Como aplicar o marketing invisível no dia a dia | As 3 melhores dicas de como aplicá-lo
  • Save

Como aplicar o marketing invisível no dia a dia | As 3 melhores dicas de como aplicá-lo


Uma coisa notória no universo digital dos últimos anos é como as informações correm e se disseminam nesse meio. O mesmo vale para estratégias de publicidade, como as do marketing invisível, que têm se popularizado cada vez mais.

O problema é que nem sempre essa popularização vem acompanhada dos devidos cuidados conceituais, ou seja, antes de entender realmente as características de uma tática, muitos já saem colocando ela em prática.

Naturalmente, não é preciso ser especialista em marketing ou em gestão de empresas para saber que isso é arriscado. 

No fundo, se um negócio de serviço de entrega de documentos quer se destacar no mercado, é preciso ir com calma.

Isto é, vai ser preciso definir alguns pontos sobre a própria realidade da empresa, depois analisando o mercado para compreender melhor sua concorrência.

Por fim, mergulhando de cabeça nas prioridades e expectativas do seu público-alvo.

Só então, depois de todo esse esforço e todos esses levantamentos, é possível começar a falar na implementação de uma estratégia bem sucedida em termos de marketing e publicidade, seja qual for a modalidade em questão.

Isso quer dizer que não muda tanto o fato de estarmos falando de uma empresa de venda ou de prestação de serviços ou mesmo o fato de ser um recurso de marketing digital, marketing offline ou marketing misto.

Nada disso, o que vai mudar mesmo é sua capacidade de ver a sinergia entre a tática que vai ser empregada, o seu momento específico em termos de orientação mercadológica, e por fim, a cota de crescimento que é possível atingir naquele momento.


Leia também:


Exemplificando o marketing invisível

Como uma oficina da área de cursos de assistência para celular que decide crescer em 30% no próximo período. 

O que geralmente já equivale a conseguir o mesmo percentual em termos de novos clientes ou de alunos, projetando um cenário futuro.

Como esse público é exigente, seria inviável investir apenas em um marketing antigo, de tipo outbound, como anúncios explícitos que vão direto ao assunto, falando de preços, prazos e promoções arrasadoras.

É exatamente aí que o marketing invisível entra em cena, como algo que pode atrair o cliente de maneira discreta, gerando aquilo que hoje se chama de iscas comerciais, justamente por não parecerem algo tão comercial assim.

Basicamente, pode-se dizer que as maiores marcas do mundo estão cada vez mais engajadas com esse tipo de publicidade ou modo de promover a sua marca.

No fundo, essa é a grande tendência para os próximos anos.

Isso ocorre por várias razões, que vão desde o crescimento da concorrência em todos os segmentos, até a mudança de comportamento das novas gerações, que são as pessoas nascidas dos anos 1990 e 2000 para cá, que são bem diferenciadas, como veremos.

Desta maneira, quando os responsáveis pela divulgação ou defesa de um serviço como o de harmonização facial feminina sentam para criar estratégias, é preciso levar em conta muito mais fatores do que antigamente se levava.

Leia também: 3 Passos Para uma Campanha de Anúncios na Internet Bem Sucedida

Por isso, mesmo é que achamos melhor elaborar este conteúdo especial, detalhando os modos como aplicar o marketing invisível no dia a dia da empresa, junto explicando todas suas características e os seus principais conceitos.

Ao mesmo tempo, além de garantir uma definição objetiva, queremos trazer aqui as 3 melhores dicas de como aplicá-lo efetivamente, para que qualquer um consiga dar os passos iniciais e manter as boas práticas da área.

Por fim, isso implica mostrar as vantagens e benefícios que qualquer marca pode obter ao virar essa chave no seu negócio. 

Ao contrário do que pensam alguns, o marketing invisível não é algo passageiro ou reduzido a alguns poucos nichos de mercado.

Inclusive, aos poucos vamos dando exemplos de segmentos concretos aqui, não só para ilustrar melhor o assunto, mas também para mostrar que ele pode ser absorvido por qualquer empresário ou gestor que queira crescer.

De fato, atualmente o marketing invisível evoluiu tanto, que já pode auxiliar qualquer modelo de negócio, independentemente de sua proposta ser a venda de algo como iluminação de emergência ou bem diferente, uma prestação de serviços.

Isso quer dizer que, onde quer que haja empresários e marcas focados no crescimento, com vistas a fortalecer o negócio no curto, médio e longo prazo, tal estratégia pode perfeitamente ser aplicada de modo sustentável.

Desta maneira, se o interesse do leitor é compreender um conjunto de recursos e medidas que podem mudar a história de uma empresa e ajudar seus donos a virarem a chave, então basta seguir adiante até a última linha do artigo.



O que é marketing invisível e quais as vantagens

Ao falar sobre marketing invisível, precisamos partir do ponto de que só existem dois tipos de prospecção no mundo todo, sendo a a ativa e a passiva.

No primeiro caso, temos o que se convencionou chamar marketing outbound, como algo alinhado às estratégias mais tradicionais do mercado, como a televisão, o rádio, os panfletos, outdoors e demais recursos explicitamente comerciais.

Já na prospecção passiva, o que temos são estratégias como a de inbound ou marketing de conteúdo, que podem ser chamadas estratégias invisíveis no sentido de que elas esperam que o cliente venha até elas, não o contrário.

Porém, engana-se muito quem pensa que isso implica ficar parado esperando os interessados surgirem ou os resultados caírem do céu. 

Como já referido, é preciso lançar iscas, como uma empresa de lavagem de estofados que aprende o que mais atrai seu público e começa a aplicar isso, mesmo que seja sem fazer anúncios, patrocínios e propagandas no sentido clássico do termo.

Nesta linha, as estratégias de marketing invisível mais comuns são as seguintes:

  • Artigos de blog;
  • Posts em mídias sociais;
  • Interação em grupos;
  • Criação em parceria;
  • Lives e eventos.

Abaixo aprofundaremos cada uma dessas frentes.

O que precisa ficar claro por enquanto é que todos esses tópicos têm características em comum, como algo intrínseco do marketing de tipo invisível, enquanto prospecção passiva.

As vantagens de adotá-lo, em simultâneo, ficam claras.

Sobretudo, como modo de atrair as novas gerações de compradores, que já não aceitam marcas que apenas empurram uma solução comercial, mas buscam relações mais elaboradas.

Na prática, o que essas pessoas querem são experiências memoráveis, que tornem o consumo de um produto ou serviço algo único e diferenciado.

  1. Marketing de conteúdo

Não é possível falar sobre marketing invisível sem mencionar o content marketing, que em tradução direta para o português significa “marketing de conteúdo”.

Ele não é exatamente a única alternativa nessa área, mas certamente é uma das mais antigas e mais eficientes ainda hoje.

A começar pelo fato de que ele se divide em várias frentes possíveis.

Por exemplo, alguém da área de imóveis e disponibiliza um imóvel para locação.

Este profissional imobiliário pode criar um blog com vários artigos que explicam melhor o que é o coworking, já que se trata de algo relativamente novo no cenário nacional.

Ao mesmo tempo, é possível utilizar esses próprios artigos como base para diversos outros conteúdos, como postagens na internet. 

Isso vai ajudá-lo não apenas a aplicar o marketing invisível no seu dia a dia, como melhorar seu conteúdo.

Afinal, ao criar postagens com base em algo prévio dessa qualidade, você estará em um nível maior de consistência.

Depois, é possível usar o mesmo para gerar scripts, o que pode dar início a produções em audiovisual.

Desse modo, você utiliza os artigos como base para fazer lives, materiais, miniaulas, workshops e diversas outras transmissões ao vivo.

  1. Use o funil de vendas

Outro passo essencial para aplicar o marketing invisível de maneira realmente consistente, é implementar de algum modo o famoso funil de vendas, também chamado jornada de compra.

Por meio dele uma empresa de curso nr 5 designado de cipa consegue atrair contatos promissores de clientes em potencial antes mesmo de eles terem decidido comprar algo.

De fato, quando você decide nutrir um lead com conteúdo, o que você está fazendo é despertar nele a consciência para a necessidade de consumir a solução que você presta.

Os passos fundamentais para isso são o de criação de conteúdo, captação do lead, nutrição, negociação, fechamento e fidelização.

  1. Saiba marcar presença

Por fim, também não é possível aplicar o marketing invisível se você não estiver disposto a realmente ajudar pessoas sem pensar imediatamente em venda ou dinheiro.

O que deixa isso muito claro são as comunidades, fóruns e grupos em que hoje as pessoas discutem de tudo na internet, desde dúvidas de limpeza da casa até aplicação de borrachas expandidas para indústrias.

Assim, você precisa se inscrever nessas plataformas e marcar presença, respondendo perguntas e tirando dúvidas despretensiosamente.

Com o tempo, as pessoas vão clicar no seu nome e descobrir as soluções que você vende, de modo orgânico, ou seja, “invisível”.

Considerações finais

Acima mostramos como aplicar o marketing invisível no dia a dia de uma empresa, junto de suas vantagens e características principais.

Assim, com as informações e os conselhos trazidos, fica mais fácil e mais seguro entrar nesse universo incrível de modo preparado e bem mais promissor.

E aí?

Gostou do nosso artigo sobre o marketing invisível?

Talvez você tenha uma dica de como usar essa estratégia de marketing, exemplificando como a utilizou.

Deixe nos comentários abaixo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como aplicar o marketing invisível no dia a dia | As 3 melhores dicas de como aplicá-lo via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link