Conheça a evolução do Marketing Digital
  • Save

Conheça a evolução do Marketing Digital

Quem está começando um novo empreendimento atualmente, ou que está pensando em investir em marketing, pode achar que o marketing sempre teve os mesmos processos que hoje, mas, em especial, o Marketing Digital realizou grandes mudanças nessa área. Confira essas mudanças, aqui!

Compreender o contexto anterior do marketing pode até parecer algo desnecessário, mas entender como esse mercado se desenvolveu pode melhorar a ambientação de um profissional ou de uma empresa e também gerar novos insights relevantes no dia a dia. 

Muita gente pode até pensar que o marketing digital surgiu junto com os anúncios digitais, redes sociais e outras plataformas, mas desde os anos noventa a tecnologia já está integrada ao marketing otimizando suas atividades. 

É impossível tratar das transformações do marketing digital sem ressaltar que o marketing evoluiu ao ponto de boa parte das suas atividades se darem dentro dos ambientes virtuais conectados, onde as empresas conseguem mais qualidade e intensidade de comunicação. 

Ao mesmo tempo em que o marketing se tornou muito mais democrático e eficiente, esse investimento já não pode ser feito de improviso. É muito importante conhecer o seu mercado e criar estratégias robustas. 

Por muito tempo, ter acesso e conhecimento aos recursos do marketing digital foi um diferencial competitivo relevante, enquanto nos dias de hoje é praticamente uma norma de sobrevivência para empresas que querem manter sua sustentabilidade e faturamento. 

Não existe nenhuma grande receita de bolo ou grande recurso que pode ser utilizado para garantir sucesso no marketing digital, isso porque essa área é tão ampla que existem ferramentas para as mais diversas demandas de momento e mercado.

Porém, alguns macetes podem ser utilizados para obter resultados melhores.

Leia também:
Como Otimizar os Resultados de Marketing e Vendas
SEO Local no Mapa do Google Meu Negócio
Como medir o sucesso de suas campanhas de marketing digital
Como atrair leads ao seu e-commerce em 7 passos muito fáceis

Marketing Digital: o que é?

O marketing digital pode ser compreendido como um grande conjunto de estratégias voltadas para que uma empresa de jaqueta bordada personalizada e de qualquer outro segmento consiga promover seus produtos e serviços nos meios digitais. 

Contudo, nem sempre foram as redes sociais e a automação que guiaram o volume de vendas das empresas, e o marketing mudou demais desde a formulação do seu conceito até os dias atuais, criando muitas vertentes e possibilidades de fazê-lo.

Esse elemento permite que as empresas atuem em diferentes canais de comunicação com métodos nativos de cada plataforma e estratégias melhor definidas, para que os empreendimentos ganhem nas frentes que eles observam mais necessidade. 

Para entender o que é o marketing e como ele influencia a vida das pessoas e a tomada de decisões de compra no dia a dia, é possível olhar para a própria rotina, por mais que pareça que diversas decisões pessoais das pessoas são muito influenciáveis. 

Isso se torna cada vez mais sensível quando se olha para o marketing digital e sobre como os meios digitais como redes sociais e sites estão muito mais presentes na rotina das pessoas, oferecendo diferentes modelos de publicidade. 

Uma das questões mais sensíveis e que mais fazem do marketing digital uma ferramenta viável é a capacidade de segmentar conteúdo. 

Isso significa que suas ferramentas permitem direcionar o investimento para o público mais interessado e com maior potencial de venda. 

Para uma pequena empresa como uma loja conserto celular samsung a presença do marketing digital significa a possibilidade de mesmo com um orçamento reduzido chegar a bons resultados e a possibilidade de rastrear o investimento e o seu retorno. 

Como o Marketing Digital evolui?

O marketing digital muitas vezes é tratado como um recurso e uma área de ferramenta do futuro, mas além dele ser cada vez mais presente e essencial, é preciso dar alguns passos para trás a fim de conseguir visualizar de maneira mais precisa o que o fez chegar até aqui. 

Pode-se definir o primeiro uso do marketing como os discursos de vendedores na porta dos seus comércios ainda na antiguidade. Até hoje os feirantes e comerciantes trazem consigo essa ferramenta para chamar a atenção e a tradição desse talento. 

Por mais que pareça simples e distante dos recursos e estratégias de marketing presentes hoje, é possível traçar nesses primeiros movimentos de venda de produtos pessoalmente como um depósito de materiais de construção em Embu das Artes faz, utilizando o Inbound Marketing, por exemplo. 

Isso porque, com a prática a partir do próprio traquejo do vendedor, as empresas deixam de falar apenas do seu produto para buscar elementos em comum e motivações que conectem a empresa com o seu consumidor criando assim um relacionamento de confiança. 

A criação das redes sociais é só mais um acontecimento histórico que afetou o marketing ao abrir novas portas para as empresas se comunicarem com o seu consumidor em potencial. O mesmo acontece quando a imprensa surge criando os jornais. 

Sempre que uma nova tecnologia se desenvolve, empresas de arquivo de aço 5 gavetas ou qualquer outra área de ação vão investir para a partir desse novo suporte chegar de forma mais eficiente e barata ao seu consumidor. 

Hoje, as empresas que investem em marketing gozam de um controle bastante amplo de diferentes frentes e métricas que determinam o sucesso de sua campanha, quando se pode controlar a quem chega a publicidade e o seu conteúdo os resultados tendem a aparecer. 

Junto com suas potencialidades, o marketing que chega nos dias de hoje exige uma rotina muito dinâmica no dia a dia e um planejamento cuidadoso levando todos os elementos como estratégicos para chegar até os resultados. 

Quais são as estratégias de Marketing mais efetivas hoje

Depois de falar sobre como o marketing digital se desenvolveu ao longo do tempo, é interessante retratar como as empresas atuam nesse meio nos dias de hoje. Afinal, os movimentos atuais são aqueles que tendem a apresentar os melhores resultados. 

Um ponto que é bastante importante de ser entendido é que ações isoladas ou grandes investimentos repentinos não são as melhores escolhas. Por existir muita concorrência e disputa de espaço, algumas estratégias para garantir ganhos são: 

  • Uso estratégico do marketing de conteúdo
  • Presença ativa e humanizada de redes sociais; 
  • Trabalho de SEO e geração de tráfego orgânico; 
  • Investimento em mídia paga com anúncios; 
  • Maior conexão com o consumidor com Inbound Marketing. 

Não necessariamente uma empresa que realiza exame de sangue admissional e quer investir em marketing digital precisa ter esses cinco pontos atendidos. O marketing digital tem muitas ferramentas e é importante saber qual cabe dentro da demanda da empresa. 

O marketing de conteúdo é uma das grandes ferramentas do marketing digital atual, ao oferecer um conteúdo de valor a empresa ganha credibilidade no mercado e tende a vender de forma mais eficiente. 

As redes sociais se colocam como um canal de relacionamento extremamente eficiente, quando uma empresa marca presença neste recurso, ela passa a ganhar seguidores que podem se tornar compradores em potencial ao longo do tempo.

Uma empresa de coberturas transparentes para eventos que quer investir em marketing precisa dominar o tráfego, esse recurso é responsável por levar usuários até os canais de contato para iniciar uma conexão e pode ser feito de forma paga ou orgânica. 

Considerações finais

O marketing muitas vezes é tratado apenas como uma ferramenta que as empresas utilizam para vender mais, mas a função dessa área de estudo e de atividade vai muito além disso, e, conforme o tempo passa, essa função pode ganhar novas características. 

Sem dúvidas, é possível dividir  de maneira bastante sensível o marketing digital e o marketing tradicional, mas apenas essa separação não resume, de forma mais definitiva, cada transformação por que essa área do conhecimento passou. 

O estudioso Philip Kotler dividiu as transformações do marketing em quatro fases diferentes; em um primeiro momento, o marketing se baseou na venda de produtos a partir da sua funcionalidade e padrão de qualidade, sem nenhuma conexão com o público. 

Em um segundo momento, o marketing 2.0 fez com que empresas diversos ramos e atividades passassem a pensar em como atrair o seu consumidor, criando assim novas técnicas de vendas ao longo do tempo e no dia a dia de trabalho. 

É incrível pensar como o marketing foi afetado pela vida humana, e seu salto mais sensível se deu a partir do fim da segunda guerra. 

Após esse processo, as empresas passaram a ter o seu consumidor como figura principal do seu processo de venda e esse se tornou mais inteligente. 

Com essas transformações em cena, chega o momento em que a mudança é mais relevante. Com a internet chegando ao marketing, ele caminhou para o seu estado atual, em que hábitos de consumo e diferenciais são essenciais para garantir mais vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#marketingdigital #estrategiasdemarketing #blogdoconvidar

Conheça a evolução do Marketing Digital via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link