de conteúdo consiste na criação, publicação e promoção de conteúdos personalizados e interessantes para o cliente.

Em um cenário em que a digitalização traz tantas informações, é cada vez mais necessário que as empresas se comuniquem de forma rápida, atrativa e assertiva, além de auxiliar a tirar as dúvidas dos usuários.

4. Search Engine Optimization

Essencial para promover a popularidade de um site, o SEO é responsável por melhorar o ranqueamento nas ferramentas de buscas e pesquisas utilizadas pelos potenciais clientes.

Por meio de palavras-chave relacionadas à empresa, loja ou qualquer tipo de negócio, a ferramenta auxilia na otimização de um site, colocando organicamente no ranking as melhores páginas, gerando um tráfego cada vez maior para elas.

5. Plataforma de Analytics

Imagine que, após utilizar as ferramentas anteriores em sua empresa virtual, agora é necessário esperar os resultados.  

Para controlar a evolução e alcance do negócio, é possível utilizar a plataforma Google Analytics, que auxilia na mensuração de suas ações online e na compreensão do engajamento de suas plataformas.

6. Monitoramento de redes sociais

Além de ter uma noção de como anda o desempenho de um site, os softwares de monitoramento das mídias sociais permitem o acompanhamento da evolução de cada canal.

Para isso, podem acompanhar as menções à marca, avaliar o engajamento e analisar as respostas e feedbacks dos conteúdos, por meio dos comentários nas publicações da página.

7. CMS (Content Management System)

CMS, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, nada mais é do que a possibilidade de criar, editar, gerenciar e publicar conteúdos em plataformas digitais, de forma integrada.

Por exemplo, uma empresa que possui um blog e deseja utilizar mais do que textos e imagens para preenchê-lo, pode contar com o auxílio do CMS para acrescentar vídeos, podcasts e conteúdos interativos à plataforma.

Considerações finais

Após conhecer a origem das agências de marketing digital, como elas funcionam e aplicam suas estratégias, além de quais ferramentas são mais utilizadas, é possível compreender que o serviço pode ser contratado por qualquer tipo de negócio.

Seja uma multinacional ou até mesmo uma loja virtual especialista em vendas, a alta performance no ambiente digital é essencial para o aumento da lucratividade e da popularidade do negócio.

Todos esses recursos possibilitam que, em meio a era do Marketing 4.0, que preza pelo comportamento e experiência do cliente final, as empresas consigam proporcionar um nível de satisfação cada vez melhor.

Encontrar um site com facilidade e conseguir navegar pelo feed e encontrar conteúdos informativos e promocionais atraentes e poder interagir, são necessidades básicas atuais que devem ser supridas pelas organizações, com o auxílio de um bom marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Agência de marketing digital: Conheça 6 serviços!                    via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link