Como captar leads por meio do YouTube?

YouTube

A obtenção de leads no YouTube é crucial para qualquer empresa que participa desse meio, o que é importante observar por ser um dos aspectos mais importantes do marketing digital.

Quando as marcas planejam sua estratégia de marketing digital, grande parte de suas ações são direcionadas para as redes sociais e canais de comunicação. O YouTube é uma plataforma que oferece muitas oportunidades e vantagens para as empresas nesse sentido.

É considerado o segundo site mais popular do Brasil, a maior plataforma de vídeos do planeta e o segundo maior buscador, atrás apenas do Google.

Com base nessas informações, uma empresa de viagens que faz pacote lua de mel consegue entender a importância de investir nesse canal, sua importância e como ele pode gerar novas oportunidades de negócios.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o YouTube não é uma plataforma que apenas grandes corporações têm acesso, pois empresas de qualquer tamanho ou nicho podem usá-lo.

Para saber mais sobre esse tema, neste artigo será abordada a importância do YouTube para os negócios, será explicado o conceito de potenciais clientes e mostrar algumas estratégias para atraí-los para o canal de uma corporação.

A importância de captar leads para uma empresa

Esta é uma das etapas mais significativas, pois é a partir dela que a empresa inicia o processo de captação e levantamento de informações sobre potenciais clientes.

Com a geração de leads, pode-se ganhar mais visibilidade na internet e construir um banco de dados sólido. Com esse banco de dados “em mãos”, uma empresa pode processar informações específicas para atrair e educar esses prospects para se tornarem clientes.

O objetivo é gerar leads que possam ser perseguidos por meio de várias táticas de inbound marketing posteriormente.

O YouTube é significativo para as empresas de várias maneiras. Primeiro, porque aumenta a visibilidade da marca. Quando alguém se interessa por um produto ou serviço, ele busca informações para formar sua opinião e decidir se compra ou não.

No processo, o YouTube se torna uma fonte de informação, portanto, se um produtor de toldo retrátil automático tiver seu próprio canal, poderá esclarecer as informações e atender às necessidades do público.

Naturalmente, a marca terá mais chances de conquistar o usuário, pois a plataforma também promove a primeira interação do usuário com uma empresa, o que permite conhecê-la antes de tomar uma decisão.

Se o objetivo é aumentar a credibilidade do negócio, então é preciso dedicar recursos ao marketing no YouTube, essa plataforma também é benéfica para ganhar a confiança do cliente.

Espera-se que o usuário comece a acreditar na autenticidade da empresa e considere a marca eficaz em seu ramo. Esses componentes são cruciais para se apresentar como a opção mais desejável e favorecer positivamente a decisão de compra.

Em última análise, o YouTube é significativo para a divulgação do conteúdo da empresa, além de ser um excelente meio de comunicação, essencial para promover ações e disseminar informações.

Por isso, as corporações terceirizadas de manutenção preventiva Fiat precisam investir em marketing de conteúdo se quiserem se posicionar como autoridade no trabalho que realizam.

O objetivo dessa estratégia é atingir as pessoas de forma orgânica e construir um relacionamento entre a marca e seu público.

Isso é feito por meio da distribuição de conteúdo relevante de forma eficaz, que chame a atenção do consumidor e inspire engajamento para o negócio.

Primeiramente, o conteúdo no YouTube tem como objetivo atrair pessoas chamadas de leads, para entender a importância desse conteúdo para os negócios, é essencial entender quem são essas pessoas.

Afinal, o que é um lead?

Os contatos de leads são indivíduos que já manifestaram interesse em produtos e serviços, portanto, são considerados clientes em potencial.

Eles demonstram interesse de alguma forma, como quando visitam o site de uma empresa e preenchem um formulário de contato para baixar um e-book ou qualquer outro tipo de material.

Depois de deixar uma mensagem, o papel da empresa é entrar em contato com essas pessoas e começar a alimentá-las, ou seja, construir um relacionamento com elas, enviando-lhes um rico material.

Isso resulta em um fabricante de enfardadeira horizontal movendo a liderança ao longo do pipeline de vendas, até que os contatos estejam prontos para comprar.

Ou seja, os leads representam oportunidades reais de negócios, mas não basta atraí-los, eles também precisam ser gerenciados. Caso contrário, as organizações correm o risco de perder contato com esses clientes em potencial.

Quando uma marca anuncia ou coloca um anúncio no YouTube, o objetivo é atingir seus clientes em potencial, e o próximo passo é entender como fazer isso.

Como gerar leads através do Youtube?

Por muito tempo, o conteúdo audiovisual demonstrou ter um efeito significativo e positivo no conhecimento da marca. Isso é tão popular que, todos os dias, milhões de pessoas visitam o YouTube. Como resultado, esta ferramenta é extremamente poderosa.

Qualquer companhia com canal no YouTube, como uma fabricante de lavador de gases compacto, não precisa de um estúdio profissional, muito pelo contrário.

Outros canais que as organizações utilizam, como blogs, podem gerar leads, mas as empresas devem empregar estratégias adequadas para fazer isso no YouTube. Alguns dos mais eficazes são:

Exibir o negócio

Os usuários devem entender que os vídeos são dedicados ao negócio em questão e uma maneira de fazer isso é criar uma introdução padrão para todos os vídeos.

A mesma coisa é necessária para o final do vídeo, exceto que adicionar o logotipo é importante porque toda vez que as pessoas acessarem esse material, elas o associaram à marca em si.

É preciso não esquecer de incluir links de sites na descrição do conteúdo, na página inicial do canal da empresa no YouTube e no próprio vídeo.

Isso é feito incentivando os usuários a visitar, por exemplo, um site de curso de massagista e outros canais, isso os ajudará a conhecer a empresa e a se interessar pelo que ela faz.

Interagir com os usuários

Ter um canal no YouTube é diferente de fazer comerciais para televisão, principalmente pelos diferentes conteúdos produzidos, bem como pelo fato de o telespectador poder interagir com o criador.

Nesse sentido, é muito importante facilitar o processo, abrir o espaço de comentários do vídeo e responder o mais rápido possível.

Para aumentar ainda mais o valor de seus visitantes, deve-se selecionar alguns comentários para fazer vídeos sobre eles, isso é comum os usuários solicitarem para discutir um determinado tópico.

Criar uma identidade para os vídeos

Ao criar uma versão específica do vídeo para um público específico, fica muito mais fácil demonstrar ao seu público o que sua empresa valoriza nele.

Assim, uma companhia de iluminação para varanda de apartamento pode criar vídeos para tirar dúvidas do segmento e apresentar soluções.

Isso resultará na confiança nos espectadores, interesse na marca e aumentará a probabilidade de eles se associarem à empresa. Além disso, é crucial incentivar as pessoas a compartilharem os vídeos em outros canais, como:

  • Mídias sociais;
  • E-mails;
  • Blogs;
  • Aplicativos de mensagem.

Quando os convidados postam seus vídeos, aumenta a probabilidade de eles terem um impacto maior e até mesmo criar uma nova base de clientes.

Procurar boas parcerias

É incrivelmente difícil construir um público e gerar leads no YouTube sem assistência externa. Ainda é possível até ter sucesso nisso, mas os resultados vão demorar mais para serem alcançados.

Em vez disso, uma corporação especializada em projeto de banheiro com jardim de inverno pode procurar colaborar com outras empresas que tenham produtos ou serviços complementares.

Para a empresa de jardinagem, isso pode envolver uma parceria com o canal de uma grande floricultura. Independentemente da demografia do negócio, o ideal é criar um vídeo colaborativo que atraia ambos os públicos.

É um método de beneficiar o público do seu parceiro e influenciar o comportamento dele a seu favor, ao mesmo tempo em que beneficia o seu público.

Avaliar o que dá certo para melhorar

O YouTube também concede à organização a capacidade de adicionar anotações aos vídeos que publica, essas anotações podem ser links que levam os usuários a outros sites, essa é uma maneira eficaz de gerar leads por meio dos vídeos.

Uma empresa que oferece treinamento designado CIPA também deve incluir uma chamada para ação (CTA) que incentive o visitante a realizar uma ação relevante para a estratégia, por exemplo, visitando o link do site ou compartilhando o vídeo.

Considerações finais

A internet facilitou vários métodos de marketing, com diferentes rotas e as mais variadas estratégias, mas a criação de conteúdo no YouTube é, sem dúvida, uma das formas mais eficazes de atrair pessoas.

O público é atraído pelo conteúdo audiovisual por ser mais instrutivo e dinâmico, além de ser mais fácil de compreender do que o material escrito. Como resultado, é evidente o porquê o YouTube é tão eficaz na conversão de espectadores em leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: