7 Dicas no Marketing Para Crescer o Seu Negócio

7 Dicas no marketing para crescer o seu negócio
  • Save

O mundo dos negócios é cada vez mais competitivo. Por isso, se destacar é fundamental para ter crescimento e se manter competitivo. Sendo assim, confira 7 das principais dicas no marketing para crescer o seu negócio.

São dicas de marketing reconhecidas por direcionar o foco nas melhores práticas.

Principalmente, destacando os passos necessários e estratégias de marketing que embora seja muito conhecidas, se destacam pela simplicidade.

Claro, vale a pena conferir e testar na prática.

É assim que muitos sites chegaram a resultados grandiosos.

Confira:

As 7 Dicas no Marketing Para Crescer o Seu Negócio

  1. Destaque-se de forma diferente

Uma das principais dicas para crescer o seu negócio é ter um diferencial e destacá-lo. 

Quando um potencial cliente procura por produtos e serviços, é mais provável que ele escolha a que mais chama a sua atenção.

Uma das principais formas de chamar a atenção, positivamente, é oferecer algo que os concorrentes não oferecem, os diferenciais.

Vamos pensar em um exemplo prático. 

Considere que você possui uma loja de materiais de construção em Embu das Artes, um mercado amplo na região, devido a uma alta demanda. Um potencial cliente está em busca de materiais para construir ou reformar imóveis.

Para começar a se destacar você pode oferecer um atendimento diferenciado. Algo mais personalizado ao perfil do cliente, ouvindo suas necessidades e demonstrando atenção, com praticidade e eficiência.

Outra forma eficiente de se diferenciar é oferecendo produtos únicos e complementares, otimizando a experiências. 

No caso exemplificado, é possível que – juntamente às ferragens para construção – você ofereça também a laje pré-moldada

, incluindo no pacote o parcelamento das compras em até 10 vezes.

Evidentemente, para ter alguns diferenciais é necessário investimento, mas, o retorno do tempo e dinheiro investidos deve vir, já que você conquistará mais consumidores.

Dito isso, pense em como sua empresa pode se destacar, oferecendo diferenciais. Entenda o que os seus clientes querem e suas dores antes mesmo que eles falem, ofertando da melhor forma.

Inclusive, antes mesmo do atendimento e da oferta de produtos é possível se diferenciar.

Para isso, é necessário identificar quem são os potenciais clientes e aplicar estratégias de atração, nutrição e educação do público de forma direcionada, conforme verá ao longo do material, demonstrando o valor da sua marca.

  1. Procure entender e conhecer o seu público 

A segunda dica tem relação direta com o tópico acima. Afinal, você precisa conhecer seu público-alvo de maneira aprofundada para entender seus interesses, hábitos e dores, de modo a criar campanhas mais assertivas.

Uma vez que você entenda o que seus potenciais clientes precisam, bem como os produtos e serviços que eles podem buscar, você pode adaptar o seu negócio e seus conteúdos para atender essas necessidades e fazer um marketing direcionado.

Ainda pensando no exemplo da primeira dica, uma empresa de engenharia mecanica pode se aprofundar em formas de demonstrar um Filtros ecológicos com produtos relacionados, como livros, manuais e o já citado curso, por exemplo.

Dessa forma, além de fornecer o produto que os clientes naturalmente buscam, você enriquece o seu repertório e atende mais possíveis necessidades dos consumidores, ampliando suas oportunidades de negócio.

Uma excelente forma de conhecer o público-alvo é aproximá-lo da empresa, abrindo os canais de comunicação e ouvidor feedbacks. O envio de sugestões e esclarecer dúvidas também são fundamentais. 

Por isso, aproxime-se da sua clientela, esteja presente em redes sociais e colete informações e testes nas diferentes mídias em que houver contato com o público.

Continua depois da listagem de artigos relacionados…

Fidelização do público priorizada

Além de entender e conhecer os seus clientes é altamente recomendado que você procure proporcionar a maior satisfação possível. Dessa forma, teremos o que é chamado de fidelização.

Clientes satisfeitos tendem a retornar, pois confiam na empresa que atendeu suas necessidades. 

Ademais, com o padrão de serviços se mantendo, ou se elevando, é possível até que eles recomendem a sua empresa.

  1. Faça marketing digital

Atualmente, é praticamente impossível ficar desconectado das redes. Desde o entretenimento, até  realizar estudos e desenvolver negócios. Tudo pode acontecer no ambiente virtual.

Por isso, é indispensável investir em estratégias de marketing digital

Em resumo, marketing digital é toda ação para fortalecer a marca (seu reconhecimento e imagem, por exemplo) e que é realizado em canais online.

No marketing digital, há diversas estratégias que podem ser adotadas, confira as principais a seguir.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais proporciona resultados positivos. 

Isso porque, na prática, trata-se de uma técnica focada em produzir conteúdo relevante para o público-alvo, considerando suas necessidades e interesses, o que permite alcançar novos potenciais clientes de forma qualificada.

Considere um sistema de som ambiente residencial

Ao desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, é possível que esse negócio crie um material que aborde informações relevantes a respeito do setor.

Isso pode ser feito após perceber que essa é a principal dúvida – e pesquisa – que as pessoas realizam para chegar à sua marca e iniciar um relacionamento para compra.

Assim, seguindo exemplo, pode passar a transmitir detalhes sobre a importância de determinados serviços de limpeza, como eles são realizados e quando as pessoas devem fazê-los, destacando a possibilidade, por exemplo, de recorrer à empresas especializadas.

Lembre-se que o marketing de conteúdo foca em entender a necessidade dos clientes e mostrar que é possível saná-la, sem abordar apenas a venda, mas conquistando o consumidor com informações de qualidade e que podem, no futuro, por meio da credibilidade, estimular a aquisição do produto/serviço.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, é toda estratégia realizada com foco em atrair, converter e encantar os clientes interessados em recarga extintor.

Por conta disso, está diretamente relacionado ao marketing de conteúdo, que é uma das principais estratégias para realizar essa estratégia – alcançando os potenciais clientes de forma mais atraente.

Para essa ação geralmente são utilizados recursos como:

  • Blogs;
  • Livros digitais;
  • Audiobooks;
  • Podcasts;
  • Vídeos;
  • Posts em redes sociais.

Novamente, vamos recorrer a um exemplo para concretizar a ideia.

Para isso, pense em uma companhia de Análise metalográfica que vende itens para hospitais e consultórios.

O ideal é que o seu material de marketing tenha informações valiosas sobre o os equipamentos, possíveis aplicações e a importância desses itens, evidenciando o impacto para os consultórios e os colaboradores.

Esses conteúdos devem ser informativos e educativos para reter os usuários – mas podem ser impulsionadas -, demonstrando a importância da utilização de itens de proteção para profissionais da radiologia, por exemplo, e recorrendo a palavras-chave para posicionar e segmentar os conteúdos, independentemente do formato e canal utilizado para divulgar sua empresa de aparelhos de fototerapia.

Mas lembre-se, você não deve tentar vender a todo custo. Mostre o valor do material e como ele atende todas as possíveis necessidades dos clientes em potencial.

Marketing orgânico

Por fim, a terceira estratégia de marketing digital que iremos destacar é o marketing orgânico. 

Este também tem relação com o conteúdo e o inbound e diz respeito à forma como esses materiais são divulgados/veiculados, evitando campanhas publicitárias diretamente.

Ou seja, trata-se de todo marketing realizado sem a utilização de publicidade paga.

O objetivo desse tipo de campanha é fazer com que mais visitantes cheguem à sua empresa de maneira natural, são os chamados “acessos orgânicos”.

Esse tipo de estratégia é muito utilizado para aumentar a reputação das empresas e gerar recomendações, além de conseguir, muitas vezes, fidelizar os clientes, ampliando a autoridade de negócio e o reconhecimento da marca.

  1. Escolha sempre os canais adequados

Quando pensamos em campanhas de marketing, é ideal termos em mente que o meio em que elas são realizadas devem se adequar a todo o planejamento da empresa. Isso é, aos produtos, serviços, clientes, objetivos e orçamento.

Estude todos esses pontos para decidir em quais canais você realizará suas campanhas de marketing e a melhor forma de se comunicar com o público nesses ambientes.

Uma empresa que faz papel velumóide para juntas, por exemplo, deve estar presente nas redes sociais e integrar grupos de outras entidades e empresas do segmento, assim como fazer contato por e-mails de organizações que podem precisar do serviço.

  1. Faça alianças comerciais

Outra dica fundamental para que o seu negócio cresça é a realização de alianças e parcerias comerciais. Um trabalho em conjunto, quando bem executado, traz benefícios para todos os envolvidos.

Para isso, as parcerias podem ser estabelecidas de diferentes formas, como indicações e co-marketing. Mais ainda, os parceiros podem ser:

  • Investidores;
  • Fornecedores;
  • Divulgadores;
  • Revendedores;
  • Clientes “embaixadores”;
  • Empresas de segmento complementar;
  • Fabricantes, e muito mais.

Nesse ponto, é ideal encontrar aliados que se encontrem no mesmo nicho da sua marca, mas que não sejam concorrentes diretos.

Pense, por exemplo, em uma empresa que realiza a instalação de toalha industrial. É possível realizar diversas parcerias, pensemos em algumas.

A empresa pode se aliar com outra que venda portas, compatíveis com a tecnologia, em um sistema de revenda e indicação. Uma oferece o produto da outra durante o processo de venda, por exemplo.

Pensando em algo ainda mais específico, e um pouco distante no mercado, seria possível formar uma aliança com uma empresa de ensino, que tenha em seu repertório um montagem de painéis elétricos, por exemplo.

Isso porque uma montagem de infraestrutura elétrica ensina técnicas que garantem a segurança na realização de qualquer trabalho que envolva eletricidade. 

Assim, o processo de instalação das fechaduras eletrônicas é um exemplo de trabalho, podendo estar presente em uma aula prática, por exemplo.

Outros exemplos ainda mais comuns são marcas que patrocinam eventos ou disponibilizam stands de produtos em festivais de música, ou ainda influenciadores que demonstram a rotina destacando o uso de um produto. 

Viu, são muitas opções e formatos de parceria, e é importante estudá-los e ser criativo ao aplicar a estratégia de modo que ambos os envolvidos possam otimizar o resultado.

  1. Crie uma boa relação com os funcionários

Outra dica fundamental para qualquer empresa crescer é ter uma boa relação com os colaboradores e prestadores de serviço. Nessa dica, temos diversos desdobramentos.

Primeiramente, é necessário valorizar todos os trabalhos realizados no seu negócio, mostrando que toda ação tem valor para a empresa e gera resultados. 

Além disso, o colaborador deve se sentir parte fundamental do processo, assim, há significado em cada uma das ações realizadas.

Um bom exemplo de valorização são campanhas de bonificação por bom desempenho, que incentivam boas práticas e melhoram a performance dos funcionários.

Ademais, uma empresa que valoriza sua equipe aumenta sua reputação no mercado, podendo atrair cada vez mais profissionais altamente qualificados e clientes interessados em um serviço de qualidade.

  1. Tenha um planejamento financeiro

Por fim, uma das dicas mais essenciais para qualquer empresa é o planejamento financeiro. Essa dica se aplica a todas as outras, afinal, é vital fazer com que todas as atividades estejam adequadas ao orçamento da empresa.

Além disso, é necessário haver retorno nos investimentos realizados. 

Quando falamos nas campanhas de marketing, todas devem ser bem planejadas para que não haja gastos sem resultados positivos.

Por isso, um ponto essencial que deve acompanhar essas atividades é a realização de diagnósticos e metrificações, a fim de acompanhar o desempenho das estratégias e obter resultados precisos sobre as campanhas. 

Assim, ao criar campanhas de marketing, é preciso se atentar à dados importantes, como:

  • Taxa de cliques;
  • Taxa de conversão;
  • Taxa de rejeição.

Há uma série de testes que podem ser realizados a fim de acompanhar os resultados das campanhas de marketing e ver se os investimentos estão dando o retorno desejado.

Claro, o planejamento financeiro deve ser completo e realizado em todos os setores do seu negócio da maneira correta.

Deste modo, em conclusão, ao seguir essas 7 dicas da melhor forma você poderá desenvolver o seu negócio com eficiência, vendo resultados positivos ao longo do tempo. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

7 Dicas no Marketing Para Crescer o Seu Negócio via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link