Branding: O que é e qual sua importância?

branding

Branding é uma estratégia de gestão de marca cujo objetivo é fazer com que ela seja mais desejada e crie uma imagem positiva na mente dos consumidores. Veja como funciona!

Com uma estratégia de Branding, a companhia transmite seu propósito, posicionamento, identidade e valores.

O movimento de consumo da era atual faz com que as empresas pensem com cuidado em cada passo que dão. As estratégias de marketing ecoam rapidamente por conta da internet, impactando pessoas do mundo todo.

As organizações perceberam que existem resultados que surgem do dia para a noite, mas só conseguem conquistá-los por meio de estratégias coerentes e relevantes. Aqui entra a importância de uma boa gestão de marca, o branding.

Devido à sua importância, vem sendo trabalhado por empresas dos mais variados portes e segmentos, inclusive, pelas mais famosas do mundo. Ele está acessível para todo tipo de negócio e tem um potencial incomparável de fazer a companhia crescer.

Tudo depende de um processo complexo de gestão de marca, que apesar de não trazer resultados imediatos, seus frutos são duradouros.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o conceito de branding, como desenvolvê-lo e listar algumas vantagens desse recurso.


Leia também:


Qual o conceito de branding?

Branding é uma estratégia de gestão de marca que engloba planejamentos de longo prazo e estratégias de gerenciamento da identidade visual. O objetivo é melhorar a percepção do público em relação à marca.

Dentre suas premissas está o planejamento, estruturação, gestão e promoção do nome da marca. Ao longo do tempo, garante que todos os envolvidos com ela compreendam seu posicionamento. 

Dentre os stakeholders impactados estão:

  • Clientes;
  • Parceiros;
  • Fornecedores;
  • Colaboradores.

Ao investir nessa estratégia, uma clínica de ninfoplastia a laser consegue potencializar a sua visibilidade e melhorar sua reputação perante o público. 

Em linhas gerais, são estratégias que ajudam a empresa a crescer de maneira sustentável.

O negócio cresce de forma inteligente e conquista resultados de longo prazo, com foco total no modo como a marca é percebida pelas pessoas.

Como desenvolver uma estratégia de branding?

Para criar uma boa estratégia de branding, a empresa precisa construir uma identidade forte e coerente.

São ações que garantem a promoção da marca, de modo que ela se destaque e se torne líder no mercado em que atua. Mas, para chegar lá, é necessário investir nas seguintes estratégias.

Construir a marca

Construir ou até mesmo reformular uma marca demanda tempo e exige planejamento, e a primeira coisa a se fazer é determinar o posicionamento do negócio. Isso significa que, antes de começar, é necessário entender os valores, missão e visão da companhia.

Uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos deve conhecer seu serviço, a importância dele para o público e a partir disso definir a imagem que vai transmitir para os clientes.

É necessário ter atenção a vários elementos que compõem a identidade visual da marca, como logotipo, cores, tipografia, dentre outros. Não se apegue apenas ao modo como você vê o negócio, mas também como as pessoas o enxergam.

A mesma imagem precisa chegar ao cliente, independentemente do canal de comunicação, algo que leva tempo e que depende muito do relacionamento com o público.

Investir em marketing de conteúdo

Outra estratégia importante é o marketing de conteúdo, pois ele ajuda a fixar a marca na mente dos consumidores. São materiais que atraem, convencem e fidelizam os clientes, desde que tenham relevância e qualidade.

Esses conteúdos resolvem problemas e dúvidas das pessoas e podem ser veiculados em um blog institucional. Ao consumir esses materiais, o público enxerga a marca como uma autoridade naquilo que faz.

Usar as redes sociais

A relação de compra e venda mudou muito nos últimos anos, fazendo com que o consumidor moderno ficasse mais exigente e ativo.

Uma empresa pode usar as redes sociais para divulgar sua marca, seus produtos e serviços e interagir com as pessoas em tempo real.

A organização deve apresentar soluções para os problemas de seus seguidores, por meio de conteúdos e interações rápidas, afinal, as redes sociais promovem esse tipo de relacionamento.

Com isso, a companhia consegue transmitir a mensagem certa e cultivar um relacionamento positivo com seus seguidores. Consequentemente, vão se lembrar dela de maneira positiva e se sentirão mais confiantes.

Motivar os colaboradores

Os funcionários são parte muito importante nas estratégias de fortalecimento da marca. Devem ser as primeiras pessoas a falar bem da empresa, por isso, é fundamental cultivar um sentimento positivo neles.

Todos os funcionários de uma empresa de serviços de higienização de ar condicionado devem se empenhar para buscar os objetivos da corporação e fortalecer sua marca.

Se o marketing interno for negativo, de nada adianta investir nas mais modernas estratégias de marketing digital.

Companhias que sabem trabalhar o branding em meio aos colaboradores fazem com que se sintam mais felizes e parte importante da estratégia. Eles se sentem mais motivados e se engajam com as ações da empresa.

Investir em branding no ponto de vendas

O ponto de vendas é muito importante porque é nele que o cliente tem contato com os produtos e serviços da marca. Também é muito importante se preocupar com esse ambiente para garantir que ele proporcione uma excelente experiência.

A ambientação deve ser bem pensada para refletir os objetivos da estratégia, considerando vários elementos de sua composição, como mobiliário, cores, aromas, dentre outros pontos importantes.

A equipe de vendas precisa estar bem treinada, pois essa ação vai além do modo como a empresa quer ser vista, os trabalha diretamente com o modo como o cliente a enxerga de fato.

Saber inserir a marca no mercado

Ativar a marca ou inseri-la no mercado diz respeito ao modo como ela será apresentada ao público, só que esta tarefa é muito complexa.

O branding de uma empresa de instalação de ar condicionado central não se limita a tornar a marca visível, ele também trabalha a personalidade e a imagem da corporação perante o público.

Que é necessário direcionar a campanha para as pessoas certas e manter a hegemonia das informações. Isso é importante porque a marca vai ser construída e consolidada ao longo do tempo, com base nas relações que desenvolver com os clientes.

Vantagens de trabalhar o branding

Trabalhar o branding da marca traz muitas vantagens para a organização. E dentre as que mais se destacam estão:

Marca mais atrativa

Essa estratégia consegue expressar os valores da empresa para os clientes e melhorar o posicionamento dela.

Além de conquistar a confiança dos consumidores, também atrai talentos para a equipe, melhora a relação com os fornecedores, constrói uma boa reputação e gera valor.

Mais destaque no mercado

Ao trabalhar o branding, uma clínica de psicoterapia infantil consegue se diferenciar dos concorrentes, por meio de uma expressão única em todos os pontos em que transita.

Independentemente do canal usado pelo consumidor para conversar com a empresa, ela será capaz de transmitir seus valores e sustentar seus produtos e serviços, destacando-se em meio aos concorrentes.

Os gestores precisam avaliar se sua marca tem uma voz única e se é capaz de transmitir os mesmos conteúdos e com o mesmo tom de voz, em qualquer canal.

Aumenta o valor do negócio

Se um fabricante de adesivo vinil personalizado souber construir bem a sua marca, ela será seu principal ativo no futuro, assim como acontece com as grandes empresas.

Ter uma marca de valor não é algo possível apenas para as companhias de grande porte. Pequenos e médios negócios também podem usufruir disso se souberem trabalhar o branding.

Clientes qualificados

Essa estratégia é capaz de impactar diretamente os resultados da corporação em relação às vendas. Isso acontece porque o cliente valoriza mais as soluções oferecidas por ela e paga a mais por um produto ou serviço.

Mas, isso só vai acontecer se houver uma identidade visual bem trabalhada e que esteja alinhada às propostas de valor transmitidas pela empresa.

Isso vai desde a fachada de loja infantil até o perfil nas redes sociais, lembrando-se sempre que o mais importante é a percepção do cliente em relação à marca.

Melhora as estratégias de marketing

Por fim, investir em uma boa estratégia de marketing facilita e melhora as estratégias de marketing. Elas se tornam muito mais assertivas e focadas no público que realmente importa.

Todos os investimentos voltados ao setor se tornam muito mais assertivos e o retorno sobre esses valores será muito melhor.

Considerações finais

Sendo assim, toda empresa precisa trabalhar seu branding, independentemente de seu segmento ou porte. Ele melhora a imagem da companhia perante o público e transmite o valor de seus produtos e serviços.

Os consumidores se sentem mais atraídos pela marca e passam a confiar nela, algo que influencia diretamente na decisão de compra. Investir em estratégias de branding é a melhor forma de fazer o negócio crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: