6 Ferramentas de Marketing Digital Que Podem Ajudar Uma Empresa
  • Save

6 Ferramentas de Marketing Digital Que Podem Ajudar Uma Empresa


O marketing digital é uma das melhores estratégias para que as empresas possam anunciar e gerar mais negócios, captando clientes e expandindo suas operações. Para isso, algumas ferramentas têm se mostrado essenciais na implementação dessas estratégias.

Em razão disso, o número de ferramentas que podem ser úteis tem crescido e sempre há uma novidade que poderá ser utilizada para aumentar a presença digital da empresa e fazer crescer seus negócios.

Por ser um mercado em franca expansão, é importante selecionar quais ferramentas são necessárias e conhecer as melhores alternativas para realizar uma boa escolha, sempre considerando que menos é mais, ou seja, utilizar ferramentas demais não costuma ser bom. 

Neste texto, traremos algumas opções que podem ajudar nessa seleção para buscar a eficiência sempre e garantir que a equipe de marketing tenha os melhores recursos para que a estratégia de marketing digital esteja sempre afiada e gerando resultados. 

As chamadas ferramentas de marketing digital são recursos que têm diversos objetivos, como realizar métricas de visualizações ou enviar uma quantidade maior de e-mails em um só disparo, por exemplo.

Cada ferramenta pode ser aplicada para que se chegue a um aspecto do marketing digital, sendo complementares e utilizadas em conjunto, para que a estratégia possa ser implementada e haja mais informações para reunião em sala comercial compartilhada. 

Dessa forma, diversas tarefas podem ser otimizadas e automatizadas para tornar personalizado o marketing digital do empreendimento.

Bem como fazer com que o resultado chegue de forma mais rápida e eficiente, com o mesmo investimento realizado. 

Vamos trazer algumas das melhores ferramentas para você poder ter o melhor do marketing digital em seu negócio, trazendo mais presença digital e ainda mais negócios. 

1- SimilarWeb

É muito importante no marketing, digital ou não, a realização de benchmarking que consiste em analisar o que a concorrência tem apresentado e quais seus resultados, para que se possa realizar uma avaliação da própria estratégia. 

Isso não significa, em absoluto, copiar o que está sendo realizado, mas sim entender de que maneiras o mercado tem se posicionado e como os clientes têm se conectado com outras marcas com o mesmo público, produto ou serviço oferecido. 

Por isso, a ferramenta SimilarWeb é um dos melhores recursos para realizar esse levantamento de dados, que deverão ser utilizados na modelação da estratégia de marketing digital. 

Assim, é possível saber, antes mesmo de abrir um negócio, se haverá público para berçário particular em uma determinada localidade que você está considerando empreender, uma vez que é possível entender os dados da concorrência com a ferramenta. 

O recurso realiza a coleta e refinamento de dados, oferecendo apenas o que poderão ser úteis e tem relevância, com números de aproximadamente 5 bilhões de eventos. 

Esses números são divididos entre overview (visitas, origens de tráfego e números de engajamento), search e social (percentuais de tráfego orgânico e por rede social).

Além desses, estão disponíveis também informações sobre Audience Interests (interesses da audiência, em tópicos e categorias), bem como display advertising (que mostra o tráfego de anúncios display e share de canais). 

2- Google Analytics

É a ferramenta mais utilizada entre todos que se dedicam a trabalhar profissionalmente com marketing digital. 

Por ser gratuita, a procura torna-se ainda maior, pois é a maior ferramenta com capacidade de monitorar tráfego. 

Esse monitoramento pode ser realizado em site, portal de e-commerce e aplicativo, garantindo que informações que são da propriedade do Google, como detalhamento de audiência, com idade e gênero sejam também parte dos relatórios enviados. 

Com o uso do Google Analytics, estão a disposição relatórios padrão, realizados com base nos parâmetros já presentes na ferramenta ou é possível customizar os dashboards conforme for necessário para as informações buscadas. 

Entre os parâmetros possíveis, estão: 

  • Origens do tráfego; 
  • Visitas;
  • E-commerce; 
  • Marketing;
  • Metas. 

Assim, é possível utilizar a ferramenta para obter os dados necessários para qualquer que seja o tipo de portal.

Desde um blog sobre moda até mesmo um site de despachante veicular, oferecendo as melhores informações de forma gratuita. 

3- Canva

Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários!

Trata-se de uma das melhores ferramentas para design, sendo gratuita. O Canva tornou-se uma febre quando se fala em layout para posts em redes sociais, bem como é uma ótima alternativa para realização de infográficos. 

Dificilmente colocamos uma estratégia de marketing online em funcionamento sem a utilização de um bom design gráfico.

O Canva também é uma boa opção para criação de infográficos, que podem ser realizados a partir de templates que a ferramenta oferece. 

É possível também realizar a customização destes templates, para encaixar melhor nas necessidades. 

Com a ferramenta, é possível realizar gráficos e newsletters, até mesmo o design de um banner informativo, com diversas opções de layout possíveis, facilitando o compartilhamento. 

4- Buzzsumo

Já imaginou poder saber quais os conteúdos que deram mais certo e tiveram melhor performance nas redes sociais, sobre um certo assunto? É isso que o Buzzsumo se propõe a fazer em um clique. 

O uso da ferramenta é bem simples: apenas é necessário digitar o tópico que se pretende analisar na barra de busca e aguardar que o programa busque os conteúdos com melhores números de compartilhamento.

Esses dados são fornecidos como compartilhamento geral e também é possível que seja feita a separação por redes sociais, demonstrando o desempenho em cada uma destas. 

Além deste, é possível utilizar também filtros como data, linguagem e tipo de conteúdo. 

Quando se realiza a análise dos conteúdos mais compartilhados, se pode ter informações de correlação entre informações presentes no texto e recursos como uso de palavras-chave para auxiliar na produção de conteúdo de sucesso. 

Um escritório de arquitetura, por exemplo, com acesso a essa ferramenta poderá compreender as tendências e buscar divulgar publicações que se tornem o cartão de visita arquiteto, garantindo que o conteúdo será bem compartilhado e haverá engajamento.

5- Trello

O queridinho da gestão de produtividade entre as empresas e diferentes setores de cada uma delas, o Trello tem se tornado uma ferramenta fundamental para realização da iniciativa de marketing digital das maiores companhias. 

Isso porque geralmente uma estratégia bem sucedida é formada por uma equipe multidisciplinar, o que torna a organização mais importante que nunca para que haja uma boa distribuição e acompanhamento das tarefas necessárias, com transparência. 

É exatamente isso que o Trello fornece, sendo uma ferramenta para a criação e produção colaborativa simples, mas que funciona. 

A utilização é intuitiva, fornecendo quadros, cartões e uso de checklists para poder estruturar projetos colaborativos. 

Assim, é possível também atualizar os prazos e status de cada projeto de forma descomplicada, não gerando mais uma incumbência para além das demandas que precisam ser executadas para o próprio projeto. 

Hoje em dia, quando há admissão de um novo funcionário, logo após o exame toxicológico admissional, muitas companhias já fornecem um rápido treinamento de como usar o Trello, pois é a ferramenta mais procurada hoje em dia para gerir o marketing digital

6- Hootsuite

No marketing digital, é possível que a empresa esteja em diversas redes sociais simultaneamente, que deverão ser alimentadas com frequência para manter a relevância e competitividade. 

Por isso, é fundamental ter uma ferramenta de marketing que possa tornar mais otimizado o processo e  que automatize o engajamento em redes sociais, tudo isso em um painel só para que seja mais simples gerenciar. 

É isso que propõe o Hootsuite, que tem entre seus recursos a possibilidade de análise de dados, engajamento de audiência, monitoramento de palavras-chaves, agendamento e publicação de posts em diversas plataformas.

Dentro da ferramenta, é possível a criação de fluxos de aprovações, permitindo até incluir se há necessidade de contratar motoboy urgente para conclusão de alguma tarefa, por exemplo, e fornecimento de permissões específicas para cada  usuário. 

As ferramentas para o marketing digital tem o poder de reduzir tempo, automatizar processos, facilitar a identificação de tendências e garantir que a estratégia esteja alinhada com o que o mercado precisa no momento. 

Entre as expostas, todas podem ser integradas entre si para garantir os melhores resultados dentro de uma equipe engajada. 

Assim, não há um excesso de ferramentas que podem gerar dados contraditórios e atrapalhar o resultado final. 

Se uma empresa busca no Buzzsumo os melhores conteúdos sobre catraca para academia, poderá ter uma noção mais certa de quais publicações poderão fornecer o engajamento necessário para impulsionar seus negócios e presença digital. 

Assim, com a automatização e quantidade maior de dados de qualidade, a estratégia de marketing digital poderá ser mais precisa e mais adequada para que os resultados sejam entregues, conforme o investimento. 

No marketing digital, é importante sempre estar a par das tendências, tanto em ferramentas quanto em estratégias, para garantir que a interação com o público seja feita da melhor forma. 

O engajamento e o aumento de vendas pode ser verificado quando há uma estratégia bem sucedida em curso.

Entre as tendências presentes, estão o mobile marketing e o marketing de conteúdo, que se colocam como uma das formas crescentes para divulgação de produtos e serviços. 

Algumas tendências ainda estão se consolidando, o que pede atenção para que você possa sair na frente dos concorrentes. 

Entre estas, estão o IGTV, que é a plataforma de vídeos do Instagram e o relacionamento via bots, que consiste no uso de robôs para automatizar o contato. 

Essas foram as dicas de hoje e esperamos que goste

Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais, sem esquecer de deixar a sua opinião nos comentários abaixo.

Lembrando que a sua opinião nos ajuda a trazer conteúdos ao seu gosto.

Fique bem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#ferramentasdemarketing #ferramentasweb #marketingdigital

6 Ferramentas de Marketing Digital Que Podem Ajudar Uma Empresa via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link